Opinião Pesquisa: Dilma lidera com 35% e Mac Donald tem 18% para o governo, em Foz do Iguaçu

Em sondagem da Opinião Pesquisa, encomendada pelo Jornal Tribuna Popular para as eleições na cidade de Foz do Iguaçu, a presidenta Dilma Rousseff lidera a corrida com 34,95%; ex-prefeito iguaçuense Paulo Mac Donald tem 18% para o governo do Paraná; vereador Nilton Bobato tem 11% da preferência para o Senado; ex-vice-prefeito Chico Brasileiro (PSD) aparece em primeiro lugar na disputa para deputado estadual, seguido de Nanci Rafain (PPS); pesquisa aponta que 81,1% não sabem em quem votar em Foz.

Em sondagem da Opinião Pesquisa, encomendada pelo jornal Tribuna Popular para as eleições na cidade de Foz do Iguaçu, a presidenta Dilma Rousseff lidera a corrida com 34,95%; ex-prefeito iguaçuense Paulo Mac Donald tem 18% para o governo do Paraná; vereador Nilton Bobato tem 11% da preferência para o Senado; ex-vice-prefeito Chico Brasileiro (PSD) aparece em primeiro lugar na disputa para deputado estadual, seguido de Nanci Rafain (PPS); pesquisa aponta que 81,1% não sabem em quem votar em Foz.

Se o colégio eleitoral paranaense fosse restrito ao município de Foz do Iguaçu e as eleições fosse hoje, Dilma Rousseff (PT) disputaria o segundo turno com Aécio Neves (PSDB), Beto Richa (PSDB) e Gleisi Hoffmann (PT) concorreriam na segunda etapa e o vereador iguaçuense Nilton Bobato (PCdoB) atingiria dois dígitos contra a reeleição do senador àlvaro Dias (PSDB). à‰ o que diz a Opinião Pesquisa, divulgada hoje pelo jornal Tribuna Popular (confira o relatório abaixo).

Chico Brasileiro lidera pesquisa em Foz para deputado estadual

O ex-vice-prefeito e pré-candidato do PSD, Chico Brasileiro, lidera pesquisa para deputado estadual em Foz do Iguaçu. Na estimulada Chico Brasileiro aparece com 24,25% das intenções de voto entre os eleitores consultados na pesquisa. De acordo com levantamento, Brasileiro possui a preferência de 27,56% dos moradores do sexo masculino e 21,27% entre as eleitoras. Na pesquisa espontânea o nome do ex-vice prefeito é o único de Foz do Iguaçu lembrado para o cargo de deputado estadual.

Na segunda colocação para deputada estadual aparece a ex-vereadora Nanci Rafain (PPS). Ela tem 20,07% das intenções. O vereador Luiz Queiroga (DEM), apoiado pelo prefeito Reni Pereira, vem em terceiro com 10,70%. Outro vereador, Gessani da Silva (PP), também da base aliada do Governo Reni, vem em seguida com 8,03% dos votos. A vereadora Anice Gazzaoui (PT) tem 6,02% da preferência de voto.

Nas últimas colocações aparecem a vice-prefeita, Ivone Barofaldi (PSDB) e Marcio Rosa (PV) com 3,01% das intenções e na última colocação está a pré-candidata do PSC e esposa do prefeito Reni Pereira, Cláudia Pereira com 2,84%. Dos eleitores entrevistados, 8,53% disseram votar nulo ou em branco, indecisos 4,68% e outros 8,86% não sabe em quem votaria ou preferiu não opinar.

Mesmo com apoio de cargos comissionados e do prefeito Reni Pereira, Cláudia Pereira, do PSC, ex-secretária de Assistência Social, aparece mal na pesquisa. Ela se licenciou do cargo em março para se colocar à  disposição do partido em uma pré-candidatura a deputada estadual. Desde então, a primeira-dama tem comparecido em eventos promovidos por vereadores que apóiam o prefeito e atos políticos com o marido Reni Pereira. Quem está rindo à  toa é a vice-prefeita Ivone Barufaldi. Ela vence o primeiro round na briga interna para ganhar a preferência de apoio do prefeito Reni Pereira, que deseja apoiar a esposa e assim manter a família no poder. Ivone e Cláudia brigam pelo apoio do prefeito, juntamente com Luiz Queiroga e Gessani da Silva. Os dois vereadores fazem parte da bancada aliada do Governo Reni Pereira na Câmara Municipal.

Mac Donald aparece com 18% das intenções de voto para governador

O ex-prefeito Paulo Mac Donald (PDT) tem a preferência de 18,06% dos eleitores iguaçuenses para uma eventual candidatura a Governador. O partido admite esta hipótese, caso não haja entendimento para apoiar a senadora Gleisi Hoffmann, pré-candidata do PT ao Palácio Iguaçu. Na mesma pesquisa Gleisi aparece com 22,07% atrás do atual governador Beto Richa (PSDB) que lidera a pesquisa com 33,28% das intenções de voto.

O empresário Joel Malucelli (PSD) está em quinto lugar com 1,67% das intenções de voto. Não sabem ou não opinaram 5,69%; Declararam que votam em branco ou nulo 4,01%; Indecisos 1,51%. Os números são da pesquisa estimulada, ou seja, quando os nomes são mostrados ao eleitor.

Pesquisa espontânea para Federal aponta 81,1% não sabem em quem votar

A pesquisa aponta o professor Sérgio de Oliveira (PSC) e Fernando Giacobo (PR) liderando a preferência do eleitorado iguaçuense para deputado federal. Professor Sérgio tem 40,13% e Giacobo 23,75%. Em terceiro aparece Dilto Vitorassi (PV) com 17,89%. Os números são da pesquisa estimulada. Quando se trata da espontânea aparecem 81,1% que não sabem ou não opinaram. Isso significa que sem a apresentação dos nomes a maioria absoluta da população ainda não sabe em quem vai votar. O resultado da pesquisa espontânea apontou professor Sérgio em primeiro com 2,68%; Ratinho Junior com 1,84%; Vitorassi 1,51%; Giacobo 1,34%; e Chico Brasileiro e Paulo Mac Donald com 1%.

Na estimulada não foram incluídos nomes de outros possíveis futuros candidatos como Paulo Mac Donald e Paulo Rocha, pois oficialmente os partidos não os declararam como pré-candidatos a deputado federal.

Nilton Bobato tem 11% da preferência para Senador

A pesquisa pré-eleitoral contratada pelo Tribuna Popular aponta o vereador Nilton Bobato (PCdoB) e pré-candidato com 11,06% das intenções de voto para Senador, ocupando o segundo lugar. A pré-candidatura foi lançada há 15 dias. O atual senador Alvaro Dias (PSDB) ainda é absoluto na preferência dos iguaçuenses com 59,7%.

Os números da estimulada mostram Eduardo Saciarra em terceiro com 2,68%; e Marcelo Almeida e Dr Rosinha com 2,17%. O restante (22,24%) se divide entre indecisos, brancos, nulos, não sabem ou não opinaram. A pesquisa com margem de erro de 4% foi realizada de 9 a 11 de junho de 2014 com 600 eleitores de Foz do Iguaçu e está registrada no TRE/PR sob o n!º 02/2014.

Dilma lidera para presidente em Foz do Iguaçu

Na mesma pesquisa a presidenta Dilma Rousseff (PT) lidera para Presidência do Brasil com 34,95%. Em segundo aparece Aécio Neves (PSDB) com 20,74%; e em terceiro Eduardo Campos (PSB) com 18,06%. Um total de 14,21% vota branco ou nulo e o restante 12,04% se divide entre indecisos ou não sabem ou não opinaram.

Ficha técnica

O Instituto Opinião e Pesquisas Ltda., contratado pelo Jornal Tribuna Popular e pelo Portal de Noticias Tribuna Popular online, realizou a pesquisa pré-eleitoral em Foz do Iguaçu. Foram ouvidos 600 eleitores nos dias 09, 10 e 11 de Junho de 2014. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob n!º 002/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob n!º 157/2014.

A margem de erro é de 4 % com 95% de confiabilidade para a média geral da pesquisa, por critério estatístico. A coleta dos dados ocorreu por sorteio aleatório e sistemático, com critério de divisão geográfica, faixa etária e classificação socioeconômica. A pesquisa é assinada pelos responsáveis técnicos Arilton Freres (Sociólogo) e Andressa Kutschenko (Estatística) com registro no CONRE sob n!º 9066/A. Foi aplicada a metodologia de pesquisa quantitativa, por amostragem, com aplicação de questionário estruturado, com perguntas abertas e fechadas, e abordagem pessoal em domicílios.

Veja o relatório da pesquisa

10 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O pato Donald tem 18% de intenção de votos pro governo estadual ?? só falta falar que o Napoleão vai ser governador ?? Você tá de brinqueicham uite mi Esmael .

  2. RATINHO JUNIOR APARECE COMO CAND A DEPUTADO FEDERAL MAS ATÉ AS AVES DO PARQUE DE FOZ JÁ SABE QUE ELE É CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL, MENOS O INSTITUTO DE PESQUISA. POR QUE ELE NÃO PESQUISOU ANTES ISSO???KKKKKKK

  3. Depois que ela prometeu um barco de fibra ótica lá em União da Vitória para resgatar os inundados, ai sim é que vai estourar nas pesquisas.

    • Na boa velho……ela disse isso?
      Sério! Eu queria saber. Se ela disse mesmo isso aí, deveriam colocar no youtube para mostrar o quão inteligente a superposte gestora é! kkkkkkk

  4. Quase imparcial a abordagem dos números da pesquisa. Começa pela candidatura a estadual, passa para governador, vai para a candidatura Federal, volta para senador e finaliza com presidente. Para federal supervaloriza o número daqueles que não sabem em quem votar = 81,1%, como se fosse a única com tamanho índice. É só visualizar toda a pesquisa, que aparece 82,78% dos que não sabem em quem votar para estadual. Fazer análise com credibilidade é adotar os mesmos parâmetros em todas as análises, senão fica complicado acreditar sem desconfiar muito.

  5. ELEIÇAO ESTÁ DECIDIDA
    Nossa, pesquisa por um instituo chinfrim e ainda com 80% de eleitores indecisos, ou seja, apenas 20% teria se posicionado, tem uma importancia tão grande na eleição que acho que nem precisa mais eleição, já tá tudo decidido.
    Tudo bem que pra um candidato a deputado aparecer em primeiro, segundo, terceiro, tem relativa importancia, pois indica que deverão ter a maioria dos votos de Foz e municipio do entorno. Mas a eleição é estadual, portanto de nada significa, dependendo da legenda do dito-cujo

  6. Estamos em junho, se o tucano tem 20% agora é provável que supere a “supergestora que foi xingada pela péssima gestão que fez” ainda no 1º turno!

  7. Para que isso se ele tem 80% dos votos????
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    A teta ninguém quer largar mesmo…..