Coluna do Enio Verri: Governo Richa dissemina a mentira e manipula a boa-fé dos paranaenses

Enio Verri, em sua coluna desta terça, denuncia o governo Richa por torrar dinheiro público em propaganda mentirosa sobre o aumento na tarifa de energia da Copel; colunista afirma que campanha publicitária mentirosa desmascara gestão que não tem pudores em utilizar a máquina pública para tirar proveito político, disseminando a mentira e manipulando a boa-fé dos paranaenses; No dia 25 de junho a Copel, empresa controlada pelo governo do Paraná, pediu à  Aneel autorização para aplicar um reajuste médio de 32% na conta de luz!, revela o petista que ainda conta: Mais tarde, quando a Aneel aprovou o reajuste na tarifa de energia, o governador se disse

Enio Verri, em sua coluna desta terça, denuncia o governo Richa por torrar dinheiro público em propaganda mentirosa sobre o aumento na tarifa de energia da Copel; colunista afirma que campanha publicitária mentirosa desmascara gestão que não tem pudores em utilizar a máquina pública para tirar proveito político, disseminando a mentira e manipulando a boa-fé dos paranaenses; No dia 25 de junho a Copel, empresa controlada pelo governo do Paraná, pediu à  Aneel autorização para aplicar um reajuste médio de 32% na conta de luz!, revela o petista que ainda conta: Mais tarde, quando a Aneel aprovou o reajuste na tarifa de energia, o governador se disse “surpreendido com a decisão do governo federal de aumentar a luz em 35,05%””; leia o texto e compartilhe.

Enio Verri*

No último final de semana o governo estadual começou a veicular no horário nobre da TV uma campanha publicitária sobre o aumento da tarifa da Copel. Na propaganda, paga com dinheiro público, o governo Richa diz que não tem culpa pelo reajuste da conta de luz. Como de hábito, atribuiu a responsabilidade ao governo federal.

Ao mesmo tempo, a página do governo do Paraná no Facebook publicou uma postagem com os mesmos esclarecimentos! sobre o reajuste da Copel. A publicação foi patrocinada, ou seja, também com dinheiro público, o governo pagou ao Facebook para que o conteúdo seja mostrado a um número maior de internautas.

A materialização da perspectiva de derrota na eleição de outubro, amplificada diante do fracasso de sua gestão, está levando o governo tucano a revelar sua verdadeira face aos paranaenses.

O governo Richa não é apenas perdulário, incoerente e descompromissado com os pobres. A campanha publicitária mentirosa que está no ar na TV e no Facebook desmascara uma gestão que não tem pudores em utilizar a máquina pública para tirar proveito político, disseminando a mentira e manipulando a boa-fé dos paranaenses.

No dia 25 de junho a Copel, empresa controlada pelo governo do Paraná, pediu à  Aneel autorização para aplicar um reajuste médio de 32% na conta de luz. Mais tarde, quando a Aneel aprovou o reajuste na tarifa de energia, o governador se disse “surpreendido com a decisão do governo federal de aumentar a luz em 35,05%”.

Todos os brasileiros sabem que o governo federal não aumentou nem aumenta a conta de luz. Foi exatamente uma ação do governo Dilma que fez com que, no ano passado, os consumidores de todo o País tivessem redução média de 20% no valor da conta de luz.

Ao dizer que estava “surpreso” com o aumento, Richa menosprezou a inteligência e o bom senso dos paranaenses. Se realmente não queria o reajuste, o governador não deveria ter autorizado o pedido da Copel.

O colunista Celso Nascimento fez a leitura apropriada pra a situação. “Usar a situação para tirar proveito político imediato, com vistas à  próxima eleição, não é atitude própria de estadistas.”

Em nenhum momento, desde que assumiu o Palácio Iguaçu, Beto Richa apresentou atitudes próprias de estadistas. Pelo contrário. Sua gestão ficará marcada pela omissão diante dos desafios que o Estado apresenta, incompetência pela forma como administrou as finanças do Estado e descompromisso com a verdade.

*Enio Verri é deputado estadual, presidente do PT do Paraná e professor licenciado do departamento de Economia da Universidade Estadual do Paraná. Escreve nas terças sobre poder e socialismo.

26 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O BETO RICHA esqueceu que ele pediu o aumento. Depois ficou abismado com o aumento concedido, na conta de energia dos paranaences. ACORDA ELEITORES AS ELEIÇOES VEM AI.

  2. Os burgueses de plantão estão pensando que o povo é bobo. Quando a presidente Dilma baixou a energia elétrica, somente 03 estados no Brasil não baixaram, são eles: São Paulo, Minas Gerais e Paraná, todos eles comandado por esse partido maldito do PSDBOSTA. Partido que só desempregou no pais, recessão, não construiu uma faculdade, só miséria no BRASIL. Agora vem com esse papo de mudança. Pó pará.

  3. O PR tem o compromisso com a verdade , o nobre Deputado está frustado politicamente. https://www.youtube.com/watch?v=-mspl2kIEUo

  4. quem tem zé Dirceu como padrinho, não tem meu respeito!!

  5. Candidatos não têm escrúpulos em época de eleição !!! Sabemos que por erro de reajuste em 2001 a ANEEL provocou prejuízo de R$ 1 bi aos consumidores, qdo o TCU detectou a irregularidade… blá… blá… blá… tudo terminou em propaganda oficial mentirosa em cadeia nacional… da qual eu até imagino de quem foi a idéia de pô-la (D.R.) para mentir…
    Senhores do poder, mudem de postura, a burrice está diminuindo no Brasil… no final a verdade sempre acaba aparecendo !!!

  6. Quem Menospreza a Inteligência e a memória do Paranaense é o PT. Foi Veiculado na mídia a alguns meses que foi necessário utilizar fontes de energia mais caras como por exemplo a térmica, a necessidade foi apenas em alguns estados por baixo nível de agua nas represas das hidrelétricas. Foi Divulgado que o Preço da Utilização dessas formas de energia seria posteriormente Rateada por todo o pais, Pais (Governo Federal) esse que não tem Reservas para financeiras para bancar algo emergencial como o ocorrido no verão de 2014, Agora está ai a conta para o Paraná Pagar pelos estados mais acima. A Anatel Solicitou aumento na Energia para pagar tudo isso. #Forapetralhas #corruPTos.

  7. A GLEISI e o VERRI também não sabiam do GAIESKE por isso que ainda não expulsaram ele do PT! Vamos provar que é tudo mentira so perseguição da midia golpista!

    Vamos a luta companheiros!

  8. Tenho que rir da fala do deputado….onde vive esse ser, no mundo da lua..também pra ser Ptista tem que viver lá…será que ele esqueceu, que seu partidinho brincou com a energia elétrica no país????..será que ele esqueceu que os preços pagos dependem dos custos da energia que são hoje dados por valores internacionais nos famosos leilões…..que a Copel mesmo como grande geradora, tem que comprar de lá sua energia…..na verdade esse valor só mostra o quanto está desatualizada a relação custo/cobrança que a Copele( e outras também )banca..ou melhor o povo banca, pois indiretamente alguém está cobrindo os custos e repassando o valor…..energia elétrica é coisa seria, se continuar sendo usado pra politicagem, tem grandes chances de termos problemas de abastecimento…alias a politica do PT é essa…diminuem a arrecadação dos estados, pros amigos ajudam distribuindo dinheiro ( vide alguns estados por ai) e pros demais, tentam ferras as administrações…esse é o jeito PT de governar, bem próximo do comunismo……

  9. Quanta cara de pau deputado! Não que eu concorde com o uso de dinheiro público para fazer esse tipo de anúncio, mas acho que o Sr. não leva em consideração que sobre o mesmo assunto o Governo Federal tomou a mesma atitude. Ocorre que ANTES do último final de semana, o governo FEDERAL começou a veicular no horário nobre da TV uma campanha publicitária sobre o aumento da tarifa da Copel. Na propaganda, paga com dinheiro público, o governo DILMA diz que não tem culpa pelo reajuste da conta de luz. Como de hábito, atribuiu a responsabilidade ao governo estadual, dando assim exemplo de como se deve ser “não apenas perdulário, incoerente e descompromissado com os pobres.” Mais bravatas que mostram o descompromisso com a nação, e de como pensa o PT: é errado, mas nós podemos, eles não. Além do mais deputado, quando estourou o escândalo de Pasadena, o que fez o DESgoverno Dilma? Veiculou propaganda da Petrobras (fazendo uso de dinheiro público)dizendo o quão “boa” ela é, dando conotação que é bem administrada, quando nós sabemos que virou um dos maiores balcões de negócios do país. Deputado, tenha mais respeito pela inteligência do povo paranaense. Aqui no Paraná essas mentiras que tentam implantar essa ditadura de esquerda, e transformar o Brasil em outra Cuba não pega.

  10. O problema está na atitude do atual governador dizeno estar surpreso, muita cara de pau mesmo, é o governo que mais aumento taxas e adora privatizar. Um bom governo não precisa jogar as responsabilidades do estado para a iniciativa privada, isso se chama incompetência administrativa.

  11. FALTOU EXPLICAR
    Faltou o digníssimo deputado falastrão, explicar pq o preço da energia elétrica (cujo preço é a nivel nacional) está tão caro, admitindo falha, incompetencia gerencial da questão energética. Então, o custo da luz do PR depende do preço da energia leiloada a nivel nacional.. Está corretissimo a nota explicativa do governo.

    Não era o governo federal que tinha baixado o preço da luz? Quande demagogia, pois o governo federal não tem capacidade pra isto.
    Fato é que o governo deferal si-fu nesta questão.

  12. Se nossa Justiça funcionasse deveria cobrar dos políticos esses anúncios vinculados na TV, falando sobre o aumento da Energia!
    Porque não usa o lucro da Copel para subsidiar a energia nessa época que tivemos dificuldades em fornecimento de energia! Paranaense não deveria esquecer que graças ao Serra quando deputado pelo PSDB, que não recebemos impostos de produção da energia que é enviada para outros estados!

    • É a mesma fórmula utilizada pelo Aécio quando diz que a Petrobras perdeu metade do valor de mercado no Governo Dilma… Basta comparar o valor de mercado da Petrobras no ultimo ano de governo FHC com o valor atual, os investimentos e o lucro anual… Sem contar com o fator principal: ele esquece que foi o FHC e o PSDB que entregaram metade do capital da Petrobras a preço de banana e deram este dinheiro ao FMI…

  13. A grande cartada desta gestão é apostar na ignorancia do povo.

    A arrecadação aumentou ao passo de 50% e mesmo assim quebraram o Estado. Nem o coitado do leiteiro, dono de meia duzia de vaquinhas, foi poupado.

    O que dá mais raiva é ver esse monte de aproveitador, uns do governo estadual outros do federal, ainda fazendo defesa por aqui.

  14. Um sujeito condenado duas vezes por improbidade como o Formigão Peludo, um cara que se recusou a expulsar o pedófilo Gaievski, vir aqui deitar sabedoria e vomitar moralismo é uma coisa ridícula. Típica do PT, o partido mais corrupto do Brasil.

  15. Mas, a Aneel deu o aumento! Então se uma companhia de luz pedir 1.000% ou 10.000% a Aneel concede?

    Então porque é que existe essa porcaria de agência “reguladora”? É reguladora ou chanceladora de aumentos?

    • Vou te esclarecer, na verdade o governo solicitou a ANEEl um reajuste de 35% para repor os “prejuizos” da companhia com a autilização das usinas termoelétricas e o desagio sofrido pela empresa, após está solicitação a aneel desloca sua equipe até a copel onde eles ficam uma semana analisando dados e planilhas da empresa e ao final desta auditoria a aneel libera o valor MÁXIMO que pode ser repassado, mas nada impede de se manipular os dados e assim iludir os fiscais da aneel, mas esta historia do governador se dizer surpreso é mentira, pois é o governo mesmo que solicitou

    • sem falar que na aneel estao encastelados um monte de tucanos que odeiam empresas estatais. Nao entendo como o governo deixa postos chavesda aneel, de diretor da pf entre outros com gente que é oposiçao, posto que esses sao cargos de confiança.

  16. Pela primeira vez, desde o início da coluna, um texto interessante. Muito bem escrito. Parabéns deputado. Não que nos outros não houvessem boas verdades, mas este está com uma fluidez até então não vista.

  17. Duas coisas:
    – o Brasil inteiro sabia pois várias matérias foram publicadas nos mais diversos meios de comunicação escrita informando q a tarifa há subir; e
    – se ele não sabia, FICO MUITO PREOCUPADA, COMO SERA Q GOVERNA O PARANÁ?????

    • Dilma ajudou a reduzir o preço da energia elétrica. Isso é fato. Dilma não quer que o preço da energia aumente, porém, devido à baixa quantidade de chuvas, as usinas térmicas estão a pleno vapor, fazendo os custos das empresas de energia subirem. O gasto semanal das empresas com a compra de energia no mercado livre dobrou, de R$ 400 milhões para R$ 800 milhões, acompanhando a alta de R$ 476,00 para R$ 822,83 por megawatt-hora (MWh), de acordo com a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).