Coisas de Fruet #2: visita “tétrica” ao Cemitério São Francisco de Paula

Depois da Ponte dos Cadeados! no Parque Barigui, Curitiba também precisava(!) de um cemitério turístico, não é!¿ Pois tem: a página do prefeito Gustavo Fruet no Facebook está divulgando as visitas guiadas ao Cemitério São Francisco de Paula. E não é que tem muita gente que vai.

Depois da Ponte dos Cadeados! no Parque Barigui, Curitiba também precisava(!) de um cemitério turístico, não é? Pois tem: a página do prefeito Gustavo Fruet no Facebook está divulgando as visitas guiadas ao Cemitério São Francisco de Paula. E não é que tem muita gente que vai.

Há alguns dias a Prefeitura divulgou em sua página no Facebook a adoção de uma ponte no Parque Barigui pelos namorados, que prendem cadeados na mureta como prova do amor eterno; como acontece numa ponte que atravessa o Rio Sena em Paris.

Pois bem, agora é a visita guiada ao Cemitério São Francisco de Paula, em Curitiba, que entrou para o calendário fixo da cidade e recebeu divulgação na página do prefeito de Paris, oops!, de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT) no Facebook. Segundo a postagem há grande procura pela tour ao cemitério onde jazem figuras públicas como Maria Bueno e o Barão do Cerro Azul.

Cada turma tem 35 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo email [email protected]. A cicerone é a pesquisadora Clarissa Grassi, presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais.

Curitiba está cada vez mais parecida com a capital francesa, que tem em seus cemitérios uma grande atração turística.

20 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Rendo minhas homenagens ao Prefeito Gustavo Fruet por estimular esse tipo de turismo, tão comum na Europa, basta dizer que cemitério Pérè Le Chase de Paris é o oitavo ponto turístico mais visitado pelo turistas que por lá transitam. Como diria o Respeitabilíssimo Dino Bronze Almeida, colunista social de saudosa memória. Bola Branca Prefeito!!!

  2. Há uns 4 anos, uma aluna da FAP fez uma pesquisa sobre este cemitério e contou a história de muitos que lá repousam. Um trabalho adorável, muito bom. Telma, senão me engano, com o trabalho despertou o sentido histórico que há naquelas obras e enredos familiares do cemitério.

  3. Parabéns Prefeito Gustavo Fruet por valorizar a preservação da memória local. Nos cemitérios temos obras de arte, lá podemos refletir sobre a finitude e sobre as vaidades que imperam em nosso cotidiano, especialmente na pobre política provinciana, dos netos, dos júniors e dos filhos. Lá estão sepultados paranaense ilustres como por exemplo o Barão do Serro Azul. Philippe Ariès tem um ótimo livro sobre a morte: “História da Morte no Mundo Ocidental”. Estudar o passado e valorizar nosso patrimônio histórico deveria esta acima dos interesses partidários. O bom de tudo isso é que todos iremos morrer, inclusive os que acreditam que são imortais…

    • Vá visitar o Cemitéria da Agua Verde!!! Abandonado, O mato tomando conta das ruas e entre Tumulos. Vai lá!!! Confira e depois venha babar ovo para esse Desprefeito!!!!!!!

      • Caro Vítor não confunda as coisas, pois eu apenas me posicionei de forma favorável à valorização dos cemitérios como um local de preservação da memória. Nada sei sobre o estado de conservação dos mesmos. Também não tenho elementos para julgar se a administração do prefeito é boa, razoável ou má. Não tenho interesse político e nem defendo “patrões” de plantão. Você pelo visto você é o dono da verdade.Pelo seu linguajar chulo é possível termos uma ideia do seu nível de civilidade. Leia Norberto Elias meu caro…

  4. É lamentável a gestão do atual burgomestre de Curitiba, na minha modesta opinião é o pior prefeito que a nossa querida cidade já teve.A decepção quanto ao governo municipal é colossal, basta ouvir as pessoas.

  5. E por que não. Buenos Aires também tem.

  6. eu pensei que pra sede da prefeitura depois que eu vi que era pro cemitério que por sinal é mais atuante que a prefeitura .

  7. Esmael não é so neste site que aparece este tipo de passeio tertico, este fruet deixou no comando da agencia curitiba e cohab varios psdbistas veja as materias que so buscar nos sites e usam ainda com cara de pau os sites para divulgarem seus “feitos nas barbas e na carec a do fruet”. quanta incompetencia !!! ou realmente este fruet é psdb enrustido e fazer campanha pra gleisi de brincadeira, quanta traição da nojo desta politicagem !!! VOLTA REQUIÃO !!

    http://agenciacuritiba.com.br/publico/noticia.aspx?codigo=458
    http://www.cohabct.com.br/conteudo.aspx?conteudo=516

    • Realmente para quem tem saudades do Requião é difícil entender que feitos do passado, publicados nos sites públicos dos órgão não precisam ser tirados do ar. Tem gente que acha que após a passagem de cargo, deve-se ir ao MON e retirar a placa de inauguração pois o nome do Jaime Lerner estava lá. Ou fazer uma nova inauguração e mudar o nome….
      Pessoas sérias e com conteúdo próprio não precisam apagar ou destruir os feitos de seus antecessores, pois sabem que irão realizar seus próprios feitos ….

      • “curitibano ” deve ser uma destes psdbistas que traem o fruet ou um ex-comissionado da pmc que torce para não descobrirem as falcatruas que ainda fazem nas obras serviços iss iptus e alvaras , agora usar os sites do governo atual para marketing dos derrotados não acha muita coisa? e ainda se voce é um destes richistas se cuide porque requião vem ai e vai caçar os corruptos e por na cadeia os empreiteiros que roubam o erario igual fez na apeop na ultima gestão, tamo junto requiao.

  8. Parabéns ao prefeito pela inovação em busca de atrativos turísticos e respeito a história. Países com cultura elevada reverenciam seus mortos e sua história.

  9. Semelhantemente, vc tirou as palavras da minha boca! Só faltou acrescentar as praças abandonadas e imundas do centro da cidade…

  10. O prefeito poderia levar uma excrusão para conhecer a vila Nossa Senhora da Luz, da CIC, ou na Vila Zumbi, onde existem muitos mortos vivos esperando a boa vontade da administração municipal. Se quizerem ver buracos, podem vir aqui no Boaqueirão ou Hauer ou Carmo ou Xaxim que certamente diversas crateras estão disponíveis para visitação.

  11. Mas nessa o Fruet Acertou, afinal seu Governo à frente da Prefeitura é MORTO, e cheia de Horrores. kkkkkkkk Tão Morto quanto a Candidatura da Gleisi. kkkk

  12. Excelente ideia. Tem muita obra de arte interessante e muitas histórias do passado que as novas gerações precisam conhecer. Parabéns a quem teve esta ideia!

  13. OLÁ ESMAEL… Não sou daqueles que pode afirmar que já viajou o mundo inteiro.. Por conta dos 28 anos de mandatos eletivos mais fiquei por aqui no Paraná e no Brasil… MAS EM ALGUNS LUGARES QUE FUI MUNDO AFORA, pontes com cadeados e cemitérios são sim importantes pontos turísticos… Parabens ao Prefeito Gustavo Fruet por, também, cuidar desse tema.

  14. Concordo plenamente com o Antonio.
    Pode até parecer algo estranho, mas nos cemitérios é que realmente poderemos construir a história de nossas regiões conhecendo as pessoas que pr ali passaram.

  15. Além de Paris, Buenos Aires e New Orleans tbém consideram os cemitérios locais importantes , do ponto de vista histórico, arquitetônico e turístico. Só alguém muito limitadinho não entende isso.