Coluna do Ricardo Mac Donald: Curitiba sobre rodas

mac_carros.jpg

Ricardo Mac Donald*

Curitiba é apresentada como a cidade que possui o maior número de veículos por habitante no Brasil, com uma população de 1.850.000 habitantes para uma frota, de 1.340.000 veículos, registrada no Detran.

A cada ano, cerca de 40 mil veículos novos são despejados nas ruas da nossa cidade. As previsões apontam que, em 2020, seremos 1,1 habitante para cada veículo. Hoje, se enfileirássemos toda a frota, num mesmo momento, ocuparíamos todos os 4.600km de vias públicas da cidade.

Conversando sobre esses dados com o Embaixador da Suécia durante um evento da Volvo, na semana passada, ele tomou um susto, pois Curitiba é reconhecida lá fora pelo ótimo transporte público. Entende, ainda, que essa situação inviabilizará a cidade num futuro próximo. E vejam, eu não disse a ele que já somos mais de 1 milhão de motoristas habilitados.

Como esse tema vem amadurecendo na Administração desde o começo do ano, Curitiba sediará um evento denominado Seminário Internacional sobre o Automóvel e a Cidade!, organizado pela Associação Comercial do Paraná, Universidade Positivo, Renault, RPC e Prefeitura.

Economia

Estamos convidando especialistas da França, Itália, Portugal, países da América Latina, bem como a prata da casa para debater e apresentar propostas sobre as melhores maneiras de enfrentar essa situação ameaçadora.

O Seminário será nos dias 9 e 10 de abril de 2015, no Parque Barigui, com a participação de prefeitos, comunidade acadêmica, entidades de classe, autoridades de trânsito, entre outras.

Voltaremos ao tema, e todas as sugestões serão bem vindas.

*Ricardo Mac Donald Ghisi é advogado, secretário Municipal de Governo de Curitiba. Escreve à s sextas no Blog do Esmael.

Comments are closed.