Coluna do Rocha Loures: Inovação, eleições e governo

Rocha Loures, em sua coluna deste domingo, aponta a participação política como ferramenta garantidora da inovação da própria política e da sociedade; "O mundo está se modificando, nós precisamos inovar. Pode !“ e deve - haver inovação em uma indústria, em um estabelecimento comercial, nas escolas, no sistema político e nas grandes estratégias nacionais", prega o colunista, que ainda afirma que o exercício da cidadania passa por uma criteriosa escolha de nossos representantes políticos agora em outubro; Agora, toda inovação implica em mudanças e isso também é uma transformação cultural!, filosofa Rocha Loures; leia o texto e compartilhe.
Rocha Loures, em sua coluna deste domingo, aponta a participação política como ferramenta garantidora da inovação da própria política e da sociedade; “O mundo está se modificando, nós precisamos inovar. Pode !“ e deve – haver inovação em uma indústria, em um estabelecimento comercial, nas escolas, no sistema político e nas grandes estratégias nacionais”, prega o colunista, que ainda afirma que o exercício da cidadania passa por uma criteriosa escolha de nossos representantes políticos agora em outubro; Agora, toda inovação implica em mudanças e isso também é uma transformação cultural!, filosofa Rocha Loures; leia o texto e compartilhe.
Rodrigo da Rocha Loures*

A tecnologia e a industrialização tem proporcionado uma melhoria contínua na qualidade de vida de toda a humanidade. Hoje é possível dizer que superamos todas as civilizações anteriores. Porém, o nosso avanço também gerou desequilíbrios sociais e ambientais e nos trouxe um novo desafio: como tornar toda essa modernidade sustentável?

Estou seguro em dizer que as soluções para o mundo atual, assim como para o desenvolvimento empresarial e para o crescimento do Brasil, passam, necessariamente, pela inovação. Em todas as áreas !“ econômica, empresarial, política, educacional, tecnológica e ambiental. A inovação é o mais potente meio para tornarmos a sociedade atual e o planeta, sustentáveis.

Independente dos mandatos políticos e de seus governantes, o Brasil tem sido um país de cópias. A indústria brasileira se desenvolveu, historicamente, enclausurada dentro das fábricas, focada em produtividade e na geração de resultados financeiros. Agora é o momento de dar um passo maior e de usar a criatividade, tão marcante no povo brasileiro, para transformar nossa economia em um exemplo internacional de inovação sustentável.

Há muito para melhorarmos na cadeia logística, no planejamento e na gestão de nossas empresas. O mundo está se modificando, nós precisamos inovar. Pode !“ e deve – haver inovação em uma indústria, em um estabelecimento comercial, nas escolas, no sistema político e nas grandes estratégias nacionais.

Agora, toda inovação implica em mudanças e isso também é uma transformação cultural. Com a proximidade das eleições, cabe a nós essa importante reflexão já que a inovação deve ser exercida em todas as esferas da sociedade, a começar pelos Poderes Executivos e Legislativos.

Economia

A inovação pode ser uma força estimulante e mobilizadora para reinventar o Brasil como país sustentável. Mas para isso é preciso ousadia e participação social. A nossa parte é um exercício de cidadania: uma criteriosa escolha de nossos representantes políticos agora em outubro.

*Rodrigo da Rocha Loures é empresário, ex-presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *