Veja essa: Plano de Governo de Aécio defende programas do PT

via Folha de Londrina

O programa de Aécio Neves, pré-candidato a presidente pelo PSDB, incorpora diversos projetos e programas implementados pelos governos Lula e Dilma nos 12 anos de gestão petista. à‰ uma tentativa de conquistar votos nas camadas menos favorecidas da sociedade, e ao mesmo se tempo defender do discurso dos adversários segundo o qual a vitória do PSDB levaria ao término das conquistas sociais alcançadas nos governos petistas

O programa de Aécio Neves, pré-candidato a presidente pelo PSDB, incorpora diversos projetos e programas implementados pelos governos Lula e Dilma nos 12 anos de gestão petista. à‰ uma tentativa de conquistar votos nas camadas menos favorecidas da sociedade, e ao mesmo se tempo defender do discurso dos adversários segundo o qual a vitória do PSDB levaria ao término das conquistas sociais alcançadas nos governos petistas.

O programa de governo do provável candidato do PSDB à  Presidência da República, Aécio Neves, fará a defesa dos principais projetos sociais das gestões dos petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, que tentará reeleição.

Documento elaborado por colaboradores de Aécio para a educação, que será lançado nesta quarta-feira (4), à  noite no Portal Social, site ligado ao PSDB e abastecido pelos integrantes da campanha, mostra que os tucanos defenderão a “expansão” e o “aprimoramento” de programas implementados pelo PT, como o Pronatec, criado em 2011, no governo Dilma, e o ProUni, criado em 2004, no governo Lula.

A inclusão de bandeiras petistas no programa de governo de Aécio segue a estratégia dos tucanos de tentar conquistar os eleitores com menor nível de renda e beneficiários dos programas sociais, que nas últimas eleições se alinharam ao PT. Também é uma tentativa de se defender do discurso dos adversários segundo o qual a vitória do PSDB levaria ao término das conquistas sociais alcançadas nos governos petistas.

Lógica parecida já tem sido usada pelo pré-candidato do PSDB ao apresentar um projeto no Congresso que torna o Bolsa Família uma política de Estado e apoiar iniciativas parlamentares sobre o aumento do salário mínimo e a correção da tabela do Imposto de Renda.

Nomes

Intitulado “Princípios Gerais para o Debate de Educação”, o documento contém as 30 diretrizes que irão balizar o programa de Aécio, que está sendo coordenado por Antonio Anastasia, ex-governador de Minas e provável candidato ao Senado pelo PSDB. A área social conta ainda com a participação da ex-deputada Rita Camata (PSDB-ES) e do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que atuam como coordenadores setoriais.

“Defendemos que ninguém deixe de cursar o ensino superior por falta de recursos. Os mecanismos de financiamento do ProUni e do Fies serão expandidos e aprimorados de modo que revertam em valorização e estímulo da qualidade das IES (Instituições de Ensino Superior) particulares”, diz o documento numa referência ao fundo criado em 1999 pelo governo do tucano Fernando Henrique Cardoso e expandido por Dilma.

Ao abordar o ensino médio, o documento fala na melhoria do Pronatec, sem especificar pontos. “O aprimoramento do Pronatec e a maior articulação dos cursos profissionalizantes e técnicos com as cadeias produtivas locais e regionais. Uma escola pública que venha a auxiliar o jovem na transição escola-trabalho ou na transição ensino médio-universidade, a seu critério.”

O PT vai usar na campanha a abrangência do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego), do ProUni (Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) como um dos motores da propagada – já tem falado deles em pronunciamentos públicos.

Segundo dados oficiais, em dois anos, o Pronatec propiciou mais de 6,8 milhões de matrículas em cursos técnicos e de qualificação profissional. Já o ProUni, desde a sua criação, concedeu bolsas, parciais ou integrais, a mais de 1,2 milhão de estudantes. Outro dado que será explorado é a ampliação do Fies, cujo número de empréstimos, segundo o governo, chegou a 1,1 milhão na gestão Dilma. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

12 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O PT quando se elegeu com o Lulla, colocou no Banco Central um deputado eleito pelo PSDB, o Henrique Meireles. Porque nem no próprio partido confiava para o cargo.

  2. ISSO NÃO É DE NENHUMA GRAVIDADE! A PETROBRAS FOI CRIADA PELO PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS, PARA DAR LUCRO AO BRASIL, AOS BRASILEIROS E “ALGUNS” ROUBARAM PARA ELES, NOS GOVERNOS LULA E DILMA

  3. MUDANÇA DE NOMES
    O Governo do PT tem uma mania de mudar nomes e se achar donos de programas que atendem ao povo.
    O PRONATEC foi criado pelo Governo FErnando Henrique e chamava-se PLANFOR. Diga-se de passagem, o PLANFOR sofreu alterações para pior, do ponto de vista de controle e gerenciamento após ganhar a nova nomenclatura. O volume de recursos (que são do FAT)tbém sofreu drásticos cortes, pois passou a ser usado para financiar parte da contrução habitacional, financiar empresas com projetos duvidosos de geração de empregos (antes era o PROGER, gerido pelo Banco do Brasil, a pequenas empresas)
    O MINHA CASA MINHA VIDA, que é um programa habitacional para baixa renda, parte subsidiado, existe deste os tempos de BNH, através das COHABs. Apenas agora são viabilizados em construção unitárias ou pequenos condomínios, pois os espaços hurbanos para construção estão cada vez mais exíguos e na se viabiliza mais empreendimentos nos moldes da COHAB.
    Quando soa projetos de transferencia de renda, estes nem se fala. O Lula diz que é o pai, mas sabe-se que a noiva ja copulava a muitos anos com outros parceiros.

  4. …,O CACHACEIRO,VAI USAR O HELIPÓ…,DA FAMILIA PERRELA…,DURANTE TODA Á CAMPANHA…,AFINAL,O GAROTO TEM QUE ANDAR, “ABASTECIDO”…

  5. A demência dos petistas chega a revoltar! Não precisa ser um expert em politicas sócias para saber que foi no governo do presidente FHC que a bolsa família foi implantada e o PT somente deu seguimento, inclusive há vídeos na internet onde o safado do Lula fala mal do bolsa família e depois de eleito defende. Penso que para falar em politica uma das primeiras virtudes que deve ter é coerência o que falta para o administrador deste blog e a muitas pseudointelectuais do país.

  6. Perguntinha: O PSDB TEM PLANO DE GOVERNO JÁ NO PAPEL, CASO GANHE AS ELEIÇÕES DESSE ANO ? RESPOSTA: AINDA NÃO TEM NADA. KKKKKK E O CARA QUER SER PRESIDENTE, ESSE PINGUÇO.

  7. E daí? Não são ideias do PT, mas da sociedade, que o partido se apossou. Estas mesmas ideias podem ser bem geridas e melhor aproveitadas.

  8. “AÉCIO NO RODA VIVA. MAIS UM QUE FALA, FALA, FALA, MAS NÃO DIZ NADA DE NOVO DE VERDADE. Carreirissstaaa, igual o avô, que morreu de velho agarrado ao poder. Fala sério,30 anos se reelegendo. E vai acabar com a reeleição ? Então tá. Conte-nos então, agora, aquela do papagaio, aos “sabem de nada, inocentes”. O problema do Aécio, tb, a exemplo dos demais candidatos convencionais do partidarismo-elleit”¦oral, velhaco e vencido, é que elles falam, falam, falam, mas não conseguem dizer nada de novo de verdade ao encontro daquilo que 70% da população está querendo, que são as mudanças de verdade: sérias, estruturais e profundas, que implicam em ruptura. Afeiçoam-se quando muito a mais dos mesmos. Ficam só girando em torno da ordinariedade das coisas e dos problemas, igual o cachorro doido girando em torno do próprio rabo sem sair do lugar comum, não conseguem ser extraordinários em nada. Ficam só no velho trololó, trololó, trololó”¦ (sofismas, bravatas, palanquísmo vazio, 171 eleitoral”¦), típicos do velho continuísmo da mesmice, das velhas heranças malditas, dos quais o povo está farto há muito tempo, quer se libertar e que, agora, se não encontrar alternativa de verdade a tudo isso aí, está disposto até a votar nulo, em branco ou abster-se, ou, ao invés de votar, voltar às ruas pelo Novo de Verdade, se necessário, se este continuar cercado pelos partidos, pelo golpismo e pela mídia tb velhaca, pró-continuísmo da mesmice, serviçais do capital velhaco. Portanto, em contraponto a tudo isso aí, o Leão é o pré-candidato das Ruas do Brasil, é a fúria pacífica do povo que se rebelou e está se levantando contra o velho continuísmo da mesmice, velhaco, raso e seco que, aliás, é gollpe, como já sentenciou o Dr. Ayres Britto, ex-Presidente do STF. Isto posto, o Leão está desafiando Aécio, Campos, Randolfe e CIA chapa-branca da mesmice para um debate público, democrático, amplo, aberto e livre, para logo depois da Copa do Mundo, concedendo-lhes a vantagem de escolherem o lugar, o dia e a hora, sobre o que fazermos com o Brasil, doravante, para torná-lo de fato melhor para todos, até porque se uns e outros não têm Projeto Novo e Alternativo de Política e de Nação, Estados e Municípios, o Leão tem a RPL-PNBC-ME, o Novo Caminho de Verdade para o Novo Brasil de Verdade, porque evoluir é preciso. “ As raposas felpudas, mineira e pernambucana, têm o domínio sobre partidos, têm o controle de grande parte da mídia mercenária velhaca, têm o dinheiro dos erários de Minas e Pernambuco, têm o dinheiro de grande parte da FIESP, têm gogó, MAS quem tem as Ruas, o Coração da Ruas e o Borogodó (RPL-PNBC-ME) é o Leão, é o Leão, é o Leão, Revolução, a Mega-Solução.

  9. Dilma estaremos te elegendo nas urnas para Presidente do Brasil ao segundo turno. É a melhor escolha que o povo pode fazer.

  10. Quem não sabe fazer ou criar, copia.

  11. Excelente texto de Boaventura S.S. para pensar… Quem é quem.. Candidato da Burguesia Capitalista x Democracia Solidária:

    http://www.brasildefato.com.br/node/26736

  12. Governo entreguista, neoliberal e privatista do PSDB: cúmplice da destruição do Sistema Cantareira.

    “Documentário sobre as atuais e futuras Guerras Mundiais por Água. Mostra como a água mundialmente está sendo mal gerida, esgotada e poluída. A falta de água em muitos países do mundo devido a manipulação e corrupção por parte dos Governos, administrações locais e, claro, as corporações multinacionais de Agua. As constantes lutas entre o povo e os altos poderes econômicos e governamentais. As Guerras e revoluções diárias por uma fonte de vida de todos os seres humanos e seres vivos deste planeta”.

    Parte 01/09 : https://www.youtube.com/watch?v=6ctymWRoNro