Há 46 anos ‘AI-5’ endurecia a ditadura

ditadura_ai5.jpgDireita, volver! Volte para as tumbas, direita reacionária, e nunca mais saia de lá!

Em 13 de dezembro de 1968 o então presidente Arthur da Costa e Silva baixou o Ato Institucional n!º 5, o famigerado ‘AI-5’, que fechava o Congresso Nacional e endurecia a ditadura militar cassando mandatos eletivos, suspendendo diretos políticos e matando adversários.

O ‘AI-5’ teve dez longos anos de duração. Fora revogado em 17 de outubro de 1978 no governo Ernesto Geisel.

Sob a batuta do general João Batista Figueiredo, o país foi empurrado à  abertura democrática sete anos mais tarde.

O Blog do Esmael aborda o tema do ‘AI-5’ porque desavisados! dizem que sairão à s ruas neste sábado, dia 15, a um mês deste triste aniversário, para pedir a volta dos militares ao poder em substituição à  presidenta reeleita Dilma Rousseff (PT).

Alguns poucos que prometem pagar esse mico são direitistas por convicção, mas a maioria é vítima do efeito manada! patrocinado pela velha mídia golpista.

O regime fardado durou 21 anos, entre 1964 e 1985, deixando sequelas profundas que ainda atrasaram o desenvolvimento do Brasil.

A Comissão Nacional da Verdade estima em 379 o número de mortos ou desaparecidos no período da ditadura militar. Entre as vítimas estavam crianças e idosos que foram torturadas.

Quem quer ser a próxima vítima?

20 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to mention I’m very new to blogs and definitely savored your page. Likely I’m want to bookmark your blog post . You surely have excellent articles. Appreciate it for revealing your web site.

  2. Complementando a informação para o ANTA que me chamou de tonto, quando eu me referi a prisão de todos não foi o que você entendeu e sim para prender gente como você que apoia GOLPE MILITAR, que tumultua os resultados das eleições. mas esperar o que de gente tacanha, que apoia “intervenção militar” ou golpe militar, aproveita a deixa e tente com seu amigo de blog explicar a diferença nesta situação? Caso consigam, ficarei imensamente grato por terem me esclarecido.

  3. Realmente a “inteligência” de alguns me surpreende, se puderem me explicar qual a diferença neste caso eu aceito. Mas como não estamos em guerra civil, a Presidente Dilma foi eleita de forma democrática e tem um bando de chorão torrando o saco, isso para mim é golpe militar. Se o Genildo souber dizer que não, por favor,nos explique, pois até agora eu não consegui, desvincular o significado neste caso das passeatas dos CHORÕES PRÓ AÉCIO.

  4. CADÊ O MEU COMENTÁRIO?????????????????????????????????? CENSURADO!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Normalmente quem participa dessas manifestações pedindo intervenção militar pode-se ver claramente que são ANALFABETOS FUNCIONAIS em sua maioria, gente que nunca leu um livro na vida, que foi para a escola só tirar diploma. Infelizmente a péssima escola dos últimos anos está criando seus zumbis, OS ZUMBIS DA IGNORÂNCIA, aqueles que acreditam que sabem, mas nada sabe, burros com uma porta…

  6. Só uma ressalva: Figueiredo só tomou posse como Presidente em 15 de março de 1979. Se o AI-5 foi revogado em outubro de 1978, quem o revogou foi o então Presidente Ernesto Geisel.

  7. Esmael, só podem ser desavisados mesmo, quem viveu e viu como deveria ser o comportamento do “cidadão” no seu dia a dia, jamais quer que aconteça novamente. Iniciei um curso na UFPR em 1970 e logo de início recebíamos as normas de comportamento, que alguns meses após alguns colegas de turma vinham a ser convidados a comparecer na PF por supostamente ter praticado alguma manifestação contrária as normas e ordens impostas. O medo reinava. Hoje estamos em plena democracia e acreditando na justiça, penso que se existem culpados e que não foram julgados dentro de seus direitos, como alguns apontam o dedo em sua direção e conseguem “classificar” como já julgado e condenado? Massa de manobra não tem respeito nem um por quem quer que seja. Se sua mãe, pai ou irmão estiver passando em um local em que os imbecis estiverem protestando por qualquer motivo, poderão ser alvo e sofrer ataques de qualquer ordem, acometidos pela cegueira de um celebro dominado por donos do “efeito manada”.
    É só lembrar que a regra democrática dos 50%+1 está legitimando um resultado ao vencedor. Não seria a hora de se pensar em aprimorar mais ainda os direitos do cidadão ao invés de agir como se “havendo governo, sou contra”. Ser contra sim para todas as mazelas que vemos diariamente , mas generalizar já deve ser demais em troca de um prazer irracional.

  8. Somente analfabetos funcionais e sóciopatas vão as ruas pedir volta de regime militar.

  9. Revolução ? Só rindo…

  10. Foi um texto consciente, mas como tem gente que acéfala e lê este blog e não consegue entender, é melhor não perder tempo. Mas como eu não sei da onde este tipo de gente surgiu e provavelmente deve ter saído de algum saco de milico que pegou a madre deles em algum prostíbulo, para escreverem tanta merda aos que não aceitam o retorno da ditadura, só pode ser cria de milico para apoiar uma merda desta como o babaca que está segurando o cartaz e acha que está prestando algum serviço ao Brasil. Se eu tivesse poder, mandava tudo para o xadrez para pensarem se lá dentro tem massa cinza ou marrom, pelos textos só deve ser marrom na certa.

    • O cartaz pede INTERVENÇÃO MILITAR e não GOLPE MILITAR, sabe qual a diferença? Claro que não, senão não estaria escrevendo tanta baboseira… reclama de acéfalos mas se comporta como um.

    • Ué! O sujeito aí não é contra ditadura? Não entendi, o tonto é contra ou favor quando diz: “Se eu tivesse poder, mandava tudo para o xadrez …” Realmente, como tem gente tonta …!

  11. Um Blog não devia desinformar, se não viveu naqueles tempos como eu vivi, deveria pelo menos se informar melhor. Informações vinda de petistas e terroristas treinados em Cuba? Eu mesmo conheci no interior do Paraná um Tcheco comunista que estava arregimentando camponeses e no dia 31 de março de 1964 evaporou-se, sumiu, quando lhe procurei sua casa estava vazia. Tenho saudades sim daqueles tempos, e daí?

  12. A leitura que se deve fazer, não é em relação propriamente a volta ou não da ditadura militar e sim o que motivou este movimento. Ainda este ano tivemos as manifestações de rua apontando a insatisfação quanto aos atos do governo e a administração federal. Algo está errado e precisa urgentemente corrigido. A corrupção, a justiça falha, o sistema carcerário equivocado, a falta de insegurança, o aumento da criminalidade, a impunidade e o medo está fazendo com que a população reflita e procure soluções que o governo não oferece. É preciso uma reforma geral urgente no país. Isto é o deve ser levado em conta.

  13. Na maioria dos casos, não concordo com o que o Esmael posta em seu blog. E isso é absolutamente normal, o exercício democrático pressupõe o respeito às opiniões diferentes. Mas neste caso abordado no texto, estou do lado do Esmael. Nada justifica a quebra da ordem constitucional. Esses que defendem a volta do regime autoritário, jamais estariam postando seus comentários aqui no blog se ainda estivéssemos vivendo aquele período nefasto da ditadura militar. Se não gostamos do PT e seus aliados, temos que mudar isso através do voto. Tinha razão o estadista inglês, Winston Churchill, “a democracia é o pior dos regimes, excetuados os demais”.

  14. Não fui contra a ditadura militar para ter esse tipo de democracia, onde malandragem / roubalheira do dinheiro público virou sinônimo de inteligência; Novela das 8 deveria ser imprópria para menores de 18 anos; preso comanda crimes de dentro da cadeia; trabalhador honesto / marmitão rala o peito para pagar cardápios variados de presos que recebem salário sem trabalhar; Famílias presas em suas casas, muros altos, com fios eletrificados; bandidagem nas ruas aprontando, enfim… Do jeito que está, sou a favor de uma intervenção militar e a devolução da pátria livre para que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária.

    • Precisamos de uma população com educação, profissão e que saiba exercitar o seu direito de cidadania. É isso que pode mudar e melhorar a sociedade e o país. Intervenções militares, ditaduras etc., não serão soluções para acabar com a roubalheira e bandalheira. A maioria dos políticos ladrões se reelegeu. Com votos de quem?

  15. Este blog é mantido pela esquerda petista e bolivariana…mais tarde o diretor poderá ser processado e julgado por estar colaborando com a disseminação da desinformação perniciosa neste veículo…quem é este merda, que ao que me consta nem havia nascido ainda ao tempo daquela, para julgar o governo da revolução?