Coluna do Enio Verri: Brasil não é mais o país frágil e dependente de antigamente!

Enio Verri, em sua coluna desta terça-feira, exalta dados da Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio (PNAD) 2013, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que confirmam que o Brasil continua melhorando a cada dia mais; "Diferente do que alguns meios de comunicações e presidenciáveis que defendem a revisão dos direitos trabalhistas tentam vender, o Brasil não é mais o país frágil e dependente de antigamente", crava o colunista; leia o texto e compartilhe.
Enio Verri, em sua coluna desta terça-feira, exalta dados da Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio (PNAD) 2013, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que confirmam que o Brasil continua melhorando a cada dia mais; “Diferente do que alguns meios de comunicações e presidenciáveis que defendem a revisão dos direitos trabalhistas tentam vender, o Brasil não é mais o país frágil e dependente de antigamente”, crava o colunista; leia o texto e compartilhe.
Enio Verri*

A Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio (PNAD) 2013, divulgada na semana passada e realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou o que os brasileiros já sabiam. O Brasil continua melhorando a cada dia mais.

Diferente do que alguns meios de comunicações e presidenciáveis que defendem a revisão dos direitos trabalhistas tentam vender, o Brasil não é mais o país frágil e dependente de antigamente. Atualmente, os brasileiros sentem pouco as grandes crises mundiais.

A PNAD 2013 demonstrou que a desigualdade social no Brasil continua caindo. O àndice de Gini, que mede a desigualdade, apresentou uma leve redução em comparação ao último PNAD, comprovando a importância das políticas econômicas e sociais da presidente, Dilma Rousseff.

As boas notícias não pararam por aí. De acordo com a pesquisa, a renda familiar brasileira cresceu na última década. Para os 40% mais ricos, a melhora foi em torno de 5% ao ano, enquanto para aqueles que formam as classes mais baixas e média, a evolução foi acima de 6% anual.

O estudo indiciou que o crescimento da renda nos últimos dois anos acelerou. Se o ritmo deste biênio for mantido, a renda duplicará em aproximadamente 13 anos, uma taxa quase duas vezes mais veloz que nos últimos 20 anos.

Economia

A PNAD ainda confirmou o aumento de empregos com carteira assinada em todas as regiões do País, o crescimento da renda acima da inflação, redução das diferenças entre homens e mulheres no mercado de trabalho, a manutenção da menor taxa de desemprego da história, entre outros avanços em diferentes áreas.

Os resultados da PNAD apenas revelam o que todos os brasileiros sabem e os pessimistas de plantão temem. O Brasil de Lula e Dilma continua se desenvolvendo com mais justiça social, renda, emprego e oportunidades. Pior para aqueles que sentem saudades dos tempos difíceis de décadas atrás.

*Enio Verri é deputado estadual, presidente do PT do Paraná e professor licenciado do departamento de Economia da Universidade Estadual do Paraná. Escreve nas terças sobre poder e socialismo.

Comments are closed.