Coluna do Enio Verri: Enquanto Beto chora, Dilma avança na saúde

richa_enio.jpgEnio Verri*

O período eleitoral acabou, mas no Paraná o discurso é o mesmo. Enquanto o governador Beto Richa (PSDB) continua se eximindo das suas responsabilidades aos problemas que o Estado convive, a presidenta Dilma Rousseff avança com as políticas públicas de saúde no Estado.

A boa notícia desta vez refere-se a investimentos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) a cidades paranaenses. O objetivo é garantir um padrão de qualidade no âmbito local, regional e nacional.

Em continuidade aos avanços na saúde pública brasileira, que mereceu elogios da Organização Mundial da Saúde (OMS), vinculada a Organização das Nações Unidas (ONU), o Ministério da Saúde anunciou os 5.041 municípios, entre estes 379 do Paraná, contemplados com repasses adicionais para a melhoria do atendimento nas unidades de saúde.

Na primeira fase, serão repassados R$ 8,3 milhões mensais aos paranaenses com o intuito de certificação de 1.772 equipes de atenção básica, 67 equipes do Núcleo de Apoio à  Saúde da Família (NASF) e 1.130 equipes de Saúde Bucal. Trata-se de investir em uma das maiores reclamações dos usuários.

O PMAQ lançado pela presidente, Dilma Rousseff em 2011, estabelece um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação dos profissionais da saúde que resulta na eficiência e satisfação dos usuários. Só este ano, o programa totalizará R$ 20 bilhões de investimentos.

A olho nu, pode passar despercebido a importância e abrangência do PMAQ, perante aqueles que possuem plano de saúde e não frequentam postos de saúdes ou não recebem uma unidade da Saúde da Família em casa. Refere-se a um dos pilares da saúde pública brasileira.

Logo, pensar em um Sistema Único de Saúde (SUS) eficiente é pensar em atendimento de qualidade sob os olhos de profissionais capacitados, estrutura adequada e médicos disponíveis. Um conjunto de políticas públicas e investimentos governamentais que alavanquem a saúde pública.

O primeiro passo foi dado com o aumento expressivo de investimento em saúde nos últimos 12 anos, com o Mais Médicos e o Mais Médicos Especialistas, anunciado na campanha eleitoral, com as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), expansão das Unidades Básicas de Saúde (UBS), PMAQ, entre tantos outros avanços.

O desafio está posto e é grande, a qualidade do Sistema Único de Saúde e o atendimento rápido e eficiente da nossa população está longe de ser o ideal, porém avança cada dia mais ao patamar que todos merecemos.

*Enio Verri é deputado estadual, deputado federal eleito, presidente do PT do Paraná e professor licenciado do departamento de Economia da Universidade Estadual do Paraná. Escreve nas terças sobre poder e socialismo.

19 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Deveria ser que nos estados EUA usou a saúde tem de pagar la funciona aqui é de graça por isso que a maioria reclama. Nem um partido politico ou presidente vai resolver a saúde do pais com este sistema a décadas falam em saúde boa e nada se resolve tem de cobrar uma taxa minima para o sistema funcionar.

  2. Enio Verri, em qual país o senhor vive? Não se sente envergonhado de escrever tanta asneira? Querendo ludibriar o povo com argumentos tão esdruxulo? Até quando continuara escrevendo para tentar enganar o povo? Falar de Dilma no Paraná, aonde está sua sanidade?

  3. Nós os Brasileiros Paranaenses de verdade temos a Harpia como simbolo em nosso escudo e bandeira a maior aguia do mundo a tucanada adora qualquer gavião americano lutam o tempo todo contra seu país se tivessemos governos atrazados como é no Paraná na Republica cerra aécim alquimim estariamos na lama de sapo comendo e cheirando pó que diabo fez igual o México que entrou numa furado com governos antisociais que aderiram a alca.

  4. Quem avança e o MST que ganha cesta basica do governo federal para se manter nas terras que nao lhes pertence, ve se trabalha para o seu estado e para de so criticar formigao, por que nao critica o petrolao.

  5. Avança também nos escândalos de corrupção. E viva o PT

  6. Pelo balanço dos comentários, o ibope do deputado está abaixo do #* de cobra!!!

  7. Aproveitando que tudo vai bem, inclusive a educação, o deputado Formiga Peluda deveria propor que os filhos de todo político eleito devam estudar em escola pública. Se fizer isso, ganha meu respeito.

  8. A saúde vai tão bem, que deveria ser obrigatório para os políticos do PT utilizarem-na. Deixa de ser hipócrita deputado, os graves problemas da saúde permanecem. Claro que não foi o PT quem criou-os, mas faz 12 anos que não sai do lugar. Hospitais ruins, esperas longas, falta de tudo. Padrão África.

  9. Não Faltaria dinheiro pra saude, se a corrupção do governo do PT não fosse tão grande, ta na hora de olhar pro seu partido.

  10. Dilma avança na saúde? E quanto ao Hospital de Clínicas da UFPR que está sucateado, sem remédios, gaze, entre outros, impossibilitando cirurgias e fechando leitos????

  11. Pro dep. Verri, o pior aqui é melhor prá ele. Porque não trabalha a favor dum governo que respeite o republicanismo nas suas relações com estados e municípios?
    O que os comentários do dep. (professor de ensino superior, economista) revelam raciocínio mais curto que coice de porco.

  12. Deputado ande nos Municípios e veja como que está a Saúde dos Munícipes. Com o a salto no FPM.

  13. o enio verri nunca precisou da saúde de curtiba onde o secretário massuda é do pt se ele um precisar ele vai ver que a saúde de curitiba na gestão do fruet e pasta do pt está uma porcaria, sem médicos, remédios consulta com especialista que demora anos anos.

  14. Como é que é ?? tia Dilma avança na saúde ?? kkkkkk. só se for na saúde de Cuba , Venezuela e Bolivia , pare de enganar os leitores do Esmael , seu formigão depilado ; cara de peroba .

    • KKKKKK…ÓLEO DE PEROBA …NO PETRALHA….CARA DE PAU…KKKKKK…..MACACO AMESTRADO…DO PT…e tem gente que vota nesse BARBUDO..PARECE IRMÃO DO GAIESKI DE REALEZA-PR…VIVE DE NA MORDOMIA..NOS PAGAMOS SEU SALÁRIO DEputaDO…lembre disso , não voto em vc..nunca..

  15. Dá pena desse Enio Verri… Se acha oceano mas é poça d’agua!

  16. Nobre Deputado (nobre?), se fala tanto nos feitos de seu partido mas por que ele não cumpre as leis? Mudar a LDO é uma vergonha que nem mesmo o mais vil dos Tucanos pensaria em alterar.

  17. O Formigão Peludo, faz um favor pra nós já que você e o Requião são chegados da Dilma, pede para ela cumprir a promessa que fez em data de 30/04/2014 e corrigir a tabela do Imposto de Renda….. fala com ela lá, ela prometeu pô!