Decreto de Richa anuncia novos cortes para garantir 13!º do funcionalismo

Decreto 11.192, assinado pelo governador Beto Richa, determina novos cortes para garantir pagamento do ameaçado 13!º salário do funcionalismo público estadual; crise financeira e de gestão, além suspender contratações e reajustes salariais, produziu imagens de policiais e bombeiros empurrando viaturas sem combustível pelas ruas de várias cidades paranaenses, revoltou fornecedores que levaram calote e deixou faltar o leite das crianças e merenda nas escolas.

Decreto 11.192, assinado pelo governador Beto Richa, determina novos cortes para garantir pagamento do ameaçado 13!º salário do funcionalismo público estadual; crise financeira e de gestão, além suspender contratações e reajustes salariais, produziu imagens de policiais e bombeiros empurrando viaturas sem combustível pelas ruas de várias cidades paranaenses, revoltou fornecedores que levaram calote e deixou faltar o leite das crianças e merenda nas escolas.

Em crise financeira e de gestão sem precedentes na história do Paraná, o governador Beto Richa (PSDB) decretou novos cortes nas despesas da administração direta e indireta até 31 de dezembro de 2014. O esforço do tucano é para fazer caixa visando o pagamento do ameaçado 13!º salário do funcionalismo público estadual.

O decreto de Richa determina que qualquer despesa “excepcional”, que não esteja empenhada, necessita de autorização prévia da Secretaria da Fazenda sob pena de descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Ou seja, atos que gerem gastos com pessoal — como aumentos nos salários e contratações — estão expressamente proibidos pela atual gestão.

O governo do PSDB se esmerou nos últimos meses em produzir imagens de policiais e bombeiros empurrando viaturas sem combustível pelas ruas de várias cidades paranaenses. Também aplicou calote em fornecedores e deixou faltar o leite das crianças, ao não pagar os produtores do alimento, e merenda nas escolas, dentre outras barbaridades.

Veja a íntegra do decreto de Beto Richa:

19 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Gostaria de saber se os cortes irão resolver o problema das hora/aula dos professores da academia de polícia militar. Há dois anos, isso mesmo, dois anos, não são pagos. Fosse o contrario, estaríamos na dívida ativa. Pois saibam que o governo do Paraná está na dívida ativa dos professores da academia de polícia.

  2. Todo governo que se preze faz o gasto correto do dinheiro público, e é isso que Beto está fazendo.

  3. Pelo jeito o Governador não irá chamar os Bombeiros/Policiais Militares que passaram no concurso.

  4. Se diminuísse os cargos comissionados, ajudaria muito tambem

  5. Se fosse um bom Governador não precisaria fazer cortes

  6. PORQUE O BETO RICHA NÃO ACIONA O SEU CHOQUE DE GESTÃO E DEMITE MAIS OU MENOS UNS 400 FUNCIONÁRIOS COMISSIONADOS, DAÍ TERÁ UMA ECONOMIA MAIS SIGNIFICATIVA

  7. Bem o fato é que eu não aguento mais de vergonha de andar com fardas rasgadas e remendadas e não fazer nada porque quando tem viatura não tem combustível, quando tem combustível não tem viatura e assim a coisa vai, nem no tempo do Lerner não tinha visto a PM tão sucateada ( se for para copa tem dinheiro) para o dia a dia é que é o problema,,,

  8. O choque de gestão esta acabando graças a Deus.

  9. Se a informação serve, basta ler o artigo 42 da 101, LRF, onde explica o porque de se publicar este decreto.

    “O mandatário não pode contrair nos dois últimos quadrimestre obrigações de despesas que não possa ser paga dentro exercício”

    Muito fácil de entender, portanto o caráter da noticia vinculando ao 13º do funcionalismo torna a matéria mal intencionada e sem fundamentação e sem esquecer de mencionar que arrisca a boa credibilidade do bloguista.

  10. Paulo, você errou. Beto ainda não começou a governar, ele vai deixar o governo sem ter sido governo.

  11. AGORA NÃO TEM MAIS FALTA DE GASOLINA, O SECRETÁRIO DA FAZENDA É OUTRO.SE TIVER PROVAS AO CONTRÁRIO TRAGA PARA MIM QUE EU COLOCO EM MEU FACEBOOK, NÃO TENDO PROVAS NÃO FALE MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO.
    EU SÓ FALO COM PROVAS E TENHO MUITAS PROVAS DE MUITOS!

  12. Vão colocar na conta do Beto tambem o aumento da Aneel de 35% na conta de energia eletrica?Quando o criticado pedido do governo estadual era de 32,4%??????????????????Quem esta contra os paranaenses?

    • adoro este tipo de respostav. o governo ferra o cara e ele corre a justificar. amigo se ta barato pra vc , paga mais. recolhe a grana da pro beto d td bem . a grana etua. vc faz o que quer. eu como sou trabalhador nao entendo esta politica que so aujeta. a agua a luz e o pedagio que aumenta o preco dA
      minha comida. mas quem tem grana e nao se preocupa com isso que pague mais

    • Pare de falar besteiras!Vá se informar! Ah, mas não pela Veja ou Folha!!

  13. Ainda bem que o mandato dele termina dia 31/12, PSDB nunca mais, engraçado que o Aécio quer copiar esse mesmo modelo “eficiente” do choque de gestão, coitado do Brasil nas mãos dos tucanos, iria virar cliente numero um do FMI.

    • Ainda bem que o governo da PETRALHA também se encerra em 31/12. Se continuasse mais um ano Dilma seria eleita a melhor presidente de CUBA!!! Reparou a primeira silaba da frase???? Bem sugestiva a ela e a você, militante pago do PT!!!!

      • E o comissionado Genildo Fala Merda, kuakukuakua, futuro e desempregado que é pago pra trollar e lamber o saco do patrão.

      • Genildo , que grosseria ?Me diz os numeros da mega sena desta semana. tua bola de cristal deve ser otima. Espero que vcva pra rua pedir pro trabalhador esquecer 12 anos de aumento de salario. e votar na galera que vc acha legal.
        mas por favor deixa a ignorancia e truculencia em casa se nao vc vai perder os votos qvc precisa prabganhar a eleicao que nao e ganha no grito