“Crise Suíça”: Pedidos de falência no Brasil caem 21% em outubro

Publicado em 10 novembro, 2014
Compartilhe agora!

dilma_grafico_fhc.jpgO número de pedidos de falência em todo o país caiu 21,5% em outubro, na comparação com setembro e também em relação com outubro de 2013. Segundo o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, divulgado hoje (10), em outubro foram 142 pedidos de falência, dos quais 76 feitos por micro e pequenas empresas, 28 por médias e 38 por grandes empresas.

Levantamento do site O Cafezinho aponta que a queda das falências sob os 12 anos dos governos Lula e Dilma acumula 80%, em comparação aos 8 anos de FHC.

A velha mídia insiste em dizer que o país vive crise econômica sem precedentes, que há inflação, recessão, o diabo a quatro. No andar de baixo, porém, a percepção é de que existe uma “crise Suíça” onde o cidadão é pressionado para escolher entre “queijo prato” e “queijo mussarela”. Ou seja, há uma “crise” de melhora nas condições de vida da maioria da população.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, os pedidos de falência recuaram em outubro principalmente por causa do Dia das Crianças, que gerou caixa positivo para muitas empresas.

As recuperações judiciais em outubro apresentaram queda de 3,3% na comparação com setembro, com 87 solicitações. As micro e pequenas empresas lideraram as solicitações de recuperação judicial, com 48 pedidos, seguidas pelas médias (25 pedidos) e pelas grandes empresas (14).

Com informações de blog O Cafezinho e da Agência Brasil

Compartilhe agora!

Comments are closed.