Richa cogita adiar eleição de 2,1 mil diretores de escola para 2015

Blog do Esmael apurou dentro da Secretaria de Estado da Educação (SEED) que o objetivo do cancelamento das eleições seria para favorecer os atuais diretores, pois se espera, em contrapartida, que essa manutenção no cargo seja revertida em apoio à  reeleição do governador Beto Richa; além disso, o tucano também faz agrados liberando diárias aos gestores para viagens de turismo à  capital.

Blog do Esmael apurou dentro da Secretaria de Estado da Educação (SEED) que o objetivo do cancelamento das eleições seria para favorecer os atuais diretores, pois se espera, em contrapartida, que essa manutenção no cargo seja revertida em apoio à  reeleição do governador Beto Richa; além disso, o tucano também faz agrados liberando diárias aos gestores para viagens de turismo à  capital.

O governador Beto Richa (PSDB) estuda a hipótese de não realizar eleição direta para a escolha diretores nas escolas da rede pública do Paraná. A ideia inicial é realizar o pleito em novembro de 2015, ou seja, os mandatos dos atuais gestores seriam prorrogados por mais um ano.

As eleições para diretores de 2,1 mil escolas paranaenses estão previstas para novembro deste ano.

Segundo apurou o Blog do Esmael, dentro da Secretaria de Estado da Educação (SEED), o objetivo do cancelamento das eleições seria para favorecer os atuais diretores, pois se espera, em contrapartida, que essa manutenção seja revertida em apoio à  reeleição do tucano.

Os agrados de Richa a diretores e chefes de Núcleo Regionais de Educação (NREs) vêm desde o mês passado. O Blog do Esmael, inclusive, já registrou que o governador até realiza farra com diárias para trazer os gestores de escolas para fazer turismo no Palácio Iguaçu e na Assembleia Legislativa (clique aqui).

Depois da denúncia aqui, o governo do estado escancarou as portas para a visitação pública. Mas há uma diferença importante: o distinto público pode visitar o Palácio, entretanto, sem receber as diárias pagas pelo erário aos felizardos e seletos diretores.

65 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to say I am very new to blogs and honestly liked your web blog. Probably I’m likely to bookmark your site . You absolutely have incredible stories. Appreciate it for sharing with us your web page.

  2. Como eu havia dito, renunciei, e em Assembléia Geral Extraordinária a comunidade escolar aclamou novos diretores.Simples.

  3. Estou diretor em um colégio do estado e não me agrada esta decisão. Na atual conjuntura, hoje ser diretor em uma escola pública, é um desafio. Os problemas tem se acentuados em todos os aspectos dificultando demasiadamente uma gestão como prega nosso sistema de ensino “gestão democrática e participativa”. A falta de estrutura, cortes absurdos nos recursos financeiros para simples manutenção “Fundo Rotativo”, nossa escola com 30% a mais no nº de alunos, reduziu-se em 30% os recursos, logistica atrapalhada na entrega de merenda escolar com excessivos atrasos, sem verbas para complementação; equipes de apoio dos NRES em constante rodízio. Não dá pra saber “quem é quem” e orienta o quê. Os “impostômetros” disparam mas só ouvimos falar nas reuniões sobre da falta de recursos, sem falar nos recursos humanos “não supre a demanda e não há um seletivo qualificado”, profissionais contratados sem qualquer teste. Mal sabem escrever. Professores que não sabem ensinar e sem preparo psicológico, assim como agentes educacionais I e II sem noção, difícil de se lidar. Cheios de “cursinhos” mas sem qualificação. Querem apenas o salário. O diretor hoje é colocado como testa de ferro com um comicionado em cerda de mil de duzentos reais que não dá pra cobrir a gasolina e manutenção do seu próprio carro que obrigatoriamente usa a serviço doe estado. Sei que muitos colegas abraçam a causa pelo social, e outros cada u no seu interesse, mas é desgastante; e somado a tudo, o desgaste físico e psicológico sem assistência a saúde. Quer virar um bagaço entra nessa ! Thank.

  4. Democracia é deixar todos concorrer, aí iram dizer se deve ou não ficar o diretor que esta, caso contrário prorrogação para mudar essa lei absurda.

  5. Acredito que não seja mais possível… Como disse o Colega Professor, já saiu o Edital e, quem já se planejou se candidatar??? Esquece e tudo vira um quimera ???

  6. TRABALHO NA SEED E POSSO GARANTIR QUE HAVERÁ CONSULTA NA ÚLTIMA QUARTA FEIRA DE NOVEMBRO.O EDITAL ESTÁ NO DEPTO JURIDICO. PROVAVELMENTE EM SETEMBRO SERA DIVULGADO. HÁ A ALTERAÇÃO EM ALGUMAS REGRAS DE OUTROS ANOS, MAS NADA SUBSTANCIAL.

  7. Responsável pelo blog, o senhor generaliza, equivocadamente. O senhor acha mesmo que mais um ano na direção de uma escola é um agrado? O senhor coloca diretores de escola (escolhidos pela comunidade em processo eletivo) na mesma condição de chefes de núcleo (indicados por representantes de partidos políticos). E o que faz alguém pensar que adiar o processo de escolha implica em apoio ao governador? Considero uma afronta esta sua coragem de escrever sua opinião como se fosse uma informação. Estou diretor de escola e conto os dias prá chegar 31 de Dezembro de 2014. Faço um pedido: não envolva as escolas e as pessoas que nelas trabalham nesta sua odisséia política.

    • Então, como prova de desprendimento, entregue o cargo na data prevista no fim do mandato. Não aceite a prorrogação, sem nova eleição, daí ganha contorno de seriedade a sua opinião. Fica a dica. Abraço.

      • Então tenho que provar desprendimento!!? E minha opinião não tem nem contorno de seriedade? Não tenho poder de não aceitar uma medida do governador, mas entrego o cargo em 31 de Dezembro. O Conselho Escolar definirá o próximo diretor, caso não haja processo de escolha em Novembro. Obrigado pela “dica”.

  8. Bom, penso o seguinte, se o diretor é bom e como conheço muitos por ai, ira se candidatar e ganhar novamente, ou mesmo que não possa concorrer elegerá seu sucessor. Por isso acredito que a eleição nas escolas é uma forma de democracia que foi instalada e pensando em educação, quero perguntar existe um lugar onde possamos melhor formar para a cidadania do que a escola. Não acredito que o governo dará este tiro no pé, pois, onde o diretor foi bom continuará seu apoio ou não a ele e onde precisamos de mudança o povo, digo a comunidade escolar apoiará quem for melhor para a escola. E pensando nos diretores que hora estão no cargo, deveriam ser os primeiros a não compactuar com esta prorrogação, pois assim mais que ficar em um cargo estariam colocando a prova sua popularidade e estando na educação jamais poderiam ir contra um ato democrático como as eleições para direção de escolas, pois assim provariam que estão neste cargos apenas por dinheiro e posição e nunca pela educação.

  9. Afff, o professor sabe bem quem é o Governo Beto Richa, e sua forma desrespeitosa de tratar a escola pública e trabalhador da educação . A rede pública estadual tem 2.149 escolas, 1.366.251 alunos matriculados e 73.595 professores e pedagogos, conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual de Educação. Hahaha 3 há , o professor exerce influência , diretor é professor e não é idiota , sofre junto c o professor e a escola , esses merdas de gestores e gente do núcleo são minoria perto do que esmagadoramente iremos mostrar nas urnas. Essa eleição p o Richa só se ele botar dinheiro na mão de cada eleitor. Hahaha espero o troco nas urnas que será dado , esse governador esqueceu que o povo é maioria , a elite e todo o seu pensamento de desrespeito vão se ferrar.

  10. Olha, sou professor de uma escola de mais de mil alunos e posso garantir que esta medida será de suma importancia para a consolidação de uma gestão verdadeiramente eficaz que tem na nossa escola… o diretor liderou uma revolução sem precedentes…Aqui na nossa escola já conseguimos tres descentralizadas, totalizando quase 500 mil reais em investimentos… Instalamos 56 aparelhos d ar condicionado… Cobrimos duas quadras e ampliamos o campo de grama e tbém o de areia em investimento da ordem de 175 mil reais… O governador visitou nossa escola e já esta licitada a reforma da ala antiga, orçada em 1,2 milhões… A merenda é um sucesso, e nosso programa de gestão de recursos economizou em até 65% os gastos com materiais em geral, fazendo com que os recursos do F Rotativos fossem suficientes para financiar atividades diferenciadas (materiais e manutenção de equipamentos)… O dinheiro é pouco para quem não sabe gastar ou faz trambiques… Conseguimos captar 769.344 reais nos últimos tres anos com ONGs canadenses que investiram em material de alta tecnologia… Nossa escola foi exemplo em rede nacional ao passar no FANTASTICO… Melhoramos o IDEB em 96% em apenas seis anos… Nossa evasão era de 21% e no ano passado chegou a 0,56%… Nosso indice de reprova era de 34%, atingiu apenas 1,9%… Em 2005 apenas 2,5% dos nossos alunos passaram em vestibulares públicos… no ano de 2012 foram 29,5% e em 2013 batemos todos os recordes ao atingir a marca de 76% dos egressos do terceiro ano… Os alunos, pais e a comunidade ajudaram a reabilitar vários espaços da escola, fato que gnhamos o premio Inovação de arquitetura do Crea… A violencia diminuiu de 545 ocorrencias, das quais 45 eram consider\das graves para 98 no geral e 5 graves… O Diretor implantou o programa de resolução de conflitos premiado pela Fundação Riuliand Gradeaux … As faltas dos professores reduziram em 99,7%… Acabaram as aulas vagas… Implantou projetos inovadores e num bairro violento abre a escola nos finais de semana… Agora, diretor que choraminga é porque é incompetente… POR ISSO FAZ ISSO VAI RICHA… MAIS UM ANO PARA OS DIRETORES, PORQUE O MEU DIRETOR QUE É Ã“TIMO É CONTRA A REELEIÇÃO… E QUANTO A GRATIFICAÇÃO, TODOS SABIAM EXATAMENTE QUANTO IAM GANHAR E QUANTO IAM TRABALHAR… ANTES DE ENCERRAR, DE QUALQUER JEITO ELE VOTA REQUIÃO PORQUE ELE É REQUIANISTA BOLIVARIANISTA REVOLUCIONÁRIO ROXO… DANÇOU RICHA…

    • Esta escola está de parabéns, mas é uma raridade um caso deste em escolas do Paraná, e não pode ser levada como parâmetro para ver a realidade das demais escolas. Minha escola é o inverso da sua.

  11. Ah diretores que poderiam ficar por mais vários anos! Porém a uma realidade diferente do lado de cá! Deve ter eleições sim! Não há motivos para prorrogar! Chega!

  12. Todos os profissionais de um colégio deveriam passar pelo menos uma vez pela direção para entender como funciona e não falar besteira. Primeiro que para ser diretor tem que ter muito amor pelo que se faz, o que se ganha de gratificação que é em torno de R$1.500,00 para se trabalhar por 60 horas semanais, não vale a pena. Fazendo um calculo que hoje o professor pode assumir até 45 aulas, essa gratificação cai pela metade e não se tem a responsabilidade e as dores de cabeça de uma direção.Digo sim, trabalho por 60 horas e ganho por 40h. Nós diretores estamos bem descontentes sim com esse governo,falando da minha realidade. Assumi uma escola caindo aos pedaços, já com uma construção de unidade nova aprovada há anos e nada até agora.Conseguimos uma verba decentralizada pra uma pequena reforma que está aprovada desde fev deste ano, até licitação já foi feita e cadê o dinheiro? Estamos com uma verba de acessibilidade na conta desde dez/13 com todo processo concluido e não fomos autorizados a gastar. As verbas que os colégio recebem são muito baixas para manter e cobrir todas as necessidades e a prestação de contas que é documental e on line é terrivel para se fazer. Eu mesma faço com a ajuda de uma secretária. É muita burocracia. Há diretores que preferem devolver o dinheiro, pois a burocracia é tanta que muitos fornecedores não querem vender para os colégios devido às documentações exigidas por cada centavo gasto.Sempre consulto os professores sobre as necessidades, as prioridades a serem adquiridas. Costumo levar a prestação de contas nas reuniões de professores e também nas reuniões de pais para ser manuseadas por quem se interessar. Além disso sendo on -line qualquer um de voces podem acessar e ver quanto o colégio recebe e quanto e onde foi gasto. è tudo transparente. Conseguimos algumas melhorias para nosso colégio com promoções. Colocamos cameras de segurança, compramos fotocopiadora, notebook, impressora. O dinheiro que o governo manda é muito pouco, portanto não ficamos esperando que ele reconheça isso. Estamos fazendo a nossa parte. E o fato das eleições serem ou não esse ano independe de apoio ou não ao governador. Tenham certeza de que não é mudando a data das eleições para diretores que ele vai ter o nosso apoio, é mudando o olhar para a educação e aplicando mais recursos financeiros e humanos também.

    • Concordo com você professora que está diretora. A burocracia na gestão de uma escola é imensa. A dor de cabeça, os entraves, a carga, o peso que um diretor carrega é muito grande. Reconheço que é muito constrangedor para um diretor trabalhar numa escola caindo aos pedaços e de mãos atadas, vendo no olhar desolador dos professores que clamam por melhorias quer seja no espaço físico, quer seja nos recursos humanos. Enquanto continuar a educação, o ambiente escolar no padrão favela, no padrão da miserabilidade, com certeza o ensino será de péssima qualidade, diga-se de passagem que o processo aprendizagem se faz não somente com um espaço físico de qualidade, mas se podemos ensinar em ambientes desprovidos de tudo e mesmo assim conseguimos ensinar e fazer com que nossos educandos aprendam então nossos governantes não deveriam se preocupar com estádios (arenas) padrão fifa, em qualquer lugar, poderiam fazer uma jogada espetacular.
      Só discordo de você professora – diretora, num quesito, talvez não seja o seu caso: que realmente tem professores diretores que transformaram a profissão de professor para diretor, com certeza tem, eles não estão diretores, “eles são diretores”. Exemplo bem explícito disso são diretores na função com 10 anos, 12anos, 13 anos e até mais. E já se organizando para o próximo pleito, sabendo que não pode mais concorrer, então armam esquema para ser vice do seu parceiro, acordos de compadrios e etc. Mas afinal, direção é tão ruim, é tão desgastante, por quê pretende continuar? Mais um exemplo bem claro: antes de exercer a função de diretor, todos os diretores não prestavam, todos eram ditadores, todos não tinham espírito de humanismo, todos esqueciam que foram professores um dia. E agora na direção, os problemas maiores é culpa dos professores, os alunos não aprendem, é culpa dos professores, alunos bagunçam na sala de aula é o professor que não tem domínio. Antes a aula desse professor diretor era uma rotina, uma mesmice. Agora está na direção, quer que os professores realizem aulas inovadas, diferentes, até tem o desplante de falar em reuniões, na sala de professores e para alguns amigos que o problema está nos professores.
      Escrevi tudo isso não como um desabafo, mas faço com muita propriedade, pois sou um profissional com mais de 30 anos de carreira e nunca tive a ambição de ser diretor “chefe” e não por não me sentir seguro e preparado, pois durante esta carreira maravilhosa, cheia de altos e baixo, enfrentei muitas tempestades, mas também tive campos férteis para semear a sementinha do saber, do amor, da compreensão, da luta, da dedicação e do entusiasmo para os meus colegas e para os meus alunos. Fiz até mais do que nossos governantes exigem de nós como profissional na educação, fui além do PDE, mergulhei na pós-graduação stricto sensu e fui até o último nível. Creio que a minha parte eu fiz, me aperfeiçoando sempre, por outro lado, a parte do governo não foi feita. Seguindo esta mesma linha de raciocínio, enquanto lecionei em paralelo continuei estudando me aperfeiçoando, vi muitos professores brigando por uma vaga na direção, se alfinetando, se degladiando para ocupar e permanecer no cargo. Agora tem mais é que sair da direção e ir direto para aposentadoria, pois creio que seria muito ridículo enfrentar uma sala de aula com o perfil de alunos que temos nos últimos tempos e ter a cara de pau de reclamar e dizer que não está dando conta, creio que talvez nem vai saber dar aula, pois é bem provável que não lembra mais.
      Professora-diretora, espero que não seja o seu caso, mas para muitos colegas que estão nesta caminhada, precisam deixar de ser demagogos e concluo este texto dizendo que para alguns hipocrisia tem limites.
      “Os homens deviam ser o que parecem ou, pelo menos, não parecerem o que não são” (William Shakespeare).
      “Foge por um instante do homem irado, mas foge sempre do hipócrita”(Confúcio).

    • Assino em baixo tudo que vc diz Diretora, ele teria que mudar a política educacional deste governo, não tentar enrolar mais as coisas retardando as eleições para DIretores.

  13. O governador acha que prorrogando mais um ano o mandato dos diretores, acabará comprando o apoio à sua reeleição. Mero engano, pode até ser q alguns se vendam por tão pouco,mas a maioria não. As escolas na pessoa dos diretores estão sentindo na pele o descaso, o abandono, só sendo muito hipócritas para entrarem nesse jogo, mas …

  14. Absurdo, a negação de um direito legal não satisfaz o processo democrático. As escolas não precisam pagar pelos erros do governador. Ora, se não deve ter eleição para não envolver os partidos políticos na escola, o governador não pode tentar fazer uso da máquina pública em benefício próprio, é ilegal, imoral e ati-ético. O processo político na escola tem conotação muito diferente da política partidária, o objetivo é a qualidade da educação e a cidadania. ELEIÇÕES PARA DIRETORES SIM.

  15. Continuando…
    Acredito que a mudança é necessária, para acabar com certos privilégios que vão sendo concedidos a professores, funcionários, comerciantes, pais e alunos, ao longo de todos esses anos. Sem contar o investimento das verbas públicas, que são desviadas através de acordos com os comerciantes. A educação e as finanças do Paraná só têm a perder se a direção for prorrogada.

  16. Me sinto envergonhada de ver colegas de profissão defendendo a barbaridade que está por acontecer se o Betão realmente prorrogar a direção das escolas por mais um ano. Será que apesar de tantos estudos ainda não compreendem o que é uma gestão democrática? Onde está a democracia nesta hora? Não tenho nada contra a direção atual da escola onde trabalho, que aliás, está no cargo há 9 anos e ainda não sabe acessar o sistema do governo para prestação de suas contas.

  17. O GOVERNO ESTA CERTO DE NAO FAZER ELEIÇOES PARA DIRETORES ESTE ANO , POIS VAI TUMULTUAR O PERIODO ELEITORAL, SE HOUVER SEGUNDO TURNO, COISA QUE EU NAO ACREDITO, MAS POR VIA DAS DUVIDAS VAMOS DEIXAR ISSO PARA O ANO QUE VEM.

  18. Concordo em não ter eleição para diretores em novembro, pois se tiver segundo turno, vai ser duas eleições juntas e não podemos envolver escolas com politicas partidarias.

  19. Os diretores de escolas públicas têm obrigações com sua comunidade escolar e não com governador , deputado, secretário ou algo assim, ele tem sim que ser as ações pedagógicas da mantenedora que no nosso caso do Paraná é a SEED, então não existe isso de que mais um ano de mandato vai fazer com que os diretores venham a fazer campanha para o governador, não falem besteira sem conhecimento de causa, pois quem conduz alguem a direção é o voto da comunidade, professores e funcionários de forma democrática, quem determina se o diretor será ou não reeleito e o voto e não a indicação política.

  20. BETO BETO E BETO…. O RESTO É BOSTA…….

  21. Qual é o time que está ganhando? Os paranaenses que nao são. A educação pública que era para tentar melhorar a situação do país tem virado objeto de barganha mesmo e ainda tem alguna analfabetos funcionais que acha issi certo. Hipócritas, depois ficam falando que é td culpa do governo e esquecem que quem coloca o governo onde está somos nós. Acordem!!!!!

  22. Acho muito bom que seja prorrogada por mais um ano a eleição para Diretor. Não se deve mexer em time que está ganhando. Valeu Governador. Vá em frente.

  23. Todos sabemos que a anos o cargo de direção é meramente uma dança das cadeiras. Existem estabelecimentos nos quais os diretores são reeleitos continuamente e permanecem no cargo por décadas não por sua competência, mas por manipularem os professores com ameaças e serem acobertados por políticos. É por isso que em ano eleitoral os professores são quase que coagidos a comparecerem em eventos políticos…Funciona mais ou menos assim: o político acoberta os desmandos e roubos dos diretores (fiquem sabendo que eles roubam a ponto de receberem dinheiro do estado para pintarem a quadra de um colégio que não tem quadra) e os diretores garantem que por baixo dos panos sejam feitas campanhas eleitorais utilizando os professores do colégio.

  24. Quero que tenha eleição este ano! É preciso renovar. Também que se cumpra a lei: quem está com dois mandatos seguidos, não deveria concorrer. Eu quero me candidatar; pois, acho que posso fazer muito como Diretor.

  25. Última eleição aconteceu em 2011, no governo Richa.

  26. tá certo o Beto, evita misturar com as eleições e contaminar o processo educacional com os ânimos exaltados da tigrada…

  27. CANDIDATURA PRÓPRIA JÁ!

    O MDB “velho de guerra” vai mostrar bravura e coragem. Ânimo forte diante do desafio. A covardia, oposto da bravura, é companheira típica do medo, do traiçoeiro, dos pusilânimes.

    “As armas ensaia,
    Penetra na vida:
    Pesada ou querida,
    Viver é lutar.
    Se o duro combate
    Os fracos abate,
    Aos fortes, aos bravos,
    Só pode exaltar”. (G.D. ““ Canção do Tamoio)

    • Antonio, isso mesmo. Lamento ver honrados companheiros de trincheira claudicando, como se lacaios fossem do Governador Boneco bronzeado. RUIM com o Requião, pior sem ele. Bato na tecla BOB para governador, Sérgio Souza vice e Pessutão Senador. A propósito nesta segunda-feira encontrei um deputado estadual do PT que está torcendo para que se inviabilize a candidatura de Requião. Sem prejuízo das obviedades que interessa ao PT, BRINCANDO me disse: Esse Sérgio Souza é tão largo (sortudo) que é capaz de vir a ser nosso governador. O Requião está com idade avançada, ganha a eleição não aguenta o rojão, bate com as 10 e o Sérgio se torna governador. Já foi Senador por contingência da regra do jogo e saiu-se muito bem. Rimos, mas refutei a análise do amigo afirmando que o diabo velho tem prazer de governar o Paraná, se deixarem se candidatar ganha de talo erguido (sem fazer força), a vitoria eleitoral rejuvenese. Relatei isto para, demonstrar que o PMDB tem que pensar inteligentemente para não soçobrar no lago da vaidade.

  28. Boa iniciativa. Eu vejo de forma diferente, talvez por ver de dentro de um colégio estadual. É uma boa forma de preservar as eleições para diretores da sujeira que norteará a campanha para o governo do estado. E diretor até “demonstra” agradecer mais um ano de “poder e fortuna”, mas na real mesmo não pode se complicar com as bases que cotidianamente (ao contrário dos demais políticos) convive. O blogueiro parece não conhecer a realidade de um colégio público, ou faz eco as suas preferências políticas.

  29. Posso garantir que teremos eleições este ano. Erraram o nome do governador que altera e compra diretores. Esqueceram quem fez isso recentemente? Eleições em 2014!

  30. Eu já sabia disso.Tem Diretor que é Doutor Diretor,mais tem alguns que não mereciam mais um ano,quer dizer nem mais um dia.Mas Governador manda:vai mais um ano.

  31. O blogueiro insinua e os nikes, a maioria dum mesmo IP acionam suas metralhadoras. Eita povim avexado, sô!

  32. Professores doentes… Tem um bando de vagabundos que não querem trabalhar isso sim…

  33. Ta certo o Beto. Se a APP PELEGO pode ele também pode, e digo mais, quer apostar que virá um babaca do pt me chamar de comissionado.

  34. Eleição em escola? VIVA A DEMOCRATISMO E A DEMAGOGIA! Apenas um exemplo, no Colégio Estadual de Curitiba impera a ditadura do aluno. Os alunos têm mais poder que os professores e mandam e desmandam na escola. A qualidade de ensino foi lá embaixo e os politiqueiros diretores e afiliados só sabem dizer sim. Funciona assim, se um professor exige em sala de aula, os alunos se reúnem e vão reclamar … pronto, aluno é eleitor e deve estar satisfeito, o professor não vai mais exigir e pouco será cobrado. Escola pública FALIU!

  35. Paraná receberá R$817 milhões do BNDES. Gostaria que o governador viesse a público informar onde será aplicado este dinheiro e a quantia que será destinada para cada área. Li que parte deste dinheiro será usado para capitalizar o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Fomento Paraná. Quanto estão devendo estes órgãos? Por que eles estão devendo? Onde foi investido o dinheiro destes órgãos? Por que o TCE não informa a população sobre isso? Na saúde, quanto desse dinheiro será investido? Educação e segurança receberão quanto desse dinheiro do BNDES? Ou seja, o governo, se for transparente, deveria informar todos os paranaenses onde este dinheiro do BNDES será usado.

    • Universitário, você precisa terminar sua graduação primeiro.

    • Há uma ordem da Justiça mandando desbloquear todos
      os empréstimos retidos, o que perfará + ou – 1,5
      bilhão de reais, que devem ser depositados hoje.
      O não cumprimento dessa ordem implicará em multa de
      500 mil reais por dia de atraso.
      Dizem que marmelada na hora da morte acaba de matar.
      Onde e como gastar esse “money” todo até 31/12/14,
      ou seja, em 6 meses?
      A decisão da justiça liberando os empréstimos “na
      marra”, corroborada pelos ridículos 140 mil reais
      destinados pelo governo PT aos nossos flagelados,
      evidencia o viés político da distribuição dos
      empréstimos e das verbas, e a odiosa discriminação
      que o Paraná sofreu pelo governo Dilma.
      Com a devida “vênia” do Chik Jeitoso, vou fazer
      uma previsão: só há 1 jeito de se gastar essa
      grana toda em 6 meses, e esse jeito é socorrendo os desabrigados pelos últimos temporais, e reparando ou reconstruindo os estragos causados pelas chuvas e temporais. Agora a PREVISÃO:
      “A liberação desses empréstimos SUBSTITUIRÁ o
      dinheiro que deveria vir da verba destinada ao
      socorro das vítimas de catástrofes naturais,
      como ocorreu em Santa Catarina”.
      Ou seja: de investimento puro para o Paraná,
      necas de pitibiriba, e nem haveria tempo hábil
      para se sair gastando 1,5 bi em obras em apenas
      6 meses.
      E ainda nos chamam de conservadores em virtude
      da pouca representatividade e votação do PT
      aqui no Paraná.

  36. Uhhhhh vergonha paranaense. Eleiçao paea diretores é um processi democratico que deve acontecer esse ani. Esse governo já descumpriu a lei em 2011 quando deixou alguns diretores que ja esatao a mais de dez anos no cargo participar daquela eleiçao sendo que a lei diz dois mandatos de tres anos cada. FORA RICHA. Você só pensa no seu mundinho não quer realmente dar qualidade aos serviços públicos para a população.

  37. Palhaçada!!!!! Nossa escola está sofrendo há três anos por conta dessa atual direção! Professores doentes estressados, alunos enfrentando professores e nao fazem nada! NOSSO CALVÁRIO TEM DATA PRA ACABAR SENHOR GOVERNADOR!!!!! É DIA 31/12/2014 NEM UM DIA A MAIS!!!!!!

    • Henrique, e por que vocês elegeram essa direção?

      O povo reclama nas não sabe escolher.

      • Cada qual olhando para o seu umbigo até o governo como a educação vai melhorar ele se quer ta pensando se o diretor que esta já há 6 anos está ou ruim ele quer se garantir, mas ele está esquecendo que diretor é um só por escola e funcionários e professores são muitos.

    • ee isso ai joselio por que elegeram, e outra coisa , sou a favor de prorrogar sim, com isto evita que outros q querem este cargo, se elejam e afundem a instituição, diretor que esta fazendo um otimo trabalho tem a oportunidade de continuar, apoiado Beto Richa

      • Quando se elege um diretor pensa que vai ser bom, mas o poder sobe a cabeça e a democracia some o que aparece é a soberba 6 anos está ótimo já aguentamos demais cgegaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

  38. Calma Gente deixa o homem comprar,tá comprando delegados tá comprando diretores e vai acabar comprando o proprio caixão no dia da eleição.