Estudantes do IFPR iniciam paralisação em Palmas

via RBJ

Estudantes do campus de Palmas do Instituto Federal do Paraná, iniciaram na noite de terça-feira (03) um movimento com paralisação por tempo indeterminado. Eles protestam contra a falta de professores, ausência de diálogo com a direção da instituição e o possível fechamento de cursos superiores no campus local. A mobilização aconteceu na entrado do campus e teve participação de centenas de estudantes. Na manhã de hoje, a mobilização foi retomada.
Estudantes do campus de Palmas do Instituto Federal do Paraná (IFPR)! iniciaram na noite de terça-feira (03) um movimento de! paralisação por tempo indeterminado. Eles protestam contra a falta de professores, ausência de diálogo com a direção da instituição e o possível fechamento de cursos superiores no campus local. A mobilização aconteceu na entrado do campus e teve participação de centenas de estudantes. Na manhã de hoje, a mobilização foi retomada.

Alunos de vários cursos do IFPR iniciaram na noite de terça-feira (03) um movimento de paralisação das atividades regulares no campus em Palmas, sul do Estado. O ato que reuniu centenas de estudantes foi iniciado com uma concentração no portão principal da Instituição. Hoje pela manhã, o movimento foi retomado com a intenção de impedir qualquer acesso de estudantes ao campus. Os professores e servidores da Instituição tiveram acesso normal aos locais de trabalho.

Dentre as principais reclamações está a falta de professores, dificuldade de diálogo com direção e Reitoria da Instituição e o temor pelo fechamento de cursos superiores no campus local, gerado por vários comentários que circulam entre a comunidade acadêmica.!  Os estudantes cobram um posicionamento oficial da Reitoria e da Direção local, bem como a resolução imediata para os problemas. O movimento deverá continuar até que tenhamos um contato e documento assinado pelo Reitor, prof. Irineu Mário Colombo!, destacam os organizadores .A mobilização estudantil iniciou ainda na última semana pelos alunos do curso de Pedagogia que aproveitaram a realização de uma audiência pública que tratava de questões relacionadas à  saúde para apresentar as reclamações. Na segunda-feira à  noite, já com a adesão de acadêmicos de outros cursos, participaram da Sessão do Poder Legislativo do município.

Na noite de terça-feira, a mobilização teve início 18h00 e rapidamente foi sendo aderida por estudantes que iam chegando à  Instituição. à”nibus com acadêmicos vindos de outros municípios eram interceptados no portão de acesso e eram motivados a participar do ato. Longas filas de carros foram se formando ao longo da Rua Bento Munhoz da Rocha Neto e no viaduto da PRC 280.

Equipes da Polícia Militar! acompanharam a manifestação e auxiliaram na organização do trânsito permitindo o fluxo normal dos veículos que chegavam ou deixavam a cidade. A manifestação ocorreu sem qualquer incidente.

Deixe um comentário