ONU vê Brasil como modelo ambiental e esvazia discurso de Marina

do Brasil 247

Relatório divulgado hoje pela Organização das Nações Unidas sobre mudanças climáticas destacou o Brasil como exemplo de sucesso na redução do desmatamento e das emissões de gases de efeito estufa; documento produzido pela Union of Concerned Scientists (UCS) apresenta como o País fez as maiores reduções no desmatamento e nas emissões em todo o mundo; análise mostra a boa gestão no setor da presidente Dilma Rousseff e da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ao mesmo tempo em que derruba a tese da pré-candidata a vice Marina Silva, que aponta atraso ambiental do Brasil; hoje mesmo ela convoca, com o presidenciável Eduardo Campos, um "tuitaço contra o retrocesso ambiental"; evento virtual acontece na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Relatório divulgado hoje pela Organização das Nações Unidas sobre mudanças climáticas destacou o Brasil como exemplo de sucesso na redução do desmatamento e das emissões de gases de efeito estufa; documento produzido pela Union of Concerned Scientists (UCS) apresenta como o País fez as maiores reduções no desmatamento e nas emissões em todo o mundo; análise mostra a boa gestão no setor da presidente Dilma Rousseff e da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ao mesmo tempo em que derruba a tese da pré-candidata a vice Marina Silva, que aponta atraso ambiental do Brasil; hoje mesmo ela convoca, com o presidenciável Eduardo Campos, um “tuitaço contra o retrocesso ambiental”; evento virtual acontece na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A Organização das Nações Unidas vê o Brasil como modelo na questão do desmatamento. Um relatório feito pela Union of Concerned Scientists (UCS), com sede nos EUA, e divulgado nesta quinta-feira pela ONU, traz um capítulo mostrando os brasileiros como exemplo de sucesso na redução do desmatamento e das emissões de gases de efeito estufa.

A análise derruba a tese de “retrocesso ambiental” pregada pela pré-candidata a vice Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente. Ex-líder do Partido Verde, Marina sempre criticou as práticas ambientais do País. Hoje mesmo, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, ela convoca, junto com o presidenciável Eduardo Campos, seu parceiro de chapa, um “tuitaço contra o retrocesso ambiental” (leia mais aqui).

Abaixo, reportagem da Agência Brasil sobre o relatório:

Brasil é principal exemplo de sucesso na redução do desmatamento, aponta ONU

Danilo Macedo !“ Um relatório divulgado hoje (5) na reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, destacou o Brasil como exemplo de sucesso na redução do desmatamento e das emissões de gases de efeito estufa. Produzido pela Union of Concerned Scientists (UCS), com sede nos Estados Unidos, o documento intitulado “Histórias de sucesso no âmbito do desmatamento: nações tropicais onde as políticas de proteção e reflorestamento deram resultado” traz um capítulo dedicado ao Brasil, apresentado como o país que fez as maiores reduções no desmatamento e nas emissões em todo o mundo.

Outros 16 países da àfrica, América Latina e àsia também são citados como exemplos de sucesso na proteção à s florestas. O relatório indica que o governo brasileiro reduziu o desmatamento na Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, por meio da criação de áreas de proteção ambiental a partir da segunda metade da década de 1990, com grande intensificação neste século, e as moratórias acordadas com empresas privadas sobre a compra de soja e carne de áreas desmatadas. “As mudanças na Amazônia brasileira na década passada e a sua contribuição para atrasar o aquecimento global não têm precedentes”, diz o documento.

De acordo com o principal autor do trabalho, Doug Boucher, o caso brasileiro mostra que o desenvolvimento econômico não é prejudicado pela redução do desmatamento. “Por exemplo, as indústrias de soja e de carne bovina no Brasil prosperaram apesar das moratórias evitando o desmatamento”. O relatório avalia que a derrubada da floresta, “vista no século 20 como algo necessário para o desenvolvimento e uma reflexão do direito do Brasil de controlar seu território, passou a ser vista como uma destruição de recursos devastadora e exploradora daquilo que constituía o patrimônio de todos os brasileiros”.

O estudo destaca o papel desempenhado pelas reservas indígenas na conservação da floresta amazônica, iniciativas estaduais e a ação de promotores públicos, “um braço independente do governo, separado do poder executivo e legislativo, e com poderes para processar os responsáveis pela violação da lei”. Também é citado o apoio internacional, como o acordo celebrado com a Noruega, que já repassou US$ 670 milhões em compensação pelas reduções das emissões. O documento é considerado de natureza não apenas financeira, mas também política e simbólica, mostrando o compromisso em apoiar os esforços dos países tropicais.

Em relação ao futuro, no entanto, o relatório informa que duas mudanças em 2013 levantaram dúvidas sobre a continuidade do sucesso do país na área climática: as emendas ao Código Florestal Brasileiro que anistiam desmatamentos anteriores e o aumento de 28% na taxa de desmatamento entre 2012-2013 na comparação com o período 2011-2012. A avaliação do documento é que ainda é muito cedo para prever se este crescimento será uma tendência, mas ressalta que, embora o desmatamento tenha aumentado 28% no ano passado, em relação a 2012, ele foi 9% menor ao registrado em 2011 e 70% inferior à  media entre 1996 e 2005.

“O Brasil inscreveu seu plano para reduzir o desmatamento em 80% em 2020 na lei nacional, mas para que haja um progresso continuado será necessário redobrar os esforços para reduzir as emissões” afirma o documento. “Nesse meio tempo, a redução do desmatamento da Amazônia já trouxe uma grande contribuição no combate à  mudança climática, mais do que qualquer outro país na Terra”, finaliza.

21 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Não sei que exeplo pode dar o Brasil no campo da ecologia… Com o governo atual A MAIOR ECOLOGIA POSSÍVEL PARA ELES É FAZER COCO NO MATO…

  2. Uma fonte confiável por favor, chega de bosta postada por esses blogs de merda, cara deixe de ser pastel, são pessoas como você que fodem com a Democracia…Caralho meu, esse país ja ta uma bosta e ainda ficam plantando mentira para o povo, a Amazônia ta aos frangalhos, mas o que é isso gente. Nem publique esse comentário, que ja ta fora do sério isso.

  3. Esmael você tem piorado dia, pós dia, o seu fanatismo ja esta nojento, me censure por favor………

  4. COM CERTEZA ESSE MODELO DE PRESERVAÇÃO VAI SER LEVADO PRA SUIÇA, CANADÁ, JAPÃO ETC ETC… O DIA QUE JESUS VOLTAR NA TERRA.

  5. Sempre digo esses pt são uns imbecil mesmo chamam a oposição de coxinha, mas não passam de um pastel……….kkkkkkkkkkk FORA DESGRAÇA DO PTRALHA.

  6. Mas que noticia bem pt mesmo, esses vagabundos do pt tem uma facilidade em pregar noticias falsas. Vão pro capeta ladrões da nação…….

  7. Esse professor deve ser jumenta porque ler e não sabe analizar o que tá escrito, deixa de ser burro, olha vou só falta o rabo pra ser um jegue, meu irmão são relatorios da ONU ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS seu burro.

  8. A Marina precisa se inteirar dos fatos sobre o desmatamento mundial, antes de ficar metendo o pau no que se faz de bom para o Brasil em relação ao desmatamento mundial, só fazer política sem visitar um centro de controle ambiental que possui satélites ligados 24 horas por dia, e que monitora os desmatamentos não só do Brasil, mais do mundo todo,é falta de muita informação , se liga Marina,politicagem pouca é bobagem.

  9. -so postou informação que esta na midia.
    -as pessoas fazem seus comentarios, e não sao censurados, como no blog do psdb f.c.
    – as pessoas tem um lado, o resto e balela.
    – problemas ambientais, e devido ao sistema brutal de consumo,economico etc,etc,etc.
    – o caro nao ofende ninguem, aqui participa quem quer, mesmo o grupo choque de digestao.

  10. …esta “é pra acaba”…e dirão, certamente que… agora a ONU, também, esta “aparelhada” pelo PT…isto só aumenta o chororô dos coxinhas e do PIG…he, he, he !!! http://agenciabrasil.ebc.com.br/…/brasil-e-principal…

    • Criatura deixe de ser infantil, que PIG? A grande mídia vive das fortunas dada pelo pt, que canalhice afirmar que a mídia é golpista, a mídia virou as costas pro povo, acorda nuvem, volta pra escola.

    • Mas que fonte confiável essa sua menina, garanto que é uma revolucionária daquelas que usam DG,JHON JHON e por ai vai, aposto que não tem a quinta série, vai estudar filha, sai do facebook por favor. São pessoas como você que fazem cocô nas mídias…….

  11. …,MARINA,ARROCHO NEVER E DUDU,NÓS FODEMOS MAIS,SÓ FALAM BOSTA,COMO TEM OTÁRIO PARA DAR OUVIDOS Á ESSES 171…

  12. Caro Esmael!

    Antes de publicar o que vc “acha de importante” com relação aos recursos naturais e o potencial ambiental do país, procure se informa mais!

    O Brasil esta na “m……” no que diz respeito a preservação das suas “reservas verdes” em especial a Mata Atlantica e o Serrado!

    Não sabe, não se mete!

  13. Certamente o Canadá, a Alemanha, a Suiça entre outros virão buscar o modelo adotado pelo governo Dilma….É prá crer!!