Aldo Rebelo disse que marido de Marina Silva era ‘traficante de madeira’ na Amazônia; talvez isso impeça ela no Meio Ambiente

A acusação de que marido de Marina Silva (Rede-SP) era traficante de madeira circula nas redes sociais nas vésperas de o presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completar seu minstério. Trata-se de um bate-boca ocorrido no dia 12 de maio de 2012, durante votação do Código Florestal, na Câmara dos Deputados, entre o então relator do texto Aldo Rebelo (PDT-SP) e a ex-ministra e deputada eleita por São Paulo.

“Ela disse que eu fraudei o relatório. Quem fraudou foi o marido dela, que fez contrabando de madeira”, acusou há 10 anos Rebelo em seu discurso. Por essas coincidências da vida, este blogueiro estava naquele dia no plenário da Casa.

O marido de Marina chama-se Fábio Vaz de Lima. Ele teria se beneficiado em uma transação de seis mil toras de mogno apreendidas pelo Ministério do Meio Ambiente no ano de 2004. Na época, o Tribunal de Contas da União (TCU) apontou irregularidades em doação dessa madeira feita pelo Ibama à ONG fase, controlada pelo marido da deputada eleita que era a titular do Ministério e o Ibama era a ela subordinado.

A contundente denúncia de Aldo Rebelo, ex-ministro da Articulação Política no governo Lula, foi cogitada para o horário eleitoral de Dilma Rousseff em 2014. No entanto, a operação fora abortada com o definhamento da candidatura presidencial de Marina, que acabou ultrapassada por Aécio Neves (PSDB-MG). O tucano disputou e perdeu o segundo turno para a petista.

Até metade do mês de agosto de 2014, Fábio Vaz de Lima era secretário adjunto de Desenvolvimento Florestal, Indústria, Comércio e Serviços Sustentáveis no governo do Acre. O governador era Tião Viana (PT).

Segundo o próprio Aldo, a pedido da então ministra do Meio Ambiente, ele agiu para derrubar no Congresso um requerimento de convocação de Lima para depoimento sobre a doação da madeira apreendida. O do mogno teria sido vendido pela ONG Fase a uma madeireira por R$ 3,5 milhões, mas valeria R$ 8 milhões.

Economia

Aldo Rebelo nunca voltou atrás do que dissera no plenário da Câmara.

Talvez essa carraspana antiga impeça Lula de escolher Marina para o Meio Ambiente.

Assista ao trecho do discurso de Aldo Rebelo [12/05/2012]:

LEIA TAMBÉM

Comments are closed.