Datafolha x Ibope: Terça tem nova pesquisa sobre a disputa do Paraná

Na terça-feira (9), será a vez de o Datafolha divulgar sua segunda rodada sobre a disputa pelo Governo do Paraná. O levantamento prevê 1.248 entrevistas que serão realizadas na segunda (8) e terça-feira (9). Provavelmente, o Datafolha deverá novamente desmentir o Ibope na semana que vem. à‰ a guerra encarniçada pelo mercado. Agora, o eleitor e o mundo político podem ficar passivamente reféns dessa verdadeira manipulação de dados?  A indução não seria crime eleitoral?
Na terça-feira (9), será a vez de o Datafolha divulgar sua segunda rodada sobre a disputa pelo Governo do Paraná. O levantamento prevê 1.248 entrevistas que serão realizadas na segunda (8) e terça-feira (9). Provavelmente, o Datafolha deverá novamente desmentir o Ibope na semana que vem. à‰ a guerra encarniçada pelo mercado. Agora, o eleitor e o mundo político podem ficar passivamente reféns dessa verdadeira manipulação de dados? A indução não seria crime eleitoral?
à‰ encarniçada a briga dos institutos de pesquisa de intenção de votos para o Governo e Senado do Paraná. Ibope e Datafolha divergem sobre os números. Não falam a mesma língua, não usam a mesma metodologia.

Na primeira rodada, em 15 de agosto, Datafolha apontou empate técnico, dentro da margem de erro, entre o governador Beto Richa (PSDB), com 39%, e Roberto Requião (PMDB), com 33%. Gleisi Hoffmann (PT) apareceu com 11%.

Já na sondagem do Ibope, em 25 de agosto, Richa surgiu com 43%, Requião 26% e Gleisi 14%.

Na segunda rodada do Ibope, divulgada ontem à  noite (4), o quadro permaneceu congelado aos olhos do instituto: Richa 44%, Requião 28% e Gleisi 14%. Portanto, o 2!º turno está assegurado dentro da margem de erro de três pontos.

Na terça-feira (9), será a vez de o Datafolha divulgar sua segunda rodada. O levantamento prevê 1.248 entrevistas que serão realizadas na segunda (8) e terça-feira (9) em 46 municípios. A margem de erro será de 3 pontos.

Provavelmente, o Datafolha deverá novamente desmentir o Ibope na semana que vem. à‰ a guerra pelo mercado.

Economia

Agora, o eleitor e o mundo político podem ficar passivamente reféns dessa verdadeira manipulação de dados? A indução não seria crime eleitoral?

Ibope e Datafolha foram contratados pela RPC TV (Globo).

Pesquisa iBeto! sob suspeição

Semana passada, as campanhas de Gleisi e Requião colocaram o instituto sob suspeição. O Ibope tem contrato de quase R$ 5 milhões com o governo Richa (clique aqui).

Requião pediu providências do Ministério Público do Paraná alegando fraude eleitoral, mas até agora nada que se tenha conhecimento.

Nas hostes peemedebistas e petistas, a sondagem é chamada de iBeto! por questões óbvias (clique aqui).

Deixe um comentário