UGT é a maior Central Sindical no PR, segundo Ministério do Trabalho

O ranking de representatividade das centrais sindicais divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) aponta a CUT na liderança nacional seguida pela Força, UGT, CTB e NCST. No Paraná, a maior é a UGT, seguida pela CUT, NCST, Força e CTB pela ordem. As centrais se dividem nos apoios aos três principais candidatos ao governo.
O ranking de representatividade das centrais sindicais divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) aponta a CUT na liderança nacional seguida pela Força, UGT, CTB e NCST. No Paraná, a maior é a UGT, seguida pela CUT, NCST, Força e CTB pela ordem. As centrais se dividem nos apoios aos três principais candidatos ao governo do Estado.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgou a representatividade das centrais sindicais, aferidas em 2014, cujo ano base é 2013.O critério estabelecido por Lei, são os sindicatos devidamente filiados até o dia 31 de dezembro de cada ano.

De acordo com os dados divulgados, nacionalmente a CUT continua sendo a maior central sindical do país, com 34,40% dos sindicatos filiados. Em seguida vem a Força Sindical, com 12,59%; da União Geral dos Trabalhadores (UGT), com 11,92%; da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), com 9,33%; e da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) com 8,01%.

No Paraná, a situação se inverte, com a UGT – União Geral dos Trabalhadores, ocupando a primeira posição, com 147 sindicatos filiados. Em segundo lugar vem a CUT, com 110 filiados, e em terceiro a Nova Central Sindical de Trabalhadores, com 92 entidades filiadas. A Força Sindical ocupa apenas o quarto lugar, com 84 entidades filiadas.

Em relação à s eleições para o governo do Paraná, em outubro, as centrais estão divididas, sendo que a CUT apoia a candidatura de Gleisi Hoffmann(PT), a Força Sindical está fechada com Roberto Requião(PMDB) e a UGT apoia a reeleição de Beto Richa(PSDB). Já a Nova Central que tem seu presidente licenciado Denilson Pestana(PT) concorrendo a deputado federal, está dividida entre o apoio aos candidatos Requião e Gleisi. A CTB – Central dos Trabalhadores do Brasil, seção estadual, também se divide entre Requião e Gleisi.

Deixe um comentário