Richa quer vender até o Bosque da Copel; índios, moradores e ambientalistas são contra; assista

O governador Beto Richa não perdoa nem o Bosque da Copel, em Curitiba; tucano planeja vender área verde para reforçar o combalido caixa, mas há quem diga que o dinheiro seria divido entre os sócios privados da estatal de energia; ambientalistas, moradores e até índios caingangues prometem se pintar para a guerra contra a privatização da pequena floresta; assista ao vídeo.

O governador Beto Richa não perdoa nem o Bosque da Copel, em Curitiba; tucano planeja vender área verde para reforçar o combalido caixa, mas há quem diga que o dinheiro seria divido entre os sócios privados da estatal de energia; ambientalistas, moradores e até índios caingangues prometem se pintar para a guerra contra a privatização da pequena floresta; assista ao vídeo.

O Bosque da Copel é uma pequena área verde encravada no bairro de classe média alta Bigorrilho, em Curitiba, próximo ao tradicional Parque Barigui. A estatal de energia planeja vender a pequena floresta para empreendimentos imobiliários. Seriam construídos condomínios de luxo e estacionamento para carros no local. O dinheiro da privatização iria para reforçar o caixa dos insaciáveis sócios privados da companhia.

O Bosque da Copel é composto de vegetação nativa e possuiu 80 mil metros quadrados.

O governador Beto Richa (PSDB) já vem de uma derrota na área ambiental. Recentemente, ele tentou privatizar 12 mil hectares de florestas públicas (clique aqui). Sorte das florestas remanescente da Mata Atlântica, situada entre a Serra do Mar e o interior do Paraná, que o leilão previsto fracassou após ação política dos senadores oposicionistas Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB).

A índia caingangue Sandra Terena, da Aldeia Brasil, lidera um vídeo que faz apelo para que Richa não venda o Bosque da Copel. Depoimentos de moradores do entorno e ambientalistas prometem guerra caso haja privatização. O PV e a Rede de Sustentabilidade, institucionalmente, não aparecem no documentário.

Assista ao vídeo da campanha Não à  Venda do Bosque da Copel:

24 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to say I am very new to blogs and truly savored you’re blog site. Almost certainly I’m likely to bookmark your site . You actually have perfect articles. Regards for sharing your web page.

  2. Nota-se que tem gente que não tem a mínima noção de ecologia, nunca plantaram uma árvore na vida, porque ao invés de ficarem cuidando dos interesses próprios e atrapalhando o desenvolvimento humano e urbano não vão plantar árvores na beira dos rios que necessitam de cuidados urgentes, mata de pinus não é ecologicamente correto elas substituem a vegetação local.

  3. É um matinho de merda que tem do lado da via rápida”¦E pra que serve, um lugar todo cercado, com 1/2 dúzia de passarinho?
    Só pra avisar o Parreira, não tem nem eucalipto e pinus na área.

    O Gustavo Fruet devia desapropriar a área, prolongar a Gastão Câmara, ligar com a Lúcio Rasera, fazer sair no Barigui e fazer uma marginal paralela pra desafogar o trânsito da Mário Tourinho e BR 277″¦

    Esses matagal no meio da cidade só servem pra juntar maconheiro e bandido”¦

  4. Nesse bosque que pastavam os cavalos de raça do requião, que custaram 5 milhões pro estado. Trata melhor os cavalos que os aliados.

  5. Onde está o decreto, documento, ordem de serviço, sei lá o que que estão querendo vender este terreno?

  6. Indio tb naum querer vender apto de milhões, se tirar árvore, indio fica com apto desvalorizado, e só bolsa familia e funai,nao resolve para indio. Como indio vai sair pelo mundo protestando de tudo! Socialismo só no dos outros, no de indio, NÃO!!

  7. Se são terras indígenas não podem ser vendidas, logo, a notícia não procede.

  8. A Indiarada do PT nao para um minuto de inventar mentiras e o esmael é o responsável por divulgá-las, isso aqui é um site de humor….kkkkkkkkkk

  9. Srs. Esta notícia é mais uma bravata. A turma
    endinheirada da frente do bosque pode ficar tranquila.
    Não vão perder o “visu” que valoriza seus luxuosos
    “APs”. Os projetos da Copel lá limitam-se as áreas já
    Construídas e estão abaixo da copa das árvores.
    Nada a temer.
    Bravata Chavista é aqui neste blog.

  10. NAO SEI DE ONDE O ESMAEL TIROU ESSA INFORMAÇAO. MAS SE FOR VERIDICA A COPEL TEM QUE FAZER O QUE ACHAR MAIS VIAVEL.NAO E UMA AREA TOMBADA, PORTANTO ELA E PROPRIETARIA PELO QUE SEI O PROPRIETAIO PODE FAZER O QUE QUIZER DE SES BENS

  11. …,PARA QUÊ SERVE MINISTÉRIO PÚBLICO/TRIBUNAL FAZ DE CONTAS/OAB/PGTJPR/PGR E TSE????…,QUE INVEJA DO JUDICIÁRIO DA FRANÇA…,REFORMA DO JUDUICIÁRIO,JÁ!!!! ACORDA PARANÁ,ACORDA BRASIL!!!

  12. Rapaz… as vezes saí umas m.. aqui nesse blog… não tem privatização de floresta… e sim de reflorestamento de pinus e eucalipto… esse tipo de vegetação tem que ser derrubada sim, pois foi plantada com esse propósito (venda)…

    • Agora quero ver, vai ser briga de cachorro grande, os moradores da região tem grana para brigar com o governador e não vão querer perder o bosque, da qualidade de vida na região! Imagine região já ta saturada no transito e mais 1500 carros seria uma loucura!

    • Luciano endossado. Pinus e eucaliptus são espécies exóticas, importadas de outros países e que não tem nada a ver com a nossa flora. Os seus plantios são dirigidos para fins comerciais. Fica caro para o Estado manter essas áreas e nada mais correto que negociá-las junto a madeireiros.

    • ôpa ôpa ôpa Sr. Luciano, conheça antes de falar bobagens. O bosque em questão é de mata nativa, com muitas araucárias inclusive. Lá nã há nenhum eucaliptos nem pinus.

  13. Beto Richa rifando o Paraná. #voltarequiao

  14. QUADRO OU JÓIA DE LUXO
    Uma empresa de energia, possuir uma área urbana onde não pretende construir nenhuma sede administrativa, é como uma familia possuir um quadro de artista renomado, que vale milhões ou um jóia de luxo, onde ambos só servem para ornamentar e embelezar a casa. Logo, pra um bom gestor, não tem sentido manter estes luxos aristocráticos, num momento onde cada vez mais precisamos gerir a coisa publica com responsabilidade
    Não se se é passivel de venda (como foi contestada por uns acima), mas se for, tem que vender mesmo. Da mesma forma que acho que tem que vender a floresta de aucalíptos. Sáo patrimonio do Estado que só oneram o tesouro e quem paga estes luxos obviamente somos nós.
    Corretíssimo o governo (no caso a copel)

    • Pé Vermelho ou Pata Vermelha …. Seu idiota, o teu governador é um incompetente e não tem dinheiro para fazer nada e nem pagar o que deve, daí tem que dilapidar o patrimônio público. Pergunte pra teu governador se ele não venderia a mãe dele para pagar as dívidas. Vai lá, pergunte …..

      • FOI FALHA DA MÃE
        Olha aqui, sr Paulo, deixa de ser mal educado. Se a sua mãe falhou ao lhe educar, não poupe-nos (a mim e aos outros) de ler suas mal-criações.
        Se quer contestar um comentário o faça, mas faça com argumentos e não com a baixaria que é própria dos seus apoiados.
        E que moral tem vc de falar algo. Se vc é pago pela PresidAnta para ficar trolando na internet é problema seu. Mas não me julgue olhando pro seu espelho, falastrão.

  15. É improvável, é impossível e nem passa pela cabeça do governo uma barbaridade dessas. Aliás, para quem não sabe, o nome original desta área é Mato do Barbão.

  16. O que seria “desnatado” uma derivação da pasteurização das matas !!???

    • Caro Jiiiibóiiaaa. Foi erro de digitação. É “desmatamento”.
      No vídeo as pessoas estão no mínimo mau informadas.
      O bosque lá esta e lá permanecerá.

  17. Acho que daqui a pouco o0 Beto vai vender atá o Palácio Iguaçu para arrumar dinheiro. Este incompetentre quebrou o Paraná com a contratação dos mais de 4.000 Comissionados.

  18. Meus Deus, Esmael. Qto M vc escreve neste teu blog.
    O bosque da Copel não pode ser vendido e nem desnatado.
    Como vc é um cara bem informado, descubra o porquê deste impedimento.
    Vamos lá! Estamos aguardando blogueiro.