Opinião Pesquisa: Dilma lidera com 35% e Mac Donald tem 18% para o governo, em Foz do Iguaçu

Em sondagem da Opinião Pesquisa, encomendada pelo Jornal Tribuna Popular para as eleições na cidade de Foz do Iguaçu, a presidenta Dilma Rousseff lidera a corrida com 34,95%; ex-prefeito iguaçuense Paulo Mac Donald tem 18% para o governo do Paraná; vereador Nilton Bobato tem 11% da preferência para o Senado; ex-vice-prefeito Chico Brasileiro (PSD) aparece em primeiro lugar na disputa para deputado estadual, seguido de Nanci Rafain (PPS); pesquisa aponta que 81,1% não sabem em quem votar em Foz.
Em sondagem da Opinião Pesquisa, encomendada pelo jornal Tribuna Popular para as eleições na cidade de Foz do Iguaçu, a presidenta Dilma Rousseff lidera a corrida com 34,95%; ex-prefeito iguaçuense Paulo Mac Donald tem 18% para o governo do Paraná; vereador Nilton Bobato tem 11% da preferência para o Senado; ex-vice-prefeito Chico Brasileiro (PSD) aparece em primeiro lugar na disputa para deputado estadual, seguido de Nanci Rafain (PPS); pesquisa aponta que 81,1% não sabem em quem votar em Foz.
Se o colégio eleitoral paranaense fosse restrito ao município de Foz do Iguaçu e as eleições fosse hoje, Dilma Rousseff (PT) disputaria o segundo turno com Aécio Neves (PSDB), Beto Richa (PSDB) e Gleisi Hoffmann (PT) concorreriam na segunda etapa e o vereador iguaçuense Nilton Bobato (PCdoB) atingiria dois dígitos contra a reeleição do senador àlvaro Dias (PSDB). à‰ o que diz a Opinião Pesquisa, divulgada hoje pelo jornal Tribuna Popular (confira o relatório abaixo).

Chico Brasileiro lidera pesquisa em Foz para deputado estadual

O ex-vice-prefeito e pré-candidato do PSD, Chico Brasileiro, lidera pesquisa para deputado estadual em Foz do Iguaçu. Na estimulada Chico Brasileiro aparece com 24,25% das intenções de voto entre os eleitores consultados na pesquisa. De acordo com levantamento, Brasileiro possui a preferência de 27,56% dos moradores do sexo masculino e 21,27% entre as eleitoras. Na pesquisa espontânea o nome do ex-vice prefeito é o único de Foz do Iguaçu lembrado para o cargo de deputado estadual.

Na segunda colocação para deputada estadual aparece a ex-vereadora Nanci Rafain (PPS). Ela tem 20,07% das intenções. O vereador Luiz Queiroga (DEM), apoiado pelo prefeito Reni Pereira, vem em terceiro com 10,70%. Outro vereador, Gessani da Silva (PP), também da base aliada do Governo Reni, vem em seguida com 8,03% dos votos. A vereadora Anice Gazzaoui (PT) tem 6,02% da preferência de voto.

Nas últimas colocações aparecem a vice-prefeita, Ivone Barofaldi (PSDB) e Marcio Rosa (PV) com 3,01% das intenções e na última colocação está a pré-candidata do PSC e esposa do prefeito Reni Pereira, Cláudia Pereira com 2,84%. Dos eleitores entrevistados, 8,53% disseram votar nulo ou em branco, indecisos 4,68% e outros 8,86% não sabe em quem votaria ou preferiu não opinar.

Mesmo com apoio de cargos comissionados e do prefeito Reni Pereira, Cláudia Pereira, do PSC, ex-secretária de Assistência Social, aparece mal na pesquisa. Ela se licenciou do cargo em março para se colocar à  disposição do partido em uma pré-candidatura a deputada estadual. Desde então, a primeira-dama tem comparecido em eventos promovidos por vereadores que apóiam o prefeito e atos políticos com o marido Reni Pereira. Quem está rindo à  toa é a vice-prefeita Ivone Barufaldi. Ela vence o primeiro round na briga interna para ganhar a preferência de apoio do prefeito Reni Pereira, que deseja apoiar a esposa e assim manter a família no poder. Ivone e Cláudia brigam pelo apoio do prefeito, juntamente com Luiz Queiroga e Gessani da Silva. Os dois vereadores fazem parte da bancada aliada do Governo Reni Pereira na Câmara Municipal.

Economia

Mac Donald aparece com 18% das intenções de voto para governador

O ex-prefeito Paulo Mac Donald (PDT) tem a preferência de 18,06% dos eleitores iguaçuenses para uma eventual candidatura a Governador. O partido admite esta hipótese, caso não haja entendimento para apoiar a senadora Gleisi Hoffmann, pré-candidata do PT ao Palácio Iguaçu. Na mesma pesquisa Gleisi aparece com 22,07% atrás do atual governador Beto Richa (PSDB) que lidera a pesquisa com 33,28% das intenções de voto.

O empresário Joel Malucelli (PSD) está em quinto lugar com 1,67% das intenções de voto. Não sabem ou não opinaram 5,69%; Declararam que votam em branco ou nulo 4,01%; Indecisos 1,51%. Os números são da pesquisa estimulada, ou seja, quando os nomes são mostrados ao eleitor.

Pesquisa espontânea para Federal aponta 81,1% não sabem em quem votar

A pesquisa aponta o professor Sérgio de Oliveira (PSC) e Fernando Giacobo (PR) liderando a preferência do eleitorado iguaçuense para deputado federal. Professor Sérgio tem 40,13% e Giacobo 23,75%. Em terceiro aparece Dilto Vitorassi (PV) com 17,89%. Os números são da pesquisa estimulada. Quando se trata da espontânea aparecem 81,1% que não sabem ou não opinaram. Isso significa que sem a apresentação dos nomes a maioria absoluta da população ainda não sabe em quem vai votar. O resultado da pesquisa espontânea apontou professor Sérgio em primeiro com 2,68%; Ratinho Junior com 1,84%; Vitorassi 1,51%; Giacobo 1,34%; e Chico Brasileiro e Paulo Mac Donald com 1%.

Na estimulada não foram incluídos nomes de outros possíveis futuros candidatos como Paulo Mac Donald e Paulo Rocha, pois oficialmente os partidos não os declararam como pré-candidatos a deputado federal.

Nilton Bobato tem 11% da preferência para Senador

A pesquisa pré-eleitoral contratada pelo Tribuna Popular aponta o vereador Nilton Bobato (PCdoB) e pré-candidato com 11,06% das intenções de voto para Senador, ocupando o segundo lugar. A pré-candidatura foi lançada há 15 dias. O atual senador Alvaro Dias (PSDB) ainda é absoluto na preferência dos iguaçuenses com 59,7%.

Os números da estimulada mostram Eduardo Saciarra em terceiro com 2,68%; e Marcelo Almeida e Dr Rosinha com 2,17%. O restante (22,24%) se divide entre indecisos, brancos, nulos, não sabem ou não opinaram. A pesquisa com margem de erro de 4% foi realizada de 9 a 11 de junho de 2014 com 600 eleitores de Foz do Iguaçu e está registrada no TRE/PR sob o n!º 02/2014.

Dilma lidera para presidente em Foz do Iguaçu

Na mesma pesquisa a presidenta Dilma Rousseff (PT) lidera para Presidência do Brasil com 34,95%. Em segundo aparece Aécio Neves (PSDB) com 20,74%; e em terceiro Eduardo Campos (PSB) com 18,06%. Um total de 14,21% vota branco ou nulo e o restante 12,04% se divide entre indecisos ou não sabem ou não opinaram.

Ficha técnica

O Instituto Opinião e Pesquisas Ltda., contratado pelo Jornal Tribuna Popular e pelo Portal de Noticias Tribuna Popular online, realizou a pesquisa pré-eleitoral em Foz do Iguaçu. Foram ouvidos 600 eleitores nos dias 09, 10 e 11 de Junho de 2014. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob n!º 002/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob n!º 157/2014.

A margem de erro é de 4 % com 95% de confiabilidade para a média geral da pesquisa, por critério estatístico. A coleta dos dados ocorreu por sorteio aleatório e sistemático, com critério de divisão geográfica, faixa etária e classificação socioeconômica. A pesquisa é assinada pelos responsáveis técnicos Arilton Freres (Sociólogo) e Andressa Kutschenko (Estatística) com registro no CONRE sob n!º 9066/A. Foi aplicada a metodologia de pesquisa quantitativa, por amostragem, com aplicação de questionário estruturado, com perguntas abertas e fechadas, e abordagem pessoal em domicílios.

Veja o relatório da pesquisa

http://www.esmaelmorais.com.br/wp-content/uploads/2014/06/opiniao_foz1.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *