Coluna do Enio Verri: Beto copia Lerner ao atacar democracia e pôr fim à  eleição para diretor de escola

richa_alep_enio.jpgEnio Verri*

Nos melhores moldes de Jaime Lerner e do extinto Partido da Frente Liberal (PFL), atual Democratas (DEM), o governador Beto Richa (PSDB) coloca em risco a democracia nas escolas estaduais. à‰ repeteco de uma história lamentável do nosso Estado.

O tratoraço aliado à  violência contra profissionais da educação na Assembleia Legislativa, que suspendeu as eleições para diretor que estavam marcadas para a próxima semana, não somente demonstra a forma truculenta dos tucanos governarem, mas a despreocupação com o diálogo com a sociedade.

Descompromisso este, que além da tentativa de enfraquecer o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP), entre outros movimentos interessados, tenta impor suas vontades goela abaixo. O projeto foi aprovado por 33 a 13 votos.

Sem receio de desagradar aos profissionais da educação, o projeto de lei consistiu em rever a forma de escolha de diretores em um período supostamente mais adequado e sem os riscos das paixões partidárias e posicionamento no segundo turno presidencial.

à‰ como um filme de suspense em que já sabemos o fim. Utiliza-se de argumentos democraticamente duvidosos em prol de uma suposta democracia escolar. No final das contas, os fantasmas do passado é que podem estar de volta.

Economia

Remonta-se a episódios lamentáveis da nossa história adormecidos com Jaime Lerner e que se reascende com Beto Richa: o autoritarismo nas escolas estaduais e o distanciamento da comunidade escolar na educação paranaense.

Mais uma vez, o diretor estará a serviço do governador e não da população.

Os ventos sopram para o fim das eleições diretas para diretor das escolas estaduais e a retomada de critérios subjetivos que fortalecem a indicação política. Cabe a nós pressionar e garantir a democracia na educação paranaense.

*Enio Verri é deputado estadual, deputado federal eleito, presidente do PT do Paraná e professor licenciado do departamento de Economia da Universidade Estadual do Paraná. Escreve nas terças sobre poder e socialismo.

Deixe um comentário