
Geonísio Marinho, candidato do PRTB ao governo do Paraná, nesta sexta-feira (3), distribuiu à imprensa cópia da intimação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para o depoimento do governador Beto Richa sobre o caso dos “funcionários fantasmas”; Geonísio levantou a lebre durante debate na RPC, na última terça (30); Ministério Público do Paraná também abriu inquérito para investigar o período que o tucano foi deputado estadual entre 1995 e 2001; abaixo, assista ao trecho do confronto televisivo e leia o despacho do ministro Cézar Asfor Rocha.
Segundo Geonísio, Richa ainda não explicou aos paranaenses a existência de funcionários fantasmas que recebiam seus salários em conta única. Ele recordou do caso da sogra fantasma do secretário Ezequias Moreira, que devolveu R$ 500 mil de dinheiro recebido irregularmente da Assembleia Legislativa do Paraná.
No debate da RPC, o candidato do PSDB negou tivesse fantasmas. “Eu não permito qualquer tipo de desvio de conduta no meu governo”, disse. O tucano atribuiu o tema ao processo eleitoral.
Geonísio afirmou no confronto que o governador está sendo investigado pelo Ministério Público e pelo Superior Tribunal de Justiça. De acordo com o candidato do PRTB, Beto Richa está sendo intimado pelo ministro Cézar Asfor Rocha a depor sobre a questão dos funcionários fantasmas (abaixo, leia o despacho do magistrado).
Assista a trecho do debate na RPC:
Entenda o trâmite do caso:
Maio de 2008 !“ Beto Richa é denunciado por contratar funcionários fantasmas! em seu gabinete pelo advogado Guilherme Gehlen e seu representante, o também advogado Vanderlei Bonatto.
Dezembro de 2008 !“ Ministério Público Estadual de Defesa do Patrimônio Público abre investigações.
Março de 2009 !“ Ministério Público ouve cinco testemunhas e encaminha o processo para o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).
Dezembro de 2009 !“ O TJPR entende que o processo é de competência federal.
Janeiro de 2010 !“ O processo vai para o Tribunal Regional Federal da 4!ª Região (TRF-4).
Agosto de 2010 – O TRF-4 envia o processo para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Novembro de 2010 !“ STJ recebe o processo.
Fevereiro de 2011 !“ Os autos seguem do STJ para o Ministério Público Federal (MPF).
Março de 2012 !“ MPF abre processo contra Beto Richa e solicita o apensamento dos autos de inquérito 721 (2011/0013369-3) no STJ.
Veja a intimação do STJ para o depoimento de Beto Richa:
http://www.esmaelmorais.com.br/wp-content/uploads/2014/10/STJ_Richa_Fantasmas.pdf