Dia do Professor: Aécio ignora debate e fala em “privatizar” ensino público em pleno horário eleitoral

Bem no Dia do Professor, Aécio comete "ato falho" no programa eleitoral da tarde ao propor a criação do "Prouni do Ensino Médio, ou seja, o governo federal pagaria mensalidades para que os alunos de baixa renda estudem em escolas particulares; responsabilidade dessa etapa é dos governos estaduais e a modalidade do ensino é universalizada na rede pública (não faltam vagas); educadores afirmam que presidenciável tucano pretende privatizar o ensino ao transferir obrigação e recursos para o setor privado; sobre o debate de ontem à  noite na Band, Aécio não deu nenhum pio; até aliados do candidato do PSDB e setores anti-PT avaliam que Dilma venceu o confronto.
Bem no Dia do Professor, Aécio comete “ato falho” no programa eleitoral da tarde ao propor a criação do “Prouni do Ensino Médio, ou seja, o governo federal pagaria mensalidades para que os alunos de baixa renda estudem em escolas particulares; responsabilidade dessa etapa é dos governos estaduais e a modalidade do ensino é universalizada na rede pública (não faltam vagas); educadores afirmam que presidenciável tucano pretende privatizar o ensino ao transferir obrigação e recursos para o setor privado; sobre o debate de ontem à  noite na Band, Aécio não deu nenhum pio; até aliados do candidato do PSDB e setores anti-PT avaliam que Dilma venceu o confronto.
O programa do presidenciável Aécio Neves (PSDB) no horário eleitoral desta tarde foi totalmente dedicado à  educação e ao Dia do Professor. Nenhuma palavra sobre o debate de ontem na Band cujo resultado lhe foi desfavorável, segundo o blogueiro anti-PT Ricardo Noblat e o Blog do Esmael.

O “ato falho” do programa tucano residiu na proposta que cria uma espécie de “Prouni” no Ensino Médio, ou seja, o governo federal pagaria mensalidades para que alunos de baixa renda estudassem em escolas particulares.

Ora, primeiro que a responsabilidade da educação média é dos governos estaduais; segundo, essa modalidade de ensino é universalizada na rede pública (não há falta de vagas). Portanto, deduz-se que Aécio pretende privatizar, transferir a obrigação educacional e os recursos públicos para o setor privado.

“O programa será o Prouni do Ensino Médio. A ideia é dar acesso aos alunos carentes à s escolas particulares”, confirma o Programa de Governo de Aécio na página 26, capítulo dedicado à  Cidadania (clique aqui).

Hoje pela manhã, o Blog do Esmael registrou que educadores lançaram um manifesto de apoio à  reeleição de Dilma Rousseff (PT). Dentre vários argumentos utilizados pelos oitenta que subscreveram o documento, alertam para justamente o risco de retrocesso e privatização do ensino público brasileiro (clique aqui).

Voltando ao debate, Dilma venceu o confronto na Band porque conseguiu empurrar Aécio ao estado de Minas Gerais. O tucano ficou nas cordas por causa de perguntas que a petista lhe empunha como se fossem cruzados de esquerda no queixo.

Economia

Percebendo sua “superioridade” no debate, a candidata do PT explorou bastante o encontro com o adversário em seu horário eleitoral desta tarde. Ela também falou sobre educação e homenageou os professores.

Eram questões espinhosas levantadas pela presidenta: Aeroporto de Cláudio (MG), engavetamento de denúncias de corrupção no governo do PSDB, nepotismo em Minas, “choque de gestão” que endividou o estado em seu governo (2003-2010), etc.

Paralelamente, Aécio continua sendo “espancado” pelo PT nas inserções de rádio. A última, sobre educação, diz que o tucano não pagava o piso salarial aos professores quando era governador e dá-lhe musiquinha: “♪♫♩ à“ Minas Gerais, quem conhece Aécio não vota jamais… ♯♬♮”

Deixe um comentário