Coluna do Marcelo Araújo: Gustavo Fruet ‘não chove nem molha’ na questão dos agentes de trânsito

Marcelo Araújo, em sua coluna desta segunda-feira, Dia Mundial Sem Carro, afirma que o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet,
Marcelo Araújo, em sua coluna desta segunda-feira, Dia Mundial Sem Carro, afirma que o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, “não chove nem molha” na questão da regularização dos agentes de trânsito; discurso do prefeito na abertura da Semana do Trânsito foi emblemática, devido à  homenagem ao agente Reynaldo Lopes, covardemente assassinado em serviço, mas o propagado concurso ainda é mera expectativa; colunista ainda ironiza a escolha da capital paranaense como Cidade Irmã! de Columbus (Ohio, EUA); segundo o especialista de trânsito e de multas, soma-se a outras 13 já conquistadas nas gestões anteriores, mantendo a cidade no cenário internacional!; leia o texto e compartilhe.
Marcelo Araújo*

Como havíamos previsto em artigo já publicado, a coincidência da Semana Nacional de Trânsito !“ 18 a 25 de setembro (Lei 9503) com o pleito Eleitoral !“ primeiro domingo de outubro (Lei 9504) faz com que as ações em ano de eleição sejam tímidas.

Neste ano, em Curitiba, a Semana está sendo dedicada ao agente Reynaldo Lopes, covardemente assassinado enquanto trabalhava. Porém, o discurso de abertura feito pelo prefeito Gustavo Fruet foi emblemático numa das frases, dizendo que a atividade “foi regularizada” nesta gestão com a criação do cargo.

Queremos que todos os profissionais da Secretaria Municipal de Trânsito possam trabalhar com as condições necessárias de segurança. Estamos dando total apoio a essa atividade profissional, que foi regularizada nesta gestão com a criação do cargo de Agente Municipal de Trânsito de Curitiba!, afirmou Fruet (clique aqui).

Ora, desde a criação do cargo nada mudou em relação aos atuais agentes e nem vai mudar, que estão regularmente cedidos à  SETRAN e devidamente credenciados para a atividade, nos termos definidos no Código de Trânsito. Foi criado o cargo, mas o propagado concurso ainda é mera expectativa.

Com esta declaração entendemos necessário que o prefeito esclareça “seu entendimento” sobre a situação dos atuais agentes, pois deu a entender que não acredita nesta regularidade. Eu não tenho dúvida que a situação dos atuais agentes é absolutamente regular, respeitando entendimentos diversos.

Economia

Fruet disse também que há desejo que os agentes possam trabalhar com condições de segurança, mas eu entendo que sua afirmativa emblemática não colabora para que os agentes recebam de algumas pessoas o devido respeito, sendo constantemente vítimas de agressões físicas e verbais, abalando a incolumidade física e moral, quando não a vida (que nesse caso estreou na atual gestão).

Lembramos também que algumas mudanças como o atendimento em duplas em lugares potencialmente arriscados são reivindicações do SINDIURBANO, e inexplicavelmente não foram mantidas nesta gestão.

Aproveitamos para parabenizar o prefeito de Curitiba pela extraordinária conquista de ter sido escolhida pela cidade americana de Columbus (Ohio) como “Cidade Irmã”, somando-se a outras 13 já conquistadas nas gestões anteriores, mantendo a cidade no cenário internacional.

De multa eu entendo!

*Marcelo Araújo é advogado, presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB/PR. Escreve nas segundas-feiras para o Blog do Esmael.

Comments are closed.