Ibope estica e puxa, mas Dilma ainda leva no primeiro turno

Segundo o levantamento de hoje, Dilma manteve 38% das intenções de voto, Aécio Neves (PSDB) tem 23%, Eduardo Campos (PSB) obteve 9% e Pastor Everaldo (PSC) 3%. Em julho, Dilma tinha os mesmos 38%, Aécio 22% e Campos 8%. Os cenários elásticos apresentados pelo instituto de pesquisa não deram segurança à  bancada do JN para dizer que a disputa vai para o segundo turno.

Segundo o levantamento de hoje, Dilma manteve 38% das intenções de voto, Aécio Neves (PSDB) tem 23%, Eduardo Campos (PSB) obteve 9% e Pastor Everaldo (PSC) 3%. Em julho, Dilma tinha os mesmos 38%, Aécio 22% e Campos 8%. Os cenários elásticos apresentados pelo instituto de pesquisa não deram segurança à  bancada do JN para dizer que a disputa vai para o segundo turno.

Bem que o Ibope puxou daqui, esticou dali, mas os números divulgados nesta noite (9), no Jornal Nacional da TV Globo, são favoráveis à  reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno. O quadro, portanto, é de estabilidade em relação à  pesquisa do mês passado.

Segundo o levantamento de hoje, Dilma manteve 38% das intenções de voto, Aécio Neves (PSDB) tem 23%, Eduardo Campos (PSB) obteve 9% e Pastor Everaldo (PSC) 3%.

Em julho, Dilma tinha os mesmos 38%, Aécio 22% e Campos 8%.

Os cenários elásticos apresentados pelo instituto de pesquisa não deram segurança à  bancada do JN para dizer que a disputa vai para o segundo turno.

Interessante que o Ibope simulou segundo turno entre Dilma e os dois principais candidatos — Aécio e Campos –, mas a petista vence em ambos os cenários.

O diabo é que nem Aécio nem Campos saíram do chão, mas o Ibope insiste em simular a segunda etapa.

Luciana Genro (PSOL), Zé Maria (PSTU) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada. Branco/nulo somam 16% e não sabe/não respondeu representa 9%.

O Ibope entrevistou 2.506 eleitores em todo o país.

34 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Pesquisa séria a da feirinha na rua de sua caxa ou próximo dela. Lá sim o povo fala o que pensa e não tem sua opinião deturpada. Lá se é X ou Y o candidato vencedor, pode acreditar que ele será eleito. Mas neste caso eu só tenho uma certeza pelo que ouso nas feirinhas. Não são este dois os favoritos, até pelo contrário, tem muita gente com temor que se eleitos faça uma termenda m***da a nível federal e ferrem com a economia brasileira, pois aprendi uma coisa, que fala ou promete demais, não faz nem uma e nem outro coisa, só faz é besteria mesmo.

  2. ATENÇÃO PESSOAL DA SANEPAR.
    REQUIÃO VAI CONGELAR TARIFAS POR 4 ANOS.
    DAI O PL VAI SER ZERO, AUMENTO SALARIAL…SIFU…
    INVESTIMENTOS SÓ EM 2018…

    • kkkkkkkk é sério??? Sou Requiao por um governo de verdade. Ahhh por sinal o reajuste anual dos servidores é Lei, logo não precisam se preocupar com isso ok

  3. Dilma Vana Rousseff é uma criatura de Lula que, sob o nome fantasia de “a mãe do PAC”, chegou onde está para produzir:

    1. O pior desempenho econômico desde Collor (que foi um dos piores da história); crescimento do PIB deste ano será inferior a 1% ““ é a estagnação
    2. Queda brutal da indústria
    3. Endividamento público sem precedentes
    4. Déficit das contas externas
    5. Inflação alta e continuada, que, combinada com a paralisia econômica, produz a estagflação
    6. Desequilíbrio econômico das geradoras de energia por causa de sua política treslouca e eleitoral com o preço das tarifas; a Eletrobrás acumula prejuízo bilionário
    7. Petrobras com queda de faturamento, perda de valor de mercado e endividamento (deve mais do que vale) provocados pelo congelamento dos preços; estatal está também sob suspeita de corrupção ““ seus diretores acabam de ser condenados pelo TCU por gestão fraudulenta na compra da refinaria de Pasadena
    8. Maquiagem fiscal
    9. EmPACamento do setor público, atestado pela morosidade das obras pelas quais ela mais deveria zelar e espalhar sua capacidade gerencial: 30% do PAC 1 ainda não foi concluído e ela se prepara para lançar o PAC 3
    10. Eteceteras, muitos eteceteras.

    A “mãe do PAC” revelou-se a Mãe do Baque.

    E ela ainda ousa disputar novo mandato!

    http://blogs.odiario.com/josepedriali/

  4. Com todas essa notícias de grandeza da Pátria, “trabalhadores do Brasil, povo de minha Terra” (Getúlio Vargas) mantenham a Dilminha na presidência! É o nosso futuro que está em jogo!

  5. Esmael. Cá entre nós, nego véio, o nível dos comentários dos frequentadores do seu blogue é bem fuleiro, nénão? Coisa feia, rapaz!

  6. Aqui em curitiba este fruet ta botando fiscal toda hora nos pequeninos nas vilas e dos bairros pra fiscalizar ta todo mundo decepcionado com o que esta cambada do ducci/riccha/lerner estao fazendo nesta gestao e todo o povão vai contra ele e o pt. pra liberar consulta na prefeitura ta demorando ate 30 dias em plena eleição de governador por isto que nao adinata a d gleisi pedir pra fruet ir nos bairros com ela todo o povao vai de requião e ate vota na dilma , mas gelisi este teu cabo eleitoral aqui não ta com nada. agora os grandes que corta arvores constroem grandes comercios e construçoes estes os despachantes dos politicos resolvem em poucos dias. chega de gente deste tipo na prefeitura e no governo ! acorda prefeito que tambem igual ao richa nao se elege nunca mais!!!o povo nao e burro e sabe quem defende eles!!tao fazendo tua cama ai na prefeitura! VOLTA REQUIAO E APOIE AQUI EM CURITIBA UM PREFEITO QUE DEFENDA OS PEQUENOS EMPRESARIOS !!E BOTE PRA CORRER OS SACANAS DA PREFEITURA!!

  7. a galera não quer a dilma mas também não quer o aécio nem o dudu mas entre a dilma e o aécio a dilma ganha.

  8. fico pasma em ver tanto nick contra ou a favor em cada matéria.
    fica chato pra quem gosta de medir a febre dos opinadores.
    Minha opinião é que a briga será interessante. Nao na Gleisi (já votei) pois, pessoalmente, pude estar de corpo presente com ela enquanto ela estava na Casa Civil e percebi que ela nao deveria ter deixado o senado. No senado ela seria A GLEISI, e na casa civil foi apenas a gleisi. Inclusive a atuação fraquíssima do senador Sergio, que mais parecia um deputado(menciono isso pela força de um senador comparada ao de um deputado sem demérito aos honrados deputados, que passou o tempo todo passando pó de arroz pra pavimentar uma via de candidatura profícua a deputado

  9. Dilma no primeiro turno, e aqui no Pr Richa fora desde o primeiro turno!

  10. Pesquisa IBOPE???? quem acredita???? Lembram 2012???? Ducci do Segundo Turno na pesquisa normal e na boca de urna do mesmo IBOPE. O que deu?????? Curioso é que o Tal Ibope e outros não mostram em que região se concentrou a pesquisa, ou de que regiao ou estado tiveram o maior numero de municipios pesquisados. Aposto que em todas elas a maioria é do Norte e Nordeste. Pesquisas no Brasil??? É um Instituto FALIDO e Desacreditado. Só Imbecis acreditam, né Paulo DES sonesto??? Ser imbecil é sua especialidade.

    • Ser imbecil é só ter 18 nicks e se disfarçar de Anti PT, Froide, Olho Vivo, Silvania, Fala Sério, Professor da Rede Estadual, essa é sua função de troll do Iguaçu, de defender o seu patrão e de falar mal dos adversários.

      • Boa. Esses rola-bostas e idiotam não aprendem mesmo. É Dilma lá para a felicidade geral da Nação.

      • Você é um escroto, não sabe responder uma simples questão a não ser Ofendendo e agredindo. Um Imbecil.
        Quem sabe você ( que se acha esperto ) possa responder.
        Como uma senhora que tem 36% de rejeição, 49% de desaprovação de sua forma de Governar, pode ter 38% de intenções de Voto???? Só esse Ibope consegue isso. Mas como você é Burro demais, idiota demais e estupido ao limite, não vai saber responder, afinal um Imbecil como você só sabe agredir.

  11. margem de erro padrão globo

  12. É Dilma reeleita no 1º turno para o bem da nação.

  13. 38% a 23%, da entre 10 a 12 milhões de votos de diferença pro Dilma. Onde o PSDB governa não da certo.

  14. É Dilma reeleita, Beto fora do Iguaçu. Olha só Fala Sério, Flávio Luiz e Parreiras essa noticia:

    O Ministério Público do Paraná (MP-PR) recomendou a exoneração de 45 funcionários comissionados da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). O órgão alega a ilegitimidade desses cargos, que, além de criados por meio de atos administrativos, também não estariam previstos em lei. O prazo final dado à Companhia para que atenda à orientação é 10 de setembro. O documento foi assinado pela promotora de Justiça Danielle Gonçalves Thomé no último mês de julho.

    Segundo mostra o documento, os cargos que foram criados sem prévia previsão legal não são de livre nomeação e, por isso, deveriam ser ocupados por servidores públicos concursados. Além disso, em alguns casos foram substituídas as funções gratificadas ““ exercidas por servidores de carreira ““ por alguns destes cargos comissionados. As alterações também teriam sido determinadas por ata de reunião, sem prévia autorização legal.A promotora destaca ainda o fato de alguns destes servidores realizarem funções que fogem da competência de funcionários nomeados. “Há dúvidas quanto ao caráter de assessoramento dos cargos criados, já que boa parte das atribuições conferidas referem-se a atividades administrativas, que não são essencialmente de assessoramento, fora, portanto, das hipóteses de cargos de comissão previstas constitucionalmente”, afirma no documento. A recomendação feita pelo MP-PR atende a uma representação encaminhada pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) em setembro de 2011. O pedido feito pela entidade sindical também apontou casos de comissionados “ilegais” na Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

    Quanto à Sanepar, a recomendação de extinção de 30 cargos criados sem previsão legal foi assinada no dia 24 de abril pelo promotor Felipe Lamarão de Paula Soares.

    Outro lado

    Por meio de sua assessoria de imprensa, a Cohapar argumentou que observou todas as exigências legais para criar os cargos em comissão. A Companhia informou que esses cargos, especificamente, destinam-se a funções de chefia e assessoramento. “A Cohapar apresentará, dentro do prazo concedido, junto ao Ministério Público, defesa onde demonstrará que o processo foi regular”, diz a nota.

    A reportagem também entrou em contato a Sanepar para saber quais foram as medidas adotadas pelo órgão após a recomendação feita pelo Ministério Público do Paraná a respeito dos cargos considerados ilegais. Contudo, a empresa informou que a análise do caso terá de ser feita pelo departamento jurídico da instituição – o que não será possível nesta quinta-feira.
    http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1489569&tit=MP-PR-recomenda-exoneracao-de-45-comissionados-da-Cohapar

    • Putz!!!! quase 3 anos para o MP-PR se manifestar!!!! Quanta eficiência, hein?! (tamo f…dido!)

    • Agora???? Bom antes tarde do que nunca.

    • POBRE DO HOMEM QUE ACREDITA NO PT, NO PAULO ERNESTO E NO IBOPE:

      O Palácio do Planalto firmou dois contratos avaliados em R$ 6,4 milhões para realizar pesquisas de opinião pública que se estenderão até as vésperas da campanha eleitoral de 2014. Celebrados com o Ibope Inteligência e Virtú Análise na sequência das manifestações de junho, os contratos, que preveem sigilo indefinido dos temas, perguntas e resultados das pesquisas, são os primeiros dessa natureza celebrados pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) na gestão Dilma Rousseff após a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação (LAI).
      Em sua cláusula segunda, inciso 10, os contratos dizem que os institutos de pesquisa deverão manter “irrestrito e total sigilo” sobre os “assuntos de interesse” do governo. O Estado solicitou o conteúdo das pesquisas já realizadas com base na Lei de Acesso. A Secom, no entanto, rejeitou o pedido. O sigilo contraria entendimento do próprio órgão federal responsável pela transparência, a Controladoria-Geral da União (CGU). Segundo o ouvidor-geral da União, José Eduardo Romão, todas as informações que constam das pesquisas deveriam ser divulgadas imediatamente e o sigilo contratual não afasta o princípio da publicidade. “A informação é pública, mesmo que o contrato estabeleça que a informação é sigilosa. A CGU já entendeu em casos anteriores semelhantes que esse sigilo não afasta a aplicação da Lei de Acesso à Informação. No momento em que a empresa repassa a informação para órgão público, essa informação torna-se pública.”
      O procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Marinus Marsico, também critica a falta de transparência. “É um procedimento perigoso. Pelo princípio da publicidade, tudo é público. Essas informações só podem ser sigilosas se a lei especificar a preservação do sigilo, o que não é o caso. Os documentos quando sigilosos são regulados por lei. Todos têm de entender que isso envolve dinheiro público.”
      A Secom informa que as pesquisas serão divulgadas três meses após o governo recebê-las. Esse prazo, porém, além de não constar do contrato, não vai ser cumprido na primeira leva de pesquisas porque a Secom definiu que apresentará os resultados apenas em dezembro. Além de serem os primeiros contratos de pesquisa realizados após a LAI, são os primeiros sob a égide de uma nova legislação de 2010, decorrente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios, que obrigou, dentre outros pontos, o governo a firmar acordos específicos para pesquisas de opinião sobre serviços públicos. Antes, as agências de comunicação responsáveis pelas campanhas de publicidade também realizavam as pesquisas, em um contrato que abrangia os dois serviços.
      Tarefas. O Ibope Inteligência ficou responsável pelas pesquisas quantitativas e telefônicas, ao valor de R$ 4,6 milhões. O Virtú Análise, contratada por R$ 1,8 milhão, cuida das pesquisas qualitativas. Em ambos os casos, o período das pesquisas se encerra a poucos dias do início da campanha eleitoral de 2014. O contrato da Virtú Análise foi fechado no dia 1 de julho deste ano e se encerra em 1 de julho de 2014. O do Ibope foi firmado em 27 de junho e também terminam um ano depois. A campanha eleitoral começa no dia 6 de julho de 2014.
      O presidente da ONG Transparência Brasil, Cláudio Abramo, afirma que o modelo adotado pela Secom pode ser aproveitado para fins eleitorais. “São contratos que parecem ser muito vulneráveis. O formato abre possibilidade de que pesquisas realizadas às vésperas da eleição possam ser utilizadas durante a campanha.
      http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2014/05/governo-da-dilma-tem-contratos-com-o.html

  15. PSDB nunca vai encontrar um político de alto nível. Também não estou dizendo que Dilma seja… Mas o Brasil precisa muito mais que isso.

  16. Pelo que vi, só a oposição cresceu. Um ponto o Aécio, outro do Campos. Dilma estagnou, o Pastor também estagnou, mas não caiu e os nanicos continuam somando 3 pontos. Portanto, quem subiu foi a oposição. Melhor um aeroportozinho medíocre que um rombo bilionário por uma compra imbecil de uma refinaria inexistente.