Israel critica, mas Brasil mantém condenação ao terror em Gaza

O governo de Israel emitiu comunicado criticando a postura do governo brasileiro de convocar o embaixador em Tel Aviv para consultas e a publicar duas notas, em uma semana, condenando o terror em Gaza. Imediatamente o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, defendeu a posição do governo brasileiro que condena o uso desproporcional da força por Israel em conflito na Faixa de Gaza.

O governo de Israel emitiu comunicado criticando a postura do governo brasileiro de convocar o embaixador em Tel Aviv para consultas e a publicar duas notas, em uma semana, condenando o terror em Gaza. Imediatamente o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, defendeu a posição do governo brasileiro que condena o uso desproporcional da força por Israel em conflito contra os palestinos.

O governo de Israel criticou a postura do governo brasileiro de convocar o embaixador em Tel Aviv para consultas e de! publicar duas notas em uma semana condenando a escalada da violência entre Israel e Palestina. Em comunicado à  imprensa, o Ministério das Relações Exteriores de Israel manifestou desapontamento! diante das críticas do Brasil.

Ato contínuo, o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, defendeu hoje (24) a posição do governo brasileiro que condenou energicamente o uso desproporcional da força! por Israel em conflito na Faixa de Gaza. Condenamos a desproporcionalidade da reação de Israel, com a morte de cerca de 700 pessoas, dos quais mais ou menos 70% são civis, e entre os quais muitas mulheres, crianças e idosos. Realmente, não é aceitável um ataque que leve a tal número de mortes de crianças, mulheres e civis”, disse o ministro. “E é sobre esse fato que essa nova nota fala!, ressaltou Figueiredo em entrevista.

O ministro lembrou que, na semana passada, o Itamaraty já havia divulgado nota condenando o movimento islâmico Hamas pelos foguetes lançados contra Israel, e também Israel pelo ataque à  Faixa de Gaza. Israel se queixa que, na última nota, não repetimos a condenação que já tínhamos feito. A condenação que já tínhamos feito continua somos absolutamente contrários ao fato de o Hamas soltar foguetes contra Israel. Isso se mantém. Não há dúvida. Não pode haver dúvida disso!, afirmou Figueiredo.

Ele acrescentou que a última nota do Itamaraty não omite nada que foi dito antes. “Ao contrário, a gente pede o cessar-fogo imediato. Cessar-fogo quer dizer o quê? [Cessarem] os ataques das duas partes. Não há cessar-fogo unilateral, não é isso que a gente pede. A gente pede que as duas partes parem os ataques. Isso permanece.!

via Agência Brasil, editado.

26 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Anão sim,pois isso é o que nos somos! O Brasil é um pais que já tem quinhentos anos, enquanto Israel tem apenas sessenta e já figura como um dos mais desenvolvidos do mundo. Isso sim é exemplo de governo que ama e respeita seu povo, ao contrário de nos que enchemos Brasília de políticos ladroes e corruptos.Israel apenas se defende dos foguetes lançados pelo Hamas, que atira contra Israel e depois estrategicamente se esconde no meio do povo inocente, obrigando Israel a contra atacar.Comparo a ação do Hamas como a de um pai que joga seus próprios filho na jaula de leões.Se esse tal Hamas sabe que Israel intercepta todos os seus foguetes, porque então os atira? essa é sua estratégia! obrigar Israel a responder com força a sua hostilidade. O próprio Hamas é culpado da morte de seu povo.

  2. Este nojento e irreponsãvel que chamou o Brasil de anão diplomático, se esquece ou mesmo não sabe que foi um diplomata brasileiro, Osvaldo Aranha, que na sessão da Assembleia Geral da ONU em 1948 ajudou a fundar o Estado de Israel. E já que cinicamente ele também falou na goleada que o Brasil sofreu da Alemanha nesta copa, ele também deveria lembrar que um árbitro de futebol israelense, na copa da Espanha de 1982, ajudou a Itália no jogo contra o Brasil, ao não marcar um pênalti claríssimo em cima de Zico, que chegou a ter a camisa rasgada dentro da grande área por um zagueiro italiano e marcou um escanteio inexistente que deu origem ao gol da vitória italiana. Acho que o Brasil deveria repensar se Israel é mesmo um país amigo. Mas, pra finalizar, Israel deveria ter vergonha na cara e devolver integralmente os territórios dos palestinos, porque além de aproveitadores de terras alheias e assassinos em massa, ainda tem o cinismo de criticar de forma irônica a posição de um governo que só disse a verdade.

    • ô amigão! se não tem o que conversar fica calado! meter bobagem de futebol num assunto tão sério!procura conhecer mais a história de Israel e seu povo, assim quem sabe da próxima você fale alguma coisa útil.

  3. Israel obedece apenas os EUA! Infelizmente o primeiro presidente negro CONTINUA capacho dos brancos! Ah! Para enfrentar o Hamas & Cia estilingue é suficiente!

  4. Guerra é guerra. Mas quem provocou tudo isso nao esta sendo mencionado nas nossa criticas. Todos sabemoso quanto o povo judeu foi perseguido em toda historia. agora que tem o seu espaço nao consegue viver, porque meia duzia de terrorista nao conseguem deixar aquela aquele povo em paz. Sou radicalmente contra a matança, mas entendo nessa situação como em outras bem conhecidas na historia do mundo, a morte dos inocentes é inevitavel. E o Brasil gente, que mata diariamente a míngua, crianças, idosos e outros inocentes nas filas de dos hospitasis enquanto a farra da corrupção se alastra proporcionalmente ao que pagamos em impostos. SOLIDARIO A ISRAEL.

  5. O que Israel se esquece, é que o Brasil teve um papel importante na aprovação da fundação do estado que Israel hoje ocupa.Mas como é uma briga de cachorros grandes, a diplomacia Brasileira deveria ser mais cautelosa, já que tinha formalizado a reprovação do excesso de força por parte de Israel em conjunto com a ONU.Biblicamente os povos do oriente médio brigam, se matam a séculos, e não seria agora que algum pais fora desta região conseguira levar a paz a nações que são inimigas eternas, principalmente por disputas religiosas.

  6. ALGUÉM TEM QUE DA UMA RESPOSTA DURA A ISRAEL VARRENDO SEU TERRITÓRIO COMO ELES ESTÃO FAZENDO COMO POVO PALESTINO.

  7. A violencia nas ruas e nos hospitais por falta de médicos e medicamentos no Brasil matam mais gente que Israel e Palestina juntos!
    Então o governo deveria olhar para o próprio rabo e cuidar dos seus assuntos e os que morrem aqui, graças aos desvios.
    Sobre partido, PT, PSDB e qualquer outro, são todos uma quadrilha, nenhum presta!

  8. Grande esmael sempre um blog imparcial..
    Massacre, coverdia, racismo , o povo palestino sofre c
    a heranca de odio de Israel (holocausto)…..Brasil terra de
    igualdade e fraternidade…..

  9. Os idiotas de Plantão. PSDBOSTAS, TUCANALHAS, BICUDÕES. QUEREM QUE O BRASIL VOLTE A SER O MESMO DA ERA fhc,DANDO CONTINÊNCIA AOS AMERICANOS, FMI.SUAS BESTAS, O BRASIL HOJE É OUTRO, TEMOS POBRE FAZENDO FACULDADE,EMPREGOS. PODER DE COMPRA, E MUITO MAIS. PORTANTO, FORA psdb.

    • Poder de compra ?, a cada ano o preço de tudo não para de subir e o salário não acompanha e ainda virá o tarifaço de 25% na luz, o preço dos imóveis e automóveis são surreais se comparados lá fora, a

      população economicamente ativa está desgastada com tanto populismo e política de vitimismo adotado pelo atual governo, a taxa de desemprego atual é maquiada, o dieese aponta o dobro… consideram até

      malabarista de semáforo como empregadíssimo, só no Brasil adotam esta metodologia absurda, se usassem o mesmo padrão adotado lá fora apontaria mais de 21% de desempregados, o enem falha em levar o pobre pra

      faculdade, cara que vai bem no Enem, vai bem no vestibular de múltipla escolha, no dissertativo, em redação e em matemática. O cara que vai mal no Enem, vai mal em tudo, o investimento em educação ainda é

      pouco, o sisu teve aquele problema de vazamento de informações… muito ainda deve ser feito, a coisa tá feia, tanto pt como psdb querem nosso couro.

  10. o governo do pt é ridículo,bando de analfabetos desonestos que apoiam cuba e venezuela,isso é inominável.Mas é vergonhosa essa ação covarde de israel em gaza.Começou,dizem eles,com a morte de 3 meninos,mas israel nunca precisou de motivos,se ñ fosse esse,inventariam outro.Primeiro,roubaram a terra dos palestinos,depois construíram o muro,depois,para se sentirem menos culpados,disseram que a terra roubada era uma promessa de deus,não satisfeitos,criaram o bloqueio econômico e comercial,deixaram milhares de pessoas sem remédios,alimentos,ítens de primmeira necessidade,e querem o que? compreensão? apoio? um dia,as costas quentes dos EUA vai acabar,e todos aqueles países em volta de israel,irão reivindicar o que é deles.Nunca terão paz,nunca serão um país,para azar dos judeus,nem todos são trouxas.

  11. Esse é o Governo do PT, Pela declaração do Governo Israelense, dá pra se ter uma ideia de como o PT deixou a forma como o Brasil é visto lá fora…

    Pais Irrelevante e Anão diplomatico.

    Votem no PT e seremos chamados de SUB MUNDO

  12. A resposta de Israel foi mais humilhante que os 7×1 da Alemanha. O Ali Baba ainda fala que precisamos perder esse complexo de vira-latas. Como se todo mundo sabe que o Brasil é comandado por quadrilheiros, terroristas, sequestradores, bandidos???? Que moral esse governo do PT tem no exterior??? Se alia aos ditadores Castro em Cuba, apoia as FARCS, Nicolas Maduro, ditadores Africanos que estão no poder a mais de 30 anos e levaram seus países a miséria. FOOOOORA PT!!!!!

    • Se o Brasil é anão em diplomacia, Israel é gigante em genocídio.
      7×1, por mais humilhante que seja é esporte.
      Agora, 700 mortes em pucos dias, e esta ironia nojenta do embaixador (sic) de Israel, e ainda por cima, você achando legal zoar nosso País.
      Fala sério, menina!
      Vai se tratar.

  13. Governo mediocre, Irrelevante kkkkkkk é Tão mediocre, que a Santa Casa de Sp fecha precisando de 50 milhoes pra pagar as contas porque o SUS está com a tabela congelada há mais de 10 anos, mas vai enfiar U$ 40 milhoes ou quase R$ 90 milhões num Telescópio no Chile. O Povo Brasileiro tem mesmo que protestar. Esse PT, essa PresidANTA, tem que cair fora do Governo. PT ESGOTO Fétido, Podre. Já não chega aquele Porto em CUBA??? Ei Dilma… Vá tomar no C…..

  14. CONCORDO PLENAMENTE COM O GOVERNO BRASILEIRO,QUANDO ESTE GENOCÍDIO SERÁ RELATADO PELOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS INCLUSIVE A ONU

  15. Parabéns ao governo brasileiro

  16. OOOOO ESMAEL, O Governo de Israel ( aquele que mata crianças, mulheres e doentes ) diz que o BRASIL é IRRELEVANTE, INSIGNIFICANTE. O Brasil do PT critica Israel, mas não fala nada sobre paises anti democraticos como CUBA, VENEZUELA E RUSSIA , pior os ELOGIA… Esse governo do PT não tem COERENCIA ALGUMA; ´e FRACO. como dizem os israelenses…..
    INSIGNIFICANTE

    • Caro AntiPt: Cuba, Venezuela e Russia matam crianças, mulheres e doentes? – Eu não sabia, obrigado pela notícia?! Você diz que o governo do Pt é incoerente mas é seu raciocínio que não tem coerência nenhuma, tá furado, arranje outra comparação, ok?

      • Realmente um pouco incoerente mas em cuba por exemplo a miséria é uma unanimidade é só ver as fotos no link abaixo, aquí Ainda podemos trabalhar e mudar nossa realidade, ter filhos vivendo em um lugar assim é como matá los … lentamente.

        https://www.flickr.com/photos/yusnabycuba/with/14238612993/

        • IDH 0,8. Será que foi medido pela Coréia do Norte.
          Não, mas é referendado pelo Banco Mundial.
          Fui!

          • idh não tem muito a ver com economia, o Brasil ainda tem uma economia maior que de todos os países da américa do sul juntos mas a educação do Chile, da Argentina e do Uruguai é muito melhor do que a nossa por ex fora outros

            indicadores superiores que nem vou entrar em detalhes, isso explica alguns idh’s altos em alguns países, em cuba eles tem menos estrutura que no Brasil mas estudam ao invés de reclamar, até porque não podem… por isso esse idh.

    • Realmente, pelo que vejo vc nao conhece msm o PT.
      Pois saibas que o PT, é o que podemos nomear de uma verdadei
      facção CRIMINOSA onde o principal mentor hj se esconde por trás
      da tirana, a Sra Presidente Dilma.
      FICA A DICA!