Coluna do Requião Filho: sem trocadilhos, façamos como o carvalho

Requião Filho, em sua coluna desta quinta, sem citar nomes, critica os marqueteiros Oliveiros Marques, da petista Gleisi Hoffmann, e Marcelo Cattani, do tucano Beto Richa; segundo o colunista, os profissionais da propaganda iludem os eleitores paranaenses como se fossem mágicos peritos em falsear a realidade; "Tem gente que quer olhar pra frente e apagar o passado" e outro que "procura um Paraná que acredite em Papai Noel, coelhinho da Páscoa, propaganda enganosa e promessas não cumpridas"; especialista em políticas públicas, Requião Filho recomenda estilo de conduta: Sejamos como o carvalho que a cada tempestade finca mais fundo as suas raízes, a cada raio reforça seu caule, a cada ventania dança ao vento, mas mantém-se firme e plantado no chão que o nutre!; leia o texto e compartilhe.

Requião Filho, em sua coluna desta quinta, sem citar nomes, critica os marqueteiros Oliveiros Marques, da petista Gleisi Hoffmann, e Marcelo Cattani, do tucano Beto Richa; segundo o colunista, os profissionais da propaganda iludem os eleitores paranaenses como se fossem mágicos peritos em falsear a realidade; “Tem gente que quer olhar pra frente e apagar o passado” e outro que “procura um Paraná que acredite em Papai Noel, coelhinho da Páscoa, propaganda enganosa e promessas não cumpridas”; especialista em políticas públicas, Requião Filho recomenda estilo de conduta: Sejamos como o carvalho que a cada tempestade finca mais fundo as suas raízes, a cada raio reforça seu caule, a cada ventania dança ao vento, mas mantém-se firme e plantado no chão que o nutre!; leia o texto e compartilhe.

Requião Filho*

A minha história, o meu caráter, o meu rumo são definidos pelo meu passado, pela minha criação. O meu partido tem tradição, e dessa tradição eu tenho orgulho. Represento e sustento os programas do PMDB, que nasceram da indignação e da luta de um povo contra a ditadura. Sei porque sou PMDBista, sei de onde veio o Partido, reconheço os erros que foram cometidos e luto dentro da agremiação para que eles não sejam repetidos. Me sinto à  vontade dentro do PMDB.

Tem gente que quer olhar pra frente e apagar o passado. Perigo (!) eminente uma vez que, se buscam esquecer o passado, com certeza cometerão os mesmos erros.

Somos nós consequências de nossos erros e o somatório de nossos acertos. Crescemos quando tomamos consciência de nossos erros e corrigimos nosso rumo. Aprender com nossos erros é obrigação, estudar o passado e aprender com os erros daqueles que nos precederam pode evitar que erremos em vão. Como pode alguém saber onde quer chegar se quer ignorar de onde veio?

Outra explicação, mais simples, é a vergonha e a vontade de querer esconder um passado. Querem que nós apaguemos de nossa memória um passado recente, querem olhar para a frente simplesmente porque não conseguem justificar e explicar o que fizeram.

Não gostei dessa história de esconder o passado e querer olhar pra frente… especialmente sendo este o slogan de um partido que, como o PMDB, nasceu forjado na luta. No caso, o PT foi fundado por gente de esquerda e por sindicalistas que se confundiram em certo momento com a nossa história.

Os esquerdas de Gramsci acreditaram no viés leninista dos sindicalizados do ABC e em levante por direitos dos trabalhadores recolheram trotskistas e até stalinistas, se organizaram, e com uma militância invejável lutaram, insistiram na política até chegarem à  Presidência de nossa República.

Essa história merece respeito, merece ser contada e usada como exemplo por alguns de nossos partidos brasileiros. Esconder e renegar toda uma história é estranho, e quem renega os seus não merece o apoio daqueles que ajudaram a escrever a história do Brasil.

Mas entendo… não é o PT que tem vergonha de sua história! O problema deve ser um marqueteiro, que busca desassociar a candidata PTista daquilo que ele acredita assustar os eleitores mais conservadores do Paraná. O pior é um candidato do PT aceitar isto!

Será que ela não quer olhar para trás e reconhecer os avanços sociais da era Lula? Será que o mensalão e a nomeação de assessores presos por crimes inomináveis ou deputados afastados por práticas que o PT abomina é tudo que ela vê no passado de seu partido? Seria a candidata um corpo estranho à  militância deste que é o segundo maior partido do Brasil?

Vamos olhar para trás, vamos aprender com aqueles que sabem mais do que nós mais novos. Respeitar e aprender com quem já tem experiência não é demérito, é sinal de amadurecimento. Honrar quem construiu uma história, não esquecer de onde viemos, aprender e evoluir com os erros do passado nos fazem evoluir e, sim, seguir em frente.

Ser uma metamorfose ambulante pode ser perigoso. O político que se ajusta ao recipiente assim como um líquido (por mais viscoso) não é bom para o país. Sejamos como o carvalho que a cada tempestade finca mais fundo as suas raízes, a cada raio reforça seu caule, a cada ventania dança ao vento, mas mantém-se firme e plantado no chão que o nutre. Façamos como o carvalho e nos dias de sol cresçamos e na adversidade nós fortaleçamos carregando em nós com orgulho as cicatrizes de nossa história.

Em relação ao outro slogan não há nem o que discutir. O outro procura um Paraná que acredite em Papai Noel, coelhinho da Páscoa, propaganda enganosa e promessas não cumpridas. Esses não têm história, não têm obras, não têm do que se orgulhar. Eles são do grupo que nunca: que nunca elevou o tom de voz, que nunca falou um palavrão, que nunca se indignou diante da miséria, que nunca aprendeu que respeito é muito mais que uma palavra de marqueteiro jogada na mídia e pretexto para o desleixo, a incompetência e a preguiça.

*Requião Filho é advogado, especialista em políticas públicas, escreve à s quintas no Blog do Esmael.

25 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Eu nao consigo de nenhuma forma entender, como o requiao vai em brasilia e vota a favor da coligaçao, depois aqui no parana, e contra o pt.Um dia quero poder ter dissernimento sobre as coisas q hoje confundem a minha cabeça.Prefeitos do pdt apoiando o beto, requiao a favor de dilma e contra a gleise, marcelo dono do pedagio, que ganho do jaime lerner, contra o beto q e apoiado pelo jaime,gleise qdefendia gaieski hoje ja nem mais o conhece,romaneli q era amigo de requiao hoje quer velo pelas costas,o pp de sperafico e meurer q apoia dilma e compactua com beto,meu DEUS a que ponto chegamos, e passdo tudo isto quem toma no c….. sempre eo povo do parana e o povo brasileiro, vamos acordar gente, e acabar com este circulo vicioso que se criou no parana e no brasil.Pelo amor de DEUS sera que vamos esmpre ter que tomar no c……….. e ficar sem açao? Sera que nao tem algum outro para votar? Nao precisa ser tao inteligente pra governar o brasil ou parana, dinheiro tem, senao os caras nao estavam se matando para assumir o poder a qualquer custo.Vamos mudar 360 graus, caso contrario vamos nos calar para sempre,a fruta bichada nao adianta nao se recupera, tende jogar fora,ja fazem trinta anos que eu vejo gente reclamando ,nao adianta eu fazer a minha parte, faça a sua tambem.cheguei num ponto que nao aguento mais escutar e ler tantos hipocritas falando,minhas bolas ja estao arrastando no chao , chega liberdade,honestidade,compromisso,seriedade,altivez,trabalho, palavras que hoje nao fazem mas parte da politica brasileira, e que tem voltar para ser postas em pratica. E QUE DEUS NOS ABENÇOE, PORQ NO SER HUMANO JA PAREI DE ACREDITAR.

  2. O texto narra simplesmente a visão de quem tem um ideal.Parabéns Requião Filho pela abordagem, e por fazer lembrar o quanto é importante poder falar claramente de um partido que pode se orgulhar pelos seus feitos.Que sua trajetória seja tão vitoriosa quanto a de seu pai, pois você teve e tem a quem seguir.O Paraná precisa de vocês!

    • Quanta bobagem, o menino dando os primeiros passos na política está com a língua afiada igual ao Tio REQ…O Paraná não quer mais truculência nem bravata, quem vive de passado é museu. Por isso menino Req. Filho, mude de estratégia. Tente fazer igual ao ARRUDA,

  3. ESTE COLUNISTA FEITO NAS COXAS, SO SABE E FALAR MAL DOS OUTROS,E TEM A CORAGEM DE DIZER QUE E SINCERO , HONESTO, EDUCADO, E MAIS UM MONTE DE ADJETIVO, MAS OCERTO QUE ELE E UM BABACA FILHO DE UM BABAO, QUE PENSA EM SER DEPUTADO ESTADUAL. MAS PODE TIRAR O CAVALINHO DA CHUVA, QUE NAO TEM PRA VOCE

  4. Pia, pare de falar bobagem e criticar a GLEISI que é seria e competente como papai;va trabalhar e fazer campanha porque daqui a pouco,nem voce nem o priminho joão fazem voto. Fique quietinho que voce atrapalha menos.Vai nanar, Deus te abençoe .

  5. Requiãozinho, vai cuidar dos cavalos do seu pai, aqueles 88 tratados com dinheiro do povo que agora estão num Haras…pra político você não serve mesmo…

  6. Tal pai, tal filho, dois mentirosos que vão tomar pau nas urnas!! Vai que é tua Beto Richa!

  7. Nestes tempos desafiadores para os governos trabalhistas, em que o direitismo alienante, tacanho e subserviente ao capitalismo selvagem, excludente e predador, mostra a cara feia novamente, o surgimento de jovens políticos comprometidos com os ideais trabalhistas de esquerda, é um alento, uma força, uma esperança a mais. Que surjam mais jovens assim!

  8. Para este menino perder tempo escrevendo uma coluna que, praticamente só fala da adversária real da sua família que tenta novamente governar o Paraná, é sinal de que o Oliveiros acertou em cheio no slogan. O tontinho não entendeu que olhar pra frente, é não querer comparar a desgraça que foi o Beto com a meia desgraça que foi o Requião ? Quer fazer interpretação diferente por quê ? Ouvi dizer que guarda-roupas feitos com carvalho são mais caros e resistentes !

  9. Acho que o papai mamona te ensinou errado moleque.
    Política se faz com trabalho e não falando mal dos outros.
    Mostre trabalho pelo Paraná e um dia você será eleito.

  10. Caros.
    Caráter se mede através das ações e da disposição em agir de forma ética e dentro dos ditames legais.
    Requião não foi eleito governador do Paraná por 3 vezes sem nenhum motivo. O povo do Paraná é um povo culto e cuja condição de voto é diferenciada dentre a maioria dos Estados da Federação. Não à toa, vem novamente colocar seu nome em prol dos paranaenses. Não vejo outra alternativa, até porque todos nós achávamos que o play boy do Barigui tivesse trazido em seu DNA as qualidades que fizeram de seu saudoso pai o eterno governador do Paraná, José Richa.
    Isso realmente não aconteceu. Sabe-se lá por qual motivo ( e acredito que não são poucos), seus assessores se perderam e não fazem da maior marca do saudoso Zé Richa, a satisfação dos servidores sua bandeira. Vejo em Requião o nome que colocará o Paraná novamente em evidência no cenário nacional, com uma saúde adequada, escolas melhores e uma segurança que nos permita andar tranquilos. É isso que esperamos e com Requião, por certo, teremos.

    • Isso aí amigo Neto… Requião é nossa esperança de um Paraná em evidência novamente… o funcionalismo público e todos que atuam na área da educação agradecem e pedem: VOLTA REQUIÃO!!!!!!

    • Você não conhece a história Neto? Requião foi eleito governador por 2 crimes de mentira, de estelionato eleitoral:

      1) Apresentou o FERREIRINHA como matador de aluguel contratato pelo Martinez e isso acabou com a campanha do opositor: FRAUDE, pois era mentira. 2) PEDÁGIO ABAIXA OU ACABA: precisa te explicar ou quer que desenhe?

      Se seu pai ou seu filho ou seu irmão ou alguem de sua familia ou até mesmo você fosse condenado por algo que não fez, como você se sentiria? REQUIÃO, fez isso com Martinez e enganou o povo paranaense.

      ONDE TEM CARÁTER NISSO?

  11. Parabens Requiao Filho pelo belo texto,a semente nunca cai longe da arvore. Em Paranagua,Requiao vai ser o campeao de votos do Parana.

  12. A que ponto chegamos com a politica, quem conhece o mamona sabe do que estou falando, onde uma mentira sua vale por três verdades. E o pior pelo jeito iludiu até seu filho.
    Por onde será anda seu irmão do Puerto.

  13. Não aceito isso, não conheço o Oliveiros nem o Cattani pessoalmente, mas conheço o trabalho de ambos, para que alguém os possa criticar, tem que ter passado, tenha produzido algo, que parece, não é o caso do
    colunista acima. “primeiro me diga o que esse menino fez na vida a não ser, ser filho de Roberto Requião de Mello e Silva”

  14. Oi filho, se você tem algum caráter, deve ter adquirido na escola ou de sua babá,pois certamente em sua casa você não possui nenhum exemplo a ser seguido.

  15. Parabéns, Requião Filho. É preciso que alguém faça esses esclarecimentos sobre a realidade em que vivemos, você os faz e de forma clara, contundente.

  16. Cuidado junior que o GAIESKE vai te pegar de geito, pois era o amigo do Requião e agora falam mal do nosso coordenador de campanha, a nossa GLEISI esta indignada!

    • Gleisi e Requião no segundo turno para o bem do Paraná. Filho de político deveria ser impedido de disputar as eleições e impedido de ser nomeado em qualquer órgão ou secretaria do estado para o bem da democracia.

      • tem univercitario disendo bobagem eu nao tenho estudo nem faculdade mas tenho experiencia cumpadi colocar pleiboi nascido e criado em berço de ouro como beto richa para cuidar de um estado eh uma berraçao da natureza
        antonio jose ribeiro de colorado pr

    • Pedro Fala Merda – o troll comissionado do Betinho que vive com o Gaieski na boca.