Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre

via Agência Brasil
econo.jpg

O Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 0,1% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o período anterior. A soma do PIB no trimestre correspondeu a R$ 1,29 trilhão. No segundo trimestre, a economia brasileira caiu 0,6%. Os dados foram divulgados hoje (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, a economia brasileira recuou 0,2%. No ano, o PIB acumula alta de 0,2%. Já no período de 12 meses, a taxa acumulada de crescimento é de 0,7%.

Na comparação do terceiro com o segundo trimestre deste ano, entre os setores produtivos da economia, a principal alta foi observada na indústria: 1,7%. Os serviços também tiveram crescimento (0,5%). Por outro lado, a agropecuária recuou 1,9%.

Pelo lado da demanda, o crescimento de 0,1% foi puxado pela formação bruta de capital fixo, ou seja, os investimentos, e pela despesa de consumo do governo, ambos com alta de 1,3%. O consumo das famílias caiu 0,3%.

No setor externo, as exportações tiveram um crescimento menor (1%) do que as importações (2,4%).

5 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Que M… de gestão desse PT

  2. Os caras não tem vergonha de chamar isso de crescimento.

  3. Será? Quem acredita? O governo pensou em botar a boca no trombone, dizer que era farsa, que esses institutos de pesquisas já erraram nas eleições recentes… Mas aí descobriu que, neste caso, o “instituto” é o IBGE, que é dele, do governo, mesmo! Que tragédia para os petistas, não vai dar para por culpa na mídia e na oposição.

  4. Agora sim!! com esse crescimento, posso ir pra casa dormir tranquilo. Os pedidos vão começar a chegar a fabrica vai voltar a trablhar 24 hors, meus clientes vão pagar em dia….. enfim, hoje e sexxta vou pra chacara tomar um vinho sem me preocupar com a segunda feira.

  5. Deus nos livre da incompetência pestista…

    Cresce??? estagnada é a melhor definição.