A pedido de Richa, Aneel aprova tarifaço de 25% na conta de luz

Governo Richa, controlador da Copel, recuou de aumento de 35% de uma vez só e agora, diante da repercussão negativa, aplicou tarifaço de 25%; diferença de 10,1% na tungada será aplicada em junho de 2015; aumentão na conta de luz vai afetar 4,2 milhões de clientes no Paraná; Aneel homologou nesta terça-feira (22) pedido de reajuste que, com certeza, fará a alegria dos sócios privados da empresa energética.

Governo Richa, controlador da Copel, recuou de aumento de 35% de uma vez só e agora, diante da repercussão negativa, aplicou tarifaço de 25%; diferença de 10,1% na tungada será aplicada em junho de 2015; aumentão na conta de luz vai afetar 4,2 milhões de clientes no Paraná; Aneel homologou nesta terça-feira (22) pedido de reajuste que, com certeza, fará a alegria dos sócios privados da empresa energética.

O governo Beto Richa (PSDB), controlador da Copel, teve pedido aprovado nesta terça-feira (22) de tarifaço médio de 24,86% na conta de luz dos 4,2 milhões consumidores residenciais e industriais paranaenses. O reajuste foi solicitado pela estatal junto à  Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Aneel havia autorizado alta de 35%, mas governo estadual decidiu aplicar apenas parte do aumento. O órgão federal e a Copel travaram uma verdadeira guerra midiática, onde cada qual contou uma versão sobre o tarifaço em propagandas no rádio, TV e internet. Tudo pago pelos contribuintes.

Na prática, o governo Richa recuou do aumentão de 35% agora diante da repercussão negativa, mas aplicou tarifaço de 25%. A diferença de 10,1% na tungada será aplicada em junho de 2015.

A energia é o principal insumo para a produção industrial e item indispensável de conforto à s famílias.

27 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. este aumento devemos a aneel, e nao ao governo do parana , aneel, e um orgao federal

  2. O Paraná é um dos maiores produtores de energia, aí para compensar o que os outros estados não produzem, a Aneel faz com que nós paranaenses arquemos com as despesas. Tudo errado.

  3. Alguém viu a reportagem do JN sobre o setor elétrico hoje a noite? Entenderam ou tem que desenhar.
    Os 22 Bi necessários a 100% das distribuidoras do país não são da COPEL. O modelo do setor elétrico da gestão do governo federal é que é dono desta balburdia.

    • Cara entenda uma coisa, OS ACIONISTAS ESTÃO AI PARA LUCRAR ENTENDEU? Será que consegue enxergar isso. Dai vem falar que é culpa do Governo Federal e ainda fingir que não está sabendo de nada. BOTA NARIZ DE PALHAÇO QUE CAI BEM PARA VOCÊS.

  4. Outubro vem aí, e a urna é nossa arma, contra os desmandos de aumentos contra o povo, é preciso dar um basta, nisso.Chegaaaaaaa….

  5. Beto Richa quebrou o Parana e agora quer quebrar os paranaenses. O projeto do Patetico Neves é gasolina a R$7,00 o litro. E tem tongo que defende ainda.

  6. VALE O PREÇO
    Tô vendo que o preço é bom e vale a cara de pau. O editor do blog sabe de cor e salteado (até eu que não sou tão bem informado sei) que a questão da energia elétrica não é da forma como o blog publica. Insistir nisto só me dá uma resposta: a publicação deve ser peça publicitária, ou como se dizia antigamente: matéria paga, calhau.
    Não se fala uma linha sobre o mau gerenciamento da energia a nivel nacional. Não se fala uma linha sobre o atraso na construção de UH, não se fala uma linha sobre o governo ter que usar energia de usinas aeolicas.
    Então o que dizer de uma matéria redigida e postada desta forma?

    • Meu caro Pé Vermelho, admita o desgoverno. O sujeito quebrou o PR. QUEBROU! Vendeu o pouco que tinha para pagar os comissionados e ainda pegou emprestado. O reajuste é um desdobramento do péssimo governo do Piá de Prédio. Vote em quem quer mudar o PR para melhor. Fora corja Lerner! Fora piá de prédio!

  7. Vejam que tenho mantido total Coerência em meus comentários, uma coisa é falar e outra e fazer, tenho perguntado, mas ninguém se propôs a responder, tenho afirmado Requião implantou e executou próximo de 300 programas de Governo, repito a pergunta, quais os programas de governo do Beto????????????????????????????? Quantos foram ??????????. De quem é a culpa do Governo federal, que taxou a Energia Elétrica em 35% ????????????? do Governo Estadual, que afirma que taxou somente em 25% ?????????????., imaginem o impacto de uma medida desta no setor produtivo. Só sei que o Requião implantou e geriu o Programa de Governo chamado LUUUUUUZZZZZZZZZZZ FRATERNA, Todos se lembram, se alguém tinha esquecido, vai se lembrar agora. Bom tem também o programa de irrigação Noturna e ai vai.

  8. Esse desgoverno agora aprova Tarifaço da Copel, e ainda tenta enganar o povo, mas nós lembramos muito bem que ” Quando Beto Richa era deputado estadual ele VOTOU A FAVOR DA VENDA DA COPEL, e agora esses imcompetentes, Beto, Traiano, Rossoni etc” ficam todos falando bem da Copel…

  9. Ainda bem que eu nunca votei neste sujeito. Pelo menos minha consciência não pesa.

  10. …,PARA QUÊ SERVE O MP/TC/OAB/PGR E STF??????…,ACORDA PARANÁ,ACORDA BRASIL,NÃO FOSSE ESTE JUDICIÁRIO(?),PODRE…,OS LACÁIOS DO PSDB/DEM/PPS,JÁ ESTARIAM NA CADEIA, Á MUITO TEMPO…,REFORMA DO JUDICIÁRIO,JÁ!!! ACORDA PARANÁ,ACORDA BRASIL!!!

  11. A PEDIDO DA DILMA PARANÁ VAI PAGAR CONTA MAIS ALTA!! q HORROR!!

  12. esse aumento diferente do que o senhor blogueiro fala foi uma ordem da aneel o governo do estado pediu um reajuste bem menor porem nos temos q pagar pela incompetncia enrgética do país

    • Juta que você é realista? E o lucro dos acionistas? Se é mesmo realista sabe que estão faturando muito enfiando a faca no nossos bolsos. Ou é realista só pra puxar saco do desgoverno?

      • Empresa de economia mista é assim, as pessoas investem na empresa com a finalidade de obter lucro e dividendos…..se nao fosse assim porque comprar açoes de uma empresa? Pra sair no prejuizo?

      • se o senhor acha que estão enfiando a faca no nosso bolso pq não vai viver em outro estado sem uma geradora de energia e me diga o q acha!! aposto q o senhor como um defensor do seu bolso deve criticar o roubo por parte do governo federal na gasolina q vc coloca em seu carro, ou no pedágio que o senador do nosso estado tanto apoia!

    • Prezado, a Copel solicitou um aumento de 35% por incompetencia administrativa da Copel Distribuição, que por uma análise equivocada de mercado não comprou energia nos leilões, tendo que compra energia a preço de mercado, pagando R$ 800,00 o Megawatt. Enquanto a diretoria da Copel for indicação politica o povo do Paraná ira continuar sofrendo pela má administração da aempresa.

  13. Beto Relincha deu 500 milhões para os acionistas da Copel. Usou dinheiro da Copel para comprar avião pra ele ir ao Maracanã ver o jogo do Brasil. Agora ele manda a conta para o pvo pagar.