Fim da era Joaquim Barbosa no STF: não há mal que dure para sempre

do Brasil 247

Agora é oficial: a aposentadoria de Joaquim Barbosa do Supremo Tribunal Federal está publicada no Diário Oficial da União, no decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro José Eduardo Cardozo; sua gestão foi marcada por abusos, agressões a colegas, jornalistas, advogados, entidades da magistratura e, sobretudo, a direitos de defesa assegurados pela Constituição Federal; depois de cumprir um papel lamentável à  frente da suprema corte, ele poderá desfrutar a aposentadoria em Miami, num imóvel registrado em nome de uma offshore; nesta sexta-feira, Ricardo Lewandowski será eleito presidente do STF, que poderá, enfim, restaurar a sua dignidade.

Agora é oficial: a aposentadoria de Joaquim Barbosa do Supremo Tribunal Federal está publicada no Diário Oficial da União, no decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro José Eduardo Cardozo; sua gestão foi marcada por abusos, agressões a colegas, jornalistas, advogados, entidades da magistratura e, sobretudo, a direitos de defesa assegurados pela Constituição Federal; depois de cumprir um papel lamentável à  frente da suprema corte, ele poderá desfrutar a aposentadoria em Miami, num imóvel registrado em nome de uma offshore; nesta sexta-feira, Ricardo Lewandowski será eleito presidente do STF, que poderá, enfim, restaurar a sua dignidade.

Acabou. Joaquim Barbosa não é mais presidente do Supremo Tribunal Federal. Sua aposentadoria precoce foi publicada nesta quinta-feira, 31 de julho de 2014, no Diário Oficial da União.

à‰ uma data histórica porque chega ao fim dos períodos mais vergonhosos da história do Poder Judiciário no Brasil. à€ frente do STF, Barbosa agrediu colegas, jornalistas, entidades de magistrados, expulsou um advogado do plenário com a ajuda de seguranças e violentou, sobretudo, direitos e garantias individuais assegurados pela Constituição Federal.

Como relator da Ação Penal 470, transformou-se em figura midiática, “o menino pobre que mudou o Brasil” (em Veja), ou o “brasileiro que faz diferença” (no Globo), para cumprir o papel que a ele foi designado, alinhado com a agenda política dos meios de comunicação que garantiram seu breve estrelato.

No poder, a despeito da fama de justiceiro, usufruiu de todas as benesses do cargo, algumas permitidas, outras, nem tanto. Reformou o banheiro de sua residência por R$ 90 mil, viajou a Paris e visitou uma loja da Prada usando diárias que depois se viu forçado a devolver e registrou um imóvel em Miami em nome de uma empresa offshore que tinha como endereço seu apartamento funcional em Brasília.

Aposentado, Barbosa poderá se dedicar à  vida de subcelebridade, seja nos bares da vida, no Rio de Janeiro, ou em Miami. A carreira política, que ele chegou a cogitar, a bem do Brasil, foi abortada. Caso tivesse se lançado candidato, jogaria por terra a “credibilidade” do julgamento da Ação Penal 470, a única causa a que se dedicou verdadeiramente na suprema corte.

Com sua saída, comprova-se, mais uma vez, a força de um ditado popular. Não há mal que dure para sempre.

E com a chegada de Ricardo Lewandowski ao comando do Poder Judiciário o Supremo Tribunal Federal poderá, enfim, restaurar a sua própria dignidade.

43 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Acabou a jus-nazistocracia do joaquinismo barbosista no brasil.

  2. Foi guerreiro não si curvou aos ptralhas os eleitores irão fazer o mesmo na eleição sai pra la titadura

  3. Dr. Joaquim não pode exterminar todas as pragas da nação, mas me sinto orgulhoso dele por ter colocado o ZéPTralha atráz das grades, confesso que sonhava com isso e que seria impossível de acontecer …e aconteceu, pode curtir sua merecida aposentadoria agora Dr. Joaquim.

  4. Faltou JB nos casos de Paulo Malluf e Dantas que só tinham medo da 1º instância.

  5. Mal é o Requião! Vingativo, revanchista, intimidador de jornalistas

  6. Realmente não há mal que dure para sempre…por isso eu tenho certeza que o PT perde esse ano…

  7. Que pena a saida de JB. Foi o único que tentou moralisar o nosso país, os honestos sentirão a sua falta.

  8. Olá Esmael: Não concordo com a manchete “não há mal que dure para sempre”. O posicionamento político deste blog, por exemplo, é um mal que está se perpetuando. O ex-ministro Joaquim Barbosa é pavio curto, tem os seus destemperos e, em alguns momentos,atropelou procedimentos normativos. Mas é um homem de bem, que cumpriu dignamente o seu papel no STF e no Mensalão. Foi nomeado por Lula, mas não se curvou ao patrulhamento do PT. Por isso, Esmael, fique atento ao posicionamento do seu blog, pois “não há mal que dure para sempre”. Um abraço.

    • Ele promoveu todo tipo de chicana no STF, escondeu provas da inocência dos réus no inquérito 2474, distorceu tudo ao importar a teoria do domínio do fato. Isto é dignidade? Cada uma que a gente vê! Muitos se enganam pensando que o PT tem este poder todo para patrulhar e aparelhar o STF.

  9. Os defensores desse crápula podem me responder por que ele não utilizou o mesmo rigor pra condenar e punir os tucanalhas que são e continuam sendo os maiores ladrões do Brasil?

  10. Sempre quando me lembro do julgamento de Cristo, ao ver a turba gritando para soltar Barrabás, vejo, na cara de cada um que pedia por ele, a cara dum petista.

  11. Não a mal que sempre dure, outubro tá perto petralhada. hehehe

  12. Ao final da leitura fiquei com a impressão que ela foi escrita por um dos advogados da AP 470.

    Joaquim Barbosa resgatou na maioria dos Brasileiros uma esperança que já estava morta, a de que ainda podemos ter fé no homem publico, naqueles que estão lá em cima, alguém ainda trabalha a favor do Brasil e nem de si próprio.

    • Que esperança? Tudo continua como antes: nenhum tucano foi preso, apesar das robustas provas contra eles.

      • Esqueça a sua preferência política meu caro para comentar, pois ambos os lados tem seus podres, a questão é simples, políticos influentes no atual governo foram presos e estão cumprindo pena. Isso contraria tudo o que se pensava até então do Brasil.

        • E você por acaso é isento? Das entrelinhas de seus discurso, está claro que você é um típico representante desses tucanos, que fazem sujeira e apontam para o erro dos outros.

          • KKKKKK, como vc é pobre, sou apenas um observador, analiso os dois lados de forma neutra e vejo pontos positivos e negativos em ambos os lados, até dou certa vantagem para o PT, mas não sou filiado a nenhum partido pq discordo da forma como é feita política no Brasil.

  13. Se o JB é desonesto, safado, incompetente foi escolha do próprio LULA, ou seja, em resumo, tudo que o PT do LULA faz dá em roubalheira. Quando eles acertam uma vez, difamam apenas pelo fato do cara ter feito a coisa certa.

  14. ele sai da vida pública e entra pra história.

  15. A partir de Agora o STF tem novo significado para essa sigla… STF significa agora SOLTEM TODOS os Fdp.

  16. Só tem medo, ou comemorou a saída do JB,as pessoas que só cometem ilícitos perante a lei.Talvez nunca mais apareça uma pessoa decidida como o JB disposta a punir as quadrilhas instaladas nos poderes do Brasil.

  17. Visando impedir que os réus se defendesse, essa excrecência ocultou as provas que os inocentam, no inquérito 2474, decretando segredo de justiça sobre este inquérito. Construiu uma tese condenatória sobre uma base falsa, a teoria do domínio do fato. Amaciou para os tucanos, nenhum foi preso, apesar de provas robustas contra eles. Simplesmente cumpriu tudo o que os barões da mídia exigiram dele: meter petistas na cadeia. Agora no Brasil, cadeia é para pobres, pretos, putas e petistas.

  18. …,UM TIRANO DESCARADO,TRABALHOU DIREITINHO PARA ÁS ELITES…,DEVERIA SAIR ALGEMADO DIRETO PARA Á CADEIA,ONDE É SEU DEVIDO LUGAR…,

  19. ESPERO QUE NÃO SEJA O ÚLTIMO
    TEM QUE SURGIR NOVOS “JOAQUIM BARBOSA” – NÃO É POSSÍVEL QUE SERIA O ÚNICO.
    TROUXE UM MAIOR RESPEITO AOS NOSSOS REPRESENTANTES DA JUSTIÇA, MESMO ALGUNS COLEGAS DO MESMO STF NÃO QUERENDO, PARA PODER NEGOCIAR MELHOR OS JULGAMENTOS. INFELIZMENTE NO BRASIL QUANDO ALGUÉM FAZ A COISA CERTA, É TIRADO FORA DO CONTEXTO. UMA PENA ESSA MATÉRIA QUE VOCẼS POSTARAM.

  20. Voto no candidato a presidente da república que anunciar o JOAQUIM BARBOSA (com letras maiúsculas, sim!) para ministro da justiça. O JB é o herói dessa terra corrompida, arrasada moralmente.

  21. Quantos processos deixou de julgar antes de fugir, pelos esgotos do STF, dessa tremenda carga de trabalho que o esperava? Seria interessante alguém fazer uma biografia desidiosa dessa figura.

  22. Foi o único a encarar os políticos bandidos nesse pais, e tem abobados que tendem a critica-los por interesses.

  23. Que absurda esta nota, só por que o JB fez aquilo que todo brasileiro honesto espera de um juiz?