Coluna de Enio Verri: Richa coloca Paraná na penúltima posição em ranking de investimentos!

Enio Verri, em sua coluna desta terça-feira, afirma que o governador Beto Richa é um resmungão que se esforça em culpar o Governo Federal, em vez de responder como conseguiu quebrar o Estado!. O Paraná, penúltimo colocado no ranking de investimentos, é o mesmo que não aplica 12% da receita líquida em saúde, conforme determina a Constituição Federal. à‰ a tônica de um Estado que sofre para pagar o 13!º do funcionalismo público!, critica o colunista. Leia o texto e compartilhe.

Enio Verri, em sua coluna desta terça-feira, afirma que o governador Beto Richa é um resmungão que se esforça em culpar o Governo Federal, em vez de responder como conseguiu quebrar o Estado!. O Paraná, penúltimo colocado no ranking de investimentos, é o mesmo que não aplica 12% da receita líquida em saúde, conforme determina a Constituição Federal. à‰ a tônica de um Estado que sofre para pagar o 13!º do funcionalismo público!, critica o colunista. Leia o texto e compartilhe.

Enio Verri*

A marca da incompetência está rendendo inúmeros prêmios para o governador Beto Richa (PSDB). Agora, o Paraná conquistou a penúltima colocação no ranking de gastos com obras e equipamentos investidos pelos estados brasileiros entre 2009 a 2013.

Segundo levantamento exclusivo da Gazeta do Povo sobre as contas estaduais publicadas no site da Secretaria do Tesouro Nacional, a cada R$ 100 empenhados pelo Paraná, apenas R$ 4,90 foram destinados a investimentos, metade da média das demais unidades da Federação.

O vice-campeonato negativo conquistado pelo governo Richa é reflexo da administração lastimável desempenhada pelos tucanos paranaenses nos últimos quatro anos. O Paraná está no epicentro da maior crise econômica da história do Estado.

Com o mote de choque de gestão, o desgoverno tucano não só reduziu os investimentos em obras e equipamentos, como implantou o calote a fornecedores e servidores públicos paranaenses.

As poucas obras que não são financiadas pelo Governo Federal ou pelas pedagiadoras, estão paradas ou não são entregues devido à  falta de pagamento pelo Governo do Estado. Enquanto isso, Richa, que não cumpre com suas responsabilidades, promete rios de dinheiro para os municípios.

O Paraná que o tucano vende, não condiz com a realidade. Não são raras as cenas de policias empurrando viaturas, órgãos públicos ameaçados de serem despejados pela falta de pagamento ou de pequenos empresários que fecham as portas devido ao calote estadual.

O Paraná, penúltimo colocado no ranking de investimentos, é o mesmo que não aplica 12% da receita líquida em saúde, conforme determina a Constituição Federal. à‰ a tônica de um Estado que sofre para pagar o 13!º do funcionalismo público.

As estrofes do hino do Paraná, que entre os astros do Cruzeiro é o mais belo a fulgir, parece refletir um Estado adormecido sob a administração de um governador resmungão que se esforça em culpar o Governo Federal, em vez de responder como conseguiu quebrar o Estado.

A péssima administração de Richa será reconhecida como o governo que teve a proeza de quebrar o Paraná, ao mesmo tempo, em que aumentou a arrecadação. Incompetência ou toque de mágica?

*Enio Verri é deputado estadual, presidente do PT do Paraná e professor licenciado do departamento de Economia da Universidade Estadual do Paraná. Escreve nas terças sobre poder e socialismo.

14 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Quanta contradição. Ele fala uma coisa e sua candidata ao governo, a Sr(a). Gleise, diz outra. Meu caro Enio Verri, o estado aonde eu moro, cresce mais que dobro da média nacional! Por pior que seja a realidade do crescimento pífio do nosso país, a média nacional do crescimento economico só não fico na cor do seu partido, porque o Paraná elevo os índices.

  2. PIB do Paraná cresce 5% em 2013, acima da média nacional
    Ainda ao contrário do Brasil, o estado demonstrou retomada no crescimento nas exportações, que apontam para uma balança comercial favorável. A vendas para o exterior em dólares cresceram 3%

    ENTÃO DONO DO BLOG, PROCURE SE INFORMAR DIREITO, E FALE A VERDADE, A MENTIRA É FEIO, EU TE RESPEITO E NÃO ESTOU TE OFENDENDO , MAIS A VERDADE É QUE O BETO RICHA ESTA MELHORANDO O PARANA , ABRAÇO.

  3. O Requião foi o melhor governador de Santa Catarina. Tudo foi pra lá.

  4. Quem é esse tal de Enio? Que credibilidade um sujeito desse passa para o Estado? Que esse indivíduo fez até hoje para o Paraná? Esse povo do PT é altamente asqueroso e sem noção.

  5. Uma certeza eu tenho
    VOCE NÃO IRÁ SE ELEGER PARA DEPUTADO FEDERAL.

  6. Esse cara é uma piada, quem era Secretário do Requiao em 2009 e 2010?!??

    Agora cospe no prato que comeu!!!

    Toma tenência formigão, responda suas ações judiciais
    e depois se candidate a algo…

  7. Beto Richa o seu governo pode ser chamado de fracassado, apenas isso !

  8. Só para deixar claro que o governo de Roberto Requião foi até 2010. Beto Richa assumiu o estado em 2011. Então diante disso, o atual e o anterior tem culpa no cartório. O nobre colunista se refere ao período de 2009 a 2013. Mas somente para ajudar, administrar um estado como o Paraná, rico, população punjante, sem apoio do governo federal e dos senadores fica um pouco mais difícil.

  9. bem…acho que não precisa muita inteligência pra saber o pq o PR foi discriminado pelo GF….aliás, as pesquisas eleitorais mostram quem foi a culpada por tamanha aberração contra os paranaenses…..e, a pergunta que todos gostariam que o Ex secretário respondesse: No seus 8 anos de governo, o q exatamente vcs fizeram pelo Pr, visto que: não tivemos investimentos industriais, pq vcs espantavam, as rodovias estavam paralisadas, pq vcs brigaram o tempo todo, o estado não se modernizou pq vcs não investiam em nada, faltavam 10 mil policiais e outros tantos professores e colaboradores na saúde, usavam empresas públicas pra promover debates sobre o capitalismo e não pra suas reais funções, tiveram um monte de atitudes populistas que só ampliaram a pobreza de quem já é pobre….conte pra nós Enio..que tipo e quais as realizações do governo que vc participou????

  10. Conta outra Ênio. Você como político é uma piada. Só podia ser mesmo – pertence aos PeTralhas.

  11. Não estou conseguindo segurar a manada petista aqui em Curitiba. Ta todo mundo indo la no comite do Requião, conversar com o Mauricio.
    A Gleisi boto o Stica para coordenar.
    O Fruet não nomeou a nossa turma.
    O Mac engavetou os curriculo.
    Assim não dá.

  12. Faltou ele fazer um mea culpa, já que foi secretário de planejamento do Requião, período em que o Paraná também figurou no fim da fila dos investimentos, já que a matéria da gazeta analisou também o período dele no governo.

  13. Kkkkkkkkkkkk? Essa foi a melhor do Enio!