Dilma dribla Veja e entrega estádios 24 anos antes do previsto

A presidenta Dilma Rousseff aplicou um drible desconcertante na Veja que, na edição de 25 de maio de 2011, previu que os estádios não ficariam prontos para a Copa que começa semana que vem; pessimista a publicação dos Civita,"por critério matemático", calculou que as obras ficariam prontas somente em 2038; faltando 11 dias para o jogo Irã x Nigéria, a Arena da Baixada, em Curitiba, está prontinha da silva; irônica, Dilma disse que vai doar uma calculadora nova à  revista Veja.

A presidenta Dilma Rousseff aplicou um drible desconcertante na Veja que, na edição de 25 de maio de 2011, previu que os estádios não ficariam prontos para a Copa que começa semana que vem; pessimista a publicação dos Civita,”por critério matemático”, calculou que as obras ficariam prontas somente em 2038; faltando 11 dias para o jogo Irã x Nigéria, a Arena da Baixada, em Curitiba, está prontinha da silva; irônica, Dilma disse que vai doar uma calculadora nova à  revista Veja.

A capa da revista Veja na edição de 25 de maio de 2011 berrou que os estádios ficariam prontos somente em 2038. Segundo a publicação dos Civita, chegou-se a data por “critérios matemáticos” e estádios como o Maracanã, no Rio, seriam reabertos em 24 anos. No pacote do mega-atraso, por óbvio, também entraria a Arena da Baixada, o campo do Clube Atlético Paranaense, que receberá o jogo Irã e Nigéria no próximo dia 16.

Pois bem, Dilma surpreendeu a Veja e entregou os estádios e demais obras de mobilidade urbana nas doze cidades-sede da Copa do Mundo cerca de 24 anos antes. Confira reportagem de Felipe Ribeiro e Felipe Dutra, da Rádio Banda B em Curitiba:

Faltando 11 dias para Irã x Nigéria, Arena aparece pronta para a disputa da Copa

Faltando 11 dias para a bola rolar no jogo Irã x Nigéria, primeiro jogo a ser disputado em Curitiba na Copa do Mundo, o Comitê Organizador Local (COL) realizou na tarde desta quinta-feira (5) um tour para demonstrar um pouco como será a experiência durante o maior evento esportivo do mundo.

Chegando a ser ameaçada de ficar de fora do mundial, a Arena da Baixada dá demonstrações de estar pronta para receber as quatro partidas da primeira fase da competição, incluindo um jogo da atual campeã Espanha.

As novidades ficam por conta da decoração da Copa e na iluminação artificial que trata da grama do estádio. O sistema de iluminação é holandês e tem o objetivo de melhorar as condições do gramado.

O tour acontece nas cidades-sede onde não houve jogos da Copa das Confederações da FIFA, no ano passado. Além destas, apenas o Rio de Janeiro foi incluído no roteiro, que conta com Manaus, Cuiabá, Natal, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba.

42 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Não precisa ser muito inteligente para saber que a matéria da capa foi uma provocação e ironia

  2. Essa é prá voce Tonicão, vai comendo
    Para aferir o ritmo em que as obras da Copa estão sendo tocadas. VEJA escolheu esmiuçar o andamento dos doze estádios que participarão do evento. A reportagem comparou o orçamento previsto para a reforma ou construção de cada arena com o valor que foi investido nelas até agora. Em outras palavras, analisou a execução orçamentária estádio por estádio. Esse método revela com nitidez a situação de cada empreitada, uma vez que, no Brasil, os pagamentos são feitos à medida que o trabalho avança no canteiro de obras. O resultado desse levantamento é de arrepiar. No ritmo atual em que os projetos caminham, nada menos do que onze dos doze estádios só estarão concluídos depois de 2014. O único que vem mantendo um ritmo de execução de orçamento adequado é o Castelão, de Fortaleza. Para checar de perto essa informação, VEJA organizou uma operação aérea. A bordo de helicópteros, um pelotão de fotógrafos sobrevoou todos os estádios da Copa na semana passada. As imagens captadas, que ilustram esta reportagem, são desoladoras. é isso mesmo Tonico ela fala dos estadios é a nova quando nós falamos em arenas veja voce que só por aí ela é maldosa uma coisa é stadio outra bem difernte é arena. portanto seu Tonico vá aprender analisar o que voce ler.

  3. Esse Tonico ou deve ser um Deus, ou um seme-Deus, meu amigo é claro que é sim uma futurogia, ela não fala de obras complementares, ela fala das arenas mesmo, se bem que para o bom entendedor meia palavra basta, quando todos alertavam e o proprio governo,que já no final admitia que as obras iriam continuar no pós-copa que são as obras de saneamento básico e outras, más a veja mostrou na sua manchete foi isso mesmo falou que as arenas estariam prontas em 2038, foi assim que eu entendie que todo mundo entendeu.

  4. Para aqueles que estão criticando a copa no Brasil, lembren-se futebol é cultura, é arte, é entretenimento e o povo não quer só comida, o povo quer bebida diversão e arte, como diz a musica, vamos respeitar os amantes do futebol, até porque ao contrario de muitos ele pode trazer grandes contribuições para o Brasil pós copa em todos os niveis, seja na educação seja na saúde, na area social e etc…

  5. O problema da veja é que ela não tem FONTE de informação. Muita gente confunde MEIO de comunicação, com FONTE da informação. Veja mais parece um escritor de novela, ficção, portanto faz o enredo que deseja e quer, pensando apenas em seu próprio proveito. Quando um MEIO de comunicação, não tem FONTE da informação, não tem também credibilidade, o que publica e porcaria, sem crédito algum.

  6. Lendo comentários dos chamados “coxinhas” e do pessoal da “esquerda caviar” dá vontade de sumir por uns tempos. Quem não lembra que a Veja ajudou a derrubar o Collor e a 1ª eleição de Lula? Quem não percebe que os bancos estão cada vez com lucros maiores? Eu não tinha lido esta revista, mas lembro nesta época que foi prometido o trem bala entre Rio e São Paulo, lembram né? E também que as obras dos PACs 1, 2 e 3, dariam a tão desejada infraestrutura ao País, quando realizaram muito pouco do que foi prometido e propagandeado. O Brasil, infelizmente, não tem escapatória, seja qual destes candidatos ganhe a eleição não vejo mudanças. Ah! Uma previsão de 2011 foi concretizada, aquela que as obras dos estádios ficariam para a última hora e, com isso, seriam superfaturadas. O resto é bobagem deste pessoal que parece receber para atacar ou defender o atual governo, pois para o povo, isto tudo é uma grande baboseira.

  7. A Revista Veja é um lixo… mas não é por isso que eu vá considerar o atual governo mil maravilhas… em torno da Arena da baixada está um caos.. várias calçadas inacabadas.. e até mesmo dentro da Arena existe ambientes que está muito mal acabado… eu passo pela Arena toda a semana.. quando vi teu texto, não sabia se ria ou se chorava com essa propaganda a lá “Big Brother” do 1984… quanta baboseira^^

  8. Veja errou…. Em 2038 serão entregues as escolas, hospitais, transporte público
    e segurança no padrão FIFAaaaaaaaaaaa.
    Até lá o Esmael já mudou do Seminário e foi pro Batel.

  9. Uma coisa é certa, a FATURA QUE NOS TEREMOS QUE PAGAR vai com certeza passar de 2038, e não é café pequeno.

  10. Os leitores da veja são uns alienados!!

    • Inteligentes, instruídos, cultos, bem informados são mesmo os leitores de Carta Capital, Portal 247, Dilma Bolada…. até conseguem formular frases inteiras, desde que não tenham mais do que 5 palavras, é claro.

  11. Eu leio esses comentários e tento imaginar cada um de vocês, mais é um mais burro que o outro, um bando de coxinhas alienados, que reproduzem as informações ENERGUMENAS dá mídia, que nem sabe o que de real acontece em nosso país… os gastos da copa não chega nem perto do que foram investidos em saúde e durante o período das obras e tudo mais, a veja faz tanta lavagem cerebral nas pessoas que dá até dó de entrar em um debate com esses coxinhas!!!

    • Inteligentes, instruídos, cultos, bem informados são mesmo os leitores de Carta Capital, Portal 247, Dilma Bolada…. até conseguem formular frases inteiras, desde que não tenham mais do que 5 palavras, é claro.

  12. Vamos aplaudir a PresidANTA Dilma, o PT e toda sua eficiente equipe de administradores, afinal conseguiram entregar, ainda em 2014, as obras para a Copa de 2014. Dada a eficiência do governo Petista, as projeções era de que as obras de um evento que ocorreria em 2014 só ficassem mesmo prontas em 2038. O preço dessa eficiência??? Muito dinheiro para as empreiteiras, mais muito dinheiro mesmo, bem mais do que você contribuinte pode imaginar. Quem vai pagar??? Você!!!!
    Agora vem a melhor parte. Saúde, educação, segurança pública, lisura na administração pública estão previstas para entrarem em vigor já a partir de 2015, tão logo o PT deixe o governo.

  13. o estádio ta pronto. agora vai ver a qualidade. vai acabar desabando alguma parte dele. eu que não quero ta lar.

  14. Sou eleitor da Dilma, mas sinceramente ela não fez mais do que obrigação e as obras deveria ter terminado faz tempo já, estamos a dias da Copa e existe estádios que não estão pronto! Agora sinceramente dar moral para a revista Veja é bobeira, todo mundo sabe que eles fazem isso pra vender revista aos do contra e vender assinatura aos governos da direita!

  15. Bilhões para o Porto em cuba e para estádios de futebol. Enquanto isso SUS e escolas abandonados e professores e médicos mal remunerados… É exatamente isso que o povo quer?

  16. Pior que é verdade, os estádios estão uma belezura. Já os hospitais, as escolas, a segurança pública … poutz, melhor nem falar. Estão uma tragédia só. Parabéns Dilma, garantiu estádios novinhos para os clubes, veja o caso de Curitiba.

  17. com uma população de 200 milhões uma tiragem de 1 milhão é insignificante

  18. “Vá se catar, tanso.” …. percebendo pelo seu vasto vocabulário adquirido em sua formação, acredito que a Veja lhe faça bem…continue…

  19. ….kkkk…. é muita alienação pra um pais só….a menos que vc Silvana com todo seu vasto conhecimento (adquirido da veja…rsrrsrsr) pense nisso como cultura… uma revista que mantên viva as raizes dominante e dominado….. capitalista e defende os detentores do capital….. bom acho que vou parar e vou ler veja tbm, quem sabe eu tbm consiga entrar nesta outra dimensão da alienação….

  20. Porra Esmael, que merda de titulo e de matéria kkk RIDICULA, talvez as obras pra essa copa de 2014, fiquem prontas em 2038, essa devia ser o titulo. Só dá pra rir desta coisa Ridicula. 2.038 a Dilma já nao estara mais aqui, mas a VEja estará kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  21. Mas convenhamos quem lê a veja hoje em dia, só os coxinhas!

    • Antonio ou tonho, você é doidas hé !! A Veja é maior tiragem do Pais, 1.400.000 (um milhão e quatrocentos mil) semanal X 3 leitores em média por revista são 4.200.000 milhão de leitores…. Vá se catar, tanso. Isso não contando a digital.

      • Mas como tem coxinha, hein? Mas mesmo assim não são a maioria!

      • Realmente esta revista é muito vista pelo “zóio” de baixo, já que fabrica de papel higiênico MILLI de Curitiba é a assinante em 100% da tiragem em referência, transformando no produto mais usado nos banheiros do País.
        Quanto a digital, só dá coxinha mesmo.

      • Puta que pariu! Como ainda tem idiotas neste Brasil, 4,2 milhões, mesmo depois do ENEM e do PRoUni. FHC fez escola né Silvania?

      • Silvânia, é certo que a a maioria de quem postou comentários aqui sobre essa matéria da Veja, não
        a tenha lido ipsis litteris. Ficam apenas
        “ecoando” a informação do próprio blog, da mesma
        forma que acusam os leitores de Veja de o fazer.
        “Não há pior arrogância, do que a ignorância,
        quando se pressupõe sábia”.
        O que a Veja fez em 2011 foi um exercício de
        “Futurologia”, baseado nos dados de realização
        e desempenho na construção das obras em 2011.
        Vejam no início da reportagem o que diz lá na
        4ª linha: “Mantidos os atuais padrões de gestão, organização e investimento, o Brasil tem todas as condições de fazer uma belíssima Copa do Mundo, mas só em 2038”.
        A reportagem é extensa e faz uma radiografia
        da situação de todos os estádios e das obras
        completares + importantes, incluindo aí já os
        desvios constatados pelos TC’s estaduais e da
        União.
        Qualquer coisa que não ecoe o pensamento e a
        ideologia do Blog, e lá vem o MAV descendo a
        borracha.
        Argumentos são discutíveis, entendíveis e até
        assimiláveis, quando o contraditório nos
        convence. Agora todos aqueles que pensam
        diferente são coxinhas, reacionários, idiotas?
        Qualquer opinião diferente, e a “patrulha”
        ataca feito enxame de vespas.
        Faço uma recomendação: não partam para o
        linchamento moral antes de lerem a respeito
        do assunto em questão, pois daí para linchar
        e matar um inocente, baseados em um email
        falso com uma foto, é só um pulo.
        Como informação aos que desceram o “porrete”
        no oboa-oba, aqui vai o vínculo da reportagem.
        http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=8521&Itemid=75

        • Tunico, escreveu, escreveu e ficou na mesma situação que estava a Folha, é usual de inverdades e simulações anti-governo Trabalhista, na minha opinião, simples assim.

        • Pois é, sr. Tonico. Pena que exercícios de futurologia, na maioria das vezes, dão resultados divergentes. A “tão lida” revista deveria pautar suas reportagens com ética e respeito, o que não é o caso. Basta lembrarmos do episódio envolvendo seu repórter da sucursal Brasília com Carlinhos Cachoeira… mas isso não representa qualquer desvio ético ou de conduta, né?

      • Essa tiragem é por causa dos contratos com os governos do PSDB, que as distribuem nas escolas, bibliotecas e demais órgãos públicos. Afinal, esse panfleto de baixa categoria é o principal aliado do PSDB, senão um de seus braços.

      • Silvania, metade da tiragem da Veja foi comprada pelo governo de SP, Geraldo Alckmin. Procure se atualizar babaca.

      • Silvania esta bem desinformada, também lendo a veja.

    • Esta inVeja não serve nem pra limpar a bunda mais, que revistinha de merda.

    • Existem muitas coisas útil para se comentar, e não falar de estádio e copa do mundo! A copa é excelente para países como Suécia, nos Emirados Árabes, Swiss e não num Pais que os Políticos(hipócritas) são todos corruptos, e na sua maioria condenados pela justiça! e quando se trata de PT, a coisa se torna sinistra!!