Coluna do Ricardo Gomyde: Rua, lei e cadeia para os entreguistas

Ricardo Gomyde, em sua coluna deste sábado, radicaliza o discurso ao propor "rua, lei e cadeia" para a turma que incomodou o país vendendo estatais, pondo fim ao monopólio do petróleo, acabando com a estabilidade para os servidores, atacando a Previdência Social e implodindo postos de trabalho!; colunista denuncia que economistas conservadores agem como se fossem professores de Deus!, no terrorismo eleitoral, porque seriam beneficiários diretos da especulação financeira e da privataria com a disputa política; Gomyde afirma ainda que eleitorado aprendeu com a experiência que votar em pessoas críveis, que não são de duas caras, que não falam uma coisa e fazem outra, é uma boa iniciativa!; leia o texto e compartilhe.
Ricardo Gomyde, em sua coluna deste sábado, radicaliza o discurso ao propor “rua, lei e cadeia” para a turma que incomodou o país vendendo estatais, pondo fim ao monopólio do petróleo, acabando com a estabilidade para os servidores, atacando a Previdência Social e implodindo postos de trabalho!; colunista denuncia que economistas conservadores agem como se fossem professores de Deus!, no terrorismo eleitoral, porque seriam beneficiários diretos da especulação financeira e da privataria com a disputa política; Gomyde afirma ainda que eleitorado aprendeu com a experiência que votar em pessoas críveis, que não são de duas caras, que não falam uma coisa e fazem outra, é uma boa iniciativa!; leia o texto e compartilhe.
Ricardo Gomyde*

Nos últimos dias, uma legião de “economistas” saiu das sombras e vem povoando o noticiário para reforçar a tática de terrorismo eleitoral. Sob o pretexto de “explicar” as causas dos solavancos da economia brasileira, que tenta se proteger da devastação econômica mundial, falam pelos cotovelos e se comportam como professores de Deus. A impressão que se tem é a de estar numa sala de aula, ouvindo asneiras dos que pensam ser verdadeiros CDFs. Muita calma nessa hora! Para entender o que estará acontecendo com a economia precisamos entender o que ocorre de mais relevante hoje: o debate eleitoral.

Esses economistas das sombras, das esquinas desertas, que falam grosso porque em caso de apuro ameaçam chamar o tio grandão – o tio Sam -, em sua maioria são elos entre beneficiários da especulação financeira e da privataria com a disputa política. Muitos estiveram no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) e são responsáveis por coisas que jamais levaram o país a lugar algum – exceto à s reais crises morais, políticas e econômicas que pontuam a história naquele período.

Hoje, eles tentam sofisticar o discurso porque ninguém mais confia no papo-furado de que a dimensão social micro será abundante com a sociedade guiada apenas por índices macroeconômicos. Por isso, eles querem levar a disputa para o terreno marrom do espetáculo circense e da luta-livre, a fim de desviar as atenções com lances patéticos e golpes baixos. Seria ingenuidade achar que passaríamos incólumes por esse processo, que tende a se tornar cada vez mais agressivo. A maioria do eleitorado está recusando a esperteza e a malandragem como armas para se ganhar eleições.

Aquela prédica de Nelson Rodrigues de que não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos parece não estar surtindo efeito no debate eleitoral. Essa constatação constrói duas hipóteses: a primeira é que boa parte do povo – ou a parte boa do povo, a sua imensa maioria – chegou à  conclusão que não dá para apostar as poucas fichas que lhe restam em um projeto aventureiro de governo. Esses eleitores se deram conta de que a presença do concerto de facções conservadoras no poder se traduz em desemprego, miséria e violência.

A outra hipótese é que esse eleitorado aprendeu com a experiência que votar em pessoas críveis, que não são de duas caras, que não falam uma coisa e fazem outra, é uma boa iniciativa. Talvez seja difícil encontrar alguém que votou nesse concerto algum dia e tenha orgulho de confessar sua opção.

Economia

O problema é que, de modo geral, o Brasil ainda conserva fortes traços do modelo da Casa Grande. Esse concerto conservador pode ser comparado ao que o jornalista Sebatião Nery chamou de “UDNs civil, militar e gráfica (talvez tenha faltado a eletrônica)”, em seu livro “Grandes Pecados da Imprensa”. Nery escreve: “Quem abre caminho corre o risco das cobras, mas é aos pés dos que vão na frente que as borboletas se levantam.”

Aquela turma que incomodou o país vendendo estatais, pondo fim ao monopólio do petróleo, acabando com a estabilidade para os servidores, atacando a Previdência Social e implodindo postos de trabalho não merece voltar. A rigor, uma parte dela merece um veredito mais contundente: rua, lei e cadeia.

*Ricardo Gomyde, especialista em políticas de inclusão social, foi membro da Comissão Organizadora da Copa do Mundo no Brasil em 2014. Escreve nos sábados no Blog do Esmael.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *