De mal a pior: Sanepar admite poluir mananciais em Ponta Grossa

saneparpg.jpg

O gerente regional da Sanepar no município de Ponta Grossa, Antonio Carlos Girardi, prestou depoimento à  CPI na Câmara de Vereadores! nesta terça-feira (11) e admitiu que a empresa despeja esgoto sem tratamento em galerias de águas pluviais. De acordo com Girardi, quando existe uma extravasão muito grande, como nas fortes chuvas, isto acaba ocorrendo por não ter outra forma de controlar o esgoto, as unidades de tratamento não têm capacidade para absorver todo o volume e uma parte vai para o manilhamento.

O depoimento do representante da Sanepar surpreendeu à  todos que acompanhavam a reunião da CPI. Segundo o vereador George Luiz de Oliveira (PMN), presidente da Comissão, foi um depoimento muito forte, certamente remete à  Sanepar toda a responsabilidade sobre este assunto, que! consideramos muito grave, que se confirmado, sem dúvida é um crime ambiental que pode estar ocorrendo em Ponta Grossa!.

Esse não é o primeiro caso em que a Sanepar vira notícia por poluir rios no Estado. Em março de 2013, a Polícia Federal indiciou 40 funcionários da Companhia por envolvimento no despejo irregular de esgoto no Rio Iguaçu, em Curitiba. No mês de setembro de 2012, sete pessoas foram presas suspeitas de ajudar a poluir o rio, que é usado para o abastecimento de parte da população curitibana.

Com informações do Blog! Política em Destaque.

14 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to tell you that I am just very new to blogs and really enjoyed you’re blog. More than likely I’m likely to bookmark your site . You actually have very good articles. Thanks for sharing your webpage.

  2. São basicamente duas situações: A Sanepar sempre foi uma empresa influenciada politicamente, só que de alguns anos pra cá, isso ficou insustentável. A cada eleição uma nova diretoria é indicada e os cargos de 2º e 3º escalão tb são indicados, e quase sempre pessoas assumem cargos técnicos sem entender patavina…
    A outra questão é a própria prefeitura permitir que águas pluviais estejam ligadas incorretamente na rede coletora de esgoto, e esses vereadores que sabem nada de nada, ficam fazendo esse joguinho de defensores públicos como se somente a Sanepar cabe a responsabilidade dessa situação.

  3. E o que a Sanepar despejou de esgoto sem tratar no parque iguaçu em Curitiba há uns dois anos. Não vi eles devolvendo o dinheiro cobrado para tratar esgoto de ninguém.

  4. Será que o município de Ponta Grossa possui o cadastro das galerias de águas pluviais, porque a Sanepar possui câmeras de monitoramento que poderiam ser utilizadas para tentar solucionar o problema dos munícipes que jogam esgoto na galeria de água de chuva poluindo os rios.

  5. sanepariano,99% dos gerentes e e diretores sao in dicados, se tiver avaliaçao prova etc. nao passam. o que acontee qeu o cara ta 20 30 anos na mesma função, daí e certo o conhecimento dos procedimentos e normas da mpresa, que outros funcionarios, que sabemos melhores graduados etc,etc, nao teram acesso.
    1- vendam a sanepar, dai eu quero ver o cara formado em adm pela extinta faculdade placido e silva, com varios cursos, dentre eles (operador de extintor de incendio e daí para pior.) ganhar 20mil por mês,para ser gerente III, conmsultor estrategico(não se sabe pra que 25 mil), dai quem realmente trabalha de 1 a 3 mil,. cade os blac nao sei o que, MP, PF,choque da p. que pariu……………..

  6. Tá certa a SANEPAR! Ela não foi privatizada? Então precisa distribuir dividendos para seus acionistas. Joga no manancial, é mais barato, sobra grana, vira dividendo que é distribuído. O Esmael e seus leitores vão ficar chiando mas logo vão esquecer e tudo volta ao normal. A memória é curta! (Nota: por via das dúvidas aviso que estou sendo irônico)

  7. Calma gente, isso é só o começo! Vejam o exemplo dos vinte anos dos tucanos em São Paulo, paulistas sem água e bebendo chorume de esgoto. Aqui também não será diferente com os tucanos no desGOVERNO. Vocês elegeram o Beto, agora aguentem.

  8. Porque em Maringa o sistema de esgoto é perfeito ?
    Porque a prefeitura permite a Sanepar MULTAR quem joga agua de chuva na rede de esgoto, é impossível rede de esgoto coletar água de chuva!
    O gerente da regional foi infeliz com a declaração, ele não soube se explicar.
    O problema são as ligações de esgoto ilegais na RCE, muitas vezes a Sanepar descobre uma ligação de esgoto illegal e não pode fazer nada.
    Ou a própria prefeitura/estado não fornece policiais pros fiscais fiscalizarem a casa dos clientes que insistem em jogar agua de chuva no esgoto.

  9. alguÁgua quando bonbeada dos poços artesianos tem que passar pelo processo de decantação para separar os resíduos sólidos (partículas de rochas, metais pesados e outross mais) que tanto prejudica nosso çorganismo e que a sanepaar não faz. Para separ esses elementos sólidos pode ser por meio de filtros ou tanques (decantação) nos tanques os elementos sólidos ficam no fundo dos tanques. Esses residuos acumulados nos orifícios dos chuveiros é o resultado disso (não filtragem ou decantação da água, não é cloro, ou melhor o cloro não forma resíduo). Esses elementos (metais pesados) vão para nosso organismo prejudicando a saúde, total irrresponsabilidade da sanepar e outras distribuidoras de agua. Mas, segundo as informaçoes disponivel hoje na intternet é uma masneira dos “ILUMINATES OU DONOS DO MUNDO deixar grande parte das pessoas doentes e assim reduzir a população global em até 70% . Qeum quizer saber melhor sobre ILLUMINAT procurem vídios sobre elesw no iotube. Esses 70% da redução da população vai contar também com colaboração alem da água: lleite, soja trangenico,milho transgenico, trigo transg~enico, refrigerantes. Preparen-se para ol fim! Que Deus os abençoe. me desculpem de alguns erros de digitação

  10. Caracterizar-se crime.
    da licença, estes dias atrás foi feito manutenção e conserto em tubulação de esgoto.
    Quanto tempo levou para arrumarem? Perguntem?
    Para onde estava indo o esgoto daqui, perguntem?
    Perguntem quem faz acompanhamento da Sanepar?
    Perguntem por que? Estes vereadores ficam pasmos?
    Perguntem se os esgoto do Paraná esta sendo todo tratado?
    Meu Deus, vocês gostam de se iludir..
    Com um Senador de 70%, tabém querem o que?
    Esgoto Tratado? Meio Ambiente legalzinho?
    Nós Somos o Estado Fazendeiro…esgoto não é cum nóis!

  11. MAS se “existe uma extravasão muito grande” no esgoto, quando chove, é porque tem ligação de água de chuva indo para o esgoto, é irregular… Não tem rede de esgoto que funcione bem, porque quando chove o sistema é inundado, é impossível tratar esgoto dessa maneira, não existe tecnologia no mundo capaz de tamanha façanha…

    QUEM POLUI OS MANANCIAIS DE PONTA GROSSA É A SUA POPULAÇÃO COM LIGAÇÕES IRREGULARES DE AGUA PLUVIAL NA REDE DE ESGOTO…

  12. a verdade é uma só,os prefeitos querem dinheiro da sanepar,temos a melhor companhia de saneamento do pais,porem ela esta sendo usada para politica,prefeitos parem de querer pressionar a sanepar atras de dinheiro.agora o senhor beto richa ,que pare de usar a sanepar para fazer politica,a sanepar é uma empresa com muitos funcionarios serios comprometidos e concursados,portanto merecem estar la,agora o resto é um bando de politico e ascessor filhos de uma p*** que só sugam desse patrimonio paranaense.daqui uns dias privatizam tudo dai vamos ver como vai ficar.