De volta das férias, Beto Richa manda fechar escolas no Paraná

richa_eja_educacao.jpg“Se arrependimento matasse…”. Este foi o desabafo da professora Maristela Piccin, do município de Palotina, Oeste do Paraná, onde a escola CEEBJA, destinada a jovens e adultos (EJA), fechará definitivamente as portas para 491 alunos e 36 funcionários no próximo dia 31 de dezembro.

Palotina tem 22 mil eleitores. Nas eleições de outubro, seus moradores reelegeram o governador Beto Richa (PSDB) com 70% dos votos e deram 60% dos sufrágios para o ex-presidenciável Aécio Neves (PSDB). Por isso o arrependimento da educadora já no início desta matéria, que engrossou um protesto ocorrido semana passada na cidade.

à‰ bom deixar claro que a professora Maristela Piccin não votou em Richa, mas ela faz questão de criticá-lo em nome dos palotinenses: “esse é o presente que ele [o governador tucano] deu pelo tamanho apoio recebido em nosso município”.

“Se o governador não investe em educação, o que será da sociedade?”, “Alunos sem a escola aonde irão estudar?”, “A educação tem que ser prioridade na prática não só no discurso”; “Compromisso de campanha: EJA nos três turnos. Assuma, governador”; “A educação nunca foi despesa sempre foi investimento garantido”. Essas foram algumas frases expostas em cartazes carregadas por manifestantes contra Richa, que retorna nesta segunda-feira (17) ao cargo depois de férias de duas semanas no Caribe.

Infelizmente, o caso de Palotina não é isolado. A professora Claudia Monteiro, diretora da Escola Estadual Campo João de Santa, no município de Cambé, Norte, também será fechada no fim deste ano. “Mais uma vez esse (des)governo desrespeita a lei e “enfia goela abaixo” sua decisão arbitrária”, protestou, ao informar que a Secretaria de Educação ignorou o direito de terminalidade previsto em lei.

Educadores do CEBEJA Professora Geni Sampaio Lemos, de Jacarezinho, no Norte Pioneiro, em manifesto divulgado nas redes sociais, denunciam ilegalidades no fechamento de escolas argumentado que houve desrespeito ao “Princípio da Publicidade da Administração Pública”. A direção da escola reclama que não foi avisada do fechamento da escola.

Devido a falta de informação antecipada sobre o fechamento dessas escolas, todos os educadores não tiveram como se inscrever para o concurso de remoção. Esse fato aumentou o clima de revolta na comunidade escolar.

Um dos motivos para o governo Beto Richa fechar escolas em 2015 tem a ver com a crise financeira que o estado vive desde 2012, devido ao inchaço da máquina pública por servidores em cargo comissionado (sem concurso) com supersalários.

Estima-se que serão extintas 141 escolas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o Paraná.

Você acha que está ruim a situação? O próprio governador Beto Richa respondeu: “O melhor está por vir”.

157 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Bom que ele está ajudando o PT, porque agora sem estudos, todos de lá vão votar no PT =D

  2. Bem típico de governo tucano , votar em canditado super protegido pela mídia dar nisso.

  3. Tudo bem gente não é certo fechar escolas, mas quem lembra do Correção de Fluxo todos foram contra mas foi a melhor coisa esses professores que estão comentando aí não comentam que as escolas tem míseros alunos no período noturno né tem fechar mesmo e deixar apenas uma escola por municipio pequeno pq não tem aluno gente acorda isso chama aluno fantasma não existe aluno, parem de idolatrar Requião, Beto Richa está fazendo correto, foi o governador que deixou vcs trabalharem apenas 13 aulas semanais dentro da sala de aula é a mesma coisa que vcs trabalharem segunda, terça e a metade da quarta e a maioria ganha mais de 5000 mil reais por mês, vcs querem ganhar que Juiz, Juiz tem um por municipio professor tem vários não dá. Ta certo governador isso aí é governar é administrar com seriedade PSDB tem seu lado ruim sim mas ele desincha a maquina e depois vem a esquerda fazer graça.

  4. Paraná em matéria de falta de bom senso político está em condição de empate com São paulo. Pelamor!!!!!

  5. Isso é só o começo…a previsão é pra fechar 141 ceebjas no Paraná…taca-lhe pau Richa, é assim q o povo quer!

  6. NAO ADIANTA CHORAR O LEITE DERRAMADO, QUEM TEVE ROBERTO REQUIÇAO COMO CANDIDATO E VOTOU EM BETO RICHA MERECE É O OSTRACISMO ENVEZ DE VIVEREM ATACANDO OS NORDESTINOS DEVIAM APRENDER A VOTAR A VER COM OS OLHOS E NAO COM OS SENTIMENTOS DE ODIO AO PT A ,LER MAIS SE INTERESSAR MAIS EM VER O OUTRO LADO. ISSO É TIPICO DE SULISTAS MAL INFORMADOS, MAL PREPARADOS QUE NAO TEM A MENOR NOÇAO DO QUE É REALMENTE SEU VOTO. SIMPLESMENTE VAO LA E VOTAM. AINDA MAIS ELA SENDO PROFESSORA EVENDO O QUE O GOVERNO FEDERAL VEM FAZENDO PELA EDUCAÇAO. QUE DAQUI A ALGUNS ANOS VAI ESTAR NUMM PATAMAR MUITO MELHOR DO QUE O ATUAL. E VEM ELA DIZER QUE ESTA ARREPENDIDA DE TER VOTADO EM BETO RICHA QUANDO REQUIÇAO GRITOU E VOZ BEM ALTA QUE RICHA ERA LADRAO. NAO FOI POR FALTA DE AVISO. aAGORA ME RESPONDAM QUEM É QUE MERECE MORRER NORDESTINOS OU SULISTA IGNORANTES MAL INFORMADOS?

  7. CALMA PESSOAL:
    VAMOS AMARGAR 4 ANOS,MAS ELE É NOVO E VAI QUERER A BOQUINHA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES,QUE NOSSAS MEMÓRIAS NÃO SEJAM CURTAS.

  8. Pelo que sei o que fechou algumas escolas foi a falta de alunos. Salas com 4 ou 5 alunos e toda uma estrutura como a de uma escola… Por conta disso nenhum aluno vai ficar se escola, pois irão freqüentar outras escolas próximas de suas casas, inclusive com transporte escolar se necessário.

  9. Algumas escolas tem que ser fechadas mesmo, funcionam com pouquíssimos alunos que podem ser remanejados para outros estabelecimentos, reduzindo gastos e fazendo professores e diretores trabalharem conforme foram contratados. Certa a ação do governo.

    • Não parece ser o caso… 491 alunos, 36 funcionários, funcionando como EJA. Ou seja, ministra aulas para alunos de baixo rendimento, ou ainda, trabalhadores que não tem condições de estudo durante o dia e precisam aprimorar os estudos de uma forma precária, mas funcional. Na boa, é o tipo de economia para forrar os bolsos dos cargos comissionados que tem no governo. Resumindo… PILANTRAGEM!!!!

  10. Depois dessa, só tenho uma coisa a acrescentar…..

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Se [email protected]#!¨&%… e vai piorar…

  11. Meus caríssimos amigos do blog do Esmael, estava eu a pensar sobre estas considerações do leitores e eleitores,deste blog. E me veio a mente repentinamente, uma lei Universal, infalível. A lei de Murphy,imaginem os senhores se em 2014 já ouvimos reiterados questionamentos de cargos comissionados que inflam a maquina pública do estado, em 2015 a lei universal do SR Murfhy virá retumbante, pasmem senhores o nosso governador terá que abrigar mas 17 partidos políticos na maquina, o exímio pelo que me parece vendeu a alma ao diabo, a troco de que? Me digam os Senhores!

  12. sabe, é horrível, mas acho bem interessante pra cara dos professores que votaram no sujeito e fizeram campanha pra ele, inclusive em sala de aula…

  13. Não votei nunca votarei neste camarada nem turma Álvaro dias to fora.

  14. Não sei como um ser desse conseguiu ganhar as eleições. Ele já cortou 60% das verbas da faculdade onde eu estudo no interior do Paraná, e corremos o risco de ele cortar o resto até o ano que vem. Quero ver a cara de quem votou nele. Será que essas pessoas não pensam na educação de seus filhos? Bom acho que não, pois a maioria que votou nele tem condições de pagar uma escola ou faculdade particular né! ! Isso é uma verdadeira vergonha, agora temos que aguentar mais 4 anos com esse traste no governo. Até lá a educação vai ficar mais precária do que já está!

  15. Bem feito. Desculpem-me pela sinceridade, mas votaram por que quiseram, agora aguentem. Só falta quatro anos. Kkkkkkkk

  16. Pensávamos que era apenas o PT que fazia cagadas…
    Mas não é não né pessoal…!!!

  17. se preparem que vão fechar mais unidades.

  18. Eu apoio o Governador, há muito dinheiro jogado pelo ralo com a CEBEJA, tem polo que há mais gente recebendo vencimentos do que alunos estudando.

  19. Ninguém vai ter a coragem de pedir a cassação desse sujeito?

    • Amigo, o cara fez mais de 55% dos votos válidos, você só pode estar brincando. Seja sincero, fale ao povo que está revoltado que aprenda a votar. Obs: Não votei nele e da forma que as coisas estão indo, não votarei no futuro.

  20. Eu tb votei nele e discordo com muita coisa que vem acontecendo, o Paraná não está tendo investimentos, mas os que poucos sabem não por culpa do governador e sim dos nossos senadores Requião e Gleisi que cortam a verba destinada ao Paraná liberada pelo governo federal com a desculpa que o Paraná não precisa de verbas, quem consegue administrar sem dinheiro?

    • Pouco investimento… aham
      “Cruzamento entre a lista de servidores comissionados do estado e dos exonerados pela prefeitura de Curitiba no final de 2012 mostra que pelo menos 68 ex-servidores municipais ““ 12% do total de comissionados exonerados ao final da gestão do então prefeito Luciano Ducci (PSB), aliado de Richa ““ receberam cargos na administração estadual.
      http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?id=1364640

    • Me engana que gosto. Quer me enganar me dê um doce. Com os mais de cem bilhões de reais que gerenciou nesses quatro anos, vem me falar em falta de dinheiro, você é inocente ou sem vergonha mesmo?

  21. Meus amigos, essa politica ta dificil, se correr o bicho pega se parar o bicho come. Por um lado o PT, um governo cheio de pragas terroristas, sem escrúpulos resultado, nós nos encontramos com um pais endividado, sem credibilidade, com uma politica econômica medíocre, pagando preços absurdos sobre os produtos, um governo anti-cristãos, querendo implantar o socialismo(que todos sabemos não deu certo em nenhum lugar no mundo,por uma simples primícia: tudo fica para o partido, o partido vive no luxo, o partido controla a mídia, o partido controla o que se deve ensinar ou não nas escolas, o partido controla a liberdade de ir e vir, o partido controla quem vive e quem morre, o partido acaba com todas as crenças se tornando um pais ateu e passa a obrigar a população adorar seus lideres e a população na desgraça) e apoiando o que tem de pior no mundo, Cuba e Islâmicos radicais. No outro lado o PSDB, governo de oportunistas, neoliberais, vendem até a mãe se precisar para não se incomodar, o estado tem que para de ser pai, viva ao capitalismo selvagem. Enfim estamos ferrados, mesmo assim fico com o PSDB, prefiro a liberdade pois essa não tem preço, o resto vc corre atrás, a receita é uma: tendo liberdade só depende de vc, estude muito e trabalhe, quero ver se vc não muda de situação.

    • Que lindo discurso. Ei, acorda, quer enganar quem? Não somos ingênuos a ponto de acreditar nessa baboseira. Se você é PSDBista fale logo e não enrole. Não queira formar opinião negativa a respeito dos outros políticos.

  22. Sabe aqueles piazinhos mimadoa quando são contrariados…então! Qual categoria que mais denunciou os desmandos do desgoverno Richa? Estamos dizendo desde 2013 que o PR está quebrado e que um segundo mandato do Richa seria um desastre,agora não ha solução magica.temos que agir em conjunto no Forum das Entidades Sindicais. Educadores, vamos com força nos manifestar no dia 26/11.

  23. Joao , vc deve ser um exemplo nato de petista tapado e pela sua falta de noçao seu professores nao fpram muito competentes mesmo…nao foram os profes q o elegeu sozinho… alias nem seus pais foram muito competentes creio…colocaram uma ameba no mundo

  24. Minha visão sobre o porquê disto estar ocorrendo e o que poderá acontecer: Verificando os números do Ensino Noturno Regular, podemos verificar que, inicia o ano com as turmas, em média, com 35 alunos; ao chegar na metade do ano já caiu para metade (pelas desistências); no final do ano termina com 10 a 15 alunos, no máximo, em cada uma delas. Sendo assim, acredito eu, para que manter o EJA se o ensino regular noturno não dá conta de manter os alunos em sala de aula? (calma! continuando o raciocínio…) Porque não transformar as escolas regulares, no período noturno, tudo como o sistema dos CEEBJAs? Não seria mais conveniente? Os mesmos Professores, mesmos funcionários, mas despesas a menos… talvez seja esta a lógica destes que pensam a Educação (da economia) no Paraná. Há muito tempo, venho pensando que isto um dia iria ocorrer… já trabalhei com EJA por 12 anos, e com ensino regular noturno por uns 20 anos, pelo menos… e vendo hoje isto acontecer (fechamentos de CEEBJAs) estou começando a acreditar que a minha visão não está muito longe disto tudo que escrevi acima acontecer.
    Queiro deixar claro que NÃO concordo com esta forma de fazer a Educação. Caso isto venha a ocorrer, ou algo muito parecido, deveria ter sido discutido com a APP Sindicato, que nos representa, para então repensar o Ensino Noturno como um todo.
    “ª#”ŽaprendamquevotarnoPSDB”¬ “ª#”Žétironop锬

  25. Logo o Governador tem que investigar esses projetos nas escolas, onde sou servidor, os projetos são de faxada, basquete, música, xadres, sem nenhum aluno frequentando e o Governo pagando professores para ficarem passando o tempo nas escolas.

  26. O Governador está certo, essas escolas são verdadeiros cabides de emprego, vários servidores apenas cumprindo horário de trabalho, pois não tem alunos frequentando, as que tem alunos com certeza ele manterá

  27. É um militarista repletos de argumentos superados que inveja o poder de ação, destruindo-o, levando-o para o lado mal das coisas!

  28. Pois é, os conterraneos meu escolheram o Betinha por ser mais novo que o
    Requião,mais bonitinho, mais indinheiradinho, engomadinho, fala mais mansinho, mais esbelde e agora no´s temos que aguentar tudo isso. Depois dizem que os pobres não sabem votar não tem curtura,pouco iletrados e mais coisas. O memo aconteceu ao elegerem o Jaime Lerner quando os professores fizeram a maior companha paara o eleger. Eu avizei muitos professores que elel não seria bom condidato só faltaram brigar comigo,resultado tomaram no… agora acontece o mesmo com o betinho. Vcs indtelectuais professores, mais uma veis mostraram que são péssimos em visão politica e olha que não ten desculpas para errarem assim feio, pois a política é a melhor parte da cultura, vcs não sabem?

    • Pra completá: Vcs cometeram pecado! fizeram a cabeça dos menos exclarecidos, vcs riquinhos, vcs dos meios de comunicação e muitos professores, a votar no Betinho bunitinho como vcs o acham agora taí o Estado nesta situação. Arrependam-se peçam desculpas praqueles que souçberam votar!

  29. Olá, sou professor concursado e gostaria de deixar minha opnião com relação ao EJA, pois bem, as pessoas com mais idade não são auto didatas, elas precisam do acompanhamento de um professor para conseguirem aprender, mas se o governo que pessoas analfabetas funcionais, é só continuar com esta politica de ensino que estão realizando, com provas on-line onde as pessoas passam no chute sem saber, mas é assim que a educação está andando, caminhando para o descaso total. Tudo para diminuir o custo.

  30. Só está começando…Ainda tem 4 anos pela frente.

  31. Colhendo o que plantaram, talvez com essa vcs paranaenses abaixem suas cristas e deixem de ser prepotentes!

  32. Isto é um crime contra a população, igual ao tempo de Lerner e FHC quando acabaram com os cursos técnicos. Infelizmente o governador é um piá que não tem noção nenhuma, mais quatro anos o cara destrói tudo.

  33. Votaram no Beto agora eu so lamento !!!!

  34. E agora, cadê o bando de professores e diretores covardes que elegeram o Betinho????Quando a educação e o salário dos educadores estiver no “fundo do poço” como aconteceu no governo do Lerner vai ter professor que vai dizer: E A APP O QUE VAI FAZER POR NÓS?

  35. Mimimi da chapa pt/pmdb.

  36. UÉ…O PLAYBOY NÃO ERA O FOFO???NÃO ESTÃO GOSTANDO??ELE DIZ QUE O MELHOR AINDA ESTÁ POR VIR.VAMOS ESPERAR??OU VAMOS TAMBÉM PEDIR O IMPEACHMENT DO DESGOVERNADO.VOCÊS É QUEM SABEM AONDE APERTA O CALO.E SAIBAM VAI APERTAR CALO,JOANETE E UNHA ENCRAVADA.

  37. O CEEBEJA de Mandaguaçu também fechou. Os alunos foram transferidos para outra escola e o diretor levou um “pé na bunda”!!!!

  38. BEM FEITO !!!! NÃO QUERIAM O MELHOR??? TOMA-LHE.TOMARA QUE ELE FECHE TODOS OS EJAS E CEEBJAS DO PARANÁ.QUERO VER ESTES CALHORDAS QUE VOTARAM NO RICHA SEM EMPREGO..TUDO NA RUA..AGORA DIGAM…VOLTA REQUIÃO..PROFESSORADA SAFADA.

    • nao foram os professores que elegeram orichento,nao tem so profes no PR otaria,va se informar, deve receber bolsa familia p ser tao tapada ,povo brasileiro é burro mesmo tu deve ser formada no pronatec

    • é doida em, vcê não sabe que os professores continuaram com emprego igual, dando aula em outras escolas.. são concursados queridaaa. Quem perde é a sociedade e não os professores. Continue com esse pensamento você vai longee kkkkkk

  39. O local terá que contempla racessibilidade, acesso a cadeirantes, quadras esportivas, laboratório e toda estrutura necessária para um educandário, tendo em vista a normativa do CNE (Conselho Nacional de Educação) que exige tais adequações até 2017, para o CEEBJA que passará da atual estrutura física para a estrutura do Colégio Estadual Barão do Rio Branco com as turmas do período noturno. Ou seja, o governo não está ´pensando no corporativismo dos professores , ou como eles que só pensam em seus empregos , está pensando no melhor para os alunos , local mais adequado e com infraestrutura boa . VALEU GOVERNADOR

  40. Antes de mais nada é necessário saber qual o real motivo, dizer que ouviu falar que é corte de gasto não cola, meter o pau no PSDB e no Aécio também não funciona, pois o candidato não foi quem fechou a escola, isso mais parece briga e intriga política para em mais um caso petista para mudar o foco do que acontece no País.
    Dizer que resolveu o caso não votando nele e sim na outra quero ver assumir isso quando os presidentes forem acusados do roubo na Petrobrás e desvios milionários que fazem o Paulo Maluf parecer piada perto do que roubaram, vamos investigar e saber se é fato, verdade e qual o motivo disto ter acontecido.

  41. pois é gente, depois o povo chama requião de louco, a gleise de sem noção, o beto ta ai, e agora, o que fazer né…. senta no meu colo agora, e aproveitem bem o inferno que esta ai, a tendencia e piorar

  42. Infelizmente enquanto não houver conscienscia politica, o povo vai pagar caro por suas escolhas. O professor é formador de opinião, para isso deve estar sempre bem informado. Acreditar num playboy sem compromisso com o povo e nas revistas VEJA, ISTO É, etc, é uma pena mesmo.

  43. Mas uma professora que vota no Beto Richa ou em qualquer candidato do PSDB tem que se arrepender mesmo, e por muito tempo. O problema é a política deles, os tukanos nunca estiveram interessados em educação…

    • Caro colega se você ler mais uma vez a reportagem verá que eu não votei. Mas independente disso, fechar uma escola vai na contramão da construção da cidadania.

  44. A senhora dona inês Ruckhaber devia ficar indignada com a roubalheira do pt que deve te dar de comer tambem e nao so deste coisinha, mesmo pq tanto quem votou no betinho como quem votou no pt persistiram na mesma burrice e sao otarios tanto quanto

  45. E teve muito educador que votou nesse camaradinha sem cpf.

  46. Não entendo pq tanta gritaria, pois, com o baixo nível desses professores da atualidade, manter essa modalidade de ensino (EJA), é jogar dinheiro fora, e olha que eu sei do que estou falando. As escolas tradicionais tb não fogem muito disso. Lógico que a choradeira é dos professores que ficarão desempregados, mas, aproveitem a folga que terão e procurem fazer uma reciclagem.
    Beto Richa, é ruim como governante, sim é, mas imaginem se fosse a máfia do PT ou o truculento Requião, certamente a coisa seria bem pior.

    • Bom colega se para você as escolas estão com baixo nível até mesmo as tradicionais e a solução é acabar. O que você sugere: abrir cadeias no lugar? pra você chegar onde chegou, nunca precisou de professores?

    • Não me inclua nesse seu comentário. Honro o que eu ganho. Tenho caráter. Você quer conhecer o meu trabalho? E para sua ciência, tenho muitos colegas que são excelentes profissionais. Falar o que não conhece, é ser ignorante, ainda mais quando se generaliza…

    • Ué Wanderlei, você nasceu sabendo? Nunca precisou frenquentar uma escola e nem precisou dos conhecimentos transmitidos pelos professores? Pelo jeito você é o cara em… Que eu saiba nem os melhores cientistas chegaram a lugar algum sem professor..

  47. pois entao,o sergio esta é certo, alguns precisam fechar mesmo pois tem muita gente mofando sentada o dia todo nesses ejas da vida a espera de alunos que vem um dia faltam oito e enquanto eles fingem que trabalham o governo tem que pagar $$$$ para pessoas que tem medo de ir para o regular ,pois lá o bicho pega,nao conheço a realidade desse lugar mas, sera que isto nao acontece ai? financeiramente nao é viavel mesmo, mas creio que é mesmo um equivoco do Governadorzinho fechar escolas para alunos que precisam estudar a noite e estao fora da faixa etaria..e se é para cortar custos,por que nao acabar com os salarios altos dos seus puxa sacos que estao no governo.alias politico tinha é que ganhar salario minimo rsrsrs… e quanto a escolha no dia de eleiçao , cada um cuide de seu voto, é direito garantido e deve ser respeitada, certo ou nao,posso nao concordar ,mas devo respeitar ,assim é a democracia, mesmo por que ta para nascer o politico que realmente se importa com o povo,enquanto povo perde tempo brigando por causa deles.

  48. É minha gente.fico indignada com esse povo que fez campanha para o Betinho e agora vem reclamar.Bem feito .Agora assumam serão 4 anos de massacre………de eu mando e pronto.Esperem colegas professores que o décimo terceiro vem aí…eu quero ver com essa pindaíba é capaz de nem chegar…….

  49. Pena que só agora as pessoas estão começando enxergar a verdade. Agora é tarde. Temos 4 anos sofridos à frente.

  50. O pior é que nos “cursos” de formação enviados pela SEED temos que debater a respeito da DIVERSIDADE, onde está o respeito pela diversidade?Escolas do campo como a JOÃO DE SANTA em Cambé não são respeitadas, os EJAS e CEBEJAS…DIVERSIDADE? Existe no governo apenas no papel…ABSURDO!!!!

  51. Barbaridade thie…! Desta vez até o janene levantará da tumba!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk né VEIA QUACKER???KKKKKKKKKK.

  52. Vocês votam prá ele depois ficam reclamando. Tá reclamando de que?? Até parece paulista!

  53. Nós vimos vários professores fazendo campanha para este cara, mesmo sabendo que esse cara era um fracasso. Depois ainda falam que o nordestino que não sabem votar.

  54. Algumas escolas e turmas precisam ser fechadas sim. Tem escola que funciona para atender 30 alunos no total. Outras informam número de matrícula maior que o real pra ter direito a maiores repasses por parte do governo. Nesses casos providências tem que ser tomas, até mesmo a medida extrema de fechamento e os alunos remanejados para outras escolas próximas. Só por favor, não falem em greve de novo porque ninguém mais aguenta.

    • Desculpe, Sérgio.
      Há casos e casos.
      A Escola do Campo, por exemplo, é uma caso a parte.
      Fala-se tanto em diversidade. Em educação adequada à realidade do aluno, em cidadania, em direitos, etc, mas quando é o governo que deve cumprir, aí a Lei não existe? Uma escola com 30 alunos ou com 1000 é uma escola. Os 30 alunos que lá estudam tem os mesmos direitos que os 1000 que estudam em outra. Uma escola de campo tem todo um projeto diferenciado para evitar o êxodo rural, para garantir que nós, que moramos nas cidades, tenhamos o que comer no dia seguinte. Circula pela net uma frase célebre: “Se o homem do campo não planta, a cidade não janta.”
      Além disso tudo, ainda existe o direito de Terminalidade que garante ao aluno estudar em uma escola até a conclusão do Ensino (no caso Fundamental).
      O direito dos professores e funcionários de participarem do Concurso de Remoção também é uma grande perda, no entanto, não estou aqui defendendo a classe, mas sim os alunos.

      • Cara Colega, é essa nossa luta o direito ao atendimento diversificado ao nosso aluno trabalhador. trabalhar vamos trabalhar em qualquer escola porque somos concursados. Obrigada Pelo apoio

      • Estou falando em tese. A preocupação maior dos movimentos nunca foi pensando nos alunos como quer que acredite. A classe sempre lutou olhando pro próprio umbigo. Se não fosse assim não fariam tanta greve e o ensino não estaria no baixíssimo nível que se encontra. Além do que, esse segmento foi o que mais recebeu ajustes salariais em relação ao restante do funcionalismo. Está na hora de encurtar as férias de três meses ao ano e começar a levar o ensino a sério pensando nos estudantes.

    • Sergio, complementando ainda a respeito da educação no campo, é indispensável compreender o campo como espaço de vida social, valorizando a identidade, o trabalho, a história, o jeito de ser dos seus sujeitos do campo, entendendo a diversidade sociocultural existente que é produzida. Se esses alunos são remanejados, onde fica sua identidade? Sua diversidade? suas especificidades?

  55. Parabéns povo de Palotina e Povo do Paraná! Vocês eleitores tem o governo que merecem!!!!

  56. Sabe não é nenhuma surpresa pra mim essa atitude do Richa, VOTE NELE POVO, VOTE NELE EDUCADORES…

    • Pois é GRAÇAS A DEUS, não compactua do desgosto dos eleitores de Beto Richa, pobre dos educadores que confiaram seus votos neste rapazinho, vão amargar os quatro anos de frustrações por ter cometido um ato contra si mesmos. Eu me preocupo do que será do nosso futuro, eu que to para me aposentar ai Mãe Santíssima, cuide de nós.

      • Infelizmente, os professores do Paraná são verdadeiros analfabetos políticos! Por causa destes ignorantes vamos ter que sofrer junto com eles. E posso apostar que esses mesmos ignorantes e alienados também, não participarão da paralisação do dia 26/11. Preferem continuar comendo capim.

  57. Ué num vai aparecer nenhum comissionado defendendo e fechamento dessas escolas? ´E fim do mundo!

  58. Não adianta vamos sofrer juntos, mas BEM FEITO!

  59. Tem um monte de desinformados que falam por ai que aqui no PR o PT não se cria pois digo quem perdeu foi os paranaenses em não eleger o PT a classe dos professores tem de se unir e passar por cima deste tucano arrogante e incompetente. Acorda PARANA.

  60. O fechamento das escolas de EJA e CEEBJAs já está sendo intensificado antes mesmo deste “desgovernador” do PSDB tomar posse para continuar, por mais 4 anos, a desmontar a educação PÚBLICA no Paraná. Mais uma vez teremos que ir à luta: nas escolas, nas ruas, via Ministério Público, Fórum de EJA e APP Sindicato. MOBILIZAÇÃO JÁ! Pena que não podemos contar nem com a grande mídia paranaense, vendida para este governo, e tampouco com os deputados estaduais que, em sua imensa maioria, come na mão do playboy paranaense, o qual aparece na foto segurando a propaganda eleitoral de outro playboy, aquele que perdeu a eleição presidencial e ainda não se conformou.

    • POIS É MEUS AMIGOS E COLEGAS NO MAGISTÉRIO QUE VOTARAM NESTE DIGNISSIMO GOVERNADOR…..MANIFESTEM-SE AGORA. DESAFIO PARA QUE LHES DIGA AO SENHOR GOVERNADOR IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE. NA FILOSOFIA NEOLIBERAL NÃO HÁ ESPAÇO PARA EDUCAÇÃO, A SAÚDE, A SEGURANÇA, POIS SÃO ÁREAS QUE NÃO DÃO LUCRO. PORTANTO PREPAREM-SE POIS DIAS PIORES VIRÃO.

      SINTO MUITO AMIGO MAS INFELIZMENTE PARA A EDUCAÇÃO ESTAMOS SEM GOVERNO E SEM REPRESENTATIVIDADE, POIS A APP OU ASSOCIAÇÃO DE ALGUNS PROFESSORES, ESTÁ ENVOLVIDO COM O PROPRIO GOVERNO, POIS DURANTE A ELEIÇÃO A APP SUMIU, ESTAVA PREOCUPADA COM A SUA PROPRIA ELEIÇÃO.

      • Geraldo Trabuco, o pior é que aqueles que votaram no Beto não se dispõem a tirar a “b” do sofá e ir para a luta. Quando vamos a manifestações em Curitiba e nas regiões do interior, são sempre as mesmas pessoas que estão dando a cara para bater.

  61. Muito bem professora! em quatro anos vc não viu o que ele fez… deve ter lhe faltado informações…arrependida…essa é boa, pelo visto vai se arrepender muito … se fazer de vitima agora é fácil!

    • Oh querida Salete, o Esmael cometeu um pequeno erro, minha mãe não votou nele,e ta sofrendo na pele pelos outros. Então fique bem quetinha, você não sabe o que está falando…

  62. A DESGRAÇA DO PAIS NÃO SÃO OS POLÍTICOS ,MAS OS ELEITORES

  63. NÃO TEM PERDÃO, VOTARAM NO CARA, DERAM A ELE UM ÍNDICE INVEJÁVEL E AINDA APOIARAM O SEU CANDIDATO A PRESIDENTE. MERECEM É ISSO MESMO POR NÃO SABEREM VOTAR EM QUE REALMENTE OS IRIA AJUDAR E NÃO FERRAR.

    PARABÉNS A PALOTINA, VOCÊS MERECEM….

  64. O Paraná está de parabéns pela consciência política. Está começando a ficar divertido ver o arrependimento políticos de alienados Políticos. Eu vou sofrer por mais quatro anos mas estou pelo menos com a consciência tranquila pq esse governo não me representa e DISSE isso nas urnas…

  65. Onde está a tucanada agora…ridículos… é preciso ter consciência pra votar e não paixão por partido político.

  66. Só mais uma informação, na verdade mais um protesto.
    Além do fechamento dos CEEBJAS citados, a Escola Estadual do Campo João de Santa é uma escola de Ensino Fundamental regular anos finais, ou seja, educação básica e obrigatória.
    Absurdo!

  67. Votaram nele,elegeram ele,pagam seus impostos e o homem tira o direito de estudar dos filhos dos que o elegeram,façam passeata,façam greve,quebrem o palacio,se tudo isso ajudasse.nada adianta mais ele é o governador.

  68. Keep Calm. Muita calma nestas horas e muitas horas nesta calma. O pior ainda está por vir. Vocês elegeram o “hómi” e agora aguentem, se, sem chororô.

    • Desculpa aí professor, mas discordo totalmente, eu votei nele e não estou satisfeito com a situação, temos que cobrar, ir em busca dos direitos garantidos pela constituição. Elegemos ele sim, mas não podemos se manter estáticos e “aguentar”, mesmo que seja uma reclamação pela internet já ajuda de uma forma indireta.

      Valeu!

  69. Pela votação que os palotinenses deram para o Beto Richa (70%) e para o Aécio Neves (60%)somente posso dizer uma coisa: BEM FEITO!

    • O Pior é quem não votou em nenhum dos dois e tem que conviver com essa situação. Sem comentar que somos chamados de “burro” pelo restante da população palotinense.Acho que esta ai a resposta de quem realmente é burro.

    • PÉ DE FOGO….digo…pé vermelho…. já pensou o REQUEIJÃO, ou a Greisi….MANDANDO NESSE PARANA????
      Olha se ele cortou, isso, com certeza, vai ter motivo…
      nossas escolas, precisam, enxugar, e muita gente evadindo-se das salas de aulas….ninguém teve a coragem de mexer na grade curricular, e DIRMA, falou em REDUZIR AS MATÉRIAS???? NINGUÉM PITO NADA…..olha deu amnésia….E S Q U E C E R A M ….PTzada?????

      • JANUÁRIO, VOCÊ É UM IGNORANTE, MAL INFORMADO, ALIENADO E MEDÍOCRE. ONDE VOCÊ OUVIU QUE SERÃO REDUZIDAS AS DISCIPLINAS DA ESCOLA? (OUVE O GALO CANTAR E NEM SABE ONDE) ALÉM DISSO, VOCÊ É MUITO MAU EDUCADO E ESCREVE MUITO MAL. SEMIANALFABETO EM TODOS OS SENTIDOS.INFORME-SE ANTES DE FALAR ASNEIRAS.PRECONCEITUOSO!!

        • SEMIANALFABETO? Isso se escreve mesmo tudo junto? Espero que sim após criticar a gramática de outros, se vc é petista, ta explicado e desculpado, pois aih até analfabeto governa.

          • É Juma de Jumento? Porque se for, faz todo o sentido sua colocação. “Semianalfabeto” se escreve tudo junto sim. Não sei se você sabe, mas segundo a nova ortografia é assim que se escreve. Olha já deu tempo pra aprender a nova ortografia, mas se você não aprendeu, poderia frequentar uma escola de EJA e até aprender a colocar acento agudo em “aí” que não tem “h”. Ah, mas acho que agora é tarde, já que o Governador está fechando as escolas para adultos. Que pena. :/

      • Pois é tão criticando o PSDB, mas do PT ninguem fala nada, devem estar achando uma maravilha pagar R$4,00 no litro de gasolina sem contar que esta programado um novo aumento pra janeiro, entao antes de criticar as atitudes dos outros reparem na de voces

      • A senhora Dilma ia retirar a sociologia e a filosofia TEMPORARIAMENTE das grades do ENSINO MÉDIO. Além disso, o mesmo projeto iria AUMENTAR A CARGA HORÁRIA ESTUDANTIL, FIXAR PROFESSORES, e por fim retomar os cursos de ciências sociais, NO CONTRATURNO. Veja se pesquise antes de relinchar as asneiras que proclama.

        • É, Sociologia e Filosofia tem que tirar mesmo!
          Essas matérias ensinam o povo a pensar, e povo
          pensando é perigoso.
          Faz parte do programa do PT alienar o povo.
          A “plebe rude” só precisa de “futibor”,
          novela, circo, e 1 pouquinho de pão, para
          continuar trabalhando e… votando.

      • Claro que Betinho tem motivo jenuario, como ele viaja sem dinheiro? escolas, hospitais, isso o povo não precisa o que precisa é de falta de informação. Se percebe isso na sua escrita, e visão deste estado.

    • kkkkkk cada povo tem a nhaka que merece kkkk bem feito

  70. Agora falando sério, alguém sabe qual a justificativa para o fechamento da escola de Palotina?

    • BOA TARDE, FICAMOS SABENDO PARA CORTAR GASTOS.

    • Beto não está preocupado com justificativas, ou em
      se justificar.
      Tá cagando e andando para o que o “povo-otário”
      que o elegeu acha.
      Ele tem mesmo que fazer todos os desmandos que
      quiser, talvez daqui 4 anos o eleitor terá
      aprendido e entendido que tem que pesquisar o
      histórico ou a folha corrida dos candidatos.
      Votar vendo apenas o inútil programa eleitoral
      gratuito dá nisso.
      Votar ainda com base no “ele é muito simpatico”,
      no “ele parece ser uma pessoa de bem”, no “ele é tão
      jovem, dinâmico, e bonito, também dá nisso!
      Deixa o “home trabaiá”.
      Tem mais é que aproveitar mesmo a moleza que os
      otário e incautos lhe deram.
      + 1 botox aqui, uma academia ali, um implante
      capilar estratégico acolá, temperados por algumas
      sessões de bronzeamento, “a voilà“!
      Esse mesmo povo “empalado” pelo Beto, lhe dará de
      de presente uma cadeira no Senado, como prova de
      gratidão.
      Quem tem cabeça, consciência, e juízo, é que sofre.

    • um amontoado de coisas que não condiz. somos a 3º maior escola estadual do município. Estamos trabalhando num prédio locado como muitos outros CEEBJAs. Olha só pra informação: um departamento renovou o contrato pra mais 5 anos, o outro fechou a escola e outro abriu vagas pra remoção… Estamos sem chão, não fomos consultados pra nada.

  71. UÉ NÃO ENTENDI, VOCÊS NÃO QUERIAM UM ÓTIMO ADMINISTRADOR PARA O ESTADO ????? É MAIS 4 ANOS DO BETINHO. E CHUPEM OS DEDOS.

  72. Mas o POVO DO PARANÁ pelo visto, já estava satisfeito com o seu governo, tanto é que o reelegeram. Ficaram contentes e satisfeito com o resultado. Agora aguentem!!!!

    • Infelizmente, o povo paranaense novamente foi enganado por campanha eleitoral medíocre deste que não deixa de ser o Aócio Never do Paraná!!!!
      Para o PSDB, a educação é um bem a ser comercializado!!! O estado do Paraná está na contramão do resto do país e do mundo!!!!
      Um país só será efetivamente grande quando o seu povo tiver educação advinda de valores morais e éticos e uma cultura baseada no conhecimento de uma escola exemplar!!!
      Mas no Paraná o povo escolheu o retrocesso!!! Votou no PSDB!!!

  73. Compartilho a indignação dos colegas de Palotina, e o pior dentro das escolas ainda existem colegas professores que tem a coragem berrar alto que votou no Beto, aqueles que dizem que todas as atitudes do governo estão corretas.
    Infelizmente esse quadro chegará a outras cidades, e tanto colegas PSS como os QPMS perderão aulas, no caso dos PSS não haverá e os QPMS as extraordinárias e diversos alunos ficarão sem o direito a educação.
    Mas como disse o “governador” em época de campanha: “O melhor ainda está por vir!”, então colegas aguardem, mas aguardem pelo sentados.

    • Verdade Diego, ele não fez governo passou o ano viajando pelas cidades do interior fazendo campanha e iludindo os desinformados que acabaram votando neste incopetente e agora o estado está falido.

      • Sr. Jorge.
        Moro no interior – Palmital Pr, e sua frase no interior desinformado sendo enganado. Lembro que o sr é um desinformado, somos cultos, com formacão, temos internet entre outras coisas. Então não julgue a vitória do Beto Richa com este precoiceito metropolitano. Eu votei Requião.

    • Diego, pior mesmo que tem educador que realmente votou nele. Mas tudo bem agora não tem volta. O que não podemos é concordar e nos conformar com tamanha injustiça…

      • POIS É MEUS AMIGOS E COLEGAS NO MAGISTÉRIO QUE VOTARAM NESTE DIGNISSIMO GOVERNADOR…..MANIFESTEM-SE AGORA. DESAFIO PARA QUE LHES DIGA AO SENHOR GOVERNADOR IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE. NA FILOSOFIA NEOLIBERAL NÃO HÁ ESPAÇO PARA EDUCAÇÃO, A SAÚDE, A SEGURANÇA, POIS SÃO ÁREAS QUE NÃO DÃO LUCRO. PORTANTO PREPAREM-SE POIS DIAS PIORES VIRÃO.

      • seráá….Maristela…a democracia…não existe?
        você votou na Dirma?
        o que for melhor para a Educação, o Governador..
        EJA…..quem vai na aula???
        Com certeza , vai ter cousa melhor…..parar com esses módulos….E VOLTAR O SERIADO…ficando mais sério, o estudo…
        Pense nisso…MARistela….kkkkk

        • Jenuario, você conhece a EJA? Pelo que vi não! Trabalho em uma escola de EJA muito bem conceituada e nossos alunos gostam muito de vir a escola,é muito importante para eles concluírem seus estudos, visto que, não tiveram a oportunidade de fazerem no tempo normal.
          Não existe módulos como você disse, o estudo é feito por eliminação de disciplinas em curso presencial e não tem nada de brincadeira, já é levado a sério!!

        • Quem te disse que trabalhamos com módulos? esta por fora mesmo kkkk. nunca subestime a qualidade e importância do trabalho do outro isso poderá ter retorno pra ti.

  74. quem se surpreende com as loucuras desse piá?

  75. Pois é, esse desgoverno fará do Paraná o pior estado para se morar.
    Educação, saúde e segurança não tem prioridade. E os paranaenses votaram em peso em Beto e Aecio iludidos com a super exposição na mídia.

    • o q me surpreende é esse cara se eleger no primeiro turno,isso é culpa de todos…..temos q ser responsabilizados pelos nossos atos…sei q tem gente q não deve,mas agora vamos pagar todos juntos…

    • A Dilma manda a Verba para os estados de acordo com um estudo e pesquisa, os estados que têm governadores de outros partidos que não sejam PT recebem MUITO menos verba do que era previsto e aí como o governador deve tomar medidas acontece isso. A culpa não é só da Dilma!