No Paraná, 2, 1 mil escolas decretam greve nesta quarta contra Richa

educadores_upes.jpgDe volta de férias, o governador Beto Richa (PSDB) vai enfrentar nesta quarta-feira (26) a dura realidade que havia esquecido nos últimos quinze dias dentro de um transatlântico no Mar do Caribe. Educadores de 2,1 mil escolas da rede pública do Paraná decretaram greve de 24 horas contra calotes em avanços e progressões, fim da eleição para diretor, violência sofrida pela categoria na Assembleia Legislativa, dentre outras pautas.

A paralisação dos professores e funcionários de escola foi definida pela categoria em uma assembleia estadual realizada no dia 8 de novembro, em Apucarana, no Norte do estado. O protesto conta com o apoio da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), que fez até ensaio fotográfico pela eleição direta nas escolas (clique aqui).

Nós precisamos reinstalar a greve no Paraná porque o governo Beto Richa está nos tirando direitos e ampliando os calotes. Em fevereiro teremos uma assembleia geral, onde vamos defender greve por tempo indeterminado a partir de março de 2015!³, disse ontem (24) ao Blog do Esmael Professor Paixão, ex-candidato à  presidência da APP-Sindicato (veja o vídeo).

A seguir, leia a integra da pauta do movimento dos educadores:

1- Fechamento de escolas e turmas;
2- Falta de condições adequadas de trabalho;
3- Falta de um porte que retrate, de fato, as necessidades das escolas;
4- Falta de funcionários de escola;
5- Não pagamento de promoções e progressões, relativas à  carreira, em 2014;
6- Não pagamento do bolsas do PDE;
7- Não implementação de um novo Plano de Saúde para os Servidores Públicos;
8- Não pagamento dos temporários (PSS)por pela titulação;
9- Cancelamento das eleições para diretores de escolas;
10- Em favor da democracia e contra as agressões cometidas contra os educadores na Alep.

27 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. estão reclamando que ele não quer pargar o PDE?
    Mas respondam professores, o PDE serve para mais alguma coisa do que encher o bolso de vc de dinheiro e deixa-los subservientes ao criacionista deste programa o SR Requião?

  2. Esta paralisação já nasceu fadada ao fracasso, temos escolas que sempre aderiram a todas as paralisações e hoje estão todos trabalhando, isto é resquício da mal administração do grupo que rege a APP por vários anos, mas principalmente da Sra. Marlei. Se a APP não buscar formas diferentes, com uma administração mais transparente vai ter desfiliação em massa nos próximos anos e nem adianta jogar a culpa no governo quando isto começar a se concretizar pois os culpados são vocês mesmo, na última greve a Dona Marlei usou e abusou do seu poder como Presidente do Sindicato e quando a greve começava a ter a adesão de 100% da categoria em mais um golpe sórdido ela manipulou a sua base e fez com que todos voltassem as escolas sem ter nada de concreto nas mãos, então é simples as coisas é só parar de usar o sindicato como trampolim para cargos eletivos e trabalharem para o bem da educação do Paraná.

  3. Legitimidade. Os sindicatos filiados a partidos politicos é uma lástima. Os sindicatos deveriam representar os filiados que pagam a contribuição sindical para proteger seus interesses. Onde entra o partido no rateio das despesas? Onde está o comprometimento da administração sindical para com os representados? Acorda gente boa do magistério. Voces merecem mais, muito mais que tem tido. Professor não é boi de piranha.

  4. Quem decretou greve foi a APP e não os professores, quando esse pessoal da APP ficar um sábado repondo aula, eles nunca mais falarão em greve. É uma vergonha o uso politico e aparelhamento da APP……

  5. Na minha escola não para ninguém. A razão é unânime: enquanto a APP usar o sindicado para fazer política partidária e apoiar os corruptos do PT eu tô fora!

    • Correto Jocelito, eu estou envergonhado com este sindicato politiqueiro.

      A paralisação deve ser em favor da Educação e não contra o PSDB, ou seja, não se trata de educação e sim de briga partidária da APP em favor do PT.

      • carlos. Não esqueça que o P$DB não faz nada por ninguém nem para a população. Você deve ser um comissionado que esta satisfeito com o seu voto e nada mais que isso! Portanto curta o seu desgoverno por mais 4 anos e depois me conte!

      • Por gentileza, não utilize este termo funcionário de escola, porque você não é…, e for por gentileza não nos envergonhe.

  6. Não era isso que vocês queriam? Votou… reelegeu… ganhou!
    Agora se preparem para sua majestosa posse.
    Em tempo:>>>>> Não esquecer de levar a Taça dia 1º de janeiro e curtam sua satisfação por mais 4 belos anos. É isso aí.

  7. O povo tem que se manifestar, pois se deixar rolar solto o Beto destrói o Estado causando estragos irreparáveis.

  8. Greve outra vez? É a categoria do funcionalismo público paranaense que mais recebeu reajuste salarial. Vergonha! A população que tem filho “estudando” em escola público, que por sinal, contribui muito pra pagar o salário desses que vivem protestando e paralisando as atividades, é que assiste esta péssima demonstração de descompromisso e falta de respeito para com os alunos que no final das contas são os grandes prejudicados. Fazem jus ao que recebem e trabalhem.

  9. Menos Esmael, menos! Meia duzia de gatos pingados, a grande maioria vai trabalhar.APP atrelada ao pt e visando eleger lemos/marlei e catrefa não convence ninguém; só meia dúzia de petralhas que não se sensibilizaram com roubalheira do petrolão.Vergonha na cara é bom.

  10. Perguntar não ofende! Quantos professores votaram no Richa? Quantos pais de alunos votaram no Richa? Esses aí não podem protestar! Será que tem algum professor coxinha protestando hoje para amanhã votar de novo no Richa? E tem também paranaense que votou no José “ICMS de Itaipu” Serra pra Presidente também!

  11. Isto mesmo Pedro deixe que se virem kkkk kkkk kkk é só o começo.

  12. Agora querem apoio kkk o meu não, desde 2010 o governo vem chamando os educadores de laranjas podres tem videos ai circulando agora aguentem este pia de prédio mimado boi educadores vão ter de engolir ele, vou assistir de longe. Isto ai é para aqueles que ficaram encima do murro.

  13. o povo teve a chance de tirar o betinho , mas a maioria quis ele mais 4 anos agora não adianta chorar.

    • 2.100 ….NEM A PAU JUVENAL…DO JEITO QUE APT, ANDA…
      JÁ AVISEI..PODEM PARAR…ÓTIMO..VAI SOBRAR MAIS SALDO PARA PAGAR O DÉCIMO…KKKKKKK
      HIPOCRISIA, DOS PROFESSORES…quem tiver uma falta….vai prejudicar sua carreira….
      NUNCA TORCI TANTO PARA QUEM PARAR LEVAR >>>>>FALTA<<<<<.......FORA PETRALHAS...POVINHO DA DIRMA...

  14. Isso é só o começo, o pior está por vir. Quem viver verá!

  15. ainda bem que a campanha ja acabou, pois uma o povo nos na imagem de um governador preguiçoso e mentiroso

  16. NEMMMMMM MORTO..NÃO QUERIAM O BETO??POIS ENTÃO ..VAMOS TRABALHAR.E DA-LHE RICHA NO RABO DOS PROFESSORES…É ISSO AI GOVERNADOR.