Massacre do Mineirão não apaga sucesso da Copa das Copas

do Brasil 247

Mobilização popular em torno da Copa é maior do que derrota histórica por 7 a 1 imposta pela Alemanha; público abraçou Mundial e deu seguidas demonstrações de amor pelo País; as previsões catastrofistas estavam tão erradas quanto as análises esportivas ufanistas; time de Felipão contou com maioria esmagadora de jogadores que nunca haviam disputado um Mundial; adulação da mídia esportiva escondeu falhas gritantes da equipe; meio-de-campo inexistiu, sem opções de nomes experientes como Kaká e Ronaldinho Gaúcho, e com Hernanes mais no banco do que em campo; massacre do Mineirão, onde a torcida não deixou de apoiar o time, encerra lições que têm de ser aprendidas desde já.

Mobilização popular em torno da Copa é maior do que derrota histórica por 7 a 1 imposta pela Alemanha; público abraçou Mundial e deu seguidas demonstrações de amor pelo País; as previsões catastrofistas estavam tão erradas quanto as análises esportivas ufanistas; time de Felipão contou com maioria esmagadora de jogadores que nunca haviam disputado um Mundial; adulação da mídia esportiva escondeu falhas gritantes da equipe; meio-de-campo inexistiu, sem opções de nomes experientes como Kaká e Ronaldinho Gaúcho, e com Hernanes mais no banco do que em campo; massacre do Mineirão, onde a torcida não deixou de apoiar o time, encerra lições que têm de ser aprendidas desde já.

A derrota vexatória por 7 a 1 sofrida pela Seleção Brasileira diante da Alemanha não será esquecida. Foi a maior já sofrida por uma equipe campeã do mundo em todas as copas já disputadas. Também nunca houve antes outro placar tão dilatado contra uma seleção anfitriã de um Mundial. A própria equipe nacional jamais havia perdido, para qualquer adversário, sofrendo tantos gols. Não há, portanto, desculpas ou subterfúgios para contornar a dimensão do desastre ocorrido no Mineirão. O que não significa que a Copa do Mundo no Brasil não continue a ser um sucesso espetacular.

Nas muitas distorções cometidas na cobertura jornalística do Mundial, as duas linhas principais de erros foram o ufanismo com que o Seleção Brasileira foi tratada e o pessimismo embutido nas notícias anteriores ao início da Copa. O certo, sabe-se agora, seria o contrário.

No Brasil real, o povo recebeu a competição de braços abertos, encantando os turistas estrangeiros e fazendo seguidas festas em homenagem à  Seleção. Por mais que a mídia tradicional tentasse fazer da Copa uma prévia das eleições presidenciais de outubro, na qual o governo seria sacrificado em praça pública, o que aconteceu foi o apoio maciço do público à  competição, à  Seleção e ao próprio País. O vandalismo projetado não aconteceu, e todas as aglomerações de milhares de pessoas foram pacíficas e alegres. Esta característica já está marcada na história da Copa no Brasil: a alegria popular.

COMPETIà‡àƒO ELETRIZOU O PÚBLICO – Mesmo sem a Seleção Brasileira na partida final, no Maracanã, é certo que o Brasil venceu o desafio de sediar o Mundial. A competição eletrizou o público e atraiu cerca de 700 mil visitantes estrangeiros à s 12 cidades-sedes. Os gargalos que se anunciavam como intransponíveis, especialmente nos aeroportos, não ocorreram. Os jogos se deram de maneira pacífica, sem terem sido motivo para protestos e manifestações, muito menos para atitudes violentas debaixo de bandeiras sociais ou políticas. A Copa, por mais que quem torceu contra não tenha ficado feliz, transcorreu de maneira redonda.

A repercussão na mídia internacional à  receptividade oferecida pelos brasileiros aos visitantes foi em tudo positiva para o Brasil. Mais de 3 bilhões de pessoas ao redor do mundo assistiram à s partidas. Numa enquete com mais de mil jornalistas estrangeiros, a Copa foi considerada a melhor de todas as já realizadas em termos de organização, empolgação e resultados esportivos.

Em termos de segurança, correu praticamente à  perfeição. Torcedores violentos ou foram impedidos de entrar no País já em seus países de origem ou foram presos aqui. Numa operação elogiada pela famosa polícia inglesa Scotland Yard, a polícia civil do Rio de Janeiro prendeu uma quadrilha internacional de vendas de ingressos VIP que abalou a estrutura da Fifa. Os jogos, sem exceção, não registraram incidentes.

Dentro do campo, o técnico Luiz Felipe Scolari tinha, basicamente, duas opções para escalar o time do Brasil. Para suavizar a ausência de Neymar, ele poderia reforçar o meio-de-campo ou entrar com um atacante. A segunda opção, com Bernard no lugar de Paulinho, foi a escolhida. Na virada para o segundo tempo, depois de 5 a 0 contra e tudo praticamente perdido, Felipão botou, enfim, Paulinho para jogar, e também Ramirez. Em seguida, quando acabara de sofrer o sexto gol, tirou o criticado Fred e colocou mais um meio-campista, William. Todos sabiam que já era tarde demais. A Seleção Brasileira, agora, terá de se contentar em disputar o terceiro lugar, no sábado 12. Não estava escrito que a Copa só seria um sucesso se o Brasil viesse a ser o campeão. à‰ o que prevalece.

25 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Realmente foi a Copa das Copas. Pra Fifa é claro.
    Além do Brasil ter sido massacrado em casa, a saúde não melhorou (talvez fosse melhor construir hospitais que estádios), o transporte público continua a mesma p…… de sempre, o estado não consegue colocar nem uma manilha na rua e por aí vai!
    Copa das Copas? Sabe de nada inocente!

  2. KKKKKKKK Petezada entraram pelo cano! ahahah, agora vamos voltar com enfase a falar da Petrobras/quebrada
    mensalão, Gayerski,Andrezito Vargas.Ah como é bom ver que vocês vão deixar de roubar o Brasil. Da-lhe Aécio / Viva o Beto \|Respeito ao Paraná. Fim do Bob Louco. kkkkkkkkk

  3. …,A PIOR DESGRAÇA DE UM POVO,É UM POVO,SUBMÍSSO,COVARDE,VIRA-LATAS E,SEM CULTURA…

  4. Sucesso? Vai perguntar pra todos os milhares que ficaram sem as suas casas nos entornos dos estádios para ver se estão contentes. https://www.youtube.com/watch?v=lNHyslL1Ay8
    Tenho uma imensa curiosidade de saber se dentro dos 290 milhões que vai custar a campanha do poste o quanto tem de dinheiro dessas empreiteiras dentro.

  5. O sucesso da Copa das Copas é da FIFA que tá levando uma montanha de dinheiro do Brasil. A mídia comprada a peso de ouro não conta a verdade da precariedade por que passa o Brasil. Saúde, Educação, Segurança, um CAOS.

  6. Não importa se a Dilma perca a eleição,

    Não importa se o Brasil nao seja campeão,

    O que importa é que minha empreiteira ganhou mais de um bilhão!

  7. Copa das Copas?? De fato foi mesmo!! Tenho que admitir, afinal…. Tomar de 7 da Alemanha numa semifinal Aqui no Brasil não é pra qualquer um. É a Copa das Copas, para JAMAIS esquecermos essa Humilhação. Arrumaram até uma Contusão (FARSA) no Neymar para que ele não fosse incluido nas criticas. O mesmo vale para o Thiago Silva, que forçou o Amarelo e fica de fora dessa Vergonha. Já quanto a Dilma e o PT…. É assim que o Povo Brasileiro se sente com um Governo Imundo e Porco como esse. mas vai sair!!!! Ah vai. Esse ano vamos mandar o PT para o esgoto de onde jamais deviam ter saído.

  8. O que fica, o fracasso de um golpe de mídia que só ia favorecer a continuidade dos corruptos no poder. Agora e hora de mudança, pois por pior que possa parecer o Brasil para seguir em frente precisa disso. Aecio ou campos não importa, o que importa e mudar. Se perdermos essa oportunidade vamos virar um argentina, pois a inflação já está de volta. Fora Dilma, fora PT.

  9. Blog financiado pelo PT dá nisso …
    Como todos os outros que tem publicidade FEDERAL como caixa, BB, PTbrás, etc.
    Fica fácil falar isso recebendo GRANA dos PTralhas.

    País lixo, futebol medíocre .. vivemos numa selva atrasada.

  10. Claro que é um sucesso:Fifa com lucro recorde, patrocinadores com sorriso de orelha a orelha, empreiteiras faturando muito. O deles, eles garantiram…

    Pena que as nossas custas.

    E povo do PT, PSDB etc me poupem de comentários. Governos atolados em escandalos e casos de corrupção.

  11. Como todo o respeito que o nobre blogueiro Esmael Morais merece pelos serviços prestados à democracia, mas acredito que ELE tem competência para escrever textos e postagens de alta competencia sem a necessidade de ficar sendo apenas o restransmissor das opiniões do BLOG 247. Se continuar assim, seria melhor ler o original. O eventual sucesso deve-se ao povo brasileiro apenas. Aos milhares de voluntários que abriram mão de suas férias, de suas famílias paratrabalharem de graça pra FIFA. As obras do governo estão todas inacabadas ou mal concluidas e mal feitas. Nao precisa ser da oposição para confirmar isso, mas ter uma pouco de sabedoria. Ao povo do Brasil toda honra e toda Glória.

  12. BANDO DE ALIENADOS
    Será que vcs nao percebem que é tudo culpa da midia golpista, a imprensa dos jornalões e tvzonas forçaram esta derrota. Pagaram pra seleção brasileira perder, só pra não permitir que o povo se alegrasse e esquecesse as mazelas que lhes impomos. Cambada de abutres.

    Mas tem nada não, vamos re-eleger a Dilma de novo, não deixaremos que o Brasil sofra sobressaltos, com demissões de nossos “cumpanheros” dos cargos para os quais nomeamos e são fundamentais para nossa manutenção no poder, seja a qual custo for.

    Não esqueçam que as obras que superfaturamos, muitas desnecessárias, outras tantas que gastamos tudo o previsto mas ficaram pela metade e se os empresários da construção não despejarem dinheiro na nossa campanha eles sabem que não vamos complementar nem um centavo pra eles retomarem as obras. Então eles estão amarrados conosco e vão financiar nossa vitoriosa campanha.

    https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XLnmZvy4pU0

    Chupa esta, PTzada

  13. Não me surpreende tamanha compereensão, num país em que saúde, educação e segurança são assuntos secundários e realidade vexatória

    • O que lemos na imprensa… Beto Richa investiu na saúde menos de 12% solicitado pela Constituição. Ladrões entram nas casas do deputado Justus e Francisquine. Falta merenda escolar nas escolas estaduais. Resumindo: o governo de Beto Richa quebrou o Paraná. Em relação a Copa, ontem o Brasil tomou uma aula de futebol e, apesar do resultado não ter sido o que nós brasileiros esperávamos, a partida só engrandece este torneio que está acontecendo em nosso país. Esta Copa é a melhor Copa que já pude ver em minha vida. Temos que aprender a separar as coisas, a Copa é um sucesso, maa a nossa seleção não.

      • COmo bom petista alienado como você outros aqui. Se omitem e se manifestam atacando contra quem não é o Culpado. o que o Richa aqui no Paraná tem haver com o Fiasco do Brasil na Copa??? Imbecilóide. Agora a Gangue do PT em Brasilia e a Tua Dilma, querem tirar o corpo fora, Até antes do Apito era a Copa linda do PT, agora… repetem o Discurso do Chefe dos Mensaleiros o Tal Lula… Não sei de nada. Nao tenho nada haver com isso. Alias porque o Teu Lula não foi na Abertura e não vai ao jogo final?????

    • Copa das Copas, pra mim é com o Brasil levantando a taça!!! Esse evento foi o Fiasco dos Fiascos! Ridiculo. Agora o PT perdeu a unica coisa que poderia se apoiar. Caiu a mascara!Se o Brasil fosse campeão iriam dizer que foi o Lulla e a Dillma que conquistaram o título para o Brasil. Se não fosse o PT seriamos campeos dessa jossa!
      Alemanha salvou o Brasil do PT!!!
      Chora Petralhada, o sonho acabou!

      • Idiota. Já tomou seu mingualzinho hoje ??????

      • Fale isso se o teu PSDB for eleito e que se Deus quiser vão sofrer a 4ª derrota no rabo. Eu se fosse você se preocupava em entregar curriculum, pois la por outubro ou novembro, vc estará desempregado, caro comissionado do Iguaçu. E outra, independente do Brasil estar fora da final, a Copa calou a boca de vocês e principalmente do teu senador de R$ 16 milhões, onde previam caos nos aeroportos, queriam que o Brasil tivesse prejuízo de R$ 10 bilhões, enfim, vcs quebraram a cara.

      • Foi cruel.
        Nem dos Judeus a Alemanha judiou tanto assim.