Por Esmael Morais

Vídeo mostra 21!ª rebelião em presídio do Paraná. Modelo para o país?

Publicado em 14/10/2014

No início dessa 21!ª rebelião, eram 13 servidores penais reféns. No entanto, os rebelados jogaram produto químico em cerca de 20% do corpo de um Agente. Ele foi retirado do interior da penitenciária com a ajuda de alguns presos que impediram que a situação avançasse, foi hospitalizado e passa bem.

Pelo menos outras 10 pessoas foram feridas e encaminhadas para a emergência da cidade e seis foram jogadas do telhado. De acordo com o Samu, cinco deles tiveram ferimentos leves, enquanto um teve traumatismo craniano moderado. Os rebelados estão se concentrando no telhado da PIG e a unidade está sendo destruída.

Segundo a vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciário do Paraná (Sindarspen), Petruska Sviercoski, a unidade já foi exemplo de penitenciária para o país. “Na PIG, só entravam presos que gostariam de se ressocializar. Existia uma seleção para isso. Hoje, não existem mais critérios. Entram presos perigosos, que participaram de outras rebeliões, e que conseguem disseminar a revolta entre os outros detentos quando algo não os deixam satisfeitos lá dentro”, diz.

Com informações do Sindarspen! e vídeo do G + Notícias.