Morre Luiz Carlos Delazari, advogado de ex-presos políticos do Paraná

delazari.jpgMorreu nesta quinta-feira (23) em Curitiba, aos 70 anos, Luiz Carlos Delazari, deixando viúva Aldaides Ferreira Delazari, os filhos Luiz Fernando, Fabiola e Carlos Emiliano, além dos netos e muitos amigos. A cerimônia de despedida ocorrerá até à s 17 horas desta sexta-feira (24) na Capela Vaticano (sala Diamante), na Rua Desembargador Hugo Simas, 26, em Curitiba.

Advogado, foi procurador-geral da Justiça do Paraná. Também foi assessor para Assuntos de Segurança e Justiça de Roberto Requião durante sua gestão como prefeito de Curitiba, na década de 1980. Ocupou ainda o cargo de chefe de gabinete da Secretaria de Justiça no Governo José Richa e foi integrante da Comissão de Justiça e Paz da Diocese de Apucarana, nos anos 70.

Peemedebista, foi secretário geral do partido no Paraná e, como palmeirense, foi um dos torcedores mais fanáticos que o time já teve. Participou de várias campanhas políticas e era conhecido pelo bom humor e principalmente pelos bons conselhos.

Em 2003, no segundo mandato de Requião como governador, assumiu a Ouvidoria Geral e Corregedoria do Estado. Na época, disse que pretendia tornar a administração e a gestão dos negócios públicos totalmente transparentes. Para isso, todos os atos e processos administrativos serão disponibilizados aos cidadãos, por internet e publicados no Diário Oficial do Estado!. O que foi feito.

Como ouvidor do Estado, em 2008, Dr. Delazari presidiu a Comissão Especial de Indenização a ex-Presos Políticos. O grupo analisou 84 pedidos de reparação financeira feitos por pessoas que foram presas em dependências do Estado durante a ditadura militar e que alegaram ter sofrido sequelas físicas e psicológicas devido a abusos cometidos durante a prisão. Foi decidida pela indenização em 45 casos, num valor total de R$ 893 mil.

Velório
A despedida será nesta sexta-feira (24)
Capela Vaticano (sala Diamante)
Rua Desembargador Hugo Simas, 26 – Curitiba
Das 8h à s 17h

Economia

Comments are closed.