“Sequer a ditadura militar chegou tão longe”, diz OAB sobre Joaquim Barbosa; assista ao vídeo

via UOL

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) condenou nesta quarta-feira (11) a atitude do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, de expulsar o advogado do petista José Genoino do plenário e disse que “sequer a ditadura militar chegou tão longe no que se refere ao exercício da advocacia”.

Em nota, a diretoria do Conselho Federal da OAB afirma que a entidade vai estudar medidas judiciais contra Barbosa. “O presidente do STF não é intocável e deve dar as devidas explicações à  advocacia brasileira”, diz o texto.

No início da sessão de hoje, o advogado Luiz Fernando Pacheco subiu à  tribuna para pedir que a Corte julgasse recurso para que o petista cumpra pena em casa.

Barbosa, então, discutiu com Pacheco e pediu que se retirasse. Diante da insistência de Pacheco, determinou aos seguranças do tribunal que o removessem do local.

Em outro embate entre o ministro Joaquim Barbosa e a categoria dos advogados, a seccional da OAB no Distrito Federal realizou na noite de terça (10) um ato de desagravo público em favor do advogado José Gerardo Grossi, que defende o ex-ministro José Dirceu, também condenado no julgamento do mensalão.

Para a entidade, Barbosa ofendeu Grossi ao rejeitar autorização para que Dirceu deixe a cadeia durante o dia para trabalhar dizendo que a proposta de emprego seria uma “mera action de complaisance entre copains”, ou seja, um arranjo entre amigos.

Leia a íntegra da nota de repúdio à  expulsão do advogado de Genoino:

“A diretoria do Conselho Federal da OAB repudia de forma veemente a atitude do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, que expulsou da tribuna do tribunal e pôs para fora da sessão mediante coação por segurança o advogado Luiz Fernando Pacheco, que apresentava uma questão de ordem, no limite da sua atuação profissional, nos termos da lei 8.906. O advogado é inviolável no exercício da profissão. O presidente do STF, que jurou cumprir a Carta Federal, traiu seu compromisso ao desrespeitar o advogado na tribuna da Suprema Corte. Sequer a ditadura militar chegou tão longe no que se refere ao exercício da advocacia. A OAB Nacional estudará as diversas formas de obter a reparação por essa agressão ao Estado de direito e ao livre exercício profissional. O presidente do STF não é intocável e deve dar as devidas explicações à  advocacia brasileira.
Diretoria do Conselho Federal da OAB
Brasília, 11 de junho de 2014”

32 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Assista ao vídeo COM LEGENDA entre o advogado e o ministro. Em nenhum momento, houve ameaça física https://vimeo.com/98330665

  2. Me da nojo esse Joaquim Barbosa. Ja vai tarde

  3. Neste paisinho, pobre Brasil, que cada um defende o seu, bem faz a OAB de rezar a cartilha. Justiça… igual cabeça de bacalhau e enterro de anão: não sei nunca vi eu só ouço falar.

  4. Para que serve mesmo essa atual “entidade” chamada OAB?
    Tomara que o JB reveja sua posição de aposentar-se.
    Não quero nem pensar esse STF sem o grande Joaquim Barbosa.

  5. NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR, ONDE ELES ESTAVAM?
    ESTA RESPOSTA É MUITO IMPORTANTE, PORQUE MUITOS FALAM DELA, MAS ATÉ PARTICIPARAM DELA, APOIARAM ELA, AGORA VÊM FALAR SOBRE A DITADURA MILITAR. EU ESTIVE PARTICIPANDO DELA DESDE O COMEÇO, NO DIA 31 QUE FUI PRESO E LEVADO AO QUARTEL DO EXERCITO NA RUA CARLOS CAVALCANTE, E FUI PRIMEIRO SECRETARIO DO MDB DO PARANÁ E POR 4 VEZES PRESIDENTE DO MDB DE CURITIBA.

  6. Só pode ser brincadeira… um advogado, bêbado (conforme depoimento dos seguranças), INVADE o plenário do Supremo afrontando a maior corte do judiciário deste país e a OAB defende este pulha? Bons tempos em que a digníssima Ordem defendia os interesses jurídicos de um país.
    E olha que era o advogado de um LADRÃO!

  7. A OAB – outrora respeitada pela destemida luta travada na trincheira do restabelecimento do Estado de Direito no Brasil, hoje se perfila ao lado duma quadrilha de inspiração marxista, composta do que há de mais espúrio na política brasileira – Sarney, Maluf, Collor, Renan, Barbalho, etc -, aliada a países mandados pela doutrina castro-bolivariana, mais as ditaduras do Iraque, do Irã, calada diante da violência moscovita contra a Ucrânia, protagonista do período marcado pela corrupção e pelos atentados à Constituição. E abriga em seu quadro de associados, um profissional (eu disse profissional ?) assim, tipo barraqueiro. Coisa feia, sô…

  8. Nitidamente o advogado estava Bebado, pelo amor de Deus!

  9. PALADINOS DA IMPUNIDADE
    Muito me admira aqueles que se alvoram de democrats, éticos, progressistas etc, blá, blá, kerer defender a impunidade. O que o Advodinho do GEnuino (que traiu seus companheiros da guerrilha do Araguáia para salvar o furico) pensa que é para afrantar o STF? Ele ao afrontou o Presidente, afrontou a todos os membros, o poder judiciário como um todo. E esta OAB, que deveria sim abrir processo contra o rábula, vem defender a impunidade.
    Teve um idiotazinho que chegou a comentar aqui acima, que o Aécio está censurando um dirigente do PT que caluniou-o na internet. Então caluniar pode. Processoar o caluniador é censura?
    Quanta cara de pau. Pasmem.

  10. Mas não é o PT que vive defendendo as ditaduras mundo a fora??? Tão reclamando do quê??? Só vale os atos ditatoriais de quem eles se identificam?? Bem feito, tô adorando.

  11. Tem de sair o impeachment do Ministro Joaquim Barbosa por falta de decoro. Onde estão os senadores do PT? Será que eles tem coragem de pedir o impeachment? Em “outros carnavais” já mostraram que são covardes, quem sabe agora criem coragem e se redimam.

  12. Nos meus 50 e tantos anos, nunca ví um país tão anarquisado como está o nosso. Não há ordem. Não há respeito nem às instituições e muito menos ao povo.
    Governo fraco, covarde, traidor e corrupto.
    Aliás, de anarquia e guerrilha eles entendem como ninguém.

  13. Certo, Barbosa. Não é por acaso que quando há um bando roubando nós cidadãos, advogados estão no meio.
    Isto é o modo petista de impor suas idéias.
    Traidores das pior espécie.

  14. Quem Fala mal do Joaquim Barbosa, é tão ou Mais IMbecil do que esse Advogado de Porta de Cadeia que defende Ladrão, O Barbosa não devia ter expulsado ele, Devia ter dado Voz de Prisão, ou Mandado Prender por Desacato, Advogado Embriagado, ameaça não o Barbosa, mas o STF como um Todo, dedo em riste, Tinha que ser preso e emviado para a Papuda.
    O Joaquim Barbosa tranquilo e calmo, ouviu até onde deu as Imbecilidades deste Advogado mediocre e Bebado. Expulsar foi Pouco, Devia estar Preso pela ameaça à Vida do Joaquim Barbosa.
    Boa Joaquim BArbosa, gente assim não honra a Classe e a OAB é um cartel imundo.

    • Imbecil é você. O advogado não estava embriagado. Isto é armação deste pseudo juiz, para se precaver dos processos que terá que enfrentar quando estiver na planície dos mortais comuns. Até o Marco Aurélio Mello criticou a postura desta coisa, que a cada dia emporcalha a imagem da suprema corte.

      • Essa sua argumentação é típica de quem troca o bom senso, a inteligência, a conciliação, o pensamento coerente pelo revanchismo puro, simples e rasteiro de quem defende um partido como se fosse um time de futebol.Vá amadurecer, cara!

  15. Esse Senhor de nome Joaquim Barbosa´é o cúmulo da arbitrariedade

  16. Muito me admira a OAB apoiar o comportamento desse advogado, tinha que abrir um processo contra ele isso sim, por um comportamento tão inadequado, imaginem, se não respeitam a Suprema Corte vão respeitar o quê?

  17. Começa pela falta de educação do advogado. E essa não é a OAB que conheci e aprendi a respeitar como bastião do resguardo da democracia, do respeito à Justiça.

  18. Senhores e senhoras…
    Não vi nenhum dos Juizes sentados ali.
    Sequer se mexerem.
    O advogado deveria ter urrado, lá no começo
    do descaso com a justiça!!
    Agora, não seguiu o protocolo…sentou no colo
    do Barbosão..
    Sou Genuino e posso provar!!! Não venha com chorumelas.

  19. Este sr precisa ser tratado,sofre de miopia autoritária.

  20. Pessoal, pelo amor de Deus, vamos acordar. Vejam o link abaixo:

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/policia-faz-busca-e-apreensao-em-casa-de-jornalista-carioca-que-diz-nunca-falei-nada-do-aecio-nas-redes-sociais.html

    Aécio Neves (PSDB) começa a perseguir pessoas que supostamente o teriam difamado na Internet. Para mim, isto é censura e impedimento à liberdade de expressão das pessoas nas Redes Sociais.

    Imagine o Aécio Neves (PSDB) na Presidência. Se houver eventual corrupção no governo dele, ele poderá usar o Congresso criando leis que impeçam as pessoas de se manifestarem sobre isto, sobre pena de multa e prisão.

    Se ninguém gosta do PT aqui, é compreensível. Mas pensem se Aécio Neves (PSDB) fôr eleito. Quem irá poder comentar livremente na Internet?

    Acordem, este perigo é real. Vejam outro link:

    http://www.folhapolitica.org/2013/11/reforma-aprovada-no-senado-pode-punir.html

    Até o presidente da OAB comentou que isto é “cerceamento da liberdade de expressão”.

    Vamos acordar pessoal. Nossa liberdade está em risco.

  21. Essas pessoas prostituíram a república, vivem tendo regalias e ainda se fazem de injustiçadas.

    Tem mais que expulsar mesmo.

  22. Ficou até engraçado, e por isso que a experiência dos mais velhos sempre disse que……..

  23. Barbosão tá certo. Atropelar a pauta é coisa de militante
    reacionário. Advogado não é intocável.

  24. Eu pegarei vossa excelência também….. esse profissional liberal ameaçou o JB???

  25. E os demais magistrados, acovardados, consentiram e ficaram silentes ante tamanha violência e menosprezo contra o exercício democrático do advogado do réu.
    Joaquim Barbosa é uma vergonha para a magistratura.