Coluna de Requião Filho: Calote de Richa & guinada à  direita de Dilma

requiao_dilma_beto.jpgRequião Filho*

Fim de ano. As casas legislativas estão prestes a entrar de recesso. Novos governos começam a ser desenhados. A presidente Dilma choca todos que votaram nela dando uma guinada à  direita nomeando os banqueiros para cuidar do dinheiro do povo. O governador de nosso Estado não anuncia mudanças pra não desagradar ninguém. Em comum? A falta de coragem.

Nossa presidente “coração valente” parece ter sido afetada pelas ameaças daquele famoso assassino de presidentes, o tal Mercado. O governador não toma posição pois tem gente demais cobrando as promessas dele feitas durante a campanha e agora não quer enfrentar aqueles que vão descobrir que as promessas foram vazias e feitas a várias pessoas que agora buscam ser recompensadas.

O caixa do governo do Paraná não há de fechar. Tampouco terá, pelo jeito, um final feliz o caixa do governo federal. Ano que vem será pauleira! Apertos, contorcionismos fiscais e arroxo tributário para pagar as contas. Mas é final de ano e é hora de ter esperança.

Eu tenho a esperança, quase que lúdica, e acredito. Acredito que, se a PF fez seu trabalho direito e não se perdeu em uma caça à s bruxas eleitoral, se o MP não fizer denúncias que serão desqualificadas mais tarde pelos ministros dos Tribunais Superiores por erros crassos ou técnicos, e que se nosso judiciário julgar baseado em fatos e evidências, bem como se os poderes executivos e legislativos não politizarem demasiadamente, tampouco a mídia se venda para defender interesses escusos, teremos o primeiro passo para combater de verdade a corrupção.

A operação lava-jato pode colocar na cadeia políticos, lobistas, empreiteiros e empresários. Podemos começar a caminhar em direção ao fim do sentimento de impunidade.

Ver corruptos e corruptores atrás das grades juntos é um sonho de todo brasileiro indignado, independente de vertente política. Ver a lei cumprida e ver empreiteiras declaradas inidôneas pode ser o recado que falta aos corruptores. Lobistas presos é um sinal de que esse jeitinho de ganhar licitações e obras não compensa.

Até imagino, na minha esperança de ver as coisas em ordem, que a Dilma anuncie que era pegadinha do malandro anunciar o Levy como ministro e que o coração valente não parou de bater por medo de ameaças do mercado.

Ainda, ungido deste espírito de fim de ano, espero que o governador cumpra suas promessas, espero que o Paraná real chegue perto daquele que existiu em propaganda.

Cético espero… e realista procurarei fazer minha parte. Vamos ao trabalho.

*Requião Filho é advogado, deputado estadual eleito pelo PMDB, especialista em políticas públicas. Escreve à s quintas no Blog do Esmael.

19 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Eita Esmael ; esse João Florentino bebeu água de bateria , essa luz do fim do túnel , só se for do trem de ferro Mariana – Ouro Preto ; em Minas , o Chapolim Mamoninha não vai ser nem lampião quebrado .

  2. Pé Vermelho, sim o Mauricio me representa , assim como o Senador Roberto Requião .Quem de fato precisa acordar é o povo que acreditou nas promessas do Beto . Vejo que com o Mauricio Requião na Alep , temos sim um luz no fundo do túnel. Sou mais Requião sempre , pé vermelho .

  3. Eta texto mal escrito. Volte pra escola Mauricinho!

  4. Fechou com o governo na ALEP e quer dar discurso??? Tá igual o papi? Falastrão.

  5. Já pediu benção pro Traiano hj? Você não tem moral pra falar da direita.

  6. Fico sempre intrigado. O colunista se chama Maurício Requião Filho, mas diz que é filho do Roberto… O que será que quer dizer isso?

  7. Criticando o Beto, sendo que apoia o candidato dele para a presidência da Assembleia? Santa hipocrisia, hein deputado?

  8. São coisas que não gostaríamos de ganhar como presente de final de ano

  9. Só pode ser comédia. É mesma coisa que acreditar em Papai Noel. O dia em que, particularmente não acredito, o Brasil produzir políticos decentes, com salários condizentes com a realidade do país e da população, pode se ter um fio de esperança. A corrupção e a incompetência estão instaladas no sistema brasileiro de governar. Financiamentos milionários em todos os partidos políticos. Para de demagogia e hipocrisia.É sempre o mesmo discurso, a oposição criticando a posição e só trocam de lado. Ninguém efetivamente quer mudar o modelo do sistema porque não é conveniente. Conversa pra boi dormir.

  10. O que me deixa espantado é o fato que não faz muito tempo o Governo Estadual reclamou, bateu o pé e depois de muita insistência e até em promessa prisão de Secretário do Governo Federal, foi destinado recursos financeiros ao Paraná. Agora novamente a mesma situação ???? ONDE ESTÁ O DINHEIRO SR. GOVERNADOR QUE A UNIÃO ENVIOU PARA O PARANÁ ????? QUE ADMINISTRAÇÃO É ESSA SR. GOVERNADOR ??????

  11. Requião filho:
    Não é só questão de torcer para que dê certo,precisamos todos nós brasileiros de bem ,nos unirmos, exigir e fiscalizar para que tudo o que você escreveu se concretize,pois é o único jeito de tirar o Brasil deste atoleiro que se encontra.
    Independente de bandeira partidária ,temos agora uma chance real e única de passar o país a limpo e seguir crescendo ,pois recursos não faltam ,é só parar com a roubalheira e a inércia administrativa .
    Os políticos tem que parar de pensar só no seu umbigo e trabalharem a favor de um Brasil fortalecido.
    Nossa presidente precisa nomear Ministros que resolvam as pendências de suas pastas e não somente agradem este ou aquele grupo com distribuição de cargos

  12. Parabéns Mauricinho… gostei, mas to achando que quem foi eleito foi o Aécio..

  13. Parabéns pela reflexão, Requião Filho. Estamos atônitos com essa guinada da Tia Dilma, justamente, no aspecto que fez com que nela votássemos. Confirmada essa estupidez no mesmo dia começarei a Tacar-lhe Pau. Creio que está acuada, pelos que querem o tapetão, espero que passado esse perigo, enfim nomeie equipe que pensa como nós.

  14. Nobre deputado , sua leitura do atual senário é perfeita . Infelizmente para nós paranaenses os próximos quatro anos serão “sombrios” . Já é sabido que o atual governo não costuma cumprir suas promessas , muito menos manter os acordos que o levaram de volta ao governo . Logo mais vai começar as desculpa dizendo que o Estado está em maus lençóis devido a falto de apoio e recursos do Gov. Fed. Mas ainda há uma luz de esperança . Acredito muito no seu trabalho e na sequência do ótimo trabalho que vem sendo feito pelo Senador Roberto Requião . Tenho orgulho em dizer que vocês de fato representam o povo do Paraná .