“Nunca se roubou tão pouco”, diz empresário tucano

RicardoSemler.jpgO empresário Ricardo Semler, que se diz tucano e eleitor de Aécio Neves, em artigo publicado na Folha de S. Paulo, edição desta sexta-feira (21), afirma “nunca se roubou tão pouco” no país. Ele conta casos de propinas na Petrobras desde os anos 70.

“Agora tem gente fazendo passeata pela volta dos militares ao poder e uma elite escandalizada com os desvios na Petrobras. Santa hipocrisia. Onde estavam os envergonhados do país nas décadas em que houve evasão de R$ 1 trilhão –cem vezes mais do que o caso Petrobras– pelos empresários?”, diz um trecho do artigo.

Abaixo, leia a íntegra:

Nunca se roubou tão pouco

Não sendo petista, e sim tucano, sinto-me à  vontade para constatar que essa onda de prisões de executivos é um passo histórico para este país

Nossa empresa deixou de vender equipamentos para a Petrobras nos anos 70. Era impossível vender diretamente sem propina. Tentamos de novo nos anos 80, 90 e até recentemente. Em 40 anos de persistentes tentativas, nada feito.

Não há no mundo dos negócios quem não saiba disso. Nem qualquer um dos 86 mil honrados funcionários que nada ganham com a bandalheira da cúpula.

Os porcentuais caíram, foi só isso que mudou. Até em Paris sabia-se dos “cochons des dix pour cent”, os porquinhos que cobravam 10% por fora sobre a totalidade de importação de barris de petróleo em décadas passadas.

Agora tem gente fazendo passeata pela volta dos militares ao poder e uma elite escandalizada com os desvios na Petrobras. Santa hipocrisia. Onde estavam os envergonhados do país nas décadas em que houve evasão de R$ 1 trilhão –cem vezes mais do que o caso Petrobras– pelos empresários?

Virou moda fugir disso tudo para Miami, mas é justamente a turma de Miami que compra lá com dinheiro sonegado daqui. Que fingimento é esse?

Vejo as pessoas vociferarem contra os nordestinos que garantiram a vitória da presidente Dilma Rousseff. Garantir renda para quem sempre foi preterido no desenvolvimento deveria ser motivo de princípio e de orgulho para um bom brasileiro. Tanto faz o partido.

Não sendo petista, e sim tucano, com ficha orgulhosamente assinada por Franco Montoro, Mário Covas, José Serra e FHC, sinto-me à  vontade para constatar que essa onda de prisões de executivos é um passo histórico para este país.

à‰ ingênuo quem acha que poderia ter acontecido com qualquer presidente. Com bandalheiras vastamente maiores, nunca a Polícia Federal teria tido autonomia para prender corruptos cujos tentáculos levam ao próprio governo.

Votei pelo fim de um longo ciclo do PT, porque Dilma e o partido dela enfiaram os pés pelas mãos em termos de postura, aceite do sistema corrupto e políticas econômicas.

Mas Dilma agora lidera a todos nós, e preside o país num momento de muito orgulho e esperança. Deixemos de ser hipócritas e reconheçamos que estamos a andar à  frente, e velozmente, neste quesito.

A coisa não para na Petrobras. Há dezenas de outras estatais com esqueletos parecidos no armário. à‰ raro ganhar uma concessão ou construir uma estrada sem os tentáculos sórdidos das empresas bandidas.

O que muitos não sabem é que é igualmente difícil vender para muitas montadoras e incontáveis multinacionais sem antes dar propina para o diretor de compras.

à‰ lógico que a defesa desses executivos presos vão entrar novamente com habeas corpus, vários deles serão soltos, mas o susto e o passo à  frente está dado. Daqui não se volta atrás como país.

A turma global que monitora a corrupção estima que 0,8% do PIB brasileiro é roubado. Esse número já foi de 3,1%, e estimam ter sido na casa de 5% há poucas décadas. O roubo está caindo, mas como a represa da Cantareira, em São Paulo, está a desnudar o volume barrento.

Boa parte sempre foi gasta com os partidos que se alugam por dinheiro vivo, e votos que são comprados no Congresso há décadas. E são os grandes partidos que os brasileiros reconduzem desde sempre.

Cada um de nós tem um dedão na lama. Afinal, quem de nós não aceitou um pagamento sem recibo para médico, deu uma cervejinha para um guarda ou passou escritura de casa por um valor menor?

Deixemos de cinismo. O antídoto contra esse veneno sistêmico é homeopático. Deixemos instalar o processo de cura, que é do país, e não de um partido.

O lodo desse veneno pode ser diluído, sim, com muita determinação e serenidade, e sem arroubos de vergonha ou repugnância cínicas. Não sejamos o volume morto, não permitamos que o barro triunfe novamente. Ninguém precisa ser alertado, cada de nós sabe o que precisa fazer em vez de resmungar.

RICARDO SEMLER, 55, empresário, é sócio da Semco Partners. Foi professor visitante da Harvard Law School e professor de MBA no MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA).

26 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Todo Brasileiro com mais de 01 centímetro de inteligência sabe que SE ROUBA NO BRASIL HÁ MUITO, MUITO TEMPO E MUITO. No governo militar era proibido se manifestar e ter acesso a dados públicos era muito difícil, a transparência nunca foi um forte deles, OS CARAS ROUBARAM A BACIADA…

    Hoje tem muito bacana apontando os outros, sentado em cima do dinheiro pilhado da nação no passado, SÃO OS GRANDES PIRATAS DA NAÇÃO, gente que aprendeu a roubar e ser demagoga desde criancinha.

    OS CORRUPTO PRECISAM SER FUZILADOS, é a única maneira eficaz de contê-lo. HOJE ELES SÃO COMO MOSCAS, VOCÊ PRENDE UM E LOGO VEM DOIS NO SEU LUGAR.

  2. Cada um de nós tem um dedão na lama. Afinal, quem de nós não aceitou um pagamento sem recibo para médico, deu uma cervejinha para um guarda ou passou escritura de casa por um valor menor?
    O acima citado é totalmente improcedente. Milhões de brasileiros não tem o dedão na lama. São pessoas honestas e com retidão de caráter. O autor não pode generalizar a conduta que provavelmente adota.

  3. Corrigindo ref. acima: “assunto tem sido até criminosamente explorado pela Oposição”… Faz parte… Mas é hora de por “a bola no chão” (como faz o Prof. Semler), e trabalhar…

  4. Quanto à corrupção, estamos de acordo. Todos os verdadeiramente bons e corajosos brasileiros estão de acordo. O “pobrema” é fazer…

  5. Prezado Leodir, não há ódio nenhum. Partidarismo sim, mas não acima do Brasil. E partidarismo por que? Simplesmente porque foram nos governos do PT que se fizeram leis contra a corrupção (veja comentários acima) e se deu autonomia à PF. E também porque esse assunto tem sido até criminosamente (porque alguns pretendem atentar contra a democracia brasileira, com esse pretexto) por parte da Oposição. Virou o único assunto de campanha, e “manipulando” com apoio da “grande mídia” contra a Situação… Isso é ou não é o pior dos “populismos”?? Isso é ou não é falta de projetos confessáveis?

  6. O comentário do Valter, professor da UEM, simplesmente depõe contra a Instituição.
    O PT (Lula a demonizou, quando na Oposição) votou contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, de 1998.
    Sugiro ao Valter, quando comentar, não se titular assim. Parece carteiraço. A qualificação não torna o seu comentário crível, nem respeitável. Viva o PT o suficiente para assistir o seu próprio enterro. Putrefacto e nauseabundo, já se encontra.

  7. O Mestre Semler somente se esqueceu de dizer que antes de janeiro de 2013 não existiam leis que puniam os CORRUPTORES. A Lei Nº 12.246 de 1º de agosto de 2013 foi sancionada pela presidenta Dilma e somente a partir daí é que está sendo possível “trancafiar” os empreiteiros e é por isso que os tucanos aecistas e esse bando de coxinhas idiotizados não aceitam a vitória da Dilma. Eles sabem que agora serão punidos.
    A Lei Anticorrupção diz: Art. 1o Esta Lei dispõe sobre a responsabilização objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira.

    Parágrafo único. Aplica-se o disposto nesta Lei às sociedades empresárias e às sociedades simples, personificadas ou não, independentemente da forma de organização ou modelo societário adotado, bem como a quaisquer fundações, associações de entidades ou pessoas, ou sociedades estrangeiras, que tenham sede, filial ou representação no território brasileiro, constituídas de fato ou de direito, ainda que temporariamente. Viva Dilma, Viva o PT!

  8. NÃO ACREDITO EM TUCANO.
    Nem sob tortura..
    Logo não agrego .
    Realmente os bloqueiros, pegaram esta
    e estão viralizando..
    Não temos nada para final de semana.
    Dar voz para tucano é fim da picada.
    Porque não votou em Dilma?
    Porque só escreveu agora?
    Porque fala mal dos seus?
    Porque quer se infiltar?
    Na na ni na não!
    Fica na Tua..assim posso ver teu bico.

  9. Isso prova que a máquina podre já funciona a décadas e não foi criada pelo PT, aliás diga-se de passagem que na Era PSDB não se investigava nada era tudo engavetado, agora está sendo feito uma varredura e aparecendo os pais das crianças, mas tem gente que ainda insiste em defender os seu lado da moeda, mas chega a um ponto que se tem que começar a ter noção do que está escrevendo como é o caso do PT NASCEU INCOMPETENTE. Pelo que escreveu não é o PT INCOMPETENTE e sim os pais deste caboclo que o colocaram no mundo.

  10. Genildo Bó, ninguém denunciava (desde o governo militar) porque não podia provar ou porque as “forças ocultas” podiam (e talvez ainda possam) mais… Corajosa a nossa Presidente… Ninguém, jamais, mexeu no “vespeiro” do “clube” das grandes empreiteiras e concessionárias…

  11. Ricardo Semler, desde o livro “Virando a Própria Mesa” é um corajoso e destacado empresário paulista. Parabéns a ele e Parabéns ao Governo do Brasil. Há grandes problemas de corrupção em quase todas as grandes empresas públicas e privadas. O problema é provar… Parabéns a todos que participam desta ação…

  12. Prezado Sr. “Esperto” (de “PT nasceu incompetente”):
    1. “A esperteza quando é demais come o dono”…
    2. Já roubou muito hoje?
    3. Incompetência “a gente dá um jeito”… Faz um PRONATEC… Rsrsrs
    4. Quanto à ganância desmedida, mau-caratismo, falsidade e hipocrisia (marcas registradas tucanas; nem Maluf e Collor tiveram tanta “competência”: são centenas de bilhões “distribuídos…), bem… Isso, normalmente, não se resolve nesta encarnação… Recomenda-se um Centro Espírita para evitar uma reencarnação em nível abaixo dos insetos e/ou vermes…

    • É, você tentou argumentar elencando 4 tópicos mas não conseguiu. Deixe de ódio e de partidarismo.
      Passou da hora de petistas, tucanos e outros mais, aceitarem a a história, ouvirem o professor Ricardo Semler, admitirem os números e, nos casos dos que ocuparam e ocupam o poder, tomarem vergonha e adotarem a justiça.

  13. O cara tá maluco! Não é por que houve roubalheira no passado que deve-se continuar ROUBANDO! E se ele sabe desses roubos bilionários, como afirma, tem o direito e o DEVER cívico de denunciar à PF.

    • Ele fez uma comparação daquilo que nós sabemos, o partido blindado (PSDB) se julga o mocinho, chamando a cúpula do PT de corrupta, mesmo nós sabendo que os maiores ladrão deste pais, estavam no governo FHC e nunca foram investigados.

  14. Verdades!!! que um Empreendedor e Professor, tem a coragem de afirmar.
    Parabéns, Professor… Ainda temos no Brasil pessoas dignas e coerentes… e o Sr. é uma delas.

  15. Se realmente isso é verdade, como achamos que é, concluimos uma coisa muito simples: o PT é incompetencia pura. Quando os outros roubavam, o PT não descobriu, não conseguiu provar, não apurou, não divulgou, enfim, não cumpriu com sua missão. Quando chegou a sua vez de roubar, roubou de forma burra e seus líderes foram denunciados, foram encontrados, foram julgados, foram condenados e foram presos e agora estão sendo novamente cassados passando por momentos muitos constrangedores. Em resumo: O PT é tão despreparado que nem roubar eles sabem direito.

    • Que comentario maldoso em PT nasceu incompetente.VCS tucanos não olham o proprio rabo,se o seu pai fosse um ptista e roubasse com certeza vc estaria defendendo.Criticar é facil,joga merda no ventilador e se esconde para não se esmerdear.

    • Como já disse a internet desnuda a ignorância humana em todos os seus parâmetros. O que você escreveu não passa de um amontoado de estultices própria de um pessoa completamente ignorante e preconceituosa. O PT tem e teve pessoas extraordinárias, como também teve e tem alguns canalhas. A generalização é burra. Estude um pouco a história do Brasil antes de escrever besteiras.
      Obrigado Esmael pelo ótimo artigo que você nos disponibiliza.

    • Cara, você não fala, você caga!