O que explica a diferença gritante entre Datafolha e Ibope?

O diabo é que a diferença é gritante em relação ao Datafolha divulgado há dez dias, também a soldo da RPC/Folha de S. Paulo (Datafolha não possui contrato com o governo Richa). Segundo esse instituto, Richa tem 39% e Requião 33%, o que se configura em empate técnico dentro da margem de erro. Gleisi aparece com 11%. De acordo com o iBeto, Beto Richa (PSDB) tem 43% das intenções de voto na corrida pelo Palácio Iguaçu, seguido de Requião (PMDB), com 26%, Gleisi Hoffmann (PT), com 14%, e Tulio Bandeira (PTC), com 1%.

O diabo é que a diferença é gritante em relação ao Datafolha divulgado há dez dias, também a soldo da RPC/Folha de S. Paulo (Datafolha não possui contrato com o governo Richa). Segundo esse instituto, Richa tem 39% e Requião 33%, o que se configura em empate técnico dentro da margem de erro. Gleisi aparece com 11%. De acordo com o iBeto, Beto Richa (PSDB) tem 43% das intenções de voto na corrida pelo Palácio Iguaçu, seguido de Requião (PMDB), com 26%, Gleisi Hoffmann (PT), com 14%, e Tulio Bandeira (PTC), com 1%.

Até as capivaras do tradicional Parque Barigui, em Curitiba, ficaram com a pulga atrás da orelha depois dessa pesquisa divulgado esta noite pelo Ibope/RPC. O instituto, também conhecido nos bastidores da política como “iBeto”, possui contrato milionário com o governo do Paraná.

De acordo com o iBeto, Beto Richa (PSDB) tem 43% das intenções de voto na corrida pelo Palácio Iguaçu, seguido de Requião (PMDB), com 26%, Gleisi Hoffmann (PT), com 14%, e Tulio Bandeira (PTC), com 1%.

O diabo é que a diferença é gritante em relação ao Datafolha divulgado há dez dias, também a soldo da RPC/Folha de S. Paulo (Datafolha não possui contrato com o governo Richa). Segundo esse instituto, Richa tem 39% e Requião 33%, o que se configura em empate técnico dentro da margem de erro. Gleisi aparece com 11%.

Os erros do Ibope, ou iBeto, foram motivos de CPI na Assembleia Legislativa do Paraná. Em 2012, a empresa chutou errado o resultado em Foz do Iguaçu cuja aposta era Chico Brasileiro, mas deu Reni Pereira (PSB); mais emblemático ainda foi o caso de Curitiba, pois o iBeto apontava o ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) no segundo turno e Gustavo Fruet (PDT) em terceiro lugar.

Outra questão chama a atenção do mundo político. Por que quando chega período de eleições a Gazeta do Povo/RPC descarta a Paraná Pesquisas, de Murilo Hidalgo, para contratar empresas de fora que têm índices de desacerto maiores que a distância entre o Céu e a Terra? Por quê?

61 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. …,BETO 43%…,POR APENAS$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$…

  2. Metodologia ultrapassada do Ibope- Chama o Murillo Hidalgo que é melhor que esses dois lembram da pesquisa em 03/02/2011 que colocava Fruet com 16% , pois é né nas urnas decidiram . O ratinho traidor bandeou-se para o latifundio bancado por Beto e caterva.
    Curitiba
    Em Curitiba, Ratinho Júnior, do PSC, tinha 30% das intenções de voto. Agora tem 35%. Com a margem de erro, fica entre 32% e 38%. Luciano Ducci, do PSB, tinha 31%. Agora aparece com 28%. Na margem de erro, fica entre 25% e 31%. Gustavo Fruet, do PDT, tinha 16%, e manteve os 16%. Com a margem de erro, fica entre 13% e 19%. Rafael Greca, do PMDB, tinha 8% agora tem 9%. Com a margem de erro, fica entre 6% e 12%. Brancos e nulos eram 5%. Agora, 4%. Os que não sabem ou não responderam eram 8% e agora são 6%.

    • isto é normal agora o povo paranaense esta vendo o que nosso governador fez pelo estado ele subiu de 39 para 43 o os outro quem não conhecia votava neles e agora esta começando a saber e por isso que já começou a diferença então e só analisar!!! beto 45 até a vitória dia 5 de outubro se Deus quiser.45-45-45-45-45 betoooooooooooooooooooooo

  3. A serenidade do Beto faz com que ele vença já no primeiro turno.

  4. Como instituto de pesquisa o IBOPE já faz pelo menos umas três e quatro eleições que erra feio os seus resultados, e não será diferente este ano. Pois a diferença do IBOPE para o DATAFOLHA tem nome, chama-se SERIEDADE. E isso o IBOPE deixou de ter faz já algum tempo. Portanto os eleitores do Beto que não se alegrem muito pois a realizada é outra e não a mentira divulgada pela RPC. Se não quiserem acreditar a direito de vocês, mas deveria questionar os números. Tá na cara que foi encomendada.

  5. Eu acredito em papai noel, coelho da páscoa, saci pererê, mula sem cabeça, lobo mal. Também acredito que o governador atual vai ganhar as eleições. Só não acredito na sogra fantasma, não acredito que viaturas da PM ficaram sem combustível. Não acredito que os telefones da PM ficaram sem utilização por falta de pagamento. Não acretido que os cães da PM passaram fome. Enfim …. tem tanta que coisa que não acredito que não consigo relatar aqui.

  6. As 17:30 horas aqui no BLOG, no dia da eleição, apareça pra gente rir da sua cara seu babaca!!!

  7. Um segundo mandato do Richa só será bom para consolidar o fracasso e o fim politico desse governo, porém não acredito, por questões simples como não encontrar eleitores dele, que ele se reeleja.

  8. O REQUIÃO COM ESSA IGNORÂNCIA NÃO CHEGA A LUGAR NENHUM.

  9. Essas pesquisas são como o time do meu Curitiba, ganhamos do Grêmio, viramos a máquina alviverde, perdemos para o flamengo e para o palmeiras nos transfiguramos num time de peladeiro. O negócio seguro é votar no atleticano Requião, véio, aí que tá Sobrinho!!!

  10. O tempo é o Senhor da razão, o povo vai dar pau no Zé bonitinho, malandro espeto, enquanto tiver grana as pesquisas lhe são favoráveis, no pega para capa, vai dançar e Requião vai eviscerar o “xoque de indigestão”.

  11. Antes da pesquisa ser divulgada, Requião já chorava as pitangas em seu Twitter. Ele sabe que o teto dele é entre 25 e 30%. Não tem mais do que isso. Taca-lhe o pau, Requião véio, 15 é o seu número e 15% é o que você vai ter na próxima pesquisa. Lá vem o Requião descendo a ladeira…

  12. Esmael fiquei sabendo que o pessoal do Luciano Ducci está pagando R$ 500,00 para cada morador que por uma placa do Beto em frente a casa. Sugiro averiguar, pois até os comicionados do Beto estão adimirados com tamanha libertinagem. Fica a dica amigo.

  13. Lá vem o Requião descendo a ladeira. Taca le o pau, Requião, véio. Para quem sempre teve rejeição alta, os 26% estão de bom tamanho, é o que Requião tem de verdade.

  14. Sou Policial Militar, e não existe um policial na corporação inteira que vote no Beto Richa. Todos mais todos os policias são requião desde o nascimento.

    • Aí que vc se engana…….policial que trabalhou no tempo do Requião sabe a merda que foi…ninguém quer voltar a fazer visitas do Projeto Povo…uma merda de serviço…..secretário de segurança era um drogado…era não é ainda…..o pior de todos…..

  15. Taca le o pau, Requião véio! Lá vem o Requião descendo a ladeira da vó salvelina, digo, descendo a ladeira das pesquisas… Taca le o pau, Requião, que você já está ficando prá trás. Acabou o gás, Requião véio? Será que com 43 x 26 dá prá fazer mágica e gritar que é empate técnico?

  16. Quer dizer, Esmael, que o cara se olha no espelho, não gosta da sua imagem e então quebra o espelho. Que culpa tem o espelho? Quando a pesquisa mostrou que a diferença entre Beto e Requião era pequena, a pesquisa serviu. Como agora a diferença aumentou bastante, a pesquisa não presta? O Requião quer ganhar a eleição com o jingle Taca le pau, com o leite das criancinhas e a tarifa social da Copel e Sanepar. É muito pouco para os supostos 33% que Requião teve na pesquisa Datafolha. Agora com o horário eleitoral, o Rei Quião ficou nu, não há nada para mostrar, a não ser migalhas. A pesquisa Ibope mostrou a realidade; se Requião quiser melhorar sua colocação, vai ter que mostrar propostas de verdade, o que é pouco provável para um cara que come mamona e bebe Gardenal.

  17. Por enquanto a pesquisa IBOPE é a única que está de acordo (pequenas variações)com as pesquisas realizadas pelo instituto Radar e Veritá.

  18. Qual é o credito qual a justificativa que pode ser dado a um governador que tem a coragem de falar em propaganda de Televisão, que esta usando helicópteros para atender doentes, quem é que já viu um destes atendimentos ? Até O SAS sistema de assistência à saúde dos servidores do Estado, esta totalmente falido, leva-se em media 3 a 6 meses para se conseguir uma consulta especializada, quando a consulta se concretiza, porque geralmente as consultas são remarcadas indefinidas vezes, levando muitos pacientes a morte.
    Que diz que a situação do porto de Paranaguá foi resolvida, tive a experiência de assistir o Beto mentindo no Horário eleitoral sobre o porto de Paranaguá quando estava em uma churrascaria, e senti toda a indignação dos caminhoneiros, que se sentiram trapaceados com este falso depoimento, afirmaram todos que o atendimento dos caminhoneiros no Porto jamais esteve tão demorada e precário.
    Façam uma visita na Universidade Estadual de Maringá, para sentirem o que é um governador incompetente, para avaliarem a conseqüência de uma Gestão falida, 14 Obras paradas e abandonadas 30 milhões desperdiçados, fazem 05 meses, que água, energia elétrica, telefone e outras despesas de custeio não estão sendo pagas, a UEM já acumula divida de 8 milhões, dezenas de construtoras tentando receber dividas do governo Estadual, sendo enrolados a meses ou anos e são centenas de empreiteiras, em todo o Estado, que estão na mesma situação, algumas até já quebraram, precisaram despedir funcionários.
    Um trecho de asfalto de apenas 02 KMs, que liga Paiçandú a Maringá, deu início a mais de 1 ano , foi gasto uma fábula e até agora nada, a obra esta abandonada, por falta de pagamento
    Qual foram os planos de governo do Governador Beto Richa: Quais foram??????????????????quantos planos????????????????? Alguém, cite os nomes???????????cite apenas um que tenha obtido sucesso. Sem plano, sem rumo, sem controle, muita mentira, muita enganação, muita pesquisa falsa, tão falsa como os helicópteros da Saúde, como a segurança da penitenciária de Cascavel, me digam para que prolongar esta agonia, o Paraná sexta economia do pais, estar passando por esta situação é pura incompetência, não tem outro nome.

  19. Já já a Gleisi passaa esse loko, esse Mamonão achou que iria usar o nosso PT para ser governador. Aqui não loko véio!

  20. O IBETO.VAI DAR COM OS BURROS NA ÁGUA.AGORA OS COMISSIONADOS NOS OBRIGAM A COMENTAR AS PESQUISAS,SUPOSTAMENTE FAVORAVEIS AO BETO…EU SOU 15.SOU REQUIÃO.

  21. Os policiais do Criame do Canguiri estão com saudades do véio loco. Não vai ser desta vez que serão alimentados com dinheiro do povo, de novo.

  22. A mesma desconfiança ao IBOPE se aplica também na pesquisa para a corrida presidencial? Sim por que o mesmo IBOPE tem contrato com o Governo Federal e na última pesquisa 36% para a Dilma e 21% para o Aécio e a Marina.
    Petralhas fazendo o que fazem de melhor, por a culpa nos outros…..

    • Pesquisa mandraque essa, feita no departamento do Genildo Fala Merda e com seus colegas comissionados. Pesquisa deve ter entrevistado o Genildo e os seus amiguinhos que são pagos pra trollar e que chegam às 10 da manhã todo dia pra começar o expediente.

  23. Pra que pesquisas, se no final quem ganha é o REQUIÃO, assim foi das outras vezes.

  24. A massagem que devem ter feito para que o Bob Req tivesse 26% de intenção de voto e 30% de rejeição foi forte… Depois de tanta política baixa praticada pelo velho senador, de tanta maluquice perpetrada pelo Napoleão de hospício, de suas diatribes quase diárias entre os anos de 2003-2010, enfim, de sua falta de educação completa (que ele confunde com autoridade mas que no fundo é um baita de um autoritário), saiu até barata a diferença para o Beto e para a Gleisi… agora o provável mesmo é descer a ladeira… nem se eleger com as calças na mão (como foi em 2010) o Maluco das Araucárias vai conseguir… Adeus e até nunca mais!!!

  25. O Beto está tentando a estratégia do “voto útil” para atrair indecisos. É cedo demais para queimar esse tipo de recurso. Desesperado.

  26. nao sei porque mas so vejo falar mal do beto aonde estao estes votos desta pesquisa

  27. O QUE EXPLICA É QUE O BAIXA OU ACABA, COMEÇA MOSTRAR SUA VERDADEIRA FACE, O PIOR ESTA POR VIR

  28. A hora está chegando, a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) vai entrar em greve ? alguém pode me responder ? me responda Richa !!!

  29. Tiremos o gritante então. Que a pergunta fique assim: O que significa essa diferença …
    Dá no mesmo.
    Ué, semana passada se disse aqui que haveria desinteria no Palácio Iguaçu – a premonição do Chic Jeitoso “faiô”?

  30. pesquisa mandrake as ruas dizem outra coisa.

  31. Agora com o apoio do demagogo, oportunista, interesseiro,bajulador Ratão, eu acho que infelizmente o Richa vai ganhar.

    Mas vou votar na Gleise !!!

  32. E bom que o Beto pense ter estes números do IBOPE mentira vai ser igual a ultima eleição para perfeito onde o candidato do Beto caiu fora e nem foi para segundo turno.

  33. A diferença é o valor pago kkkkkk nas ruas está diferente, e os comissionados felizes… Por pouco tempo.

  34. Só uma questão e o índice de rejeição diferente alguém pode explicar, então algo não está normal.

    • Como explicar??? Simples!!!
      Quando a pergunta é em quem o pesquisado vai votar (espontânea ou induzida por cartao) cada um responde em um só nome. Aqui a soma da 100%.
      Quando a pergunta é em quem o pesquisado não vota de jeito nenhum pode ter um, dois, em todos, em nenhum deles, não sabe ou não responde. Aqui a soma não necessariamente dá 100%…Fácil né??

  35. Chupa Beto Richa. Agora é REQUÃO. Ouviu bem: É REQUÃO mesmo que ira tomar posse no Palácio Iguaçu em 1º de janeiro de 2015.

  36. INDIFERENTE!
    Todo mundo já sabe da industria criada com as eleições.
    E quando a Pimenta arde ora em um olho, ora em outro olho, quem ganha são as empresas de propaganda e midias em todo o BRASIL.
    Aqui pior, pois o Paraná é na sua maioria de DIREITA, famílias que não qurem perder o STATUS.
    Agora Requião vai liberar mais verba.
    Depois Richa corre atrás, Cleise não quer ficar distante entra com dinheiro…
    E o PODER paralelo da Mídia comanda a PORCARIADA!!

  37. Se em 2010, que o paranaense acreditava que o Beto tinha transformado Curitiba num canteiro de obras, que ele, por ser filho do Zé Richa, iria respeitar o funcionalismo; mesmo assim ele ganhou do Osmar com dois pontos percentuais!

    Vai agora estar com essa pontuação?

  38. Chega de faixas no rabo!

    Na proxima pesquisa nossa GLEISI ja vai passar esse loko!

  39. Pesquisa Fajuta !!! Marmelada !!! Onde já se viu o Requião com 26% de intençoes de votos ??? O Comedor de Mamona deve ter, no máximo, uns 8%. —– Chora…. chora… chora…. chooooraaaaa coronéis !!! Dá-lhe Beto, Requião nunca mais.

  40. Fácil, as duas pesquisas apresentam o mesmo nível de confiança e mesmo erros estatístico com uma grande diferença de amostra, 1008 no Ibope e 1226 no Datafolha. Tecnicamente ambas estão corretas mas o número 1226 está muito próximo de um erro de 2% para o cálculo de população infinita e 1008 está próximo de 94% de nível de confiança. Moral da história, estatisticamente ambas estão corretas e demonstram apenas uma forte tendência de segundo turno. E os números do segundo turno ninguém se interessa?

  41. Os policiais,professores a maioria Requiao. Beto q apareça nas favelas de Curitiba q quebram ele. O povão trabalhador não quer esse cueca de seda.

  42. simples ! uma comprada outra não . Não ser hipócrita e inocente de acreditar em um instituto que qualquer criança sabe que não tem credibilidade alguma.

  43. Eu duvido que o Rei Quião tenha tudo isso, 26%………..

  44. ATENÇÃO PAULO ERNESTO:
    COLOCA O RABO NO MEIO DAS PERNAS E VOLTA PRA CASA!!! Isso não é ofensa, já que o seu candidato mandou os agricultores, trabalhadores honestos do nosso estado, enfiar uma faixa no mesmo lugar. Vai chorar na cama que é bem cantinho e vaza nenem. Chora chora carolina!!!! Cara de pau Requiao!!!!

  45. É SEMPRE ASSIM! QUANDO A “TODA PODEROSA” DIREITA NEOLIBERAL SABE QUE VAI PERDER, COMEÇA A APELAR E NO SEU DESPEITO USA ESTA MANJADA (MAIS MANJADA QUE ANDAR PARA FRENTE) ESTRATÉGIA DE COMPRAR E MANIPULAR FALSA PESQUISAS ELEITORAIS!

    Esmael e demais, não interessa quem está na frente ou atrás nestas pesquisas manipuladas, mentirosas e falsas! Na realidade teriam que extinguir estes institutos de pesquisas que só agem de má fé, satisfazendo o interesse do candidato que paga mais! Esse IBOPE (IBETO) é pior deles! Ou seja, quem faz pesquisa eleitoral chama o cidadão-eleitor de imbecil; quem divulga é retardado e quem acredita é idiota! O melhor instituto de pesquisa é a consciência de cada um e a melhor pesquisa é o boca a boca! E nestes o Playboy Neoliberal, perde!
    Resumindo já há denúncia contra o Ibope no Paraná, que aponta irregularmente Beto Richa na frente.

    http://wp.me/p1eKBD-6bQ

    • Cala a boca D fê ka do”¦

    • Independente das pesquisas serem compradas ou não, não sei da onde o PSDB é considerado um partido de direita…. Partido da Social Democracia Brasileira – o nome já diz tudo… PSDB e PMDB ambos são considerado partidos de centro esquerda… Aliás no brasil não cabe mais usar o termo esquerda(progressista) ou direita (conservador). Muito se confunde, simples seria Progressista X Conservador – Liberal X Estatista. Não sou a favor de nenhum partido politico, mas esse infografico ficou muito fácil de entender: http://prtb.org.br/2014/02/26/eleicoes-2014-espectro-politico-e-o-discurso-dos-candidatos/ – Viva anarquia!!!! politico bom é politico morto!!

  46. Pesquisa boa é a que nos coloca na frente. A variação do Beto e da Gleisi estão dentro da margem de erro de um para outro. A situação do Requião que é um pouco mais complicada. Mas o fato é o seguinte, se há sacanagem, busque a justiça. Taca-lhe pau Requião véio, descendo o morro da Vó ibopina….