Em pronunciamento à  Nação, Dilma defende a Copa; assista ao vídeo

bia Blog do Planalto

Em pronunciamento à  nação, nesta terça-feira (10), a presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Brasil venceu os principais obstáculos rumo à  Copa do Mundo 2014 e está preparado para a competição, a partir desta quinta-feira (12). Ela comparou a organização do Mundial com uma partida de futebol, na qual resultado e celebração final valem o esforço, além de esclarecer detalhes sobre período de preparação do país para o evento, enfatizando objetivos alcançados.

Os pessimistas diziam que não teríamos Copa porque não teríamos estádios. Os estádios estão aí, prontos. Diziam que não teríamos Copa porque não teríamos aeroportos. Praticamente, dobramos a capacidade dos nossos aeroportos. Chegaram a dizer que iria haver racionamento de energia. Quero garantir a vocês: não haverá falta de luz na Copa, nem depois dela. Chegaram também ao ridículo de prever uma epidemia de dengue na Copa em pleno inverno, no Brasil!!, exclamou.

Além das grandes obras físicas e da infraestrutura, Dilma destacou a entrega de sistema de segurança capaz de proteger e garantir direito de brasileiros e visitantes que querem assistir ã Copa. O pronunciamento dela também citou moderno sistema de comunicação e transmissão nas 12 cidades-sede, e reiterou que o Mundial apressou obras e serviços previstos antes no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Construímos, ampliamos ou reformamos aeroportos, portos, avenidas, viadutos, pontes, vias de trânsito rápido e avançados sistemas de transporte público. Fizemos isso, em primeiro lugar, para os brasileiros. Tenho repetido que os aeroportos, os metrôs, os BRTs e os estádios, não voltarão na mala dos turistas. Ficarão aqui, beneficiando a todos nós. Uma Copa dura apenas um mês, os benefícios ficam para toda vida!, comentou.

Investimentos em saúde e educação são 212 vezes maior que o dos estádios

Sobre críticas de que os recursos da Copa deveriam ter sido aplicados em saúde e educação, Dilma disse que escuta e respeita essas opiniões, mas que se trata de um falso dilema. Ela apresentou a somatória dos orçamentos nas duas áreas, no mesmo período quando começaram as obras dos estádios. De 2010 até 2013, os recursos para as arenas chegaram a R$ 8 bilhões, contra R$ 1,7 trilhão em educação e saúde: um valor 212 vezes maior.

Vale lembrar, ainda, que os orçamentos da saúde e da educação estão entre os que mais cresceram no meu governo. à‰ preciso olhar os dois lados da moeda. A Copa não representa apenas gastos, ela traz também receitas para o país. à‰ fator de desenvolvimento econômico e social. Gera negócios, injeta bilhões de reais na economia, cria empregos!, ressaltou.

A presidenta também reforçou que as contas da Copa estão sendo analisadas, detalhadamente, pelos órgãos de fiscalização. Ela frisou que responsáveis por irregularidades, devidamente comprovadas, serão punidos com rigor.

Evolução do Brasil de 1950 para o de 2014

Dilma apresentou resultados do país para afirmar, no pronunciamento, que o Brasil desta Copa é muito diferente do país de 1950, que recebeu o primeiro Mundial.

Hoje, somos a 7!ª economia do planeta e líderes, no mundo, em diversos setores da produção industrial e do agronegócio. Nos últimos anos, nosso país promoveu um dos mais exitosos processos de distribuição de renda, de aumento do nível de emprego e de inclusão social. Reduzimos a desigualdade em níveis impressionantes, levando, em uma década, 42 milhões de pessoas à  classe média e retirando 36 milhões de brasileiros da miséria!, analisou.

A presidenta exaltou ainda a democracia brasileira, a qual classificou como jovem, dinâmica e pujante, embora tenha passado, há poucas décadas por uma ditadura. Segundo ela, desfrutamos de absoluta liberdade e convivemos com manifestações populares e reivindicações que ajudam a aperfeiçoar, cada vez mais, nossas instituições democráticas, que nos respaldam para garantir a liberdade de manifestação e coibir excessos e radicalismos de qualquer espécie.

Copa Sem Racismo

Logo no início do pronunciamento, Dilma falou da satisfação e da alegria de sediar a maior Copa da história, em que pelo menos três bilhões de pessoas ficarão fascinadas pela arte das 32 melhores seleções de futebol do planeta. Em nome do povo brasileiro, ela saudou a todos que estão chegando para a Copa pela paz e contra o racismo.

A Copa pela inclusão e contra todas as formas de violência e preconceito. A Copa da tolerância, da diversidade, do diálogo e do entendimento. Em todos os países, sempre fomos muito bem recebidos. Vamos retribuir, agora, a generosidade com que sempre fomos tratados, recebendo calorosamente quem nos visita. (!¦) Amigos de todo o mundo: cheguem em paz! O Brasil, como o Cristo Redentor, está de braços abertos para acolher todos vocês!, afirmou.

A presidenta finalizou o discurso com vibrante mensagem de apoio ã Seleção Brasileira, a qual classificou como poderoso patrimônio do povo brasileiro!. Para ela, o time Canarinho representa a nacionalidade, acima de governo, de partidos, e de interesses de qualquer grupo. E considerou que o Brasil precisa retribuir aos desportistas tudo o que eles têm feito pelo povo e pelo país.

35 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O não faz o photoshop.
    Graça, Dilma e Ideli. Levanta ?
    Nem com o azulzinho…

  2. O Brasil está pronto pra copa! Tá bom! O Brasil tem uma boa democracia, e por que a polícia mete o cacete no manifestante quase todas as vezes? O Brasil investiu muito mesmo, claro, a maioria foi desviado, o país mais corrupto do mundo! Essa obras para a copa não estão nem 40% prontas, claro que o Brasil subornou a FIFA. Afinal, o Brasil é uma merda de país que tem líderes incompetentes e que nunca vai pra frente!!!

  3. Dilma de novo em 2014!
    Olhem o que era este PAIS a 12 anos atrás. Se tivesse copa aqui com certeza seria um fracasso!

  4. Quem defende o PT é muito burro ou ta ganhando dinheiro do lula este lula safado ladrão amigo de ditadores que se perpetuar no poder vão para o inferno PT Vcs querem é destruis o Brasil a violência deste pais não tem mais limites fora PT Vão para o quintos dos infernos .

  5. Dilma não é LULA. A insistência do PT em mostrar LULA para sensibilizar o eleitorado vai cair por terra, pois, Todos já perceberam que Dilma não tem o mesmo carisma para com o povo que Lula tem, querem apenas se Manter no poder.

    Lembro que há alguns anos, o atual MINISTRO DA FAZENDA, soltou a frase “UM POUQUINHO DE INFLAÇÃO NÃO FAZ MAL A NINGUÉM”. Ele conseguiu com Dilma o que não conseguiu com LULA.

    DÁ PRA COMPARAR??? LULA X DILMA?

    Ruim por Ruim… meu voto é NULO! Pelo menos n vou ter a consciência pesada dessas mazelas brasileiras.

    • O COITADO!!! Quem vota nulo e branco, elem de ñ ter o direito de questionar nada,favorece q os maiores corruptos ladroes do dinheiro publico se elejam…POIS COMPRAM UM MONTE DE VOTOS.

      • antes de perguntar: -SABEM ONDE ESSE VOLUME DE DINHEIRO SE METEU???? pesquise hoje a transparência existe… acredito que os recursos foram realmente investidos. saúde e educação custam caro, além de gente tem que pagar estrutura etc… Claro que é insuficiente para o Brasil, mas acredito que cada setor teve sua despesa o Brasil é gigante e 8 bilhões acaba sendo nada. qualquer estradinha custa mais que isso. Talvez o governo do seu estado não tenha aplicado da mesma forma que o gorverno paulista. tá ruim? Tá sim, mas aqui em são paulo o governo estadual com suas estruturas atende pessoas do brasil todo e muitos do seu estado. Tem gente aqui que mora a pouco tempo e paga ida e volta para mãe usufruir do que o estado e a prefeitura de são paulo oferece e volta para seu estado… Antes de brigar Talvez seja bom reclamar mais aí ao seu lado à Prefeitura e estado que você reside.Se tem projeto o Governo federal repassa recursos. Se o governante local não tem projeto ou embolsa o recurso regional esquece o governo federal. Sei que é insuficiente e vai continuar sendo por um bom tempo. mas tem que existir uma partida.

      • Coitado? Nada essa idéia de voto válido é ridícula, se não tem um candidato que te represente na urna nulo é sim seu candidato. Coitado de quem vota nessa idéia de voto válido que ajuda x ou y. U voto a menos não ajuda nem prejudica ninguém. Se todos votassem com essa consciência(votem em alguém ou simplesmente não vote) a democracia seria mais legítima e aos poucos os candidatos seriam melhores.

  6. EM QUESTAO PESQUISAS;

    INFELIZMENTE ELAS EXISTEM… NÃO PRA INFORMAR, CLARO, MAS PARA INDUZIR. ISSO É FATO.

    POUCOS TÊM DISCERNIMENTO SOCIAL E POSIÇÃO FIRME, E ACHO QUE ESSA PESQUISAS SÓ INDUZEM UM TURMA ELEITORADO QUE NÃO NEM AI PRO PAÍS, OU QUE NÃO TEM OPÇÃO ELEITORAL.

    ASSIM COMO OS JORNAIS NÃO PODEM ENTREVISTAR CANDIDATOS COM AFINS ELEITORAIS, MESMO QUE ESTES ESTEJAM ADMINISTRANDO, AS PESQUISAS DEVERIAM SER PROIBIDAS DURANTE A CAMPANHA. PARA QUE O ELEITOR TOME SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES. PRINCIPALMENTE OS INDECISOS.

    FIM TAMBÉM DO VOTO NA LEGENDA, DO VOTO BRANCO, E DA COTA. SERIA ELEITO O CANDIDATO MAIS VOTADO.

    E EXTINÇÃO TOTAL DO VOTO SECRETO, TANTO PARA O ELEITOR COMO PARA O PARLAMENTAR.

    TRANSPARÊNCIA TOTAL

    CÓDIGO DE DEFESA DO ELEITOR

    CANDIDATO PROMETEU NÃO CUMPRIU DURANTE O MANDATO, PROCESSO DE INELEGIBILIDADE PERMANENTE POR INCOMPETÊNCIA E PROMESSA FALSA. ABOLIDOS OS SUBTERFÚGIOS DE PRAXE: COMO “COFRES SEM DINHEIRO, E A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL NÃO PERMITE” FRASES FAMOSAS APÓS POSSE.

    RESPEITO A VIDA… ACABAR COM O JOGO DE EMPURRA DOS POSTOS E HOSPITAIS… TÁ DOENTE… DEVE SER ATENDIDO IMEDIATAMENTE POR QUALQUER UM DELES. SEM EMPURRAR QUEM TA MORRENDO PARA A MORTE. ISSO DEVIA SER CONSIDERADO CRIME EDIÔNDO.. PQ ELES QUE SAO PAGOS POR NÓS VÃO PRA SIRIOS LIBANÊS, ETC… E NÓS NOS SUBMETEMOS A TRATAMENTOS “DESUMANOS” NESTES AMBIENTES PÚBLICOS.

  7. O melhor era ficar quieta…sofrível. Não vi convicção nas palavras dela. E isso vem se repetindo de um tempos para cá. Deixa transparecer desconforto. Nada convenceu: palavras, expressão carregada, certeza de que o povo não se deixa enganar mais, etc. Enfim palavras vazias. Coitado do nosso país. Política do pão e circo.

  8. Concordo com o Flávio Luiz, o povo não é idiota. Os idiotas são somente os DEMo-Tucanalhas e os Comissionados do Beto.

    • O que impressiona é a CARA DE PAU dessa senhora, alguem por favor, mandem uma LATA de JIMO CUPIM pra ela. Ela esmolou o PAraná com “ajuda” de R$ 140 mil reais ppara quem foi afetado pelas enchentes, isso é ESMOLA, e pra Santa Catarina… ela mandou R$ 5,38 Milhões. O PT essa PresidANTA e a Gleisi querem DESTRUIR O ESTADO DO PARANÁ. Mas o povo daqui é Forte.

      • Cara de pau é essa tucanadas do DEMO ladroes, q ñ sabem trabalhar!!! O beto rincha de burro,TORRA O DINHEIRO DO POVO DO PR PRA diz em sua propaganda na TV,q o paraná ñ é BRASIL…Só uma perguntinha??? NA VISAO DO BETO RINCHA DE BURRO, O PARANÁ É DE ONDE ENTAO??? DO PARAGUAY??DA LIBIA? DO EGITO??Q ME DESCULPEM A EXPREÇAO, MAS O BETO RINCHA Q VAI TOMAR NO CÚ!! EU SOU BRASILEIRO DE QUATRO COSTADO E NASCIDO NO PARANÁ!!!HO BETO RINCHA, VAI TOMAR NO CÚ!!!

        • Como diria o Luiz Flávio Gomes
          A Turma do PT tá vendo a vaca indo para o brejo e ta apelando para o Jus Esperniandi.
          O Barba
          .
          Vou contar só uma mentira da Dillma no pronunciamento de ontem.
          “Todos os estadios terão internet wi fi liberara”
          Isso não é verdade.

    • Pé Vermelho…. você só acredita no que a quadrilha do PT fala e escreve por que você é pago para isso, e o que é pior, com dinheiro público desviado da saúde, da educação…..

  9. Será esta presidenta acredita que o povo é idiota ??????????????????????????????????????????????Que vá substimar seus aliados quadrileiros.

  10. Isso só pode ser piada, um pronunciamento desse não se deve levar a sério… Isso não se pode nem ser chamado de um pronunciamento com cunho “eleitoral”, pois para isso teria de utilizar acontecimentos reais para o mesmo, não tamanhas MENTIRAS!!

    Resumo real do pronunciamento: Patifarias, mentiras e roubo, a copa está ai.

  11. Gastaram pouco? Então diminuam a carga tributária, porque esse escravo aqui já está cansado de pagar muito para receber quase nada em troca.

    Essa COPA não tem nada de patriotismo. São comerciantes querendo vender alguma coisinha, Fifa e patrocinadores querendo garantir lucro recorde e governo querendo limpar sua própria barra.

    Deste circo, eu não vou ser palhaço.

    • Nós já achamos que o seu semblante em torno do Brasiiil, está muito carregado devido aos seus comentários. Descontraia e curta a Copa no Brasil que vai te fazer muito bem seu amargurado!

  12. O semblante carregado da presidentE ontem na tevê era evidência do seu nervosismo diante dos resultados da pesquisa do Ibope e também da divisão, quase meio a meio, do apoio do fisiológico e carreirista PMDB na convenção também de ontem.
    E o TSE deverá ser acionado mais uma vez pelos partidos de Oposição para se pronunciar a respeito do que foi, mais uma vez, o aproveitamento de horário especial para campanha eleitoral, em pronunciamento auto-promocional e de desancamento dos adversários que já representam quase a metade do eleitorado. Num canto, esfregando as mãos, a turma do “Volta, Lula”.

    • Já o semblante do Aécio estava descarregado,tudo por causa de doses de vinho boubon até vindos com algum pó da adega.
      Pensar que a massa rica que vai aos estadios berrar contra a Dilma são ainda uns remanescentes da marcha doa cem mil onde não tinha um trabalhador é só ricos que começavam ser desnudados pela receita e feitos a pagar seus impostos devidos.
      Amanhã no Itaquerão a predominância vai ser de abastados que querem a volta dos juros altos e dos dividendos estratosféricos,Estará cheio de madames que berraram quando a Dilma discursar,pensando na volta das cinco empregadas com salários de fome,muitas trocando por restos de comida.
      Depois sairam pelas ruas de São Paulo com seus Land ROVERS E BMWS LOTADAS DE ADESIVOS “FORA DILMA”.

    • EU SÓ TENHO UMA PERGUNTA?

      ESSE DINEHIRO FICOU PERDIDO A ONDE ??? PORQUE AKI NA BAHIA, NESTES SETORES NÃO FORAM.
      Escuto e respeito essas opiniões, mas não concordo com elas. Trata-se de um falso dilema.

      Só para ficar em uma comparação: os investimentos nos estádios, construídos em parte com financiamento dos bancos públicos federais, e em parte com recursos dos governos estaduais e das empresas privadas, somaram 8 bilhões de reais.

      Desde 2010, quando começaram as obras dos estádios, até 2013, o governo federal, os estados e municípios investiram cerca de 1 trilhão e 700 bilhões de reais em educação e saúde. Repito, 1 trilhão e 700 bilhões de reais.

      Ou seja : no mesmo período, o valor investido em educação e saúde no Brasil é 212 vezes maior que o valor investido nos estádios..

      VCS.. SABEM ONDE ESSE VOLUME DE DINHEIRO SE METEU????

      QUERIA Q A TRANSPARÊNCIA MOSTRASSE O COMPROVANTE DE ENVIO E A PRESTAÇÃO DE CONTAS . ASSIM TERIA MAIS CONFIANÇA NESSES NÚMEROS.

      LEGALMENTE, TENHO ESSE DIREITO.
      MAS, DEVIDO A MINHA IMPORTÂNCIA SOCIAL… TALVEZ SEJA IGNORADO ESSE DIREITO.

      MARCOS ETELVO

    • Nós já achamos que o seu semblante em torno do Brasiiil, está muito carregado devido aos seus comentários. Descontraia e curta a Copa no Brasil que vai te fazer muito bem seu amargurado!

  13. É verdade, deixemos para protestar contra a Copa, depois da Copa. Por enquanto vamos nos orgulhar da “montanha” de recursos que a Dilma destinou para o Paraná. Coisa impressionante http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/chuvas/conteudo.phtml?tl=1&id=1475281&tit=Uniao-libera-R$-140-mil-para-socorro-as-vitimas-das-chuvas-no-Parana

  14. ESSA SENHORA TEM CORAGEM DE DIZER TANTAS COISAS QUE NAO SAO REAIS,COITADO DO NOSSO POVO BRASILEIRO,TAO SOFRIDO E EXPLORADO…MAS A DEUS A VINGANÇA PERTENCE.