Governo Richa pede novo tarifaço de 25% na conta de luz da Copel

Governo Richa, controlador da Copel, recuou de todo o aumento de 35% agora diante da repercussão negativa, mas aplicou tarifaço de 25%; diferença de 10,1% na tungada será aplicada em junho de 2015; tarifaço vai afetar 4,2 milhões de clientes no Paraná.

Governo Richa, controlador da Copel, recuou de todo o aumento de 35% agora diante da repercussão negativa, mas aplicou tarifaço de 25%; diferença de 10,1% na tungada será aplicada em junho de 2015; tarifaço vai afetar 4,2 milhões de clientes no Paraná.

O governo Beto Richa (PSDB), controlador da Copel, a estatal de energia, aprovou reajuste de 25% no preço da tarifa aos 4,2 milhões de clientes no Paraná.

O “Fato Relevante” foi comunicado ontem à  tarde ao mercado e o pedido de aumento será encaminhado à  Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para análise.

O aumento é retroativo a 24 de junho que é sempre a data do reajuste anual da estatal paranaense.

A Aneel havia autorizado alta de 35%, mas governo estadual decidiu aplicar apenas parte do aumento. O órgão federal e a Copel travam uma guerra midiática, onde cada qual conta uma versão sobre o tarifaço em propagandas no rádio, TV e internet. Tudo pago pelos contribuintes.

Na prática, o governo Richa recuou do aumentão de 35% agora diante da repercussão negativa, mas aplicou tarifaço de 25%. A diferença de 10,1% na tungada será aplicada em junho de 2015.

A energia é o principal insumo para a produção industrial e item indispensável de conforto à s famílias.

33 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Puta que pariu meu esse mês veio 150,00 para eu pagar para a copel para duas pessoas que trabalham o dia todo que lavam roupa uma vez por semana que merda é essa daqui a pouco vamos trabalhar para pagar luz onde já se viu estou revoltada com essas coisas cade a população brasileira deste começo do ano que todos se mobilizaram nas ruas porque não saem com esse aumento abusivo aumento e ninguém fala nada é uma coisa que é de suma importância para nos que não vivemos sem como assim uma coisa que não deveria ser tao cara já que todos usufruem cade ???? olha são essas coisas que devemos ponderar no dia 05/10

  2. Beto Richa, meu voto nunca terás. Desta vez chega de P$D, chega de maracutaia$

  3. engraçado vai la faz um estardalhaço de eu nao fui eu nao pedi e agora quem foi que pediu o gasparzinho meu!!!!! isto é bem tipico de governo desorganizado que troca os pes pelas maos. Fora incompetencia!!!!!!!

  4. Volta Requião, PELO AMOR DE DEUS!!!!!!
    O povo paranaense não aguenta mais tanta falta de sensibilidade, de um governo corrupto, incompetente, inconsequente e preguiçoso! FORA RICHA!!!!!!

  5. Governadorzinho de merda, cara de pau, fora beto richa.

  6. Poucos Estados cobram ICMS.A ANEEL recomenda a não incidência desse imposto sobre energia elétrica.O Paraná,além de ser um dos poucos que cobram,ainda cobra uma das maiores taxas,19%,perdendo apenas para Minas Gerais.Se Beto Richa tivesse de verdade intenção de beneficiar o consumidor paranaense,poderia extinguir ou reduzir significativamente esse índice.O resto é jogo de cena.Em junho de 2015,com certeza,Beto estará longe do governo.

    • Beto estará fora do governo em 2015 mas os paranaenses pagarão a ele todos os meses a aposentadoria inconstitucional de ex-governador que é mais de R$ 20 mil por mês, aliás, pra ele e para a mãe dele.

  7. SOCORROOOO REQUIÃO…..VOLTA….E MANDA ENQUADRAR ESSE RICHA……ISSO É UM ASSEDIO SOCIAL…OU SEJA O POBRE VAI VIVER NO ESCURO…VEM REQUIÃO

  8. SOCORROOOO REQUIÃO…..VOLTA….E MANDA ENQUADRAR ESSE RICHA……ISSO É UM ASSEDIO SOCIAL…OU SEJA O POBRE VAI VIVER NO ESCURO…

  9. Será que liberam o aumento a tempo de vc fazer sua campanha seu inútil….

  10. Veja o que diz da Aneel na Wikipédia:

    “A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é uma autarquia sob regime especial (Agência Reguladora), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, com sede e foro no Distrito Federal, com a finalidade de regular e fiscalizar a produção, transmissão e comercialização de energia elétrica, em conformidade com as Políticas e Diretrizes do Governo Federal”.

    Fiscalizar? Regular?

    O ministro não é um mané do PFL?

    Como vamos confiar nessa gente do PFL, do PSDB, do PT?

    Ontem a Dilma fez um barulhão, disse que baixou 18%, agora autoriza 25/35% de aumento!

    Não entendo mais nada!

  11. A Copel tem um conselho de consumidores…procurem usa-lo.
    Ta no site….

    O Conselho de Consumidores da Copel Distribuição é composto por representantes das classes comercial, rural, residencial, industrial, poder público e também um membro do Procon.

  12. E então….a tarifa da Dilma Baixou 20%?
    Leiam

    Custo da energia elétrica faz indústria migrar para o gás

    Brasil Econ̫mico РSP Р04/07/2014 РAlcance: Nacional

    Consumo do combustível pelo setor cresceu 3,14% no ano. Já a eletricidade, recuou 1% na
    comparação com 2013
    Embora o fraco desempenho da indústria nacional – que registrou recuo de 1,6% no acumulado do
    ano até maio, segundo a Pesquisa Mensal Industrial do IBGE – tenha abalado o consumo de
    eletricidade no país, com queda de 2,8% no mês de maio, é o preço da energia que tem ditado as
    ordens nessa relação de consumo. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Gás (Abegás)
    mostram um aumento de 2,97% no uso do combustível nos últimos cinco meses. E é a indústria a
    segunda principal cliente, com aumento no consumo de 3,14% no ano, o que equivale a 29 milhões
    de metros cúbicos.
    Quando se olha para a energia elétrica, no entanto, o movimento segue na direção oposta. Boletim
    Mensal do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostra recuo de 2,8% no desempenho da
    carga do Sistema Integrado Nacional (SIN) no mês de maio, na comparação com abril. Já o relatório
    da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) revela o quanto a indústria nacional vem deixando de
    consumir em eletricidade. Na comparação entre os cinco primeiros meses do ano de 2014 e de
    2013, o recuo é de 1%.

  13. Bom Artigo

    OPINIÃO

    Decisão ajuda consumidores, mas preço vai continuar subindo
    Guido Orgis, editor executivo de Economia
    A Copel fez bem ao consumidor ao pedir que a Aneel autorize um aumento inferior ao que ela tem direito. A empresa assume o custo de ter de bancar os preços mais altos da energia com uma receita abaixo da ideal, mas tem o benefício de dar fôlego aos seus clientes. A recomposição do caixa da companhia se dará nos próximos anos.
    É de se esperar que a decisão também coloque fim à briga política que foi desencadeada após a Aneel aprovar um reajuste médio de 35%. As peças na TV têm ajudado a desinformar o cidadão que queira entender por que sua conta de luz vai subir tanto neste ano.
    O primeiro ponto que precisa ficar claro é que a Copel não controla os fatores que levaram à alta da luz. Alguns deles são puramente regulatórios. Ela precisa, por exemplo, comprar energia em leilões organizados pela agência reguladora. Se um leilão não têm oferta, a empresa precisa buscar a energia no mercado à vista e esperar o próximo leilão. Aí entra o fator climático: com os reservatórios baixos, a energia ficou muito cara. Neste ano, a Copel firmou contratos em um leilão em que os preços foram pressionados pela escassez de energia e esse custo foi agora repassado aos consumidores.
    Há também o problema de organização do sistema. Nos últimos anos, houve um descasamento entre crescimento de oferta e demanda, e o planejamento foi ineficiente para proteger o sistema da escassez de chuvas. O custo dessa falha ainda está se acumulando ““ o governo tem fechado a conta com empréstimos para bancar a compra de energia no mercado à vista, e eles terão de ser pagos pelas empresas nos próximos anos. A conta vai ficar ainda mais cara.

  14. MENOS 10%
    Mesmo o PR sendo um dos maiores geradores de energia elétrica do País e logo, tendo que pagar preços altíssimos no leilão nacional de energia (caríssimos por culpa do governo federal que não consegue gerenciar a construção nem um Viaduto (como o de BH)quanto mais o setor elétrico, o Governo do PR conseguiu enxugar 10% dos 35 que a ANEL impunha.

    IGUAL OU PIOR
    O blog vive reclamando que os “jornalões” são tendenciosos, que manipulam informações, que divulgam meias-verdade, blá, blá. Mas esta matéria mostra claramente que age de igual forma, ou até pior. Vejamos:
    *No caso da energia elétrica em vez de dizer que o governo do PR conseguiu reduzir em 10% o valor do aumento da taxa de luz, ele DIZ QUE O GOVERNO FEZ TARIFAÇO;
    *No caso do PROINVEST, insiste em publicar que não existe legalidade para a liberação dos recursos, como se o PR fosse o pior Estado da Federação (e dizem que não advogam contra nosso povo), quando na verdade, foi preciso o Governador pedir a prisão do Secretário do Tesouro, para que o dinheiro fosse liberado (estava no banco, mas em conta bloqueada). Mais ainda, o blog nem noticiou que foi liberado de ultima hora.

    Estes são dois casos e não vou citar outros pra não ficar enfadonho.

    E viva a seriedade e respeito às informações de fato e não ideológicas.

    • Você acredita MESMO nessas coisas que está dizendo, ou está sendo pago para isso?

      Só para começar, você sabia que o viaduto estava sob responsabilidade da PREFEITURA de BH? Ela era, e não o governo federal, que tinha a obrigação de fiscalizar. E sabe que grande candidato a presidente apoiou e endossou a gestão do prefeito de BH?

  15. Esse governador está de brincadeira com o povo do Paraná, é aumento das taxas do detran, agua, energia e muitos outros, e ainda consegue quebrar o Estado, e não investe o minimo em saúde e fala que é culpa do governo federal pare de mentir Beto Richa não adianta o povo não é burro, e sabe que é pura incompetencia do seu governo, mas a sua hora está chegando em outubro o povo trabalhador deste Estado, que sofre com esses absurdos que seu governo nos submete, irá te dar o troco.Fora Beto Richa o Sr. É o pior governador que o Paraná já teve.

  16. Kkkkk vergonha. Fora Richaaaa

  17. Pede o aumento e na maior cara de pau vai pra TV falar que a culpa é do gov. federal, brincadeira com um governador desse.

  18. Que foi que eu disse lá atrás,é o velho golpe do boi no quarto superlotado,colocou o boi e agora tirou e todos acham que ele abaixou o preço.
    Inflação 6% tarifa da Copel 25%.
    Se esse governo ficar mais 4 anos a tarifa mais que dobrará.

  19. Bom mesmo foi o ex. gov. requião que não aumentou a tarifa da agua durante 6 anos, mas em contra partida sucateou o sistema.

    • Flávio Luiz
      Porque estava sumido ultimamente do blog? Está preocupado com o seu futuro de desempregado é? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

      • Bem dessa, nobre Paulo Ernesto. Esse comissionadinho do Playboy já está se preparando pra largar a teta e pegar no batente, por um salário BEMMMMMMMMMMMMM menor…. Falta pouco tucaninho!!!!

    • Não adianta tentar mudar o foco. Cadê o cara que estava surpreso com aumento de 35%, governo PSDB é só mentira e enganação. FORA BETO.

  20. Este jovem e rico herdeiro realmente não sabe o que é viver com salario mínimo!! Beto tente um ano de sua suntuosa vida de garotinho rico viver com este salario de fome e ter nas costa um governo carrasco falso que é omisso as necessidades do povo e chega de piada….. Até parece a historia das passagens de ônibus que lhe deu a prefeitura pensa que o povo é burro ,otário ou retardado ?????????? Acorda marajá realmente só mente pode gastar o nosso dinheiro em uma mídia corrupta que tenta construir falsas verdades O povo tem memoria………..

  21. Qualquer índice superior ao que corrigiu salários é imoral. Richa agora poderia demonstrar que realmente “não tem nada a ver com a tarifa da copel” reduzindo as alíquotas de ICMS da energia.

  22. A Copel quer aumento de 25% no preço da energia. Ontem, a Aneel aprovou o reajuste de 18% pedido pela Eletropaulo. Outra questão: se a Copel paga milhões em dividendos aos seus acionistas e anunciou que teve lucro de R$ 583 milhões no 1º trimestre deste ano então não seria conveniente manter o preço da energia como está para não pesar no bolso dos paranaenses?

    • Universitário,
      Você acha que esse governo se preocupa em ser conveniente com o povo paranaense? Ele só é conveniente com os amigos e com os financiadores de campanha.
      Você entrou em uma questão que eu sempre levantei em vários comentários: o aumento na distribuição dos dividendos para os acionistas privados de 25% para 35% sobre o lucro líquido da Copel e da Sanepar em uma canetada, isso o Beto não faz questão nenhuma de enfatizar e nem de tornar público e quando questionado, se esquiva como um bagre ensaboado… um aumento de 25% para 35% representa nada menos do que 40% de aumento na fatia do bolo da Copel para o capital financeiro especulativo (investidores que colocam o dinheiro visando apenas os lucros e pulam fora sem nenhuma consideração com a empresa quando a luz vermelha é acesa… o governo, a empresa e e população fica a ver navios quando estes investidores realizam seus lucros). A questão que se coloca é: a Copel, assim como a Sanepar e, na esfera Federal a Petrobrás, foram criadas com o propósito de dar lucro aos acionistas privados ou com o finalidade de auto-suficiência e bem estar do povo?
      Como podemos repetir o discurso medíocre de um Aécio Neves que tem a cara de pau de vir em cadeia nacional de televisão dizer que a Petrobrás perdeu metade do valor de mercado no governo Dilma se foi o seu partido que entregou metade do capital da Petrobrás para os acionistas privados que em 5 anos recuperou todo o investimento? A Petrobrás não foi criada pensando em dar lucros para acionistas privados, sua finalidade é a auto-suficiência energética e está caminhando para isso. Tem corrupção? Claro que tem!
      O que está em questão é a falta de vergonha na cara do Beto Richa em assumir sua posição política. É tão covarde que se esconde atrás da própria sombra quando é chamado a dar esclarecimentos ao povo que o elegeu governador.

  23. O interessante seria a Aneel autorizar menos que o beto solicita… hummmm ai fica estranho hein Copel.

  24. Na hora de dar um aumento em torno de 10% para o funcionalismo público este governozinho alega que não tem dinheiro, pois eu também não tenho dinheiro para pagar um aumento abusivo destes. Sai fora Beto Richa vai achar o caminhão de onde você caiu. Affffff

    • Pra mim os governadores do PSDB querem aumentar o preço da tarifa de luz para que ocorra a alta da inflação e depois dizerem na TV que a presidente que é culpada pelo aumento da inflação.