Coluna do Ricardo Gomyde: Agricultura, mais comida e mais renda

Em sua coluna deste sábado, Ricardo Gomyde analisa a importância da agricultura para a balança comercial e para o desenvolvimento do país como um todo; a infraestrutura do país e a distribuição de renda são os fatores com completam a análise de como a produção agrícola está impulsionando o Brasil para um futuro melhor e mais justo. Leia o texto e compartilhe.
Em sua coluna deste sábado, Ricardo Gomyde analisa a importância da agricultura para a balança comercial e para o desenvolvimento do país como um todo; a infraestrutura do país e a distribuição de renda são os fatores com completam a análise de como a produção agrícola está impulsionando o Brasil para um futuro melhor e mais justo. Leia o texto e compartilhe.

Ricardo Gomyde*

A Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad) prevê que o Brasil logo será o maior país agrícola do mundo. O ritmo de crescimento da produção brasileira de alimentos deixa claro que a virada está prestes a ocorrer; a receita com as exportações do setor foi de US$ 101,5 bilhões em 2013, valor 4% superior ao do ano anterior e novo recorde !” em termos nominais !”, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Os pesquisadores da entidade dizem que nos últimos 14 anos (de 2000 a 2013) a agricultura brasileira tem contribuído fortemente para a geração de divisas para o país. No período, o volume exportado cresceu quase 230% e os preços externos, 101%. O saldo comercial (receitas das exportações menos gastos com importações) mais que quintuplicou, com crescimento de 468%.

Em 2000, o país ocupava o sexto lugar no ranking e hoje já é o terceiro maior exportador de produtos agrícolas do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e União Europeia. Os dados merecem ser comemorados, mas é preciso fazer uma profunda reflexão sobre esse fenômeno. Nesse período, sem descuidar da necessidade de aumentar a distribuição da produção brasileira internamente, combatendo a fome com vigor, os produtos que saíram do país levaram consigo mais valor agregado.

Até então, o Brasil era um exportador medíocre, um perna-de-pau que vendia lá fora muito menos do que podia. Não dávamos a devida importância para o setor, a ponto de promover, nos anos 1990, um verdadeiro desmonte da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), um dos principais institutos de produção de conhecimento do país. O empenho para recuperar a capacidade da empresa desde os anos 2000 foi um dos grandes responsáveis por essa posição de destaque que o Brasil conquistou no mercado agrícola mundial.

Também não construímos uma competência brasileira no comércio exterior. Era fácil para uns poucos de sempre produzir qualquer coisa e vender de qualquer jeito para qualquer um. Hoje damos mostra de que temos condições de encarar gente que sempre causou medo no competitivo mercado mundial por sermos a única grande agricultura tropical do planeta. Aqui no Paraná essa vantagem é maior ainda, pois é possível duas boas safras ao ano.

Economia

Esses e outros resultados mostram que, com nossa agricultura farta e historicamente subaproveitada, a fome no país era resultado de má-fé ou de mau gerenciamento do Estado. Ela nunca foi uma impossibilidade natural. E, até o início dos anos 2000, não foi devidamente valorizada porque o Estado brasileiro, historicamente, nunca deu a importância devida para a construção de infraestruturas condizentes com o seu potencial. Assim, não construímos ontem nossas estradas de ferro e demoramos muito para começar a nos conectar por estradas !” ainda hoje incompatíveis com a necessidade do setor por não contemplar a geografia da produção e ser, em alguns lugares, fonte de exploração desenfreada, como vemos com os pedágios aqui no Paraná.

Apesar desses gargalos, a distribuição da riqueza, antes ideia proscrita nos círculos que detinham o poder no Brasil, se transformou em pré-requisito nesses últimos anos. Boa parte do lucro dos produtores está cada vez mais atrelada ao poder de compra dos consumidores, bem como à  inclusão dos socialmente excluídos na ala economicamente ativa da sociedade. A obviedade da importância de um mercado doméstico robusto para o desenvolvimento econômico e social do país finalmente está se consolidando. Mas para que ela deslanche ainda mais, é preciso que o Estado brasileiro leve em conta algumas coisas.

Resumidamente, podemos classificá-las como políticas capazes de fazer a produção brasileira ser exportada e ao mesmo tempo garantir a distribuição interna !” por meio, principalmente, da geração de emprego e renda. Do mesmo modo, os produtos que saem do país devem levar consigo mais valor agregado. O Brasil desses últimos anos mostrou que não existe um método mais eficaz de integrar vastos contingentes ao clube dos consumidores do que transformar todo o povo em consumidor.

Passando ao largo de discursos grandiloquentes e demagogias ocas, o advento de uma sociedade de consumo de massa no Brasil começou a funcionar como atalho econômico para a solução de muitas de nossas mazelas sociais. O brasileiro consumindo mais leite, mais grãos, mais carne, mais frutas é, sem dúvida, uma pessoa com mais potencial para alicerçar um novo ciclo da nossa história. A dívida social, enfim, começou a ser paga. A égide do consumo popular, dessa forma, representou o início da verdadeira esperança de dias melhores para o país, de um projeto de nação solidamente instalado no Estado, coisa que jamais tivemos.

*Ricardo Gomyde, especialista em políticas de inclusão social, foi membro da Comissão Organizadora da Copa do Mundo no Brasil em 2014. Escreve nos sábados no Blog do Esmael.

Comments are closed.