Calote de Richa pode deixar UEM no escuro. Comunidade universitária se diz humilhada!; assista

uem.jpg

Crise financeira do governo do estado poderá deixar no escuro a tradicional UEM (Universidade Estadual de Maringá). A comunidade universitária da instituição criada em 1969, com 45 anos, sente-se humilhada pela gestão de Beto Richa (PSDB).

A UEM oferta hoje 63 cursos de graduação, 85 cursos de especialização, 30 cursos e mestrado, 17 cursos de doutorado e 2 cursos de pós-doutorado.

O governo Richa não fez os repasses previstos no orçamento para a instituição, que tem agora de utilizar o dinheiro arrecadado no vestibular para pagar contas básicas.

As contas de luz estão atrasadas desde maio deste ano. Literalmente, a UEM pode ficar nas trevas.

Os estudantes e funcionários reclamam ainda da situação dos banheiros que estão sujos por falta de produtos de limpeza. Pelo campus, o mato toma conta dos gramados.

Semana passada, o Blog do Esmael já noticiou situação semelhante na Universidade Estadual de Londrina, que corre o risco de fechar as portas em função do calote do governo. O calote no custeio também atinge outras universidades como Unioeste e Unicentro.

E o calote não se restringe à s universidades estaduais. Beto Richa também não pagará o terço de férias para os funcionários que entraram em férias nos meses de dezembro e janeiro.

Confira a seguir o vídeo com a! matéria da RIC TV sobre o calote na UEM:

52 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to mention I’m newbie to blogs and certainly savored you’re web site. Almost certainly I’m planning to bookmark your blog post . You really have outstanding posts. Thanks a lot for revealing your website page.

  2. I simply want to mention I am just all new to blogs and seriously liked your website. More than likely I’m likely to bookmark your website . You definitely come with great posts. Thank you for revealing your webpage.

  3. E o que o povo do Paraná fará? Ficará somente nas reclamações nas redes sociais e internet ou tomará uma ação prática e efetiva para pressionar o poder executivo, para ter voz e visibilidade, para mudar essa situação? Os professores e funcionários tomaram a assembléia, mas e os demais? E os pais dos alunos e os comerciantes que vivem nos entornos das universidades, os fornecedores, os proprietários de imóveis alugados aos alunos? Todos perdem com esse caos na educação! O que irão fazer além de reclamar? Os 30% e os 70%?

  4. Esmael, não existe curso de pós-doutorado. É possível que um curso ou um programa de pós-graudação receba pós-doutorandos, ou melhor, estágiarios de pós-doutorado. Mas isso não é um curso, não confere diploma, tampouco qualquer certificado. Chama-se estágio pós-doutoral. Na realidade, qualquer curso de pós-graduação que possua curso de doutorado – esse sim um curso – pode ofertar vagas para pós-doutorandos. Assim, é errado dizer que a UEM tem dois cursos de pós-doutorado. Se o site da instituição informa isso, está completamente errado.

  5. Parabéns aos que votaram no Beto, inclusive muitos professores e acadêmicos das Universidades Públicas Estaduais.

  6. Brasileiro não aprende agora fica ai na lama continua votando isso ai agora e beto kkkkkkk

  7. Me preocupa o fato de que os comentários não encorajam para a luta contra essa situação. Ficam no “paguem por seus erros”. Há muita coisa que pode ser feita durante o mandato desse “non grato” senhor para evitar que os prejuízos para a sociedade sejam menores. Não podemos esperar mais 4 anos. Por muito menos já houve movimento de rua. Essa é só uma formas de luta.

  8. Me desculpe pelo desabafo mas o nosso governador é a prova da incompetência. Esse cidadão quebrou o nosso Estado. Problema na UEM, na UEL, parcelamento das ferias dos funcionários em três vezes, desespero para cobrar taxas e impostos atrasados (basta ver a blitz da Receita Estadual com a PM no centro da cidade). Ou isso é falta de gerência e noção de administração ou achou que ia perder a eleição e queria deixar tudo para o próximo pagar (tipo o que o seu novo aliado Pessuti fez e dizia que era o Requiao que deixou). Governador dos ricos que só sabe aumentar as taxas e impostos a cada ano que passa. Governador que diz que faz duplicação e que na verdade são as concessionárias que fazem. Governador que acabou com programas sociais que ajudavam as famílias e os agricultores (acabou com o programa leite das crianças). Governador do cabide político que tem várias secretarias que não cumprem seu papel efetivo. Parcelar ferias?! Como fica um pai de família que tinha tudo planejado e chegam do nada e falam: vamos parcelar tudo em três vezes. Isso para mim fica difícil de engolir.

  9. Que vergonha! O cara gastas 1.2 milhões com cada diretor da
    Copel por ano e não paga a conta de energia utilizada por mais de 15 mil estudantes!
    Toma Paranaense troxa!

  10. Agora, avisem os 70% de paranaenses que caíram no bonitinho, que vai ser assim até 2020.. porque ele vai eleger um sucessor..

  11. Esse Beto Richa me dá náuseas, sua política é a ignorância. Também sinto o mesmo aos 70% de paranáidiotas que votaram nele.

  12. Fiquei muito triste esta semana, qdo retornei a UEM p assistir a defesa do tcc da minha filha no bloco D 34, onde tb estudei, e saber que faz mais de 6 meses que o banheiro está em reformas e sem condições de uso e os alunos precisam ir a biblioteca p poder fazer uso de um. Sem falar no investimento feito em ar condicionado que está sem uso porque a energia n comporta. Que governo é este?

  13. Eu tenho 56 anos de idade, depois do que o seu Álvaro Dias fez com o professores do Paraná quando era Governador, deste momento em diante perdeu o meu respeito, agora, vem o Governador Beto Richa desprestigiando a Educação do Paraná é fim da picada, mas 4 anos passam, e, passam rápido, e, por favor, façam como os Mineiros, não acreditem em PSDBistas.

  14. Seria apenas erro do governo ou também má gestão do atual reitor?
    Uma vergonha deixar acumular a conta de luz ao invés de pagar com seus recursos… Agora a cada dia ️q não paga acumula…. Aiiiii fica mais difícil mesmo! =/

    E cortar grama gente … Não é falta de dinheiro ne, pq funcionário tem…

  15. PARABÉNS a todos que votaram nesse “candidato” e falaram mal do PT.
    Pelo menos o PT criou inúmeros centros federais e valorizou os professores, ao contrário dessa gestão estúpida que vem acontecendo em nosso estado.
    Quem, em sã consciência, tem coragem de andar sozinho na UEM a noite? Sem contar nos casos de ASSALTO, ESTUPRO dentre outros que acontece dentro do campus e que não é noticiado.
    VERGONHA BETO BICHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. eu torcia em contra do richa,somos mais de 300 mil seguidores no caso do menino roubado e vendido no paraná por 30 mil reais,o richa sabe de toda história,existem provas,gravaçoes e testemunha de quem roubou e de quem comprou o menino,o richa prometeu ajudar a familia e nao fez nada,esse cara é um descaso,pessoal ajudem a divulgar o caso do JOAO RAFAEL KOVALSKI por favor face é TODOS JUNTOS POR JOAO RAFAEL KOVALSKI grata

  17. A cumidade universitária ainda está distante, isolada.
    Vão continuar a sendo humilhada. A maioria da cidade não entende isso e nao entenderá se a mesma nao se aproximar com a cidade… lembrem que em Maringá, Richa contabilizou 110.077 votos na cidade (56,04%), seguido por Requião com 51.449 votos e Gleisi com 31.201 votos.

  18. Aí riquinhos,professores e funcionários publico vcs dizem que são os bons,os mais entendidos de politica, que os pobrres não deveriam ter direito de votar porque não são capaz de se informar dela. Tenho certeza que poucos pobres votaram no Beto a não ser algns baba-ovo de patrões e alguns que porque tem carrinho 1.0 já se acham pertenser a classe média. Sempre tem pobre metido a bom puxa saco de ricos mesmo..

  19. Está na hora do povo paranaense se juntar com professores e funcionários públicos para pedir o Impeachment do Playboy é a única saída. Polícia sem gasolina, pegou dinheiro da justiça, deu calote em vários fornecedores, deu calote na UEL, na UEM, quer tirar o direito de eleição de diretores das escolas e ainda está fechando escolas. Está na hora do povo se manifestar.

  20. Isso é só o começo, o pior está por vir. Aguardem!

  21. Esta foi a vontade de 70% da população do Paraná, nisto se enquadra, professores, alunos e pais de alunos, se 70% do povo não consegue ter visão política e cagam em cima de todos agora aguentem os 4 anos que ainda virão para frente e desejo que cada dia destes 4 anos que os 70% se remoam de raiva por serem analfabetos políticos e nisto se enquadra os deputados estaduais que também foram reeleitos e que não passam de lambe saco do governador. O que estamos vendo foi o que 70% da população do Paraná quis e agora aguentem e chupem, mas chupem muito e nem façam carretas e nem reclamem estão só bebendo a água do poço que vocês mesmo cavaram.

    • Pessoas sabias…a coisa está ficando feia. As escolas públicas não receberam o dinheirinho de todo semestre…acho que é uns dois mil reais (fortuna não?Uma bolsa terno do juízes). O cara quebrou o estado. E tem gente que defende..isso é absurdo. Vamos reagir paraná.

  22. Tanto falam mal do Requião mais isso não aconteceu em seu governo. E por que os meios de comunicação não divulgaram essa situação antes das eleições?

  23. É deplorável o estado das universidades estaduais aqui no paraná

  24. Vamos parar o Paraná…. aguarde Betinho, Romanelli, Rossoni, Traiano….. o bicho vai pegar.

  25. APP e professores do Estado: vocês estão muito parados1 sem contar o monte de traíras que votaram no Beto, porque se iludiram. PROPOSTA CONCRETA: LEVARAM CALOTE NO TERÇO DE FÉRIAS, FAÇAM O CALOTE NA ENTREGA DE NOTAS, BOLETINS E DIPLOMAS NO FINAL DO ANO!

    • Aline, é interessante a sua proposição, mas me parece que tem uma lei que dá ao governador aprovar todos os alunos em casos como estes. Além do assédio moral por parte do núcleo e de diretores tucanos.

  26. A coisa já vem degringolando há mais de três anos, no entanto, nestas eleições a maioria dos estudantes da UEM, que são filhos de ruralistas, empresários e comerciantes ricos ostentavam em suas pik-up, carrões os adesivos do Beto e do Aécio. Agora não adianta chorar.

  27. O governo está fazendo o que estava bem claro, antes da eleição, que ia fazer, não há surpresa alguma, mas os professores poderiam evitar isto que está acontecendo se usassem sua forças e consciência politica e cidadã defendendo outra candidatura, mas preferiram não se envolver, agora aguentem. Uns chegavam a dizer que não gostam de política, que não se envolveriam, mas o fato é que ninguém consegue nada de graça. Melhor seria terem se envolvido e ai estariam defendendo seus próprios interesses, ou melhor, interesses da classe. Que sirva de lição aos despolitizados.

  28. Bem feito quem mandou votar neste Governador do PT.
    Vocês já sabiam que eles são corruptos e não honram
    nada.
    Se fosse do PSDB, já tinham cercado o Palacio e prendido
    o Govenador, se fosse o PSDB a revista VEJA já tinha visto.
    Votem nos petralhas, bem feito, pagamento para funcionários
    é transferências de renda, rtão falado por eles, agora o Comercio vaio cair no final do ANO.
    Abaixo o PT..

  29. O povo sabia bem como estava sendo administrado o estado, mas caiu no conto da boa propaganda que o marqueteiro da campanha do Beto fez na eleição, muito bom por sinal o cara é fera e conseguiu fazer as pessoas acreditar que o estado estava bom para se morar. Agora todos nos vamos pagar a conta de um estado mal administrado e que não consegue pagar nem o basico nas Universidades. Realidade governo arrecada bem mas não usa o dinheiro corretamente!

  30. Parabéns Professor Walter pela coragem e verdade que os que conhecem este grupo já sabiam.

  31. Não se preocupem daqui a quatro anos votem no seu sucessor ratinho

  32. Esta mais uma atitude do Richa em desmontar o ensino público do Paraná (UEM é qualidade) dedico aos pais que votaram nele ( e não vão ter mais ensino superior de qualidade em razão dos problemas que se avolumam nas universidades causados por seu desgoverno, aos funcionários da IES que nele votaram, aos alunos que adotaram o discurso neo-liberal como o único correto, enfim, bem feito!

  33. Eles querem dinheiro do Governo Federal para pagar as contas de campanha.
    O PSDB, sabidamente não tem mais rumo.
    Tanto que querem mudar para regime parlamentarista, e estão se transformando em extremistas da direita, aliando-se aos ultimos perdedores.
    A CPMI da Petrobras continuaa porqu eos mesmos querem ver se sai algo de lá, ” um não enche o saco”, “um para de me pedir”…coisas do genero.

  34. O pessoal do norte, mais que os daqui do litoral, votaram em peso no pleibeto…agora aguentem estelionashow!Aliás, se tem eleitor com culpa no cartório é a turma de Londrina que deu mais de 70% dos votos para esse pulha…parabéns londrinenses…e o kiblefe vai bem?

  35. É preciso que essas informações cheguem aos paranaenses. A verdade deve ser dita. O Paraná não vai bem

  36. E a comunidade da UEM e demais da região não votaram em seu candidato ídolo? Reelegeram. Taí o resultado. Esperem que ainda vem mais…!

  37. Agora os paranaenses que não reclamem,o Richa recebeu 70% dos votos.E com certeza os alunos dessas faculdades também votaram para ele.Agor oque resta e guentar bem quietinho mais 4 anos de robalheira, corrupção e de calotes.

    • “com certeza os alunos dessas faculdades também votaram para ele”
      Estudo na Unioeste e mesmo antes dessas notícias e mesmo essa Universidade não estar tão prejudicada quanto outras, eu conseguia ver que o governo do Beto não era bom para o ensino superior, e não votei nele. E acho que grande parte desses 30% que não votaram nele são universitários.

    • Desculpa, mas o Beto Richa não ganhou em Maringá. A maioria dos votos dele foi em Curitiba.
      Todo mundo aqui em Maringá tem consciência do péssimo governo dele 😉

  38. Bom dia.
    Eu já havia comentado em reunião interna com os Chefes de Departamentos e Coordenadores de Cursos que o des-governo iria prejudicar as Universidades e FAculdades Estaduais e, fui duramente criticado por isso. Agora está tudo esclarecido e não tem mais como esconder, as eleições já se foram e o governo reeleito por mais quatro anos. Enquanto se espera uma solução, os donos das escolas particulares (Unicentros) agradecem os Tucanos e ao PSDB, pois, agora seus rendimentos e lucros vão melhorarem cada vez mais.

    • Parabéns professor, são pessoas como o senhor que honra a classe. Tem alguns comentários pedindo impechamennt do governo do estado.. a hora foi a 2 meses atrás quando deram a ele mais 4 anos…

      • Pena. Já imaginou a dupla: Estado e Nacional? Isso é o incentivo q se faz p a educação no Pr. O q se levou anos p construir devagarinho vai tomando forma de destruição! Qdo a mairia acordar, será tarde!

    • Realmente é uma pena, ao mesmo tempo que eu estou muito empolgada para estudar na UEM, me preocupo com oque ando lendo, mesmo sendo um governo de um partido neoliberal deveriam dar o investimento necessário, pois é uma obrigação, já que nossos muitos impostos estão sendo pagos, e é um absurdo uma Universidade não ter dinheiro para se manter. As pessoas deveriam ter o poder de mudar o que está errado, mas parece que infelizmente não têm.

      • Anna, governos neoliberais partem da premissa de que o Estado não deve custear estudo, profissionalização e etc. Logo, universidades estaduais não são do interesse de qualquer investimento por políticas neoliberais. O que incentivam é que cada um pague de seu próprio bolso por sua própria formação e caso não tenha condições financeiras, então que se conforme, pois certamente não mostrou ser competente o suficiente para estar numa posição confortável de auto-custeio. Assim vimos a política de FHC (PSDB) com as universidades federais, de Alckmin (PSDB) com a USP, UNICAMP e UNESP e agora de Beto Richa (PSDB). Uma população que quer educação gratuita de qualidade não vota em PSDB, pois eles não tem esse princípio como essência. Infelizmente a maioria dos paranaenses nas eleições optaram por não escolher a Educação gratuita.