Consolidado em 2!° nas pesquisas, Gomyde quer debater importância do senador para o Estado

Em meio à  disputa pela presidência, governo do Estado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa, discutir o papel de um senador não é tarefa muito fácil. Mas é o que está tentando fazer o candidato Ricardo Gomyde (PCdoB) para tentar furar a blindagem do
Em meio à  disputa pela presidência, governo do Estado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa, discutir o papel de um senador não é tarefa muito fácil. Mas é o que está tentando fazer o candidato Ricardo Gomyde (PCdoB) para tentar furar a blindagem do “eterno” senador Alvaro Dias, que parece caminhar tranquilo para o quarto (!) mandato.

A pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (5) aponta que o senador Alvaro Dias (PSDB) tem 65% das intenções de voto para se manter numa das três vagas do Paraná no Senado. Os opositores Ricardo Gomyde (PCdoB) tem 6%, Marcelo Almeida (PMDB) e Professor Piva têm 2% cada. Os demais candidatos mal chegam a 1%.

A um mês da eleição, parece uma batalha inglória, mas Gomyde está correndo o Paraná ao lado da candidata a governador Gleisi Hoffmann (PT), tentando transformar a disputa num debate aberto sobre o papel de um senador e sua importância para o Estado, e ele tem argumentos.

Na entrevista publicada hoje pelo Jornal Gazeta do Povo, Gomyde repassou suas teses para esse confronto. Ele sustenta que Alvaro Dias abandonou o papel de representante do Paraná para receber os holofotes de porta voz! da oposição aos governos Lula e Dilma, e isso teria um custo alto para o Estado, que carece de articulação para se desenvolver.

Gomyde destaca que Alvaro também fez oposição a todos os governadores do Paraná lá no Senado, inclusive ao Beto Richa, que é do seu partido. O Alvaro fez oposição ao [Jaime] Lerner, ele fez oposição ao [Roberto] Requião, ele fez oposição ao Beto [Richa]. Aliás, o principal opositor do Beto era o Alvaro Dias. As críticas mais duras ao Beto vieram do Alvaro Dias.! Pontuou.

à‰ justamente para fazer a articulação em defesa do Paraná que Gomyde baseia a sua campanha. O prefeito Gustavo Fruet (PDT), a Gleisi [Hoffmann (PT)], o próprio Lula, conversaram comigo sobre isso, e eu estou muito animado com tudo o que tenho visto. Principalmente o que me motiva é o fato de a gente poder aproximar o Paraná dos bons recursos que hoje existem em Brasília!, afirma o candidato.

Questionado sobre sua trajetória no Ministério dos Esportes, ele reforça sua tese com o exemplo da Copa do Mundo. Ocupei uma função técnica, que foi a preparação do país para a Copa do Mundo, participei durante todo esse período da preparação do país. Muita gente, inclusive o senador Alvaro Dias, com destaque, achava que nada ia ficar pronto. Fizeram um terrorismo danado, houve uma revista de circulação nacional que colocou na capa que o Maracanã ia ficar pronto em 2038.! Lembrou.

Economia

Por fim, questionado sobre a necessidade da reforma política, Gomyde criticou a predominância do poderio econômico nas eleições e voltou a defender o fim do horário eleitoral gratuito, que segundo ele, deveria ser substituído por mais inserções distribuídas nas programações das TVs e rádio, além da realização de mais debates entre os candidatos. Ele também defendeu o limite de uma reeleição para o cargo de senador, assim como é nos cargos do poder executivo.

Comments are closed.