Coluna do Requião Filho: Devido à  privatização! da Sanepar, já falta água nas torneiras dos paranaenses

Requião Filho vai direto ao assunto em sua coluna desta quinta-feira: a "privatização" da Sanepar já causa falta d'água nas torneiras dos paranaenses, como nas cidades de Apucarana e Arapongas, ambas na região Norte e com mais de 100 mil habitantes; colunista afirma que, a exemplo de São Paulo, essas duas cidades do Paraná já adotam o rodízio antes mesmo da chegada do verão; companhia reajustou a tarifa de água e esgoto em quase 50% nos últimos três anos, embora tenha investido somente em captação de esgoto e não em tratamento de esgoto, o que maximiza o lucro dos sócios privados; leia o texto e compartilhe.
Requião Filho vai direto ao assunto em sua coluna desta quinta-feira: a “privatização” da Sanepar já causa falta d’água nas torneiras dos paranaenses, como nas cidades de Apucarana e Arapongas, ambas na região Norte e com mais de 100 mil habitantes; colunista afirma que, a exemplo de São Paulo, essas duas cidades do Paraná já adotam o rodízio antes mesmo da chegada do verão; companhia reajustou a tarifa de água e esgoto em quase 50% nos últimos três anos, embora tenha investido somente em captação de esgoto e não em tratamento de esgoto, o que maximiza o lucro dos sócios privados; leia o texto e compartilhe.
Requião Filho*

Nos últimos três anos, a população do interior do Paraná tem sofrido muito com a constante FALTA DE àGUA em suas casas, em especial nos períodos mais quentes, que, aliás, estão se aproximando.

Isto se explica pela falta de investimentos na CAPTAà‡àƒO de novas fontes de recursos hídricos. A “privatização” da companhia tem levado os investimentos para a CAPTAà‡àƒO DE ESGOTO, que aumenta o faturamento da companhia e onera a conta dos paranaenses em 80%. E digo onera porque o esgoto é apenas captado e não está sendo TRATADO como deveria ser.

Em cidades do porte de Apucarana e Arapongas, por exemplo, ambas com mais de 100 mil habitantes, chega-se ao cúmulo de fazer rodízios, isto sem falar na constante e intermitente falta de água bem na hora que o trabalhador chega em casa.

Precisamos voltar a ter governo no Paraná, para que a SANEPAR possa retomar os investimentos na buscas de novas fontes hídricas para abastecer as cidades do interior do Paraná.

*Requião Filho é advogado, especialista em políticas públicas, escreve à s quintas no Blog do Esmael.

Economia

Comments are closed.