Executiva do PMDB quer indicar vice, caso Requião vença na convenção

Deputado João Arruda afirma que brecha na ata da executiva estadual poderia fulminar a candidatura do tio ao governo do Paraná; nas eleições de 2010, ata aberta! possibilitou a defenestração de Pessuti que não conseguiu sair à  reeleição; "Não há ilegalidade, até porque depois tem o dia seguinte", garantiu Romanelli, ao contestar parecer da direção nacional; Pessuti, por sua vez, os convencionais podem delegar algumas atribuições à  executiva estadual; Se Requião vencer, é natural que o vice seja indicado pela executiva estadual", reivindica Romanelli.

Deputado João Arruda afirma que brecha na ata da executiva estadual poderia fulminar a candidatura do tio ao governo do Paraná; nas eleições de 2010, ata aberta! possibilitou a defenestração de Pessuti que não conseguiu sair à  reeleição; “Não há ilegalidade, até porque depois tem o dia seguinte”, garantiu Romanelli, ao contestar parecer da direção nacional; Pessuti, por sua vez, os convencionais podem delegar algumas atribuições à  executiva estadual; Se Requião vencer, é natural que o vice seja indicado pela executiva estadual”, reivindica Romanelli.

O Blog do Esmael conversou nesta quinta-feira (5) com o ex-governador Orlando Pessuti e o deputado Luiz Cláudio Romanelli. Os dois estão em trincheiras diferentes, mas unidos contra o Roberto Requião. Eles contestaram a vitória do senador na direção nacional do PMDB e perda de poderes da executiva estadual do partido no Paraná (clique aqui).

“Na condição de secretário-geral e de pré-candidato do PMDB ao governo do Paraná, garanto que a convenção estadual será soberana. O que poderá acontecer, como prevê os estatutos do partido é que os convencionais podem delegar algumas atribuições à  executiva estadual”, disse Pessuti.

O deputado federal João Arruda, sobrinho de Requião, afirmou que o parecer emitido pelo PMDB nacional proíbe que a convenção delegue à  executiva estadual a escolha dos candidatos majoritários, como a governador e vice. “à‰ o que diz a ata”, explicou.

O Blog do Esmael também ouviu o deputado Romanelli. O parlamentar conta que, na condição de secretário-geral, dirigiu todas as convenções peemedebistas desde 1988. “Não há ilegalidade, até porque depois tem o dia seguinte”, garantiu.

Para Romanelli, o parecer jurídico da direção nacional não tem valor vinculante. “O artigo 77 remete que a convenção pode ‘expressamente’ delegar poderes à  executiva”, contestou ele, que defende a coligação do PMDB com o PSDB do governador Beto Richa.

“O PMDB já delegara antes poderes à  comissão executiva estadual nas eleições de 2006 e 2010, que culminou, inclusive, com a indicação do candidato a vice e do suplente de senador pelo então governador Pessuti”, recorda Romanelli.

“Pode até haver um problema técnico na minuta de ata, que pode ainda sofrer ajuste, mas a primeira deliberação na convenção do dia 20 de junho será a escolha entre candidatura própria e coligação. Se Requião vencer, é natural que o vice seja indicado pela executiva estadual”, reivindica Romanelli.

O senador Requião tem dito por aí que faz questão de escolher bem o vice para não errar como errou nas outras vezes. Em 1990, era Mário Pereira; em 2002 e 2006 Pessuti.

Perguntado pelo Blog do Esmael qual será seu comportamento em caso de vitória da candidatura própria, o ex-secretário do Trabalho no governo Richa foi lacônico na resposta: “Segue a vida, por isso não tem cambalacho na convenção”.

27 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Carlos Alberto Richa, traíra do povo Paranaense! deve ser derrotado nas urnas.

  2. Saci Pererê,escreva nesse blog usando palavreado mais simples,porque a turma de anarfa do Beto nunca vai poder entender o teu recado.

  3. Me pergunto quem vota em um Romanelli? O que esse deputado já produziu de relevante? Aliás, o que os deputados produzem de relevante?

  4. O Cabocrada contrária a candidatura própria ou melhor do Requião -“assinus in cathedra” parem de tolices, deixem de se comportarem como um asno na cátedra, preferível o casca grossa do Senador que a labiosidade, a perfídia, a inércia e a insensatez gestora de Carlos Alberto Richa. Apoiar a candidatura do governador Beto Richa é de uma estultice mular sem precedentes que beira as raias da idiotice. Será que é difícil de respeitar, queiram ou não, os feitos de Requião? Se ele não for o candidato vai apoiar a Glesi ou um outro candidato qualquer que não seja o Beto, podem ter certeza que o apoiado leva a eleição. O povo do Paraná aguarda ansioso o momento de patrolar o Beto e sua patota. Chega de milonga, polkas e trolkas, vamos de chamamé, xote e vanera com Requião onde ele estiver.

  5. Dizem que o Beto está dando um vale circo, para os delegados que votarem com ele na coligação, o delegado so precisa pintar o nariz de vermelho e ir pra la! O povo das suas cidades vão saber valorizar os deputados traíras!

  6. A Equipe de Governo atrapalhada alardeia que o candidato tucano leva reeleição fácil no primeiro turno. Então, porque tanto esforço inútil para melar a candidatura do Senador Requião.

  7. baiano da foice ,java , eleitor ,que estao usando o blog para gosaçao tenha respeito com nossos delegado pois esta certo a candidatura do requiao ,e a vitoria vai acomtecer dia 20 espere um pouco mais ……

  8. Sou muito mais ROBERTO RRQUIÃO!!!!

  9. volta-requião para o senado pois o povo votou para você ficar comendo mamona por 8 anos mas ve se depois some do mundo politico mas não deixa este filho seu na politica este abobado, ele não sabe de nada inocente

    • Quem comeu mamona até agora foram os admiradores “Dos patrões do Danilo, os da Band”, que organizaram o encontra da Dilma com os empresários norte-americanos, afim de “distribuir concessões das obras civis e das jazidas do Povo Brasileiro, “que se alegra com palhaçadas do Danilo Gentilli e se alegra com “a banana e as mamonas” no ‘rb’…”””

  10. Se DEUS quiser e com a ajuda dos Delegados e Delegadas Honestas e Íntegras vamos vencer as convenções e o muito que esses deputadinhos se satisfaçam de alguns deles se elegerem, pois o Requião vai ganhar as eleições e muitos deles ficam fora da Política, (Graça a Deus). Já estão começando a sentir a DERROTA e querer indicar Vice, vai catar batata, uma pergunta se o Requião perder a Convenção, ele pode Indicar o Filho Mauricio para ser vice-governador, será que eles aceitam…… Vamos vencer as convenções e escolher também o vice e candidato a Senador, pois os convencionais são soberanos conforme estatuto PMDB.

  11. Volta Requião! Brincadeira, o Beto ganha no primeiro turno! Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  12. ESTA MANCHETE EU NÃO ENTENDI NADA.
    Se o Requião por acaso for escolhido candidato à Governador, a Comissão Executiva indica o Vice do PMDB e ainda tem o Marcelo Almeida candidato à Senador.
    ENTÃO O PMDB VAI DE CHAPA ÚNICA?
    NÃO QUER COLIGAÇÃO COM NENHUM PARTIDO, POR SE ACHAR MUITO FORTE?
    VOU AGUARDAR O DIA 20 PARA O RESULTADO FINAL DESTA FORTALEZA!

    • Caro Sylvio Sebastiani, pelo matéria acima você viu que o Romanelli Richa, já está admitindo a DERROTA pois diz que eles (os derrotas tem direito a indicar o vice), não é que o PMDB seja tão forte, a verdade é que os convencionais não aceitam a coligação com esse descaso de governo que afundou o Paraná.

  13. Acho que precisamos esperar até o dia 20, para ai sim saber o que vai acontecer no PMDB!
    Mas essa do panfleto é uma boa o povo precisa saber como seu deputado está agindo!

    • Esses Deputados que parem de vender seus eleitores,o PMDB é maior q vçs,se isso acontecer espero q os pemedebistas votem conra esses Deputados q venderem o PMDB!!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. deveria ser requiao e pessuri outra vez. minha prima vem do suldoeste votar na chapa requiao com a vice pessuti

  15. #BALOTEANDO DENOVO!

    Ta ficando chato já!

  16. Já tem panfleto circulando em alguns municípios com a seguinte informação:
    “Se ESTE… deputado está tentando vender a legenda do seu próprio partido (PMDB) imagine o que irá fazer se for reeleito com o teu voto. Pense nisso, e nunca mais vote neste deputado corrupto…

  17. Esse traira do Romanelli que gritou aos quatro ventos que Richa tinha 72% dos delegados ,agora rapidinho vem falar que se o Requião ganhar a convenção a vida continua,vá lamber sabão seu sem carater,você vai para o lado do dinheiro.

  18. Para o bem do Paraná, o grupo do Requião e do Pessuti precisam se unir

  19. Mais uma notícia da série “E?” ou da série “Mais uma vitória do Requião”
    Ou seja não é notícia e nem é vitória.

    É bem simples o que vai acontecer, Requião vai perder porque ninguém gosta do estilo truculento dele, o homem é bom de garganta e de cavalo e de viagem internacional. E para por aí.

    PMDB não vai arriscar trocar uma boa quantidade de deputados por uma candidatura de garganta e uma candidatura estadual imposta junto.

    • Se o Requião não passar na convenção, “ME CHAM QUE EU VOU!”;;Kkkkkkkkk

    • Garganta Nacionalista e patriota!; Em contraponto à entrega desvairada do Pais aos estrangeiros, aos acionistas internacionais, que desperta e amadurece o pensamento infantil dos eleitores que ainda sonham com “príncipes encantados e politiqueiros sorridentes abanando a mão direita para o Povo, e “puxando o caixa com a esquerda para o bolso nacional e estrangeiro”; É preciso recobrar a maturidade política para não submeter mais o Pais às ordens estrangeiras ditadas pelas multinacionais; (A comprovação e a diferença entre o caráter dos candidatos é notada nos pronunciamentos do Requião no Senado, em defesa do Pré-sal em favor do Povo Brasileiro, “inclusos os insensíveis e ignorantes);

  20. a executiva do pmdb , nao precisa se preocupar com isso nao. requiao nao passa na convençao , nen se fosse candidato unico.

    • JAPANERVOSODEMARINGA,
      se essa possibilidade não existisse a executiva não estaria se organizando para indicar o vice, na realidade a candidatura própria é líquida e certa!