Aécio e àlvaro abrem mão de salários, mas mantêm estruturas de marajás no Senado

Os senadores àlvaro Dias e Aécio Neves anunciam que abriram mão de salários em função da campanha, mas mantêm estrutura de marajás no Senado com até 105 funcionários em Brasília e nos estados; "E a presidente, também vai abrir?", provoca o presidenciável tucano; Blog do Esmael pergunta no plano local, no Paraná, e aí governador Beto Richa, não também vai abrir?; a demagogia visa engabelar os eleitores mais desavisados; ora, por que os parlamentares do PSDB não exoneram o exército de comissionados que têm nos gabinetes e renunciam a seus mandatos, não seria mais justo?

Os senadores àlvaro Dias e Aécio Neves anunciam que abriram mão de salários em função da campanha, mas mantêm estrutura de marajás no Senado com até 105 funcionários em Brasília e nos estados; “E a presidente, também vai abrir?”, provoca o presidenciável tucano; Blog do Esmael pergunta no plano local, no Paraná, e aí governador Beto Richa, não também vai abrir?; a demagogia visa engabelar os eleitores mais desavisados; ora, por que os parlamentares do PSDB não exoneram o exército de comissionados que têm nos gabinetes e renunciam a seus mandatos, não seria mais justo?

Há duas semanas o senador àlvaro Dias (PSDB-PR), que luta para manter-se no cargo, abusou [mais uma vez] da demagogia visando tocar o coração do eleitor mais desavisado: abriu mão do salário como parlamentar.

O senador mineiro Aécio Neves (PSDB), nesta terça-feira (5), seguiu as mesmas pegadas do correligionário paranaense ao anunciar pelas redes sociais que abriu mão do salário em função da campanha. “E a presidente, também vai abrir?”, pergunta o presidenciável tucano.

O Blog do Esmael pergunta no plano local, no Paraná, e aí governador Beto Richa, não também vai abrir?

Parte-se do pressuposto de que quem não trabalha não precisa receber. Logo, se não exerce a função parlamentar precisa abrir mão da estrutura de gabinete em Brasília e nos estados. Certo?

Mais justo ainda seria se Aécio e àlvaro exonerassem todos os 105 funcionários que têm à  disposição e, por que não?, renunciassem a seus mandatos já que abrem mão de trabalhar e dos salários. A República não pode parar por conta das eleições!

Além de vida de marajás com centenas de serviçais bem pagos pelo erário, os senadores tucanos querem manter a mordomia de cotas disso e cotas daquilo, mais verbas de representação. Se renunciarem perdem essa bocada. Por isso eles só querem se “licenciar” do cargo para depois voltar.

Aécio não sabe se vai ou se fica, como expressa seu pensamento publicado em seu perfil no Facebook:

Defini que não receberei a remuneração do Senado Federal [durante a campanha]. Há uma discussão na Executiva do partido, porque alguns companheiros acham que ter a tribuna do Senado como espaço para determinados posicionamentos poderia ser positivo. Pessoalmente, caminho para me licenciar. Mas vou discutir isso até em respeito aos meus companheiros que tem essa posição, e definirei na quarta-feira. O fato concreto é que nesses meses não receberei pelo Senado Federal.!

àlvaro, por sua vez, já se licenciou por 120 dias. O tucano paranaense alegou que não quer ouvir que está recebendo sem trabalhar durante o período da campanha.

O problema do Congresso Nacional não é o salário alto, aliás, só é alto em comparação à s categorias que ganham pouco. O grande câncer nos parlamentos em geral se chama submissão ao executivo e desinteresse pelas causas de interesse coletivo. Tornou-se um espaço privilegiado para os lobbies e negócios que geralmente atentam contra o próprio interesse do Estado.

O que a “democracia” paga para o bom funcionamento do legislativo é troco perto do custa uma campanha eleitoral no país. Basta o curioso eleitor verificar no site do Tribunal Superior Eleitoral. Quem paga a conta, compra o mandato. Por isso é fundamental o financiamento público das campanhas.

33 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Bobagem. Já voltou atrás.

  2. Os senadores Roberto Requião e Gleisi Hoffmann possuem a mesma estrutura, o mesmo salário e os mesmos benefícios dos senadores Alvaro Dias e Aécio Neves. Então os “marajás” são apenas eles?

  3. Demagogia sua, Esmael. Os senadores abriram mão do salário e se licenciaram. A senadora Gleisi abriu mão do salário dela? Por que você não comentou o fato de ela não ter tomado a mesma iniciativa? E por que não cobrar da presidente Dilma o mesmo, que se licencie? Você cobra dos que fizeram, ridicularizando os que fizeram, mas não tem uma palavra para os que se mantém no cargo, utilizando a estrutura do Senado, da Presidência, etc. Que bronca seletiva, hein?

    • A bronca é com a demagogia, não com os salários e estruturas de gabinetes. Abraço.

      • Só pra entender: para você, o certo então é se manter no mandato durante a campanha, recebendo salários e tudo mais só que sem trabalhar, e não se licenciar e deixar de receber tudo que um senador recebe porque isso pode parecer demagogia? Na sua ótica, os senadores Roberto Requião e Gleisi estão certos em não se licenciar porque assim não estão sendo demagogos? Já os senadores Aécio e Alvaro estão errados em abrir mão dos salários? Essa é a sua visão?

  4. E Requião Figueira de Mello segue flanando com os proventos de senador e da aposentadoria de governador, além de manter o seu quadro de assessores, gente de alto custo como Greca, Delazari, para citar dois, apenas.

  5. Para que serve o senado? Só para acomodar famílias de coronéis.

  6. É claro que a Dilma não vai abrir mão pois vive de salário. Agora para o Aécioporto seu salário de senador é gorgeta!

  7. Realmente não da pra fazer comentários nessa noticia mal intencionada..

  8. Olha gente, uma reforma política séria teria que acabar com essa putaria do cara se eleger para determinado cargo e no meio dele se licenciar para disputar outro, como está fazendo o seu Requião e uma centena de outros. Acabar também com o cara ou a cara – Dilma, por exemplo – se candidatar a reeleição em pleno uso do cargo. Condições iguais prá todo mundo ou que porra de democracia é essa, cacete!

  9. Faço minhas as palavras do “QUE POST IDIOTA”

  10. E a Vovó Dallas, como vai?

  11. O GAIESKE me ligou agora a pouco e informou que a GLEISI vai abrir mão também!

  12. …,QUÁ,QUÁ,QUÁ…,ISSO TEM NOME…,PEGA OTÁRIO…

  13. Ridículo, graças a Deus não voto nesse tipo de gente, abriu mão do salário? Ta bom sei, quanta honestidade tô até emocionado. É chama os brasileiros de tontos mesmo vai pra merda. Esse povo tira qualquer do sério.

  14. Deve ser algum estagiário mal estudado que está fazendo estas postagens não é possível. É uma falta de respeito á inteligência dos leitores do BLOG ler uma coisa dessas. Certamente quando o nobre blogueiro sai de férias, seus funcionários também não recebem salários não é mesmo? Claro que não né. Qualquer funcionário que trabalha deve receber, independente onde seja e pra quem seja. Agora imagina que por conta da decisão do senador de abrir mão do salário, tivesse que tirar todos os funcionários e outro senador tomar seu posto e nomear outros funcionários. Ahhh páre né…menas, muito menas!

  15. O blogueiro poderia nos informar se a Senadora Gleise abriu mão de seus vencimentos e de seu gabinete???
    Aguardamos ansiosamente pela informação, grato!

  16. Paraná é o 7º estado que mais recebeu recursos federais. Acabou o discurao de perseguição tão propalado por Beto Richa.

    http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/149067/Paran%C3%A1-%C3%A9-o-7%C2%B0-que-mais-recebeu-recursos-federais.htm

  17. E o Requião abriu mão do salario?

    • É fim de feira no governo Richa! SALVE-SE QUEM PUDER! Eu já estou procurando emprego e distribuindo currículo “¦. faz anos que só sei trollar, difamar e caluniar na web, assim me candidato a jornalista na Globo, Veja, Gazeta ou CBN! Mandem ofertas de emprego para o Palácio Iguaçu. Obrigado!

  18. Partindo desse princípio a presidente deveria demitir TODOS os cargos comissionados e toda a sorte de asseclas que a acompanham não é? heheheh

    • Também queria saber se o Requião abriu mão do Salário e as mordomias.
      Todos os candidatos que não estão desempenhando suas funções devem ficar sem pagamento e nenhum tipo de regalia. A política no Brasil é uma vergonha maior que os 7 x 1 da copa!