‘Banco e fundo dos Brics não são contra ninguém’, avisa Dilma

do Brasil 247

Presidente Dilma Rousseff rebate tese de que banco e fundo foram criados pelos países Brics para fazerem frente ao FMI e Banco Mundial: "eles não são contra ninguém, eles são a nosso favor. São a favor dos países Brics, mas também são a favor dos países em desenvolvimento", declarou, em entrevista coletiva concedida após a sessão plenária da 6!ª cúpula do bloco, em Fortaleza (CE); presidente garantiu que o Brasil não sai derrotado sem a presidência do Banco de Desenvolvimento; "Todos nós consideramos que era justo que a primeira presidência ficasse com o país que tinha proposto, no caso, a àndia", explicou.

Presidente Dilma Rousseff rebate tese de que banco e fundo foram criados pelos países Brics para fazerem frente ao FMI e Banco Mundial: “eles não são contra ninguém, eles são a nosso favor. São a favor dos países Brics, mas também são a favor dos países em desenvolvimento”, declarou, em entrevista coletiva concedida após a sessão plenária da 6!ª cúpula do bloco, em Fortaleza (CE); presidente garantiu que o Brasil não sai derrotado sem a presidência do Banco de Desenvolvimento; “Todos nós consideramos que era justo que a primeira presidência ficasse com o país que tinha proposto, no caso, a àndia”, explicou.

Em coletiva de imprensa concedida após a plenária da VI Cúpula dos Brics, em Fortaleza (CE), na noite desta terça-feira 15, a presidente Dilma Rousseff rebateu a tese de que o novo banco de desenvolvimento e o arranjo contingente de reservas, pelos países do bloco !“ Brasil, Rússia, China, àndia e àfrica do Sul !“ foram criados para fazerem frente ao FMI (Fundo Monetário Internacional) e ao Banco Mundial.

“Essas instituições não são contra ninguém, elas são a nosso favor, é uma outra perspectiva. Elas são a favor dos países Brics, mas também são a favor dos países em desenvolvimento”, afirmou. Dilma garantiu que o banco e o arranjo contingente olharão com atenção para países em desenvolvimento com regras bastante claras e firmes a respeito da sustentabilidade econômicas das instituições.

A presidente também disse que o Brasil não perde ao não presidir o Banco dos Brics. Segundo ela, houve um consenso entre os países para que a àndia indicasse o primeiro presidente por ter sido o país que propôs a instituição. “O banco foi fruto de um grande consenso e terá um novo imenso poder de alavancar recursos”, ressaltou. Sobre a sede em Xangai, Dilma disse que o primeiro-ministro da China, Xi Jinping, está empenhado em definir um local o mais cedo possível.

“A àndia propôs o Banco dos Brics e nós propusemos o Acordo Contingente de Reservas. Então, todos nós consideramos que era justo que a primeira presidência ficasse com o país que tinha proposto, no caso, a àndia, foi justamente isso. A segunda presidência, no rodízio, seria, então, do Brasil. E o Acordo Contingente de Reserva não tem presidência, mas é bom que se diga que foi uma iniciativa do governo brasileiro, ao longo desse tempo”, explicou.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse também nesta terça-feira que outros países emergentes já estão interessados em participar do recém-criado banco de desenvolvimento do Brics. Ele afirmou ainda que a nova instituição não vai competir com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outros bancos de fomento para financiamentos, como os voltados para infraestrutura.

14 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O que seria “Big Brother Brasil”?

  2. Dilma e Requiao. Abraço pro gaitero hehe

  3. Excelente a materia do “whitenations” no link sugerido pelo Cristiano. Dolar sobrevive só mais 2 ou 3 anos.

    • “Dolar sobrevive só mais 2 ou 3 anos” KKKKKKKKKKKKKK
      O mundo sera movido a ESTALECA, aquela moeda do Big Bhother Brasil!!!! ACORDA PETRALHADA!!!!!!!!!

  4. …DILMA 65% DOS VOTOS VÁLIDOS…,REQUIÃO GOVERNADOR,VIVA O BRASIL,OS PESSÍMISTAS QUE SE FODAM!!!

  5. A criação do banco dos Brics reduzirá as transações em dólar o que ajudará a derrubar a cotação da moeda norte-americana.

    • Não!!! Não creio no que li??? Derrubar a cotação do dólar???? Cê tá pensando que dólar é a mesma coisa que intenção de voto na Dilma???? Jesus me abana….

  6. Para nós brasileiros,a preocupação maior é a aproximação de Dilma com o russo Putin que já se reaproximou dos irmãos Castro em Cuba.O brasileiro que é democrata e livre deve ficar atento ao ressurgimento,aqui na América Latina,das antigas práticas stalinistas,já proscritas na Europa civilizada.

  7. Mais uma instituição Inutil. E ainda festejam?? Mais pessoas enriquecendo a nossas custas!!! E o Povo… ahhh o Povo que se Foda!!

    • Tem razão…é melhor ficar nas mãos do FMI e suas medidas de austeridade que debelam em desemprego, recessão…Esse, sim, está interessado no povo.

      • Precisa criar banco??? Não foi o PT quem gritou aos quatro cantos que não deve mais nada a banco algum, especialmente ao FMI??? Era Mentira??? Que pergunta né: Claro que é Mentira. afinal é regra do PT MENTIR. Padrão PT de administrar.

        • Não entendeu meu amigo? O banco é pra fomentar os projetos de infraestrutura dos BRICS. Fortalecer o bloco, pra que fiquem menos dependentes do FMI e outros…Agilizar o desenvolvimento do Grupo: é muito bom e gera um espírito de cooperação…